Postagens

Filme do Dia: Nu (1993), Mike Leigh

Imagem
  N u ( Naked , Reino Unido, 1993). Direção e Rot. Original: Mike Leigh. Fotografia: Dick Pope. Música: Andrew Dickson. Montagem: Jon Gregory. Dir. de arte: Alison Chitty &   Eve Stewart. Figurinos: Lindy Hemming. Com: David Thewlis, Lesley Sharp, Katrin Carlidge, Greg Crutwell, Claire Skinner, Peter Wight, Ewen Bremmer, Susan Vidler, Deborah Maclaren, Gina Mckee. Fugindo de Manchester, onde praticara estupro, o sem rumo Johnny (Thewlis) vai para Londres, onde busca refúgio na casa da ex-namorada Louise (Sharp). Porém, ela não se encontra e ele acaba se engraçando por sua amiga Sophie (Cartlidge), com quem pratica sexo violento. Johnny ganha as ruas, incomodado com a presença constante de Sophie e em sua odisséia encontra figuras como o vigia Brian (Wight), com quem discute questões existenciais, o sem teto Archie (Bremmer) e sua namorada Maggie (Vidler), uma mulher (MacLaren) mais velha, com quem se recusa a fazer sexo e uma atendente de café (McKee), que inexplicavelmente o exp

Filme do Dia: Os Buddenbrook (1959), Alfred Weidenmann

Imagem
  O s Buddenbrook ( Buddenbrooks – 1.Teil , Alemanha, 1959). Direção: Alfred Weidenmann. Rot. Adaptado: Harald Braun, Jacob Geis & Erika Mann, baseado na obra Die Buddenbrooks , de Thomas Mann. Fotografia: Friedl Behn-Grund. Música: Werner Eisbrenner. Montagem: Caspar van der Berg. Dir. de arte: Arno Richter, Robert & KurtHerlth. Figurinos: Herbert Ploberger. Com Liselotte Pulver, Hansjörg Felmy, Hanns Lothar, Lil Dagover, Werner Hinz, Rudolf Platte, Robert Graf, Günther Lüders, Nadja Tiller, Wolfgang Wahl. Em meados do século XIX, a família do ilustre cônsul de Lubeck (Hinz), que orienta todos os filhos segundo a ascética tradição familiar voltada para os negócios, começa a entrar em decadência após sua morte. Thomas (Felmy), o primogênito, que assume os negócios da família, mesmo buscando persistir com a tradição, não consegue romper com os elos mais diversos que arrastam a família para a decadência moral e econômica.   A irmã emocionalmente instável e geniosa Tony (Pulver)

Filme do Dia: The Police After Me (2021), Kayahan Kaya

Imagem
  T he Police After Me ( Pesimdeki Polis , Turquia, 2021). Direção Kayahan Kaya. Rot. Original M. Seref Ozsoy. Fotografia Kayahan Kaya. Música Derya Türkan. O poeta Orhan Veli consegue alguma notoriedade enquanto poeta. Um policial segue seus passos. E, numa taverna que comumente frequenta, fica sabendo       que o poeta se encontra na praia de Caddebostan.   Quando Orhan, alertado pelos amigos nas areias da praia,   vai tomar satisfações com o homem, esse corre com suas notas. O que Orhan não sabe é que o homem é um tímido admirador seu, que possui suas próprias pretensões enquanto poeta. Quando fica sabendo da misteriosa morte do poeta, dois poetas morrem naquele dia. Incomumente orgânico em sua articulação dos traços realistas, voz over, sua trilha sonora a um passo da melancolia, sua reconstituição da época e questões de provável cunho político idem (há uma referência a se tratar de uma história baseada em fatos reais, o que nos insufla a procurar informações pelo Orhan Ve

Filme do Dia: Searching Ruins on Broadway, Galveston, for Dead Bodies (1900), Albert E. Smith

Imagem
  S earching Ruins on Broadway, Galveston, for Dead Bodies (EUA, 1900). Direção e Fotografia: Albert E. Smith Plano estático de homens vasculhando destroços do furacão que se abateu sobre Galveston, Texas e foi tema de vários outros filmes do mesmo período ( Panoramaof Galveston Power House , Bird´s Eye View of Dock Front, Galveston ). O catálogo da companhia faz menção ao fato de um corpo ter sido encontrado durante o momento da filmagem, menção que tanto pode ter sido inventada para criar um apelo maior para o filme ou efetivamente ter ocorrido e não ter sido registrada ou editada ao final por questões éticas. O fato é que nada sugere algo parecido nas imagens existentes. Edison Manufacturing Co. 54 segundos.  

O Dicionário Biográfico de Cinema#231: Arnold Schwarzenegger

Imagem
  Arnold Schwarzenegger , n. Graz, Áustria L embro como um amigo voltou de uma visita ao set de Stay Hungry  [ O Guarda Costas ] (76, Bob Rafelson) com relatos de que o nada desatento Rafelson  estava dizendo que este hulk de nome impossível era a pessoa mais inteligente no filme e que teria algum futuro. Quinze anos depois, penso que sabemos qual. Mas considerem: Arnold pode ter mais sonhos ainda por trás daquele sorriso sinuoso. N unca havia existido antes um astro americano com um nome que as pessoas temiam pronunciar, quanto mais soletrar. Nunca havia existido um "grande" Arnold no cinema. O que havia tido como mais próximo no passado de um fisiculturista no cinema foi Johnny Weissmuller, Steve Reeves ou Victor Mature - que é o mesmo que dizer, demasiado longe já. Por comparação, Arnold é um novo homem, um novo corpo, um verdadeiro bombado de aço onde o grande Mature raramente teria levantado qualquer coisa mais pesada que um copo ou um bebê agitado, para propósitos de sa

Filme do Dia: Um Perigoso Adeus (1973), Robert Altman

Imagem
  Um Perigoso Adeus (The Long Goodbye, EUA, 1973). Direção: Robert Altman. Rot. Adaptado: Leigh Bracket, a partir do conto homônimo de Raymond Chandler. Fotografia: Vilmos Szigmond.  Música: John Williams. Montagem: Lou Lombardo. Figurinos: Kent James & Marjorie Wahl.  Com: Elliott Gould, Nina Van Pallandt, Sterling Hayden, Mark Rydell, Henry Gibson, David Arkin, Jim Bouton, Warren Berlinger. O detetive particular Phillip Marlowe (Gould) acorda no meio da noite com seu gato miando por comida. Quando retorna das compras, o amigo Terry Lennox (Bouton) pede que ele vá lhe deixar na fronteira de Tijuana. Quando retorna  a  casa, Marlowe fica sabendo que Terry é suspeito da morte de sua esposa, Sylvia.  Marlowe é chamado por Eileen Wade (Van Pallandt) para que investigue o desaparecimento de seu marido, Roger (Hayden), escritor alcoólatra e confuso. Ao mesmo tempo Marlowe é ameaçado pelo mafioso Marty Augustine (Rydell) que afirma Terry ter lhe roubado. Marlowe encontra Roger e numa noi

Filme do Dia: Stanford University, California (1897), W. Bleckyrden

Imagem
  S tanford University, California (EUA, 1897). Fotografia: W. Bleckyrden. Registro de um grupo de acadêmicos saindo da referida universidade que dá título ao filme e onde se destaca um  pórtico, que viraria escombro após o terremoto de 1906 e nunca mais voltaria a ser reconstruído. Talvez se torne incomum o fato de lidar com uma coletividade que representa parte da elite americana e não o operariado, que geralmente era motivo de tais registros coletivos, desde os Lumière ( La Sortie de las Usines Lumière ), quando tal elite somente era flagrada em momentos de diversão e lazer.Edison Manufacturing Co. 27 segundos.