Postagens

Time Out Film Guide#01: O Mentiroso (1997), Tom Shadyac

O Mentiroso (Liar, Liar) (1997, EUA, 87 min.) d Tom Shadyac p Brian Grazer r Paul Guay, Stephen Mazur f Russell Boyd m Don Zimmerman dda Linda DeScena ms John Debney El: Jim Carrey, Maura Tierney, Justin Cooper, Cary Elwes, Anne Haney, Jennifer Tilly, Amanda Donoboe, Swoosie Kurtz. O pai de um garoto de cinco anos, Max, perdeu uma das diversas ocasiões especiais alegando excesso de trabalho;  então quando não se encontra presente para ver o seu filho soprando velinhas, um desejo de aniversário em forma de desafio deve ser feito - papai precisa parar de contar mentiras por um dia. Já que o pai trabalha numa profissão vinculada à justiça, isso obviamente complica tudo mas, sendo esse um veículo para Jim Carrey , também proporciona o trampolim para a habitual coleção de contrações musculares e nocautes. A primeira terça parte do filme apresenta as ansiedades de um aspirante a advogado de Carrey sobre um caso que vale sua carreira, a segunda desencadeia um discurso de verdade por 24 ho

Filme do Dia: O Grito da Mocidade (1936), Raoul Roulien

Imagem
O Grito da Mocidade (Brasil, 1936). Direção: Raul Roulien. Rot. Original: Raul Roulien, sob argumento de Henrique Pongetti. Fotografia: William Gericke. Montagem: Raul Roulien. Com: Raul Roulien, Conchita Montenegro, Jaime Costa, Orlando Brito, Manoel Pêra, Conchita de Moraes, Jorge Murad, Manoel Rocha. Raul Melo (Roulien), mais conhecido como Gaiola, é um frívolo e desinteressado acadêmico de medicina, apaixonado pela dedicada enfermeira Estela (Montenegro). Vive em meio aos amigos, também acadêmicos, Gonçalves, Adalberto, Marca-Passo e Ramos. Uma amiga de Estela, a também enfermeira Laurinha se apaixona e fica grávida de Adalberto, que não demonstra interesse em assumir o compromisso. Preocupado com a tosse incessante de Estela, Raul marca a festa de casamento, porém Estela piora no dia da festa de formatura. Internada e cercada por amigos, Estela abençoa a união entre Adalberto e Laurinha. Um acidente de trem que trazia a mãe de Raul, faz que esse, com a ajuda de uma Estela aca

Filme do Dia: Tulpan (2008), Serguei Dvortsevoy

Imagem
T ulpan (Alemanha/Casaquistão/Polônia/Rússia/Suiça, 2008). Direção: Serguei Dvortsevoy. Rot. Original: Gennadi Ostrovsky & Serguei Dvortsevoy. Fotografia: Jolanta Dylewska.  Montagem: Petar Markovic & Isabel Meier. Dir. de arte: Roger Martin. Figurinos: Gaziza Korskyeva. Com: Ashkhat Kuchencherekov Samal Esljamova, Ondas Besikbasov, , Tolepbergen Baisakalov, Bereke Turganbayev. Asa (Kuchencherekov) é um jovem que viveu no mundo urbano e retorna as estepes do Casaquistão, onde pretende casar com a única moça da região que se encontra solteira, Tulpan. Porém, ela o rejeita por conta de suas orelhas avantajadas, e Asa não só não pode realizar o sonho de possuir seu próprio rebanho, pois precisa ser casado para tanto,   como tem que se submeter aos impropérios de seu rude cunhado, Ondas (Besikbasov). Talvez a maior fraqueza dessa produção seja o acumulo de estratégias dramáticas já amplamente domesticadas pelo público ao qual potencialmente se destina. O que implica desde a

Filme do Dia: The Ducktators (1942), Norm McCabe

Imagem
T he Ducktators (EUA, 1942). Direção: Norm McCabe. Rot. Original: Melvin Millar. Música: Carl W. Stalling. Montagem: Treg Brown. Numa fazenda repleta de gansos e patos, um casal de patos se assusta com a presença de um ovo negro, do qual nasce um pinto que se transformaria em Hitler Duck, um pato agitador que consegue convencer a maioria tola. Junta-se a ele o menos popular e atrapalhado Mussollini Duck e, por fim, chega do Oriente nadando um pato nipônico, Hirohito Duck. As forças do mal representadas por eles são combatidas ferozmente pelo inicialmente pacifista   Pombo da Paz, em pouco tempo a presença dos três não representando mais que troféus na parede da casa desse. Essa produção, soberbamente conservada e realizada em p&b, e apresentando uma qualidade no traço da animação, que em cerca de uma década praticamente se perderia,   é uma aguerrida peça de propaganda, em que mesmo o seu tom mais exaltado de ódio, contando com a presença de momentos em que Hitler fala em a

Filme do Dia: Crash - No Limite (2004), Paul Haggis

Imagem
C rash – No Limite ( Crash , 2004, EUA/Alemanha). Direção: Paul Haggis. Rot. Original: Paul Haggis & Robert Moresco, a partir do argumento de Haggis. Fotografia: Dana Morales & James Muro. Música: Mark Isham. Montagem: Hughes Winborne. Dir. de arte: Laurence Bennett & Brandee Dell`Aringa. Cenografia: Linda Lee Sutton. Figurinos: Linda M. Bass. Com: Karina Arroyave, Dato Bakhtadze, Sandra Bullock, Don Cheadle,  Loretta Devine, Matt Dillon, Jeniffer Esposito, Brendan Fraser , Ken Garito, Nona Gaye, Terrence Howard, Chris “Ludacris” Bridges, Thandie Newton, Michael Pena, Yomi Perry, Ryan Phillippe, Ashlyn Sanchez, Marina Sirtis, Larenz Tate, Beverly Todd, Shaoun Toub. A partir da descoberta do corpo de um jovem negro, Peter (Tate), volta-se no tempo para uma teia complexa de intrigas que envolvem: o investigador de polícia Graham (Cheadle), irmão do morto; sua mãe (Todd); o policial Ryan (Dillon), rude e violento, que abusa da mulher do apresentador de televisão Camero

Filme do Dia: Claremont Theatre, N.Y. (1915), ?

Imagem
C laremont Theatre, N.Y. (EUA, 1915). Mesmo que o objetivo desse filme curto, de dois únicos planos, seja certamente o institucional – em seu plano longuíssimo de 3 minutos acompanhando a pequena multidão que sai do teatro acima assinalado há duas breves e sutis panorâmicas que reenquadram a cena e mostram que se trata de um programa feito pelas produções de Edison – o próprio modo como é filmado depõe contra o mesmo. O filme ainda faz uso de um estilo de filmagem dos primeiros anos do século, onde se flagra com a câmera praticamente imóvel, o evento em questão. O resultado não poderia ser mais tedioso, ressaltada a curiosidade histórica do modo como as pessoas se vestem e se tratar de um programa familiar, repleto de mulheres (duas delas trazendo inclusive seus bebês em carrinhos!) e muitas crianças. O fato das pessoas, inclusive as referidas crianças, darem pouca ou nenhuma atenção para a câmera, demonstra que sua presença já está longe de ser propriamente uma novidade, incorpo

Filme do Dia: Paulicéia (1978), Flavio del Carlo

Imagem
aulicéia (Brasil, 1978). Direção: Flávio del Carlo. Rot. Original: Dagomir Marquesi. Fotografia: Concordio Matarazzo. Montagem: Máximo Barro. História de São Paulo é contada de uma perspectiva progressista, embora dada a sua acelerada panorâmica, na maior parte dos exemplos citados em relação aos séculos iniciais da futura metrópole, pouco existe do teor crítico, que vai se tornando crescente. Faz uso basicamente de fotos fixas e animações que interagem com as mesmas, buscando provocar um efeito humorístico.   Talvez seu melhor momento, inclusive humorístico, advenha menos do uso da animação, em traços básicos e soluções as vezes pouco inspiradas e repetitivas (como o uso da tela de tv na marcação da passagem das décadas, a partir dos anos 1950) que o da voz over comemorando o final da ditadura...de Getúlio! Essa tirada e fotos de manifestações contra o regime militar então vigente, também representado aqui por fotos de alguns de seus líderes era a liberdade possível em tempos d