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Filme do Dia: As Viagens de Gulliver (1939), Dave Fleischer

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A s Viagens de Gulliver ( Gulliver’s Travels , EUA, 1939). Direção: Dave Fleischer. Rot. Adaptado: Dan Gordon, Cal Howard, Tedd Pierce, Izzy Sparber & Edmond Seward, a partir do romance de Jonathan Swift. Fotografia: Charles Schettler. Música: Victor Young. Um homem procura refúgio de seu navio que afundou em uma ilha. É noite. Um jovem caminha distraidamente pela costa descobre esse enorme gigante deitado sobre a areia e corre desesperado para tentar avisar a todos do reino de Lilliput, porém não o consegue rapidamente, pois todos os corações e mentes se encontram voltados para o casamento da filha do rei de Liliput com o filho do reino rival, Blefiscu que, indignado pela decisão da canção de seu reino não ser a escolhida, decide entrar em guerra contra Lilliput. Quando finalmente o jovem é ouvido, todos os esforços dos lilliputianos se voltam para encontrar o gigante e posteriormente aprisioná-lo e carregá-lo até as imediações do palácio real. Quando o gigante Gulliver acor

Filme do Dia: A Raposa Má (2017), Patrick Imbert & Benjamin Renner

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A   Raposa Má ( Le Grand Méchant Renard , França/Bélgica, 2017). Direção: Patrick Imbert & Benjamin Renner. Rot. Adaptado: Benjamin Renner & Jean Regnaud, a partir das histórias em quadrinhos Le Grand Méchant Renard e Um Bébé à Livrer , de Renner. Música: Robert Marcel Lepage. Montagem: Benjamin Massoubre. Talvez o maior trunfo desse longa de animação seja, de um modo geral, conseguir o difícil equilíbrio entre se apresentar como inteligente ao universo adulto, ao mesmo tempo que cativante para as crianças de tenra idade, público ao qual parece ser prioritariamente dirigido. Talvez soe menos feliz o batido recurso da apresentação teatral para cada um dos três episódios de que é composto, à guisa de unir narrativas distintas no universo dos quadrinhos do qual se originou. No primeiro conto, uma bebê precisa ser entregue em casa, pois foi encontrada na floresta e temporariamente adotada por três animais, um coelho, um porco   e um pato. No segundo, a raposa pretensamente

Filme do Dia: Foney Fables (1942), Friz Freleng

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F oney Fables (EUA, 1942). Direção: Friz Freleng. Rot. Original: Michael Maltese. Música: Carl W. Stalling. Montagem: Treg Brown. Uma paródia concentrada de diversas fábulas, boa parte delas com a habitual ironia que se contrapõe ao tom infinitamente mais adocicado que Disney as visualizaria, sendo que em vários casos já o havia visualizado ( João e o Pé de Feijão ) e outras viria a fazê-lo ( A Bela Adormecida ). Como em outras produções do gênero, as páginas do livro demarcam a passagem de um trecho – bastante reduzido – de um conto, assim como, ao mesmo tempo, e de forma mais clássica e menos anárquica, evidenciam o caráter de fabulação do próprio desenho-animado. E, como seria ainda mais enfatizado por Avery, boa parte do humor ou pretensão ao mesmo advém da mescla entre os elementos mágicos e desistoricizados dos contos de fadas e situações típicas do mundo moderno, como o gênio que se recusa a sair da lâmpada por se encontrar de greve. Não faltam referências ao esforço d

Filme do Dia: The Miraculous Bell (1949), Valentina Brumberg & Zinaida Brumberg

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T he Miraculous Bell ( Chudesnyy Kolokolchik , União Soviética, 1949). Direção: Valentina Brumberg & Zinaida Brumberg. Rot. Adaptado: Nikolai Erdman & Maro Yerzinkyan, a partir dos poemas de Inna Filimonova. Fotografia: Nikolai Voinov. Música: Viktor Oranski. Dir. de arte: Syuzanna   Byalkovskaya & Anatoliy Sazonov. Masha é uma pequena garota explorada por sua preguiçosa madrasta e a filha dessa, Lusha. Após uma situação de briga com ambas, seu velho pai vai deixa-la na floresta. Ela passa a habitar a cabana de um urso, fazendo amizade com um ratinho. Quando o urso chega e observa o quanto ela havia arrumado a casa, dá-lhe uma chance de sobreviver. Ele a comerá se conseguir, vendado, encontra-la com o sininho. O ratinho a ajuda escapar das garras do urso, que se torna seu defensor. O pai vai busca-la após um tempo e encontra uma quantidade enorme de algodão, um novo vestido e três cavalos e uma carruagem, que foram um presente do urso para Masha. Enciumada, sua madras

Filme do Dia: Burden of Dreams (1982), Les Blank

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B urden of Dreams (EUA, 1982). Direção e Fotografia: Les Blank. Montagem: Maureen Gosling. Blank acomapanha o acidentado processo de filmagem de Fitzcarraldo , de Werner Herzog , entre 1979 e 1982. O abandono de Jason Robards e Mick Jagger no meio da produção, dos financiadores, a interação complexa com outras culturas, indígenas, dificuldades operacionais e conflitos com grupos que representam comunidades indígenas que disseminam fofocas sobre o real objetivo da equipe de produção e, como golpe de misericórdia, a tentativa de fazer o barco subir a montanha, metáfora que Herzog acha imprescindível para seu filme. Para buscá-la ele não declina em por a risco dezenas de nativos que trabalham para ele no filme, assim como sua própria segurança pessoal, de parte do elenco e da equipe técnica. Talvez as imagens mais impressionantes de todo o filme sejam as filmadas no barco praticamente a deriva se chocando contra a margem do rio de mais forte corredeira. O filme todo busca seguir

Filme do Dia: Hollywoodismo (1998), Simcha Jacobovici & Stuart Samuels

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H ollywoodismo ( Hollywoodism: Jews, Movies, and the American Dream , Canadá, 1998). Direção: Simcha  Jacobovici & Stuart Samuels. Rot. Adaptado:  Neal Gabler & Simcha Jacobovici, baseado no livro An Empire of Their Own: How the Jews Invented  Hollywood. Primorosa reconstituição da influência dos judeus no surgimento de um dos   mais avassaladores símbolos da culturas de massa de nossos tempos: Hollywood. Expulsos pelos pogroms das nações do Leste Europeu, como a União Soviética, estes judeus seguiram três rumos: permaneceram em seus países, afiliando-se em partidos como o comunista e representando uma fonte de resistência aos regimes no poder; partiram para Israel ou seguiram para uma terra que se acreditava ainda mais promissora: os EUA. A maioria desenganou-se rapidamente, quando passou a viver em condições de miserabilidade das grandes cidades. Um grupo de comerciantes se interessou pela então emergente indústria cinematográfica. Considerados com   certo desprezo p

The Film Handbook#203: Robert Wise

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Robert Wise Nascimento : 10/09/1914, Winchester, Indiana, EUA Morte : 14/09/2005, Los Angeles, Califórnia, EUA Carreira (como diretor): 1944-2000 Mesmo nunca tendo encontrado um estilo cinematográfico pessoal ou revelado um gosto por qualquer gênero ou tema em especial, Robert Wise realizou uma série de filmes que podem ser descritos enquanto entretenimento acima da média. Ele foi, na verdade, um sólido e consciente artesão e um fluente contador de histórias, afortunadamente livre de grandes pretensões. Wise iniciou sua carreira no cinema em 1933, enquanto assistente de montagem na RKO. No início dos anos 40 já havia  realizado a montagem de produções ambiciosas tais como O Corcunda de Notre-Dame / The Hunchback of Nôtre Dame , e O Homem Que Vendeu a Alma / The Devil and Daniel Webster , de Dieterle , e Cidadão Kane / Citizen Kane  e Soberba / The Magnificent Ambersons , de Welles  (o último remontado na ausência do diretor). Porém foi quando estava trabalhando para Val Lewton