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The Film Handbook#106: John Farrow

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John Farrow Nascimento: 10/02/1904, Sidney, Austrália Morte: 28/01/1963, Beverly Hills, Califórnia, EUA Carreira (como diretor): 1937-1959 A pesar de ser um realizador menor geralmente restrito pelos orçamentos de filmes-B, John Villiers Farrow frequentemente realizou filmes estilizados e criativos. No final dos anos 40 e idos de 50, poucos diretores descreveram a maldade tão sutilmente. Após ser seduzido pelo mar, onde escreveu peças e contos, Farrow chegou a Hollywood no final dos anos 20: inicialmente como consultor de sequencias marítimas, rapidamente progredindo aos roteiros. No final dos anos 30 passou a dirigir: tanto Aviso Sinistro / The Invisible Manace (um crime de morte ambientado em claustrofóbicas e enevoadas tendas do exército) quanto Cinco Devem Viver / Five Came Back > 1 (um tenso drama de naufrágio, com um grupo de sobreviventes brigando na selva, sua ênfase no auto-sacrifício e redenção antecipando elementos religiosos de seus filmes posteriores) apr

Filme do Dia: Doces Poderes (1996), Lúcia Murat

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D oces Poderes (Brasil, 1996). Direção e Rot. Original: Lúcia Murat. Fotografia: Antônio Luiz Mendes. Música: Sacha Amback. Montagem: César Migliorin & Vera Freire. Dir. de arte e Cenografia: Sérgio Menezes. Figurinos: Inês Salgado. Com: Marisa Orth, Antônio Fagundes, Tuca Andrada, Sérgio Mamberti, Luiz Melo, Otávio Augusto, Luiz Antônio Pilar,   José de Abreu, Jonas Bloch, Stepan Nercessian, Chico Diaz, Cláudia Lira.          Assumindo a sucursal em Brasília da rede de televisão de maior impacto nacional,   Beatriz   (Orth), recebe de imediato além das boas vindas do amigo Bob (Mamberti), a afirmação de que não sairia de mãos limpas, referindo-se a intensidade do processo eleitoral na disputa para o cargo de governador. De um lado há o candidato conservador, que defende os grandes proprietários e os valores da moral familiar, Ronaldo Cavalcante (Abreu). De outro, o candidato Luizinho Vargas (Pilar) que possui uma plataforma progressista e é negro. Inicialmente vencendo a

Filme do Dia: Red Angel (1966), Yasuzô Masumura

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R ed Angel ( Akai Tenshi , Japão, 1966). Direção: Yasuzo Masumura. Rot. Adaptado: Ryozo Kasahara, baseado no romance de Yoriyoshi Arima. Fotografia: Setsuo Kobayashi. Música: Sei Ikeno. Montagem: Tatsuji Nakashizu. Dir. de arte: Shigeo Mano & Tomoo Shimogawara. Com: Ayako Wakao, Shinsuke Ashida, Yuzuke Kawazu, Ranko Akagi, Jotaro Senba, Daihachi Kita, Jun Osanai, Kenichi Tani A enfermeira Sakura Nishi (Wakao) serve nos hospitais que atendem aos feridos da Guerra Sino-Japonesa. Em seu primeiro emprego ela é estuprada por um dos homens. Porém, Nishi reencontra o mesmo homem moribundo em outro hospital que trabalha. Procurando não demonstrar ressentimento   ela faz de tudo para salvá-lo, sem sucesso. Passa então a ficar cada vez mais próxima do Dr. Okaba (Oshida), viciado em morfina, que não possui mais o menor apetite sexual. Ao mesmo tempo cede ao desespero de um jovem soldado, Orihara (Kawazu). O envolvimento com ela e a confusão mental dele, com autoestima sofrível e sem

Filme do Dia: Bollywood Dream - O Sonho Bollywoodiano (2010), Beatriz Seigner

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  B ollywood Dream – O Sonho Bollywoodiano (Brasil, 2010). Direção e Rot. Original: Beatriz Seigner. Fotografia: Renata Maria. Música: Lorena Lobato & R. Rhagavendra. Figurinos: Beatriz Pieratti. Com: Paula Braun, Nataly Cabanas, Lorena Lobato, Mohana Krishna, Nithin Nair, Parmeshwaran, Bhávana Rya, Geetha Satish. Três amigas brasileiras vão tentar a sorte na Índia como atrizes. Logo ao chegarem descobrem que o contato que haviam feito no Brasil se mudou para Mombay.   Elas se tornam amigas de um garoto que as orienta para sessões de dança no estilo do cinema indiano, mas seu treino com afinco não é suficiente para que uma delas destoe do grupo e perca a chance, provocando uma crise e discussão entre o grupo. Partem de trem sem saberem ao certo se estão se dirigindo ou não para Mombay. Quando lá chegam, apenas uma delas decide fazer o teste. Talvez o que mais resista de interessante nesse filme de estréia da também atriz Seigner ( Linha de Passe ) seja a sua mescla entre

Filme do Dia: O Amor em Cinco Tempos (2004), François Ozon

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O Amor em Cinco Tempos ( 5x2 , França, 2004). Direção: François Ozon. Rot. Original: François Ozon &   Emmanuèle Bernheim. Fotografia: Yorick La Saux. Música: Philippe Rombi. Montagem: Monica Coleman. Dir. de arte: Kátia Wyszkop. Figurinos: Pascaline Chavanne. Com: Valeria Bruni Tadeshi, Stéphane Freiss, Géraldine Pailhas, Françoise Fabian, Michel Londsale, Antoine Chappey, Marc Ruchmann, Jason Tavassoli. Marion (Tadeshi) se divorcia de Gilles (Freiss) e depois é praticamente violentada por ele na cama do hotel. Os últimos dias de um casamento que se deteriora. O encontro de Marion e Gilles e seu irmão e o namorado dele. O nascimento do filho do casal, quando Gilles se afasta do hospital e da esposa. A festa de casamento de Marion e Gilles, quando Gilles adormece e Marion busca os braços de um estranho. Em férias na praia com uma namorada, Valérie (Pailhas), Gilles encontra casualmente Marion (Tadeshi), que conhecia somente do emprego e, após o desconcerto inicial, o mome

Filme do Dia: Education for Death (1943), Clyde Geronimi

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E ducation for Death (EUA, 1943). Direção: Clyde Geronimi. Rot. Adaptado: Gregor Ziemer, baasedo no livro Education for Death . Foi preciso a polarização ideológica radical dos anos intensos da Segunda Guerra para fazerem os estúdios Disney trilharem em registro bastante diverso do habitual. Nessa peça de propaganda um garoto bonzinho e humanista é condicionado, como os outros coleguinhas de classe, a se transformar num insensível e robotizado soldado a desfilar nas impessoais fileiras nazistas. Em três pontos básicos, o filme difere do padrão moral da Disney , mesmo que reproduza sua estética: quando o um lobo devora de um lance só um coelho, o que provoca a revolta do garoto que precisa ser “adestrado”; numa referência mais explícita à sexualidade, satiriza a Bela Adormecida (que ganhará uma versão longa-metragem posterior assinada pelo mesmo diretor) travestida de gorda e voluptuosa valquíria a ser salva pelo cavalheiro (ninguém menos que Hitler); por fim, seu final não apres

Filme do Dia: Fim de Semana à Beira-Mar (2011), Pascal Rabaté

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F im de Semana à Beira-Mar ( Ni à Vendre ni à Louer , França, 2011). Direção: Pascal Rabaté. Rot. Original: Pascal Rabaté & Scop. Fotografia: Benoit Chammailard. Montagem: Jean-François Elie. Dir. de arte: Em final de semana à beira-mar, um grupo que inclui um casal de meia-idade, dois casais que trocam  de parceiros, uma família com filhas adolescentes que descobrem sua sexualidade com dois rapazes de meia-idade, dois praticantes de sado-masoquismo, um casal lésbico e dois jogadores de golfe, além de uma família em luto, interagem em maior ou menor grau. Trata-se de um tributo a Jacques Tati, no qual as situações são resolvidas através de gags virtualmente sem diálogos ou uma linha narrativa dramática convencional. Porém se algumas situações são, aliás não poucas, devidamente tributárias de Tati, como os carros em procissão, falta o rigor visual que compreendia o estilo do mestre,  assim como a moldura mais ampla, por mais conservadora que fosse, que compreendia sua vis