Postagens

Filme do Dia: Seu Tipo de Mulher (1951), John Farrow

Imagem
  S eu Tipo de Mulher ( His Kind of Woman , EUA, 1951). Direção: John Farrow . Rot. Original: Frank Fenton & Jack Leonard, a partir do argumento de Gerald Drayson Adams. Fotografia: Harry J. Wild. Montagem: Frederick Knutdson & Eda Warren. Dir. de arte: J. McMillan Johnson & Albert S. D’Agostino. Cenografia: Ross Dowd & Darrell Silvera. Com: Robert Mitchum , Jane Russell , Vincent Price, Tim Holt, Charles McGraw, Marjorie Reynolds, Raymond Burr, Leslie Banning, Jim Backus, Philip Van Zandt, Dorothy Abbott, Mamie Van Doren. Dan Milner (Mitchum) parte para um pequeno balneário isolado, Morros Lodge,   no México, com 50 mil dólares que lhe foram cedidos e uma missão que não sabe exatamente   qual. Ele divide o avião com a sensual cantora Lenore Brent (Russell). No balneário existe todos os tipos de farsantes e talvez um dos menos obscuros seja justamente o ator hollywoodiano Mark Cardigan (Price), que se torna um aliado de Milner contra o forte grupo do gangster Nick Fer

Filme do Dia: A Grande Dama do Cinema (2019), Juan José Campanella

Imagem
  A   Grande Dama do Cinema ( El Cuento de las Comadrejas , Argentina/Espanha, 2019). Direção: Juan José Campanella . Rot. Adaptado: Juan José Campanella & Darren Kloomok. Fotografia: Félix Monti. Música: Emilio Kauderer. Dir. de arte: Nelson Noel Lutti. Figurinos: Cecilia Monti.  Com: Graciela Borges, Oscar Martínez, Luis Brandoni, Marcos Mundstock, Clara Lago, Nicolás Francella, Maru Zapata. Estrela do cinema em ocaso há um tempo considerável, Mara Ordaz (Borges) vive com seu marido, o ator Pedro de Córdova (Brandoni), que nunca teve o mesmo destaque que ela, um ex-marido, Norberto Imbert (Martínez) e o roteirista de boa parte de seus filmes (Mundstock) em um casarão decadente, infestado de ratos e outros roedores de maior porte. Certo dia, chega a residência, buscando aparentemente um local para efetuar ligações a dupla Bárbara (Lago) e Francisco (Francella), que apenas utilizaram, como logo os três homens percebem, tal truque como subtefúrgio para se aproximar da estrela com

Filme do Dia: Molly Grows Up (1953), Charles Larrance

Imagem
  M olly Grows Up (EUA, 1953). Direção: Charles Larrance. Rot. Original: Donald M. Hatfield. Fotografia: Walter Schenk. Montagem: George Watson. Dir. de arte: Fred Barker. Com: Betsy Hawkins, Wendy Larrance, Jane Taylor, Joe Miksak, Elizabeth Lee, Linda Jones. Molly (Hawkins) encontra-se curiosa à respeito da menstruação, pois já possui 13 anos. Ela observa com atenção e tenta fazer uso de objetos da irmã mais velha (Lee). Após tê-la conversa com a mãe (Taylor), que compartilha com o pai (Miksak) a novidade. E possui uma aula detalhada com a professora (Larrance). Documentário encenado com atores amadores (como se pode observar pela curta filmografia de todos, assim como o sobrenome comum ao diretor da professora). A constrangedora má atuação compromete bem mais os seus desígnios que um curta de longe mais efetivo – e menos didático e típico produto de encomenda – do realizador, As the City Sleeps , sobre um trabalhador do mercado de San Francisco. Embora seja dramaticamente encena

Filme do Dia: Sob a Névoa da Guerra (2003), Errol Morris

Imagem
  S ob a Névoa da Guerra ( Fog of War: Eleven Lessons from the Life of Robert S. McNamara , EUA, 2003). Direção: Errol Morris. Fotografia: Robert Chappell & Peter Donahue. Música: Philip Glass & John Kusiak. Montagem: Doug Abel & Chyld King. Dir. de arte: Ted Bafaloukos & Steve Hardie. Unindo uma seleção de trechos (a todo momento, faz utilização das jump cuts “assépticas”, recurso típico do jornalismo contemporâneo) das várias horas de entrevista que realizou com McNamara, um dos homens mais poderosos dos Estados Unidos nos anos 60 às imagens de arquivo, que não fazem mais que ilustrar a fala do ex-Secretário de Estado americano, que é o destaque principal deste documentário. Estruturado em 11 tópicos (as onze lições extraídas da própria fala de McNamara) e um epílogo, o filme cobre o espectro que vai dos festejos pela vitória na I Guerra Mundial até a demissão de McNamara no auge da crise do Vietnã, quando ele afirma ter entrado em conflito mais direto com Lyndon J

O Dicionário Biográfico de Cinema#58: Marlon Brando

Imagem
Marlon Brando  (1924-2004), n. Omaha, Nebraska E ducado na Academia Militar de Shattuck e nas oficinas de drama da Nova Escola para Pesquisa Social de Nova York, Brando chegou ao cinema proveniente de uma carreira incerta na Broadway, que culminou em seu surpreendente Stanley Kowalski em A Streetcar Named Desire  [ Um Bonde Chamado Desejo ] (1947). Nunca havia tido tal exibição de beleza masculina brutal e perigosa nos palcos americanos - sua influência pode ser sentida na fotografia de moda e nos esportes, bem como nas atuações. Mais que isso, Brando foi utilizado pelo diretor Elia Kazan para roubar uma parte da peça da visão de Tennessee Williams. Na sua estreia, Streetcar  [ Uma Rua Chamada Pecado ] foi mais sobre Stanley e menos sobre Blanche do que nunca seria novamente. Brando se estabeleceu para uma geração de americanos como um grande ator. Uma carreira como a de Olivier parecia em perspectiva. No entanto, Brando não mais retornaria aos palcos e até mesmo permitiu s

Filme do Dia: O Melhor Lance (2013), Giuseppe Tornatore

Imagem
  O Melhor Lance (La Migliore Offerta, Itália, 2013). Direção e Rot. Original: Giuseppe Tornatore. Fotografia: Fabio Zamarion. Música: Ennio Morricone. Montagem: Massimo Quaglia. Dir. de arte: Maurizio Sabatini, Maurizio di Clementi & Andrea di Palma. Cenografia: Rafaella Giovanetti. Figurinos: Brioni Maurizio Millenotti. Com: Geoffrey Rush, Jim Sturgess, Sylvia Hoeks, Donald Sutherland, Philip Jackson, Dermot Crowley, Kiruna Stamell, Liya Kebede.  Virgil Oldman (Rush) é um homem maduro que nunca conseguiu se aproximar das mulheres. Distanciado e de modos excêntricos, é um refinado conhecedor da arte e eventualmente trapaceiro nos leilões que comanda com a ajuda de um amigo, Billy (Sutherland). A situação muda de configuração quando uma jovem misteriosa, Claire (Hoeks), pretende fazer um inventário de seus pais falecidos numa villa romana repleta de antiguidades. O primeiro obstáculo, compartilhado com o amigo Robert (Sturgess), que pretende criar um autômato a partir de peças que

Dicionário Histórico de Cinema Sul-Americano#19: Argentina

Imagem
  Argentina . O segundo maior país na América do Sul e oitavo maior do mundo (2,8 milhões de kms quadrados), a Argentina é atualmente menos populosa que a Colômbia , mas possui uma das mais baixas taxas de densidade populacional no mundo e a terceira mais baixa no continente (atrás apenas do Suriname  e da Bolívia . E, mais surpreendentemente, cerca de 92% dos argentinos vivem em áreas urbanas, com a grande Buenos Aires contendo um terço por inteiro dos residentes no país. 86% do povo argentino se considera "europeus", e menos de 2% são ameríndios, enquanto 8,5% mestiços. Existem quatro principais regiões geográficas: os férteis planaltos centrais dos pampas; o planalto sulino rico em óleo, da Patagônia; as montanhas andinas que fazem fronteira com o Chile  ao oeste; e o Gran Chaco subtropical ao norte. A população indígena dos Pampas foi dizimada e forçada a sair para assentamentos, enquanto muitos homens criollos  (hispânicos nascidos na América) casavam com mulheres indíge