Postagens

Filme do Dia: Magical Mystery Tour (1967), The Beatles

Imagem
M agical Mystery Tour ( Reino Unido, 1967). Direção: The Beatles. Rot. Original: The Beatles, a partir de uma ideia de Paul McCartney. Fotografia: Daniel Lacambre. Música: The Beatles. Com: George Harrison, John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr, Jessie Robins, Mal Evans, Ivor Cutler, Victor Spinetti, Maggie Wright, Jan Carson, Nat Jackley, George Claydon, Derek Royle. Esse filme produzido para a tv inglesa apenas confirma que as incursões de bandas de rock pelo universo cinematográfico, das mais pretensiosas – como Tommy (1973) de Russell à Pink Floyd – The Wall (1982) de Parker – às mais simplórias são inevitavelmente decepcionantes quando não se restringem ao conteúdo musical. Tentando descrever o universo mágico que envolve uma turnê de ônibus pelo campo o filme derrapa num certo histerismo infantil e num humor inglês impenetrável que lembra, em certos momentos, Como Ganhei a Guerra (1966), que Lennon atuou isoladamente. Ainda assim, em seus melhores momentos, como no

Filme do Dia: Branco Sai, Preto Fica (2014), Adirley Queirós

Imagem
B ranco Sai, Preto Fica (Brasil, 2014). Direção e Rot. Original: Adirley Queirós. Fotografia: Leonardo Feliciano. Música: Marquim do Troá. Montagem: Guille Martins. Documentário sobre dois jovens negros da periferia de Brasília, vítimas da brutalidade policial em bailes e que lhes deixaram sequelas pelo restante de suas vidas. Um deles usa uma prótese mecânica, o outro anda com cadeira de rodas. Um terceiro, em meio ao espaço sideral, busca encontrar informações para que os homens possam entrar com ações contra o Estado. Fazendo uso de bastante criatividade no seu uso anárquico de alguns cacoetes associados à ficção científica para retrabalhá-los dentro de uma ótica tributária do anarquismo do Cinema Marginal , ainda que mais frontalmente impondo seu lugar de fala e seu direcionamento crítico para com uma sociedade estupidamente seletiva na exploração de seus talentos. Recusando-se a cair no discurso do vitimizado, o documentário apresenta Marquim do Tropa, em sua residência, c

Filme do Dia: Restrepo (2010), Tim Hetherington & Sebastian Junger

Imagem
R estrepo (EUA, 2010). Direção e Fotografia: Tim Hetherington & Sebastian Junger. Montagem: Michael Levine. Grupo da Segunda Companhia do 503 Regimento norte-americano sofre as vicissitudes da Guerra do Afeganistão, vivenciando a dura realidade de se encontrarem no cenário mais sanguinolento do conflito. Consegue levar adiante a árdua temporada, sobretudo através de um culto ao talvez mais carismático soldado do grupo, Restrepo, morto em combate. Talvez o que exista de mais intrigante neste filme, que é o modo pouco ortodoxo que passeia entre códigos da ficção e do documentário, acaba por se transformar justamente no que menos exista de interessante. Ou seja,   ao compartilhar das estratégias de qualquer reality show televisivo tenda a banalizar sentimentos e situações vivenciadas na guerra e aparentemente reconstituídas pelos próprios homens que a vivenciaram de fato. Tanto os depoimentos dos soldados diretamente para a câmera quanto a aparente reconstituição dos evento

Filme do Dia: A Estrada da Vida (1954), Federico Fellini

Imagem
A  Estrada da Vida ( La Strada , Itália, 1954). Direção: Federico Fellini . Rot. Original: Federico Fellini, Ennio Flaiano & Tullio Pinelli. Fotografia: Otello Martelli. Música: Nino Rota. Montagem: Lina Caterini & Leo Cattozzo. Dir. de arte: Mario Ravasco & Brunello Rondi. Figurinos: Margherita Marinari. Com: Anthony Quinn, Giulietta Masina, Richard Basehart, Aldo Silvani, Marcella Rovere, Livia Venturini.       Zampanó (Quinn), após a perda da mulher Rosa, sua ajudante em números circenses, volta até a casa da família de Rosa, onde sua mãe (Rovere) lhe entrega a irmã de Rosa, Gelsomina (Masina), por um punhado de dinheiro. Inicialmente aturdida com a grosseria de Zampanó, Gelsomina finda por se enternecer pelo companheiro. Tocando tambor e trompete, ela o acompanha por locais diversos como um circo. No circo, devido a sua ignorância e limitações, Zamponó é ridicularizado por outro artista circense, Matto (Basehart). Após persegui-lo em uma de suas provocações, Zam

Filme do Dia: O Lobisomem de Londres (1935), Stuart Walker

Imagem
O  Lobisomem de Londres ( Werewolf of London , EUA, 1935). Direção: Stuart Walker. Rot. Adaptado: John Colton & Edmund Pearson, a partir do conto de Robert Harris. Fotografia: Charles J. Stumar. Música: Karl Hajos. Montagem: Russell F. Schoengarth & Milton Carruth. Dir. de arte: Albert S. D’Agostino. Com: Henry Hull, Warner Oland, Valerie Hobson, Lester Matthews, Lawrence Grant, Spring Byington, Clark Williams, J.M. Kerrigan. Dr. Glendon (Hull) é um cientista em missão botânica no Tibete que se vê subitamente atacado por um animal bizarro. Ele retorna a Londres, onde se transforma em lobisomem e aterroriza a cidade durante as noites de lua cheia. Glendon recebe o alerta do misterioso Dr. Yogami (Oland), de que apenas uma rara flor asiática pode servir como antidoto temporário contra a mutação e que, caso ele não se precava, irá matar o seu próprio objeto de amor, no seu caso a esposa Lisa (Hobson). Estranhando o crescente isolamento social do marido, Lisa se torna cada

Filme do Dia: Pai e Filho (2003), Aleksandr Sokurov

Imagem
P ai e Filho ( Otetes i Syn , Rússia/Alemanha/Itália/Holanda, 2003). Direção: Aleksandr Sukorov. Rot. Original: Sergei Potepalov. Fotografia: Aleksandr Burov. Dir. de arte: Natalya Kochergina. Com: Andrei Shchetinin, Aleksei Nejmyshev, Aleksandr Razbash, Fyodor Lavrov, Marina Zasukhina, João Gonçalves. Jovem militar Aleksei (Nejmyshev) percebe sua relação com sua namorada (Zasukhina), que possui outro amante mais velho, terminar, ao mesmo tempo que se sente “crucificado” pelo amor do pai (Shchetinin) e ciceroneia outro jovem, Fyodor (Lavrov), filho de um ex-companheiro de exército do pai desaparecido. O enredo em si mesmo tem dimensão modesta perante o potencial evocativo de traduzir uma atmosfera que é um verdadeiro “estado da alma” do protagonista. Embora possua uma visível influência literária, o filme de Sokurov irá construir essa perspicácia para com uma subjetividade ao mesmo tempo densa e a qual se tem pouco acesso através de imagens de uma beleza que em muito transcen

Filme do Dia: O Homem dos Olhos Frios (1957), Anthony Mann

Imagem
O  Homem dos Olhos Frios ( The Tin Star , EUA, 1957). Direção: Anthony Mann. Rot. Original: Joel Kane, Dudley Nichols & Barbara & Barney Slater. Fotografia: Loyal Griggs. Música: Elmer Bernstein. Montagem: Alma Macrorie. Dir. de arte: Jay McMillan Johnson & Hal Pereira. Cenografia: Sam Comer & Frank R. McKelvy. Figurinos: Edith Head. Com: Henry Fonda , Anthony Perkins, Betsy Palmer, Michel Ray, Neville Brand, John McIntire, Mary Webster, Peter Baldwin, Richard Shannon, Lee Van Cleef. O inexperiente xerife Ben Owens (Perkins) tem que lidar com a pressão do indisciplinado e arruaceiro Bart Bogardus (Brand), que almeja conquistar a sua estrela. Owens consegue apoio e como se portar nas situações do forasteiro Morgan Hickman (Fonda), figura do qual a sociedade local torce o nariz, por se tratar de um caçador de recompensas, à exceção da mãe solteira Nona (Palmer) e seu filho Kip (Ray). As tensões se tornam incontornáveis quando o médico da cidade, querido por todos,