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Guia Crítico de Diretores Japoneses#14: Nobuo Nakagawa

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  NAKAGAWA, Nobuo (18 de abril de 1905-17 de junho de 1984) 中川信夫 A reputação de Nakagawa reside na seqüência de filmes de horror que dirigiu na ShinToho no final dos anos 50 e 60. Como Roger Corman que realizou um ciclo aproxidamente contemporâneo de adaptações de Poe em Hollywood, frequentemente buscou fontes literárias e o teatro kabuki a fornecer enredos para dois de seus melhores filmes sobrenaturais, Tokaid ō Yotsuya Kaidan  ( O Fantasma de Yotsuya , 1959) e  Kaidan Kasanegafuchi ( The Ghost of Kasane , 1957). Estes, juntamente com Bōrei Kaibyō Yashiki  ( A Mansão do Gato Preto , 1958) e o posterior  Kaidan hebi Onna  ( Snake Woman's Curse , 1968) foram as análises mais características de pecado e retribuição. As seqüências de Grand Guignol, não obstante, foram geralmente de ênfase psicólogica; seus fantasmas foram habitualmente concebidos como externalizações de culpa e, portanto, não prejudicando diretamente suas vítimas. O fantasma estrangulador em ...

Filme do Dia: A Fotografia Oculta de Vivian Maier (2013), John Maloof & Charlie Siskel

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  A  Fotografia Oculta de Vivian Maier ( Finding Vivian Meier , EUA, 2013). Direção e Rot. Original John Maloof & Charlid Siskel. Fotografia John Maloof. Música J. Ralph. Montagem Aaron Wickenden. O que havia de excepcional e humano, observado com tanto rigor estético, por uma anônima babá se torna, infelizmente, material para um documentário de formato tão chapado e anônimo quanto foi em vida, a obra de Vivian Meier, que parece produzida para vir a ser eventualmente descoberta posteriormente – tal o rigor aristotélico a guardar tudo  que possuía, de recibos de pagamentos a roupas, passando é claro pela quantidade exorbitante de negativos nunca revelados. E cassetes e filmes amadores, ainda por cima. Apenas aos 16 minutos do documentário é que temos acesso às primeiras imagens de Vivian, tiradas por ela própria. Aos poucos se vai desvelando facetas desconhecidas de Vivian. Sua paixão pelas crianças, que surgem como motivo primordial de muitas de suas filmagens ...

Filme do Dia: Estátua! (2014), Gabriela Amaral

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  E státua! (Brasil, 2014). Direção e Rot. Original: Gabriela Amaral. Fotografia: André S. Brandão. Música: Rafael Cavalcanti. Montagem: Marco Dutra. Dir. de arte: Luana Demange. Com: Maeve Jinkings, Cecília Toledo, Clarissa Kiste. Mãe (Kiste) deixa Joana (Toledo), sua filha, por uns dias com a cuidadora Isabel (Jinkings), que se encontra grávida. Isabel tenta se aproximar da introvertida Joana, mas quando se aproxima o resultado é o pior possível. Curta de Amaral que até o momento é o que se aproxima mais do gênero terror, apenas sugerido ou nem mesmo isso em seus curtas anteriores (a exemplo de Uma Primavera e Naufrágos ). Embora consiga, como nos outros, construir relativamente bem a atmosfera de suspense a delicada aproximação para o universo do horror é canhestra e passível do humor involuntário, como alguns momentos de um de seus colaboradores fieis na realização de longas ( As Boas Maneiras e, sobretudo, Quando Eu Era Vivo ). Lira Cinematográfica. 25 minutos.

Filme do Dia: Lua Negra (1975), Louis Malle

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  L ua Negra ( Black Moon , França/Itália/Al. Ocidental, 1975). Direção: Louis Malle. Rot. Original: Louis Malle & Ghislain Uhry. Fotografia: Sven Nykvist. Música: Diego Masson. Montagem: Suzanne Baron. Com: Cathryn Harrison, Therese Giehse, Joe Dallessandro, Alexandra Stewart. Lily (Harrison) é uma jovem que foge de um mundo em que há uma guerra declarada entre homens e mulheres. Há muito custo ela consegue chegar numa mansão em que irá conviver com situações bizarras envolvendo uma velha gorda (Giehse) e um casal (Dallesandro e Stwart) sempre em conflito. Essa tentativa de realizar um filme de ficção fora dos padrões do gênero acabou resultando francamente constrangedora para um cineasta do porte de Malle. Partindo do universo de Lewis Carroll (sua Lily e uma série de situações são referências ao clássico Alice no País das Maravilhas ) e tributário do mestre do surrealismo no cinema, Buñuel (explicitamente no momento em que Lily toca alguns acordes no piano de Liebstod , ...

Filme do Dia: Salvation Has No Name (2022), Joseph Wallace

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  Salvation Has No Name (Reino Unido, 2022). Direção,  Rot. Original,  Fotografia e Dir. de arte Joseph Wallace. Música Kit Wilson. Grupo de palhaços pretendendo narrar a história de um padre e um grupo de refugiados possui intervenções em sua realidade de elementos trazidos na própria narração, confundindo os eixos entre ficção e realidade, flashback e momento presente, preto&branco e cores, neste bastante sofisticado curta de animação.  |Delaval Film/Joseph Wallace Prod./Rapt. 16 minutos.

Filme do Dia: Babel (2006), Alejandro González Iñarritu

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  B abel (EUA/França/México, 2006). Direção: Alejandro González Iñarritu. Rot. Original: Guillermo Arriaga a partir do argumento de Arriaga e González-Iñarritu. Fotografia: Rodrigo Prieto. Música: Gustavo Santaolalla. Montagem: Douglas Crise & Stephen Mirrione. Dir. de arte: Brigitte Broch & Rika Nakanishi. Cenografia: Yoshihito Akatsuka. Figurinos: Michael Wilkinson. Com: Brad Pitt, Cate Blanchett , Mohamed Akhzam, Peter Wight, Boubker Ait El Caid, Gael Garcia Bernal, Adriana Barraza, Abdelkader Bara,  Said Tarchani, Elle Fanning, Natham Gamble, Rinko Kikuchi, Koji Yakusho, Sanae Miura, Satoshi Nikaido, Nobshige Suematsu. Turistas no Marrocos, Richard (Pitt) procura salvar seu casamento com Susan (Blanchett) da constante pressão em que vivem, porém ela acaba sendo vitimada por uma bala perdida, disparada por acaso por um garoto da montanha, que ganhara o rifle de presente do pai, que por sua vez o havia ganho de um pobre camponês que o recebera de um turista japonês...

Filme do Dia: A Cólera dos Deuses ou A Destruição de Sakura Jima (1914), Reginald Barker

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  A   Cólera dos Deuses ou A Destruição de Sakura Jima ( The Wrath of Gods , EUA, 1914). Direção Reginald Barker. Rot. Original William H. Clifford, Thomas H. Ince & C. Gardner Sullivan. Com Sessue Hayakawa, Tsuru Aoki, Frank Borzage, Kisaburô Kurihara, Henry Kotani, Gladys Brockwell, Herschell Mayal. Quando o pescador fica imediatamente atraído por Toya San (Aoki), que observa entre os rochedos da praia, e uma situação de sedução se instaura um velho, Takeo (Kurihara) lhe admoesta sobre a maldição que pesa sobre a família dela. Toya San entra em desespero. E é nessa condição que seu pai, o Barão Yamaki (Hayakawa), a encontrará. Diante da consternação da filha, o pai lhe lê a profecia que, caso uma das filhas de Yamaki venha a casar, a natureza se ocupará de extinguir a raça através da fúria do vulcão. Toya San, inconformada com a injusta maldição sobre si, repudia a sua fé, diante da imagem de Buda. A blasfêmia de San provoca uma tempestade, que atinge um barco que se a...