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Filme do Dia: Na Frente Há Lugar (1942), Mario Bonnard

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Na Frente Há Lugar ( Avanti c’è Posto ,   Itália, 1942). Direção: Mario Bonnard. Rot. Original: Mario Bonnard, Aldo Fabrizi, Federico Fellini & Piero Tellini, a partir do argumento de Tellini, Fabrizi & Cesare Zavattini. Fotografia: Vincenzo Seratrice. Música: Giulio Bonnard. Montagem: Maria Rosada. Dir. de arte: Giovanni Sarazani & Vittorio Nino Novarese. Com: Aldo Fabrizi, Adriana Benetti, Andrea Checchi, Virgilio Riento, Carlo Micheluzzi, Cesira Vienello, Jone Morino, Pina Gallini. Cesare Montani (Fabrizi) é um cobrador que se sensibiliza com a história da jovem Rosella (Benetti), que aparentemente foi roubada no ônibus e após acompanhá-la até sua própria pousada, onde são praticamente expulsos por sua irritada proprietária, leva-a a pousada onde ele próprio mora, sendo, no entanto, descoberto por sua zelosa dona, que não aceita a presença da moça. Ambos dormem em um terminal ferroviário. Na manhã seguinte ele encontra um local para que Rosella fique, após uma

Haskell Wexler, 'Cuckoo’s Nest' Cinematographer, Dies at 93

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By Mike Barnes Cinematographer  Haskell Wexler , the socially conscious two-time Academy Award winner who lensed  Who’s Afraid of Virginia Woolf? ,  One Flew Over the Cuckoo’s Nest  and many other masterpieces, has died. He was 93. Wexler died in his sleep Sunday at Providence Saint John's Health Center in Santa Monica, his son, Oscar-nominated sound man  Jeff Wexler , told  The Hollywood Reporter . On his  website , Jeff posted: "It is with great sadness that I have to report that my father, Haskell Wexler, has died. Pop died peacefully in his sleep, Sunday, December 27th, 2015.  Accepting the Academy Award in 1967, Pop said: 'I hope we can use our art for peace and for love.' An amazing life has ended but his lifelong commitment to fight the good fight, for peace, for all humanity, will carry on." One of the most influential American cinematographers of all time, Wexler nabbed his first Oscar for making  Elizabeth Taylor  look haggard in black and whi

Conflito - Raimundo Fagner (1976)

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Ah, meu coração que não entende O compasso do meu pensamento E o pensamento se protege E o coração se entrega inteiro e sem razão Se o pensamento foge dela o coração a busca aflito E o corpo todo sai tremendo, massacrado e ferido no conflito

Filme do Dia: Capitu (1968), Paulo César Saraceni

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Capitu (Brasil, 1968). Direção: Paulo César Saraceni. Rot. Adaptado: Paulo César Saraceni, sobre o argumento de Lygia Fagundes Telles & Paulo Emílio Salles Gomes e romance Dom Casmurro , de Machado de Assis. Fotografia: Mário Carneiro. Música: Marlos Nobre. Montagem: Nello Melli. Dir. de arte: Anísio Medeiros. Figurinos: Ana Mendonça. Com: Isabela, Othon Bastos, Raul Cortez, Rodolfo Arena, Nélson Dantas, Marília Carneiro, Maria Morais, Wagner Lancetta. Namorados desde a infância, o casamento de Bentinho (Bastos) com Capitulina (Isabela) transcorre no mais absoluto padrão de normalidade para a elite econômica de então. Entre os poucos amigos mais chegados se encontram Ezequiel Escobar (Cortez) e sua esposa, Sancha (Carneiro). Gradativamente, no entanto, Bentinho começa a ter sérias desconfianças sobre a infidelidade de sua amada Capitu com o amigo Escobar. Ainda assim, quando o filho nasce lhe dá o nome de Ezequiel (Lancetta). Certa noite, ao retornar do teatro, ida que sua es

Filme do Dia: Pai e Filha (1949), Yasujirô Ozu

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Pai e Filha ( Banshun , Japão, 1949). Direção: Yasujirô Ozu. Rot. Adaptado: Yasujirô Ozu & Kôgo Noda, a partir do romance Chichi to Musume , de Kazuo Hirotsi. Fotografia: Yûharu Atsuta. Música: Senji Itô. Montagem: Yoshiyasu Hamamura. Dir. de arte: Tatsuo Hamada. Com: Setsuko Hara, Chishû Ryû, Yumeji Tsukioka, Haruko Sugimura, Hohi Aoki, Jun Usami, Kuniko Miyake, Masao Mishima. Noriko (Hara), mulher de 27 anos,  é uma vez mais pressionada pela tia Masa (Sugimura) e o pai Shukichî (Ryû) para se casar. Para ela, no entanto, nada lhe agrada mais do que a companhia do pai. O pai, no entanto, inventa que irá ele próprio se unir novamente a uma mulher e Noriko é apresentada a um homem que se encontraria dentro de suas exigências. Porém, mesmo aceitando Noriko, na última viagem que efetua com o pai, ainda pede para permanecer em sua casa. Mesmo no dia do casamento, ela se encontra mais acabrunhada e triste do que o oposto. Hara encarnou papel semelhante em ao menos dois outros film

The Film Handbook #55: Rainer Werner Fassbinder

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Rainer Werner Fassbinder Nascimento : 31/05/1946, Bad Worishofen, Al. Ocidental Morte: 10/06/1982, Munique, Al. Ocidental Um dos melhores diretores trabalhando nos anos 70, Rainer Werner Fassbinder passeou bastante e de forma consistente através de gêneros e estilos ao longo de sua prolífica carreira (ele realizou mais de 40 filmes em 13 anos) sendo de uma abordagem irônica em relação aos seus temas frequentemente melodramáticos e um permanente interesse no desespero subjacente à afluência material e conformismo moral burguês da sociedade alemã do pós-guerra. Após uma infância solitária que ia com frequência ao cinema, Fassbinder se tornou grandemente envolvido como um ator-diretor no teatro marginal de Munique, onde encontrou muitos de seus futuros astros incluindo Hanna Schygulla, Kurt Raab e Irm Hermann. Tendo realizado dois curtas em 1965, concentrou-se em sua obra com o grupo de Anti-Teatro até sua estreia em longa-metragem, em 1969. Como diretor, escritor, ator e mon

Filme do Dia: Amarga Ironia (1945), John Farrow

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Amarga Ironia ( You Came Along , EUA, 1945). Direção: John Farrow . Rot. Original: Ayn Rand & Robert Smith sob o argumento do ultimo. Fotografia: Daniel L. Fapp. Música: Victor Young. Montagem: Eda Warren. Dir. de arte: Hans Dreier & Hal Pereira. Cenografia: Bertram C. Granger. Figurinos: Edith Head. Com: Robert Cummings, Lizabeth Scott, Don DeFore, Charles Drake, Judith Bishop, Kim Hunter, Robert Sully, Helen Forrest. O trio de heróis de guerra, Major Bob Collins (Cummings), Capitão “Shakespeare” Anders (DeFore) e tenente Janoschek (Drake) é surpreendido ao saber que quem os irá ciceronear em sua turnê pelos Estados Unidos é a bela Ivy Hotchkiss (Scott). Sofisticada e independente, Hotchkiss agenda todos os encontros secretos do trio com inúmeras garotas por todas as cidades que passam. Aos poucos, no entanto, o trio começa a ficar cada vez mais interessado por Ivy. Quem consegue realmente conquista-la, no entanto, é o Maj. Collins que, no entanto, é portador de um

Judy Garland - Have Yourself a Merry Little Christmas

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Filme do Dia: O Estrangeiro (1967), Luchino Visconti

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O Estrangeiro ( Lo Straniero , Itália/França/Argélia, 1967). Direção: Luchino Visconti. Rot. Adaptado: Suso Cecchi D’Amico, Georges Conchon, Emmanuel Roblès & Luchino Visconti, a partir do romance homônimo de Albert Camus. Fotografia: Giuseppe Rotunno. Música: Piero Piccioni. Montagem: Ruggero Mastroianni. Dir. de arte:  Mario Garbuglia. Figurinos: Piero Tosi. Com: Marcello Mastroianni, Anna Karina, Bernard Blier, Georges Wilson, Bruno Cremer, Pierre Bertin, Jacques Herlin, Marc Laurent, Georges Géret.        Quando a França ainda domina a Argélia Arthur Mersault (Maistroianni) é preso e condenado pelo assassinato de um argelino, pesando contra si sobretudo o fato de não ter lamentado o suficiente a morte da mãe e, no dia seguinte, ter encontrado uma garota, Marie (Karina), com quem passara a se relacionar desde então, sem casar. Assim como, ter internado a mãe em um asilo, por acreditar que já não possuíam mais nada em comum. Participa de um julgamento, onde contrariam

Filme do Dia: A Cadela (1931), Jean Renoir

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A Cadela ( La Chienne , França, 1931). Direção: Jean Renoir. Rot.Adaptado: Jean Renoir & André Girard, baseado no romance de Georges de La Fouchardière. Fotografia: Theodor Sparkuhl. Montagem: Marguerite Renoir. Dir. de arte: Gabriel Scognamillo. Com: Michel Simon, Janie Marese, Georges Flamant, Gaillard, Romain Bouquet, Pierre Desty, Mancini, Mlle. Doryans, Magdeleine Bérubet. Maurice Legrand (Simon) é um pintor frustrado que trabalha em um escritório e possui uma esposa, Adéle (Bérubet), que apenas acentua suas fraquezas. Uma noite flagra uma jovem prostituta, Lucienne Pelletier (Marese) apanhando de seu cafetão, Déde (Flamant). Indignado, aproxima-se da jovem que, juntamente com Déde, passam a viver da venda dos quadros de Legrand, inventando um pseudônimo feminino para uma suposta artista americana que os criaria. Depois de reecontrar Alexis Godard (Gaillard), primeiro marido de sua esposa, tido como morto na I Guerra, Legrand bola uma estratégia que culmina com o seu

Filme do Dia: O Retrato de Jennie (1948), William Dieterle

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O Retrato de Jennie ( Portrait of Jennie ,EUA, 1948). Direção: William Dieterle. Rot. Adaptado: Paul Osborne, Peter Berneis & Leonard Bercovici, a partir do romance de Robert Nathan. Fotografia: Joseph H. August. Música: Dimitri Tiomkin. Montagem: William Gordon. Dir. de arte: J. McMillan Johnson. Cenografia: Claude E. Carpenter. Figurinos: Lucinda Ballard. Com: Joseph Cotten, Jennifer Jones, Ethel Barrymore, Lilian Gish, Cecil Kellaway, David Wayne, Albert Sharp, Henry Hull. Nova York, 1934. Eben Adams (Cotton) é um artista idealista no inverno nova-iorquino sem dinheiro sequer para quitar seu aluguel. A situação muda de figura quando conhece a jovem Jeennie (Jones), que desenha o retrato e apresenta a Srta. Spinney (Barrymore), comerciante de arte, que percebe nos traços do desenhista algo ausente no que apresentara anterioremente a ela, demasiado destituído de vida e clichê. Ele volta a encontrar Jennie em várias ocasiões. Aos poucos Adams fica sabendo que Jennie é uma

National Gallery of Art#53: Beira-Mar com Pescadores, c. 1781/2

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As paisagens de Gainsborough são  considerações altamente pessoais que evoluíram de ideias e imagens que desenvolvia em seu estúdio, fosse diretamente em telas ou em modelos em escala. Nessa obra ele foca no esforço físico dos pescadores enquanto confrontam ventos fortes e arrebentação. Mesmo o penhasco maciço do outro lado da enseada, seu picadeiro em diagonal postado contra o vento, parecem ecoar os esforços dos homens lutando para lançar seu barco ao mar. Gainsborough possuía obras de pintores marinhos holandeses, e a influência deles é evidente aqui. Sua própria técnica de pintura livre e sugestiva, no entanto, dá a cena uma dimensão única de frescor e espontaneidade. Ele aplicava sua pintura em camadas finas e translúcidas que são acentuados por hábeis toques de impasto, particularmente na roupa dos pescadores e na espuma branca das ondas. Uma contida paleta de marrons e cremes sugere a costa e as pedras; verde-acinzentados, verde-azuis e brancos acentuados descrevem a ex

Filme do Dia: O Médico e o Monstro (1941), Victor Fleming

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O Médico e o Monstro (Dr. Jekyll and Mr. Hyde, EUA, 1941). Direção: Victor Fleming. Rot. Adaptado: John Lee Mahin baseado no romance de Robert Louis Stevenson. Fotografia: Joseph Ruttenberg. Música: Franz Waxman. Montagem: Harold F. Kress. Dir. de arte: Cedric Gibbons. Cenografia: Edwin B. Willis. Figurinos: Adrian & Gil Steele. Com: Spencer Tracy, Ingrid Bergman, Lana Turner, Donald Crisp, Ian Hunter, Barton MacLane, C. Aubrey Smith, Peter Godfrey, Sara Algood, Frances Robinson, Dennis Green. O respeitado Dr. Jekyll (Tracy), noivo da bela Beatrix Emery (Turner), consegue pôr em prática suas experiências sobre a divisão da personalidade humana entre o bem e o mal em regiões do cérebro. Após testar suas experiências com animais e com um doente mental que morre, Jekyll consegue transformar sua própria personalidade, autodenominando-se Sr. Hyde. É na pele de Hyde que ele passa a infernizar a vida da prostituta Ivy Peterson (Bergman), a quem descarrega toda sua animalidade aus