Postagens

Filme do Dia: Puss in Boots (1922), Walt Disney

Imagem
  P uss in Boots (EUA, 1922). Direção Walt Disney. Rot. Adaptado Walt Pfeiffer, a partir dos contos de Grimm. Fotografia Red Lyon Garoto leva flores a garota que corteja, ao mesmo tempo que sua gata faz brinacadeiras amorosas com o gato da garota. O rei, que é seu pai, no entanto, desgosta da ideia de ver sua filha flertando com um mero plebeu, e o expulsa de casa, assim como sua gata. Essa disse que tem uma ideia para reverter o quadro, mas somente se ele comprar umas botas para ela. Botas compradas, o jovem se torna um toureiro mascarado. Após conseguir derrotar o animal, ganha a admiração do rei, que lhe concede a mão da filha, e quando esse se desmascara, ao mesmo tempo corre para fugir da fúria do rei. Antes Disney tivesse, guardadas as proporções dos desdobramentos da indústria, permanecido fiel à singeleza de alguns de seus curtas iniciais, como esse. Certamente não teria se tornado o império e referência que se tornaria. E tampouco teria pausterizado narrativas complexas em

Filme do Dia: A Fortuna é Mulher (1957), Sidney Gilliat

Imagem
  A   Fortuna é Mulher ( Fortune Is a Woman , Reino Unido/EUA, 1957). Direção: Sidney Gilliat. Rot. Adaptado: Sidney Gilliat, Frank Launder & Val Valentine, a partir do romance de Wisnton Graham. Fotografia: Gerald Gibbs. Música: William Alwyn. Montagem: Geoffrey Foot. Dir. de arte: Wilfred Shingleton. Figurinos: Anthony Mendleson. Com: Jack Hawkins , Arlene Dahl, Dennis Price, Violet Farebrother, Ian Hunter, Malcolm Keen, Geoffrey Keen, Patrick Holt, Greta Gynt, John Phillips, Christopher Lee , Patricia Marmont. Trabalhando para uma companhia de seguros Oliver vai até a mansão dos Moreton, e se depara com um amor do passado, Sarah (Dahl), da época em que viveram em Hong Kong, ninguém menos que a esposa do dono da casa, Tracey (Price). Ele tenta uma aproximação, negada por Sarah. Porém, tempos depois, Tracey tem uma crise forte de asma e pede que Oliver leve Sarah ao teatro, em seu lugar. À saída do teatro, Sarah se molha, e Oliver a leva para casa, onde voltam a vivenciar o seu

Filme do Dia: A Flash of Light (1910), D.W. Griffith

Imagem
  A Flash of Light (EUA, 1910). Direção: D.W. Griffith. Rot. Original: Stanner E.V. Taylor. Fotografia: G.W. Bitzer. Com: Charles West, Vivian Prescott, Stephanie Longfellow, Verner Clages, Joseph Graybill, Edward Dillon, William J. Butler, Alfred Paget, Mary Pickford. Belle (Prescott) renova os seus votos de amor de dez anos antes, na praia, com John Rogers (West). Porém, após casados, suas experiências químicas a aborrecem e ela prefere a agitada vida mundana de festas e diversão. Numa festa que comparece com uma amiga, ocorre um acidente que deixa seu marido cego e surdo. Sua irmã mais velha (Longfellow), que também era apaixonada por ele, começa a perceber o crescente descaso de Belle pelo marido. Belle decide se divorciar para seguir sua carreira teatral. Sua irmã fica então com o anel de noivado de Belle e se faz passar pela esposa. Há uma promessa de cirurgia que recuperará a visão de John Rogers. A irmã, preocupada com a possibilidade de Rogers descobrir toda a farsa, vai bus

Filme do Dia: Women of the Ghetto Bathing (1901), Arthur Marvin

Imagem
  W omen of the Ghetto Bathing (EUA, 1901). Fotografia: Arthur Marvin. Um número extenso de mulheres se divertem em um banho público na cidad e de Nova York. Apesar da composição da cena ser interessante, encontra-se muito distante do perfeccionismo cinematográfico dos Irmãos Lumière que possuem como um de seus mais extrarodinários exemplos uma cena de lavadeiras na qual se sobrepõe quatro planos focais distintos em relação à câmera. American Mutoscope & Biograph. 55 segundos.

Filme do Dia: Mekong Hotel (2012), Apichatpong Weerasethakul

Imagem
  M ekong Hotel (Tailândia, 2012). Direção e Rot. Original: Apichatpong Weerasethakul. No terraço de um hotel, dois jovens se enamoram. O rapaz fala dos espíritos responsáveis pela morte de seu cachorro. A moça, possui uma mãe, que pede desculpas por também ser um espírito. Oscilando entre situações documentais com outras de uma ficção que pode soar delicada, como na apresentação dos contatos entre o jovem casal, com outros simplesmente em que a dramaticidade parece ela própria induzir a certo histrionismo. Alguns planos se detém muito além do habitual, como os planos finais da dinâmica de jet-skis cruzando o rio e uma canoa. Trata-se de uma experiência que provavelmente menos encanta, em termos estéticos habituais, por mais que a singeleza dos planos e diálogos, assim como um diálogo específico sobre uma camisa possam soar como algo para uma iniciação narrativa, que faz indagar sobre o seu sentido ou ausência, no sentido habitual, dele. Talvez uma das coisas que mais desoriente, em

O Dicionário Biográfico de Cinema#255: Victor Sjöström/Seastrom

Imagem
  Victor Sjöström/Seastrom  (1879-1960), n. Silbodal, Suécia 1 912: TradgardsmasPtaren  [ O Jardineiro Cruel ]; Ett Himligt Giftermal [ A Ruined Life ]; En Sommarsaga . 1913: Aktenskapsbyran ; Lojen och Tarar ; Blodets Rost ; Lady Marions Sommarflirt ; Ingeborg Holm ; Prästen  [ Saints and Sorrows ]; Livets Konflikter . 1914: Karlek Starkare an Hat ;  Halvblod ; Miraklet ; Dömen Icke  [ Judge Not ]; Bra Flicka Reder Sig Sjalv ; Gatans Barn ; Högfjalëts Dotter ; Hjartan som Motas . 1915: Strejken ; En av de Manga ; Sonad Skuld ; Skomakare bli vid Bin Last ; Judaspengar ; Landshovdingens Dottrar ; Det Var i Maj . 1916: I Provningens   Stund; Skepp som Motas  [ The Ships that Meet ]; Hon Segrade ; Therèse . 1917: Dodskyssen  [ O Beijo da Morte ]; Terje Vijen  [ A Man There Was ]; Tosen fran Stormyrtorpet [ A Garota do Pântano ]. 1918: Be rg-Ejvind och hans Hustru  [ O Fora-da-Lei e Sua Mulher ]. 1919: Ingmarsonerna, partes I e II  [ Os Filhos de Ingmar ]; Hans nads Testamente  [ O Testame

Filme do Dia: Os Filhos de Ingmar (1919), Victor Sjöström

Imagem
  Os Filhos de Ingmar ( Ingmarssönerna , Suécia, 1919). Direção: Victor Sjöström . Rot. Adaptado: Victor Sjöström, baseado no romance   Jerusalém , de Selma Lagerlöf. Fotografia: Julius Jaenzon. Dir. de arte: Axel Esbensen. Com: Victor Sjöström, Harriet Bosse, Tore Svennberg, Hildur Carlberg, Hjalmar Peters, Svea Peters, Axel Nilsson. O jovem Ingmar Ingmarsson (Sjöström), filho de uma família afortunada, apaixona-se por Brita (Bosse), oriunda de classe social inferior. Brita resolve se casar com Ingmar apenas para melhorar a situação de sua família, mas nutre um grande ódio por Ingmar e tudo que o cerca. Forçada a manter relações com Ingmar, engravida antes de casar e, como vingança, mata a criança. Condenada apenas a três anos de trabalhos forçados por intervenção de Ingmar, que destacou seu quinhão de culpa no episódio, é sugerido a Brita após sua saída da prisão que abandone o país e vá viver nos Estados Unidos, porém Ingmar decide enfrentar a hostilidade da comunidade e viver com B