Postagens

Filme do Dia: O Espantalho (1920), Edward F. Cline & Buster Keaton

Imagem
  O Espantalho ( The Scarecrow , EUA, 1920). Direção e Rot. Original: Edward F. Cline & Buster Keaton. Fotografia: Elgin Lessley. Com: Buster Keaton, Edward F. Cline, Joe Keaton, Joe Roberts, Sybil Seely, Al St. John. Dois trabalhadores agrícolas (Keaton e Roberts) que dividem uma criativa casa de único cômodo disputam a atenção da filha (Seely) do fazendeiro (Joe Keaton). Coolaborativos qundo se encontram nas rotinas domésticas, a situação muda de figura quando avistam a filha do fazendeiro. A energia física dispensada aos curtas que Keaton estrelava no período é impressionante e antecipam, de certo modo, situações que se tornariam a marca registrada do universo de animação, como o da série Looney Tunes . Aqui, boa parte do início do curta se detém em apresentar a praticidade da residência humilde mais “funcional” dos trabalhadores, numa evocação de modernidade habitualmente dispensada a ambientes burgueses (como em Meu Tio , de Tati) ou futuristas mas sempre urbanos como não

O Dicionário Biográfico de Cinema#236: Garry Marshall

Imagem
  Garry Marshall (Marscharelli), n. N. York, 1936* 1 982: Young Doctors in Love  [ Médicos Loucos e Apaixonados ]. 1984: The Flamingo Kid  [ Jogo da Vida ]. 1986: Nothing in Common  [ Nada em Comum ]. 1987: Overboard  [ Um Salto para a Felicidade ]. 1989: Beaches  [ Amigas para Sempre ]. 1990: Pretty Woman  [ Uma Linda Mulher ]. 1991: Frankie and Johnnie . 1994: Exit to Eden [ O Amor é uma Grande Fantasia ]. 1996: Dear God [ Deus nos Acuda! ]. 1999: The Other Sister [ Simples como Amar ]; Runaway Bride [ Noiva em Fuga ]. 2001: The Princess Diaries [ O Diário da Princesa ]. 2004: Raising Helen  [ Um Presente para Helen ]; The Princess Diaries 2: Royal Engagement  [ O Diário da Princesa 2: Casamento Real . 2007: Georgia Rule [ Ela é a Poderosa ]. 2010: Valentine's Day [ Idas e Vindas do Amor ]. 2011: New Year's Eve  [ Noite de Ano Novo ]. 2013: Wendy  (TV).** M arshall é um diretor bem irregular: O Amor é uma Grande Fantasia  é uma bagunça. Nada em Comum não funciona como deveria

Filme do Dia: How Wings are Attached to the Back of Angels (1996), Craig Welch

Imagem
  How Wings are Attached to the Back of Angels (Canadá, 1996).  Direção: Craig Welch. Fotografia: Robin L.P. Bain, Brian Duchscherer, Pierre Landry, Linda Pelley & Susan Trow. Música: Normand Roger. O que mais impressiona nesse desenho é menos sua narrativa pouco convencional e destituída de diálogos sobre um cientista louco que possui como obsessão pensar o mecanismo que faz com que existam asas em um anjo ao qual se refere o título do que o traço original, inspirado no design gráfico do final do século XIX e idos do século XX, e a não menos original mescla de técnicas para criar essa pérola do  nonsense  que não se escusa em tocar em pontos igualmente pouco convencionais no universo da animação como morte e sexo. Mistura stop motion e ação ao vivo a partir da musa que encanta o cientista com técnicas de animação que exemplilficam uma lógica de mecanismos tão meticulosa quanto o próprio cérebro de seu criador, não apenas do universo da ficção como da própria animação.  Esse último

Filme do Dia: Era Uma Vez em Nova York (2013), James Gray

Imagem
  E ra Uma Vez em Nova York ( The Immigrant , EUA, 2013). Direção: James Gray. Rot. Original: James Gray & Ric Menello. Fotografia:  Darius Khondji. Música: Christopher Spelman. Montagem: John Axelrad & Kayla Emter. Dir. de arte:  Happy Massee & Pete Zumba. Cenografia: David Schlesinger. Figurinos: Patricia Norris. Com: Marion Cotillard, Joaquin Phoenix, Jeremy Renner, Dagmara  Dominczky, Jicki Schnee, Elena Solovey, Maja Wampuszyc, Angela Sarafyan. Em 1921, Ewa Cybulska (Cotillard) chega a Nova York com a irmã Magda (Sarafyan). Quando passam pela triagem na ilha de Ellis, Magda é detida por tuberculose. Ewa se vê premida a fazer um acordo que a leva a Bruno Weiss (Phoenix), cafetão que lentamente a introduz no mundo do vaudeville e da prostituição. Ewa, objeto não apenas do desejo como do afeto de Bruno, também desperta a atenção de seu primo, Emil (Renner), que realiza números de magia. Os primos não se entendem e, num acesso de fúria, Bruno interrompe uma apresentação

Filme do Dia: Donald's Cousin Gus (1939), Jack King

Imagem
  D onald’s Cousin Gus (EUA, 1939). Direção: Jack King. Rot. Original: Carl Barks, Jack Hannah & Harry Reeves. Música: Oliver Wallace. O primo Gus visita Donald com a recomendação de que é seu parente e come moderadamente. Rapidamente ele demonstra ser o oposto e um festival de glutonaria é demonstrado diante do dono da casa. De início, levando no bom humor a forma criativa que ele dá aos alimentos, logo se impaciente com seus excessos e consegue se livrar dele. Gus (no Brasil, Gansolino), uma típica representação um tanto caricata do tipo não citadino, caipira, como pode ser percebido nos trajes, e até mesmo no nome, faz sua estreia e única aparição no universo dos curtas para o cinema aqui, nessa animação que teve o privilégio de ser co-escrita (e teve provavelmente os seus personagens fisicamente idealizados) pelo gênio de Barks. Percebe-se o apuro dos traços e dos detalhes em relação ao que será o padrão da animação de consumo rápído que será produzida nas décadas seguintes

Filme do Dia: Buy Your Own Cherries (1904), Robert W. Paul

Imagem
  B uy Your Own Cherries (Reino Unido, 1904). Direção: Robert W. Paul. Homem de roupas andrajosas interrompe os galanteios entre a dona de um bar e um cliente grã-fino a quem ela mima pondo cerejas recém-compradas em sua boca. Quando o homem tenta se apoderar de uma é convidado a sair do estabelecimento. Ao chegar em casa, briga e estapeia a mulher. As crianças, escondidas embaixo da mesa, ficam com o pão que ele joga. Ao sair de casa é abordado por um pastor defronte a uma igreja que o faz mudar de atitude perante a vida. Recusando voltar ao bar, ele vai trabalhar e retorna para casa trazendo mimos para suas crianças e esposa, tratando – e sendo tratado – por todos de forma digna. Ainda mais que A Drunkard’s Reformation (1909), de Griffith, a conversão aqui soa demasiado rápida para soar crível. Apresenta uns 7 ou 8 quadros, em alguns deles existindo uma correlação direta de espaços adjacentes, na maior parte não. Se o espectador pode inicialmente apontar numa situação envolvendo

Filme do Dia: Um Lugar Bem Longe Daqui (2022), Olivia Newman

Imagem
  U m Lugar Bem Longe Daqui ( Where the Crawdads Sing , EUA, 2022). Direção Olivia Newman. Rot. Adaptado Lucy Alibar, a partir do romance de Delia Owens. Fotografia Polly Morgan. Música Mychael Danna. Montagem Alan Edward Bell. Dir. de arte Sue Chan & Kirby Feagan. Cenografia Alice Baker. Figurinos Mirren Gordon-Crozier. Com Daisy Edgar-Jones, Taylor John Smith, Harris Dickinson, David Strathairn, Michael Hyatt, Sterling Macer Jr., Logan Macrae, Bill Kelly, Ahna O’Reilly, Garrett Dillahunt, Jojo Regina, Luke David Blumm. Anos 1960. Kya (Regina) é uma criança vivendo em um brejo nos arredores de uma pequena cidade da Carolina do Norte, em uma família disfuncional, cujo pai (Dillahunt) agride a todos, sobretudo   a mãe da garota (O’Reilly). Sua mãe foge e aos poucos todos os irmãos também saem. Sobra Kya e o pai, do qual tenta sempre se evadir, para evitar agressões. O próprio pai também desaparece e resta ela, ainda criança, bancar sua própria sobrevivência. Quando moç