Postagens

Filme do Dia: El Hijo del Crack (1953), Leopoldo Torres Ríos & Leopoldo Torre Nilsson

Imagem
El Hijo del Crack (Argentina, 1953). Direção: Leopoldo Torres Ríos & Leopoldo Torre Nilsson. Rot. Original: Leopoldo Torres Ríos, Leopoldo Torre Nilsson & Rafael Garcia Ibañez. Fotografia: Enrique Wallifisch. Música: Alberto Gnecco & José Rodríguez Faure. Montagem: Rosalino Caterbeti. Com: Armando Bo, Óscar Rovito, Miriam Sucre, Francisco Pablo Donadio, Pedro Laxalt, Héctor Armendáriz, Alberto Rinaldi, Roland Dumas. Em vias de se aposentar, o ídolo do futebol Balazo (Bo), acaba sendo demovido da ideia pelo amado filho, Mario (Rovito), que chega a deixar na casa da ex-esposa, Maria del Carmen (Sucre). Seu retorno, no entanto, provoca-lhe a morte. Essa pérola da pieguice na forma como retrata o amor entre pai e filho apresenta ainda cenas de futebol constrangedoramente amadoras para fazerem crer serem parte de jogos de times de grande destaque no cenário nacional – nas cenas apresentadas em planos mais próximos, de fato, os jogadores parecem vir do nada e se dirigire

Filme do Dia: Banditi a Orgosolo (1961), Vittorio De Seta

Imagem
Banditi a Orgosolo (Itália, 1961). Direção: Vittorio De Seta. Rot. Original: Vittorio De Seta & Vera Gherarducci. Fotografia: Vittorio De Seta, Marcello Gallinelli & Luciano Tovoli. Música: Valentino Bucci. Montagem: Jolanda Benvenuti. Figurinos: Marilú Carteny. Com: Michele Cossu, Pepeddu Cossu, Vittorina Pisano. Pastor de ovelhas que vive numa pobre região da Sardenha chamada Orgosolo, Michele (Michele Cossu) sofre uma reviravolta na sua vida quando um grupo de criminosos se hospeda temporariamente em sua choupana com um bando de porcos roubados. Com a polícia em seu encalço, Michele prefere partir com o irmão mais novo, Pepeddu (Pepeddu Cossu) para um outro local carregando seu rebanho. Quando se encontram próximos de lá chegar, o irmão começa a passar mal e o rebanho todo não aguenta a sacrificada trajetória. Michele retorna a cidade e sabe que a sua situação é crítica, pois além da polícia, ele deve pagar o que empenhou no rebanho ou perderá a própria casa. Desesp

Filme do Dia: Relatório de um Homem Casado (1974), Flávio Tambellini

Imagem
Relatório de um Homem Casado (Brasil, 1974). Direção: Flávio Tambellini. Rot. Adaptado: Flávio Tambellini & Rubem Fonseca, a partir do conto O Relatório de Carlos , de Fonseca. Fotografia: Fernando Amaral & Carlos Egberto. Música: Luiz Eça. Montagem: Leon Cassidy. Com: Nery Vitor, Françoise Forton, José Lewgoy, Cláudia Fontenele, Fábio Sabag, Paulo César Pereio, Otávio Augusto, Haydée Miranda, Fernando Amaral, Lícia Magna. Carlos (Vitor), advogado bem sucedido, é um homem casado que leva um vida relativamente normal com a esposa, até que é procurado por uma jovem, Norma (Forton), que ao ganhar sua causa, convida-o para almoçar e passam a viver um tórrido relacionamento. Ela o abandona a partir do momento que ele não se separa da esposa, e vai viver com um rico homem na Bahia. Ele entra em crise, buscando outras amantes e até prostituas, sem conseguir se satisfazer. Busca os conselhos de seu amigo e colega de escritório (Augusto), que afirma que ela voltará para ele em

Filme do Dia: Constantino (2011), Otávio Cury

Imagem
Constantino (Brasil/Irã/Líbano/Turquia/Síria, 2011). Direção e Rot. Original: Otávio Cury. Fotografia: Raquel Burst & Otávio Cury. Numa viagem da família a Damasco, em pleno setembro de 2001, o realizador se depara com um livro com as obras completas de seu bisavô, figura renomada no mundo das artes e da religião ao final do século XIX. A partir daí passa a investigar sobre o seu bisavô e avô, traduzindo para o português as obras de Daud Constantino Al-Khoury. Prejudicado pela forma conscientemente atravessada e confusa com que constrói sua narrativa, entremeando tempos e acontecimentos, o filme se torna uma aborrecida e auto-complacente incursão a algo que não parece representar nada nem mesmo para o próprio realizador, quanto mais ao espectador. Reúne desde as imagens filmadas pelos percursos traçados por Cury e algumas entrevistas,  evidentemente pela própria equipe, até em menor escala fotos fixas, imagens de arquivo e encenações de trechos de peças de Khoury que tampo

The Film Handbook#66: Ernst Lubitsch

Imagem
Ernst Lubitsch Nascimento : 28/01/1892, Berlim, Alemanha Morte : 29/11/1947, Hollywood, C a lifórnia, EUA Carreira  (como diretor): 1914-47 Muito elogiado pela aparência de uma inteligente sofisticação européia que trouxe aos musicais e comédias americanas, Ernst Lubitsch se tornou uma força de destaque em Hollywood durante os anos 30. É digno de ser questionado, no entanto, que os filmes dessa década, louvados como apresentando os melhores exemplos do "toque de Lubitsch" sejam, em última instância, rasos em seu cinismo e alusões sutis, enquanto que sua obra posterior, frequentemente observados como relativamente inferiores, exibem uma maior pungência. Na Alemanha Lubitsch deixou de atuar para Max Reinhardt para dirigir ele próprio vários curtas de comédia pastelão como um herói chaplinesco. Em 1918 iniciou uma série de longas que ofereciam evidências de um talento mais ambicioso, combinando comédias românticas destacando intrigas íntimas com dramas históricos ext

charge

Imagem

Filme do Dia: Ettore Fieramosca (1938), Alessandro Blasetti

Imagem
Ettore Fieramosca (Itália, 1938). Direção: Alessandro Blasetti. Rot. Adaptado: Alessandro Blasetti, Cesare Ludovici, Augusto Mazzetti & Vittorio Nino Novarese, baseado no romance de Massimi D’Azeglio. Fotografia: Mario Albertelli & Václav Vich. Música: Alessandro Cicognini. Montagem: Alessandro Blasetti & Ignazio Ferronetti. Dir. de arte: Guisseppe Porcheddu, Ottavio Scotti & Umberto Torri. Cenografia: Mario Vucefich. Figurinos: Marina Arcangeli & Vittorio Nino Novarese. Com: Gino Cervi, Mario Ferrari, Elisa Cegani, Osvaldo Valenti, Lamberto Picasso, Corrado Racca, Clara Calamai, Umberto Sacripante. 1500. O sul da Itália se encontra dominado por espanhóis. Um exército francês liderado por Graiano d’Asti (Ferrari) procura dominar a região. Um dos franceses, Guy de la Motte (Valenti) põe em xeque a bravura dos soldados italianos e é convidado para uma peleja por Ettore Fieramosca (Cervi), o mais destemido dos combatentes de sangue italiano, que despertou a pa