Postagens

Filme do Dia: Kama Sutra (1996), Mira Nair

Imagem
K ama Sutra ( Kama Sutra: A Tale of Love , EUA/Índia/Reino Unido/Alemanha/Japão, 1996) Direção: Mira Nair. Rot.Original: Mira Nair&Helena Kriel. Fotografia: Declan Quinn. Música: Richard Dasno. Montagem: Kristina Doden. Com: Khalid Tiabji, Ramon Tikanan, Indira Varma, Rekha. Século XVI. Maya (Tiabji), jovem hindu, provoca um grande fascínio no príncipe que procura uma esposa. A esposa que lhe é indicada é grande amiga de Maya, Tara. Na véspera da noite de núpcias, Maya vai até o quarto do príncipe e faz amor com este. O irmão de Tara, apaixonado por Maya, observa tudo e conta para sua mãe. Maya é expulsa e passa a viver como pária até ser acolhida por um jovem escultor que observa quando se banha no Ganges. Maya passa a viver com uma mulher, ex-cortesã, que ensina a prática do kama sutra a futuras cortesãs. O escultor afirma que Maya é fonte de inspiração de seus trabalhos em pedra. Os dois passam a se relacionar. Encanta Maya a sensibilidade do jovem, ausente em todos

The Film Handbook#143: Michael Curtiz

Imagem
Michael Curtiz Nascimento: 24/12/1888, Budapeste, Hungria Morte : 11/04/1962, Los Angeles, Califórnia, EUA Carreira (como realizador): 1912-62 E mbora seja impossível descobrir qualquer continuidade temática na prolífica carreira de Michael Kertész, para ficar com seu nome húngaro, a perícia e versatilidade assegurou sua duradoura reputação como fornecedor de elegante escapismo. O alto nível de Curtiz na nascente indústria de cinema húngara (ele é frequentemente creditado como diretor do primeiro longa húngaro) foi seguida por seu trabalho na Escandinávia, França, Alemanha e Áustria. Por volta de 1926, foi convidado aos Estados Unidos pela Warner Brothers, o estúdio ao qual permaneceria contratado até 1953. De seus primeiros filmes, o parcialmente falado A Arca de Noé / Noah's Ark é o mais conhecido, em grande parte por conta de sua encenação das enchentes ter posto em risco centenas de vidas de extras. Consolidando seu sucesso com  fantasias expressionistas - O Monstro

Filme do Dia: Partido Alto (1982), Leon Hirszman

Imagem
P artido Alto (Brasil, 1982). Direção e Rot. Original: Leon Hirszman. Fotografia: Lúcio Kodato. Nesse documentário em curta-metragem Hirszman procura captar, através de planos-seqüência a dimensão de comunhão e improviso que faz parte das reuniões de samba de partido alto, improviso que o filme pretende copiar em sua própria forma, com a câmera as vezes rodopiando à procura de quem subitamente passou a cantar, mas sem perder, como o samba, uma dimensão de beleza, aqui presente nos constantes contrastes de luz, seja do final da tarde ou da iluminação artificial, já à noite, nos dois ambientes distintos filmados. A única exceção em sua montagem, com planos mais breves e abruptos acontece num momento de refeição. Essa dimensão da congregação e do momento termina por se sobrepor a uma tentativa de também apresentar alguns dados didáticos sobre o gênero, na fala do primeiro sambista ou suave voz over de Paulinho da Viola. 22 minutos.

Filme do Dia: Mandacaru Vermelho (1961), Nelson Pereira dos Santos

Imagem
M andacaru Vermelho (Brasil, 1961). Direção e Rot. Original: Nelson Pereira dos Santos . Fotografia: Hélio Silva. Música: Remo Usai. Montagem: Nello Melli. Cenografia: João Duarte. Com: Mozart Cintra, Jurema Penna, Nelson Pereira dos Santos,   Ivan de Souza, Luiz Paulino dos Santos, Sonia Pereira, João Duarte, Enéas Muniz. Jovem (Pereira), sobrinha da proprietária de fazenda (Penna), foge com o pretendente (Santos), trabalhador na mesma propriedade. Quando a sua tia, que faz às vezes de coronel, sabe do fato, parte com a família e capangas atrás de vingar a sobrinha. Tendo apenas o irmão como aliado,    entra em conflito com o próprio, enquanto o bando da tia se aproxima. O casal  busca refúgio numa região pedregosa onde ocorrera há tempos um célebre massacre e onde um ermitão místico remanescente do massacre celebra a união do casal e assassina a velha tia. O irmão e os outros membros do bando da tia igualmente morrem. É difícil crer que essa constrangedora produção tenha

Filme do Dia: A Bit of Blue Ribbon (1913), Rollin S. Sturgeon

Imagem
A Bit of Blue Ribbon (EUA, 1913). Direção: Rollin S.Sturgeon. Rot. Original: Hanson Durham. Com: Mary Charleson, Charles Bennett, Anne Schaefer, Bob Burns, Eagle Eye, Edward Elkas. Kitty (Charleson) teve o pai (Bennett) atacado por um ladrão de cavalos mexicano (Eye) e o namorado, Steve (Burns), injustamente acusado de ser o agressor, já que o próprio mexicano chamou testemunhas do que teria sido o ataque. Para complicar o pai de Kitty se encontra amnésico até o momento em que observa um cavalo pela janela que o faz rememorar tudo. Kitty corre desesperadamente para salvar o namorado, que já se encontra em vias de ser enforcado. Quando se encontra próximo do local, encontra resistência do mexicano que foge no cavalo dela. Ela traz uma fita azul de seu chapéu que é uma prova de que ele foi o autor do crime. O grupo vai em seu encalço e o mata. Mary e Steve vão com o grupo e o corpo do mexicano até a casa de seus pais. Ao contrário da maior parte dos planos que iniciam uma na

Filme do Dia: Resgate do Amor (2004), Kelly Makin

Imagem
R esgate do Amor ( I Do( But I Don’t) , Canadá, 2004).  Direção: Kelly Makin. Rot. Adaptado: Eric C. Carmelo & Nicole Snyder, a partir do romance de Cara Lockwood. Fotografia: Serge Ladouceur. Música: Danny Lux. Montagem: Micky Blythe. Dir. de arte: Collin Niemi & Stavros Evangelou. Cenografia: Annika Krausz & Terry Lalos. Figurinos: Nicoletta Massone. Com: Denise Richards, Dean Cain, Karen Cliche, Olivia Palenstein, Mimi Kuziki, Yannnick Bisson, Barry Julien, David Lipper, Jessica Walter, Tim Rozom. Após o casamento fracassado com Brad (Lipper), flagrado em adultério com sua manicure, Lauren (Richards) apenas deseja no momento empreender avanços na sua carreira como auxiliar de produção de casamentos. No momento sua patroa, a perua Gennifer (Walter), encontra-se ansiosa com o casamento mais importante que seu negócio já teve que enfrentar, o da socialite Darla (Cliche). Quando da produção de outro casamento, no qual o noivo ao tentar descer a torre da igreja num rap

Filme do Dia: The Times of Harvey Milk (1984), Rob Epstein

Imagem
T he Times of Harvey Milk (EUA, 1984). Direção e Rot. Original: Rob Epstein. Fotografia: Frances Reid. Mark Isham. Montagem: Rob Epstein & Deborah Hoffman. Dir. de arte: Michael McNail. Documentário que narra a ascensão política do ativista gay Harvey Milk nos anos 1970, em San Francisco. Proveniente de Nova York e após tentar várias carreiras, Milk, que montara uma loja de fotografia em Castro Street, concorre duas vezes ao cargo de superintendente (o equivalente brasileiro ao vereador) e apenas consegue na terceira tentativa, quando as regras políticas são transformadas. Após ser empossado, ganha grande projeção no cenário político local, porém sua trajetória meteórica seria interrompida pelo súbito assassinato dele e do prefeito Moscone por um outro superintendente, Dan White, veterano do Vietnã que havia integrado as forças policiais, renunciado e tentara retornar ao cargo, mas tivera seu pedido de retorno rejeitado pelo prefeito. O documentário faz