Postagens

Filme do Dia: As Aventuras de um Paraíba (1982), Marco Altberg

Imagem
A s Aventuras de um Paraíba (Brasil, 1982). Direção: Marco Altberg. Rot. Original: Antonio Calmon & José Gonçalves do Nascimento, a partir do argumento do último. Fotografia: Carlos Egberto Silveira. Música: Dominguinhos, Amilton Godoy & Guadalupe. Montagem: Raimundo Higino. Dir. de arte: Carlos Assunção & Clovis Bueno. Figurinos: Clovis Bueno. Com: Caíque Ferreira,  Lourival Félix,  Cláudia Ohana, Tamara Taxman, Paulo Villaça, Paulão, Íris Bruzzi, Guará Rodrigues. Zé (Ferreira), retirante nordestino recém-chegado ao Rio, é acolhido pelo amigo Zé Preto (Félix). Porém, logo o destino os apartará. Enquanto Zé passa a ganhar a vida a partir do sexo e amizades, sobretudo com uma namorada de classe média, Débora (Taxman), Zé Preto envereda pelo mundo do crime. Mesmo se tornando uma figura inserida em meio a zona sul carioca, e vivendo uma relação aberta com Débora, Zé jamais esquece a cega Branca (Ohana), que salvou de ser atropelada e é vítima de Miguel (Villaça), polici

The Film Handbook#160: Alan Parker

Imagem
Alan Parker Nascimento : 14/02/1944, Londres, Inglaterra Carreira (como realizador): 1974 - Apesar de óbvio, nunca é demais dizer que os filmes de Alan Parker traem suas origens na publicidade para a TV e o cinema. O estilo tende a dominar o conteúdo, com a lógica do enredo, as personagens e a consistência moral fragilizadas diante dos fáceis efeitos emocionais. Um crítico sem rodeios da tradição britânica de realismo comportado e cinza, Parker realizou sua estreia em longa-metragem com o inócuo e eminentemente digno de esquecimento Bugsy Malone: Quando as Metralhadoras Cospem / Bugsy Malone , no qual crianças em trajes dos anos 30 alegremente disparam armas munidas de sorvetes umas contra as outras. Mais sério, o roteirizado por Oliver Stone O Expresso da Meia-Noite / Midnight Express > 1  retrata as horrendas e brutais atribulações sofridas por um traficante de drogas americano em uma prisão turca: o ritmo e iluminação de sua cinematografia destacavam-no como um técnico s

Filme do Dia: Underground (1976), Emile de Antonio, Haskell Wexler & Mary Lampson

Imagem
U nderground (EUA, 1976). Direção: Emile de Antonio, Haskell Wexller & Mary Lampson. Fotografia: Haskell Wexler. Montagem: Mary Lampson. Documentário no qual se escuta integrantes do Weather Underground, organização radical de esquerda que havia praticado vários atentados (e também tema do posterior The Weather Underground , que faz uso de material aqui também utilizado e de imagens dele próprio). Mais entrevistos que efetivamente vistos, embora se credite seus nomes, pois ainda em situação ilegal, eles contam sobre suas trajetórias, sendo essas narrativas entremeadas por uma relativamente rica presença de imagens que se referem ao que está sendo tematizado. Se o ambiente da sala, de onde o grupo não sai, pode se assemelhar a alguns dos mais aborrecidos filmes do Grupo Dziga Vertov (como é o caso, principalmente, de Um Filme como os Outros , onde as intervenções autorais parecem se subsumir, como aqui,  à fala dos depoentes ), a presença das imagens de arquivo vem se contrap

Filme do Dia: Let There Be Light (1946), John Huston

Imagem
L et There Be Light (EUA, 1946). Direção: John Huston. Podridão. Original: John Houston & Carlos Kaufman. Fotografia: Stanley Cortez, John Doran, Lloyd Fromm, Joe Jackman & Jorge Smith.  Música: Dimitri Tiomkin. A suntuosidade de seu estilo visual, marcado por elegantes e fluidos movimentos de câmera muito dificilmente entra em acordo com o que uma cartela inicial afirma sobre nada ser encenado nesse documentário sobre vítimas de traumas psicológicos da Segunda Guerra Mundial que, segundo o próprio Huston , jamais teria exibição pública. Muito menos ainda quando apresenta “flagrantes” dos incômodos sonhos noturnos que acompanham os soldados internos no hospital.  As sessões de verdadeiros interrogatórios diante de ao menos duas câmeras (pois é utilizado um sistema de plano-contraplano) que se sucedem com os soldados certamente não parecerão um primor em termos de abordagem do universo sensível dos mesmos – um soldado negro chora, levanta-se e diz que não se encontra em

Filme do Dia: Arroz Amargo (1949), Giuseppe De Santis

Imagem
A rroz Amargo ( Riso Amaro , Itália, 1949). Direção: Giuseppe De Santis. Rot. Original: Corrado Alvaro, Carlo Lizzani, Carlo Musso, Ivo Perilli, Giani Puccini & Giuseppe De Santis. Fotografia: Otello Martelli. Música: Goffredo Petrassi. Montagem: Gabriele Varriale. Dir. de arte: Carlo Egidi. Figurinos: Anna Gobbi. Com: Vittorio Gassman, Doris Dowling, Silvana Mangano, Raf Vallone, Checco Rissone, Nico Pepe, Adriana Sivieri, Lia Corelli. Quando um grupo de mulheres parte para a colheita sazonal do arroz, o meliante e foragido da polícia Walter (Gassman) consegue despistar à polícia e fugir com sua comparsa e amante, Francesca (Dowling), com um colar roubado. A ação dos dois, no entanto é observada por Silvana (Mangano), que se aproxima de Franscesca e chega a surrupiar o seu colar. O soldado Marco (Vallone), interessado pelo amor de Silvana, a repreende por se intrometer na vida de Francesca. Silvana lhe devolve o colar e se torna próxima de Franscesca que, no entanto, percebe

Filme do Dia: Esperando Gordão (2015), Thiago B. Mendonça

Imagem
E sperando Gordão (Brasil, 2015). Direção: Thiago B. Mendonça. Fotografia: André Moncaio. Dir. de arte: Bira Nogueira & Cris Pereira. Com: Alex Rocha, Ieltxu Martinez Ortueta & Renan Rovida. Uma versão de Beckett trasladada para uma tríplice crucifixação em uma comunidade brasileira. Tudo apresentado em um único cenário estilizado com branco neutro ao fundo e através, aparentemente ao menos, de plano único. 9 minutos.

Filme do Dia: A Queda (1962), Kon Ichikawa

Imagem
A  Queda ( Hakai , Japão, 1962). Direção: Kon Ichikawa. Rot. Adaptado: Natto Wada, a partir do romance de Tôson Shimazaki. Fotografia: Kazuo Miyagawa. Música: Yasushi Akutagawa. Dir. de arte: Yoshinobu Nishioka. Com: Raizô Ichikawa, Rentarô Mikuni, Shiho Fujimura, Eiji Funakoshi, Keiko Kishida, Ganjiro Nakamura, Seiji Miyaguchi, Hiroyuke Nagato. Yoshi Katô, Haruko Sugimura. Segawa Ushimatsu (Ichikawa) se torna órfão de pai, quando da súbita morte desse após enfrentar um touro. Seu tio (Katô)  lhe aconselha fortemente a esconder-se e fazer parte  de uma família de burakumins , segmento social tido como impuro por tradicionalmente ter exercido profissões impopulares. Ushimatsu é ávido leitor de Inoko Rentaro, escritor e defensor dos direitos dos burakumins, a quem conhece pessoalmente. Segawa possui forte atração por Oshiho (Fujimura), filha de um professor alcóolatra caído em desgraça.  Segawa se torna professor primário. Aos poucos, fortes boatos se espalham a respeito dele se