Postagens

Filme do Dia: Meu Melhor Inimigo (1999), Werner Herzog

Imagem
  M eu Melhor Inimigo ( Mein Liebster Feind , Alemanha/Reino Unido/Finlândia/EUA, 1999). Direção: Werner Herzog. Fotografia: Peter Zeitlinger. Música: Popul Vuh. Montagem: Joe Bini. Documentário no qual Herzog traça sua relação de amor e ódio com o ator Klaus Kinski, que vivenciou o protagonista de cinco filmes seus, desde quando dividiu um quarto de hotel com ele ainda na adolescência até decidir que jamais voltaria a trabalhar com o ator, após Cobra Verde (1987). O cineasta revisita alguns dos locais mais intensos de sua relação turbulenta com o temperamental Kinski, que por vezes coincidem com alguns dos mais belos momentos da própria filmografia do cineasta – caso da notável seqüência inicial repleta de vapor e mistério, nas ruínas de Machu Pichu de Aguirre, a Ira de Deus (1972), primeira colaboração entre ambos. Conta ainda com depoimentos de parceiras de interpretação de Kinski como as atrizes Claudia Cardinale e Eva Mattes, do coadjuvante Justo González, que expõe a cicatriz

O Dicionário Biográfico de Cinema#251: Lon Chaney

Imagem
Lon Chaney   (Alonso Chaney) (1883-1930), n. Colorado Springs, Colorado C haney possui a doçura, a lentidão silenciosa de um mágico no momento de revelar uma transformação, para evitar qualquer indício de truque e deixar tudo a cargo da imaginação poética. Não há um intérprete da tela que ilustre tanto o fascínio das plateias pela promessa e ameaça de metamorfose. Por que vamos ao cinema, sentar-nos no escuro diante de fantasias opressivas que parecem reais? Para participar destes movimentos plásticos, para mudar nossas próprias vidas, e para encorajar uma noção profundamente espiritual de nossa identidade flexível. A esperança cresce no exercício da fantasia. O cinema tem sempre dependido do momento que a criação nas telas e o espectador começam a participar um do outro. Quem incorpora este potencial melhor que o ator conhecido como "o homem das mil faces"? Esta descrição é não apenas a ostentação de uma caixa de maquiagem versátil, mas um dos convites mais atraentes ao públ

Filme do Dia: Vampiros da Meia Noite (1927), Tod Browning

Imagem
  V ampiros da Meia Noite ( London After Midnight , EUA, 1927). Direção: Tod Browning. Rot. Adaptado: Waldemar Young & Joseph  Farnham, baseado no conto  The Hypnotist , de Browning. Fotografia: Merritt B. Gertstad & Errol Taggart.  Com: Lon Chaney , Marceline Day, Henry B. Walthall, Percy Williams, Conrad Nagel, Polly Moran, Edna Tichenor, Claude King. Após o aparente suicídio de Lord Roger Balfour (King), o Professor Edward C. Burke (Chaney), passa a comandar uma investigação que não acredita na hipótese de suicídio, afirmando que o principal culpado é justamente o sobrinho de Balfour, Arthur Hibbs (Nagel), atual pretendente da filha de Roger, Lucille (Day). Cinco anos depois, todos se tornam confusos com a aparição de dois “vampiros” em uma casa abandonada próxima.  Edward Burke se compromete em descobrir o verdadeiro culpado, fazendo valer de suas artes de hipnotismo. O enredo rocambolesco e cheio de suspeitas, seguindo o estilo Agatha Christie em que todos podem ser culpa

Filme do Dia: Sargento Getúlio (1983), Hermano Penna

Imagem
  S arge nto Getúlio (Brasil, 1983). Direção: Hermano Penna. Rot. Adaptado: Hermano Penna & Flávio Porto, baseado no romance de João Ubaldo Ribeiro. Fotografia: Walter Carvalho. Montagem: Laércio Silva. Música: José Luiz Penna. Figurinos: Percival Rorato.  Com: Lima Duarte, Orlando Vieira, Inez Maciel, Flávio Portho, Fernando Bezerra, Antônio Leite, Amaral Cavalcanti, Marieta Fontes. No sertão nordestino, década de 40, Sargento Getúlio (Duarte) é um “cabra” sempre disposto a cumprir as ordens do patrão. No caso em questão, trata-se de dar um fim em um oposicionista importuno ao coronel. Junto com ele e a vítima encontra-se o motorista (Vieira). Porém a série de sevícias que realiza acaba sendo comprometida após ordens de que o homem deve ser levado com vida de Paulo Afonso à Aracuju. O alívio do infeliz encontra-se ainda longe de ocorrer, no sentido de que Getúlio irá fazer de tudo para espezinhá-lo, desde rebocá-lo a pé com o carro até arrancar dois dentes seus sem anestesia. Ap

Filme do Dia: Ensopado de Coelho (1941), Tex Avery

Imagem
  E nsopado de Coelho ( All This Rabbit Stew, EUA, 1941). Direção: Tex Avery. Rot. Original: David Monahan. Música: Carl W. Stalling. Montagem: Treg Brown. Um garoto negro procura a todo custo caçar Pernalonga. Porém, esse evidentemente utiliza todas as suas artimanhas, inclusive se mover juntamente com o buraco de sua toca ou confundir o rapaz tomando um urso por ele em uma caverna. Apenas um ano após sua estréia e ainda com traços diferenciados – e talvez mais interessantes e bem definidos – do que se tornará seu auge, por volta de meados da década, Pernalonga protagoniza esse que é o único dos 11 curtas hoje censurados de qualquer lançamento oficial ou exibição em TV por conta do evidente racismo com que descreve a preguiça malemolente e os traços do garoto negro (Black Elmer). O momento mais hilário, sem dúvida alguma, é o qual não apenas Black Elmer e Pernalonga, mas o próprio urso respira aliviado de terem fugido da toca do mesmo.

Filme do Dia: The News Magazine of Screen, Vol. 2, n. 6 (1952)

Imagem
  T he News Magazine of Screen, Vol. 2, n.6  (EUA, 1952). A campanha do General Eisenhower pelo Partido Republicano. Uma nevasca de proporções gigantescas ocorre na Califórnia. Um trem, com 220 passageiros fica preso em meio à nevasca e um trem de apoio, com locomotiva munida de limpa-neve, e enfermeiras parte em seu socorro. É lembrado que no século XIX uma situação similar ocorreu, mas as locomotivas não eram diesel e muitos morreram no frio. Depois dos passageiros serem socorridos – observa-se uma senhora sorridente sendo levada em uma maca-trenó – e se registrar que nenhum teve danos graves, afirma-se que se levou ainda dois dias para se conseguir desimpedir o comboio férreo, que foi rebocado. Aos 77 anos, Winston Churchill, primeiro-ministro britânico é recepcionado em Nova York, chegando a bordo do Queen Mary. Sua chegada de avião em Washington e recepção pelo presidente americano Truman; numa visita a uma galeria se observa Churchill mordiscando um de seus inseparáveis charuto

Filme do Dia: Dois na Gangorra (1962), Robert Wise

Imagem
  D ois na Gangorra ( Two for the Seesaw , EUA, 1962). Direção Robert Wise. Rot. Adaptado Isobel Lennart, a partir da peça de William Gibson. Fotografia Ted D. McCord. Música André Previn. Montagem Stuart Gilmore. Dir. de arte Boris Leven. Cenografia Edward G. Boyle. Guarda Roupa Bert Henrikson. Com Robert Mitchum , Shirley MacLaine, Edmon Ryan, Elisabeth Fraser, Eddie Firestone, Billy Gray. Jerry Ryan (Mitchum), advogado do Nebraska, recém-separado, viaja para Nova York, onde tenta estabelecer uma relação romântica com a aspirante à dançarina, Gittel Mosca (MacLaine), que conheceu em uma festa de amigos em comum. Enquanto consegue um emprego na cidade, Jerry ao mesmo tempo ajuda Gittel a ter seu ateliê para aulas de dança. Em meio aos planos de viverem juntos, Gittel descobre Jerry ter sonegado sobre o divórcio da esposa, concretizado duas semanas antes, e sobre o qual ainda se encontra emocionalmente dividido, como honestamente confirma a ela. Uma nova tempestade ocorre ent