Postagens

Filme do Dia: Inside Llewyn Davis - Balada de um Homem Comum (2013), Ethan Coen & Joel Coen

Imagem
I nside Llewyn Davis – Balada de um Homem Comum ( Inside Llewyn Davis , EUA/Reino Unido/França, 2013). Direção   Rot. Original e Montagem: Ethan Coen & Joel Coen. Fotografia: Bruno Delbonnel. Dir. de arte: Jess Gonchor & Deborah Jensen. Cenografia: Susan Bode. Figurinos: Mary Zophres. Com: Oscar Isaac, Carey Mulligan, Justin Timberlake, Ethan Phillips, Robin Bartlett, Max Casella, Jerry Grayson, Jeanine Serralles, John Goodman, Garrett Hedlund, F. Murray Abraham. 1961. Llewyn Davis (Isaac) está tentando se firmar, sem grande sucesso, na cena folk nova-iorquina. Ele se apresenta em um clube do gênero, busca dormida na casa de vários amigos e da irmã, Joy (Serralles), tenta arrancar algum trocado do arrecadador de direitos Mel Novikoff (Grayson), sabe que talvez seja o pai do filho de uma cantora folk que começa a fazer sucesso, Jean (Mulligan), viaja para Chicago com o excêntrico Roland Turner (Goodman) e seu motorista ou valete como Turner o chama, Johnny Five (Hedlund

Filme do Dia: Lula, o Filho do Brasil (2009), Fábio Barreto & Marcelo Santiago

Imagem
L ula, o Filho do Brasil (Brasil, 2009). Direção: Fábio Barreto & Marcelo Santiago. Rot. Adaptado: Fernando Bonassi, Denise Paraná e Daniel Tendler, a partir do livro homônimo de Denise Paraná. Fotografia: Gustavo Hadba. Música: Antônio Pinto & Jacques Morelembaun. Montagem: Letícia Giffoni. Dir. de arte: Clóvis Bueno. Figurinos: Cristina Camargo. Com: Rui Ricardo Dias, Glória Pires, Juliana Baroni, Cléo Pires, Sóstenes Vidal, Lucélia Santos, Marcos Cesana, Milhem Cortaz, Antonio Pitanga. Início dos anos 50. Lula, sua mãe (Pires) e diversos irmãos partem do sofrido sertão pernambucano para Santos. Lá, um pai (Cortaz), alcoólatra que espanca os filhos diante da professora (Santos), torna-se um dos motivos para que a mãe decida criar os filhos sozinha. Insistindo na educação dos filhos, principalmente de Lula, que a professora já havia avaliado como promissor, a mãe se emociona em ver o filho ganhando o seu primeiro diploma como técnico e ingressar no mercado

The Film Handbook#114: Erich von Stroheim

Imagem
Erich von Stroheim Nascimento: 22/09/1885, Viena, Áustria Morte: 12/05/1957, Paris, França Carreira (como diretor): 1918-1933 M esmo apesar do pouco que sobreviveu dos filmes de Erich Oswald Stroheim hoje existir na forma que ele originalmente pretendeu, ainda se torna imediatamente evidente que ele foi um dos melhores diretores da era muda. Uma perfeccionista obsessivo cujas extravagâncias repetidamente o levaram a entrar em conflito com os produtores, ele foi uma figura crucial tanto no desenvolvimento do naturalismo cinematográfico quanto um moralista soberbamente cínico, cuja insistência na sordidez da luxúria, avareza e hipocrisia (sobretudo entre os ricos desocupados) pode também ter contribuído para o fim de sua carreira como realizador. A despeito de suas pretensões posteriores de ter sido proveniente de um meio aristocrático e militar, Stroheim nasceu numa família de comerciantes judeus de classe média em Viena. Emigrando para a América por volta dos 20 anos, ele pas

Filme do Dia: A Morte Caminha na Chuva (1948), Carlos Hugo Christensen

Imagem
A Morte Caminha na Chuva ( La Muerte Camina in la Lluvia , Argentina, 1948). Direção: Carlos Hugo Christensen. Rot. Adaptado: Carlos Hugo Christensen & César Tiempo, baseado no romance de Stanislas-André Steeman. Fotografia: Alfredo Traverso. Música: George Andreani. Montagem: Martín Morazzo, Sebastian C. Perilio & A. Rampoldi. Dir. de arte: Jean de Bravura. Cenografia: Francisco Guglielmino. Com: Pablo Acciardi, Guillermo Battaglia, Juan Corona, Margarita Corona, Nicolás Fregues, Agustín Orrequia, Horacio Peterson, Amália Sánchez Ariño, Olga Zubarry, Orestes Soriani. O jornalista Lucho Rivas (Peterson), descobre que o assassino que anda aterrorizando as noites da cidade de Buenos Aires se encontra hospedado na mesma pousada na qual vive sua namorada, a noiva do jornalista Lila (Zubarry), sua proprietária, Valeria Duval (Corona), o mago Merlín (Acciardi), um cirurgião (Soriani) impedido de operar, o artista que se diz russo Boris Andreieff (Battaglia), um relojoeiro

Filme do Dia: Venice 70: Future Reloaded (2013), Vários

Imagem
V enice 70: Future Reloaded (EUA, 2013). Direção: Karim Ainouz ( O Homem Que Desarmava Bombas ); John Akomfrah ( Three Degrees of Proximity to Disaster ); Hala Alabdalla; Catherine Breillat, Júlio Bressane, Rama Burshtein, Antonio Capuano, Peter Ho-Sun Chan ( The Future Was in Their Eyes ); Isabel Croixet; Amiel Courtin-Wilson, Jan Civkovik ( I Was a Child ); Claire Denis; Lav Diaz ( The Firefly ), Atom Egoyan ( Butterfly ), Aleksei Fedorchenko ( Atavism ); Davide Ferrario ( Lighthouse ), James Franco ( The Future of Cinema ); Lluis Galter; Haile Gerima; Alexey German Jr. ( 5000 Days Ahead ), Amos Gitai, Monte Hellman ( Vive L’Amour ); Hong Sang-soo ( 50:50 ); Benoît Jacquot, Jia Zhang-ke; Semih Kaplanoglu ( Devran ), Shekhar Kapur, Marlen Khutsiev ( In Perpetuum Infinituum ); Abbas Kiarostami ; Kim Ki-duk ( My Mother ); Yorgos Lanthimos ( Necktie ); Pablo Larraín; Tobias Lindholm ( The Hit ); Guido Lombardi ( Senza Fine ); Jazmín López; Milcho Manchevski ( Thursday ); Samuel Maoz

Filme do Dia: Os Passageiros (1999), Jean-Claude Guiguet

Imagem
O s Passageiros (Les Passagers, França, 1999). Direção: Jean-Claude Guiguet. Rot. Original: Jean-Claude Guiget & Haydée Caillot. Fotografia: Philippe Bottiglione. Montagem: Khadicha Bariha &  Marie Tisserand. Cenografia: Laurent Gantés. Figurinos: Monic Parelle. Com: Fabianne Babe, Philippe Garziano, Bruno Putzulu, Stéphane Rideau, Gwenaëlle Simon, Véronique Silver, Jean-Christophe Bouvet, Marie Rousseau. Uma mulher comenta sobre os passageiros desconhecidos que observa no bonde que efetua o trajeto para o hospital onde trabalha. Seu tom de fantasia é talvez apenas um ou dois acordes além do realismo convencional, partindo de pequenas situações do cotidiano e parece movido por um humanismo sentimental em tudo menos presente no cinema francês de sua época, evocando talvez mais algo próximo de alguns realizadores da Nouvelle Vague como Truffaut ou ainda Jacques Demy . Ou mesmo talvez da pós-Nouvelle Vague. Com as situações apresentadas por uma espécie de “mestre-de-ceri

Filme do Dia: 2046 - Os Segredos do Amor (2004), Wong Kar-wai

Imagem
2 046 – Os Segredos do Amor ( 2046 , China/Alemanha/França/Hong Kong, 2004). Direção e Rot. Original: Wong Kar-wai. Fotografia: Cristopher Doyle, Kwan Pun Leung & Lai Yiu Fai. Música: Peer Raben & Shigeru Umebayashi. Montagem: William Chang. Dir. de arte: William Chang, Alfred Yau Wai Ming & Alfred Yau. Figurinos: William Chang. Com: Tony Leung, Gong Li, Takuya Kimura, Zhang Ziyi, Chen Chang, Ping Lam Siu, Maggie Cheung. Escritor de ficções futuristas faz uso de suas próprias experiências pessoais, notadamente de seu passado na Hong Kong e Cingapura dos anos 1960 quando, em meio às prostitutas com quem buscava somente diversão, apaixona-se por uma mulher chamada Su Li (Li), que parte para Cingapura. Ainda que menos primoroso que seu Amor à Flor da Pele , em grande parte devido a menor capacidade de síntese que no filme anterior – aqui aborta-se várias possibilidades de finais mais interessantes que o escolhido, prolongando a narrativa com uma insistência quase re