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Filme do Dia: O Porto de Santos (1978), Aloysio Raulino

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O   Porto de Santos (Brasil, 1978). Direção, Rot. Original e Fotografia: Aloysio Raulino. Montagem: José Motta. Se o estrilado nada “naturalista” de sua banda sonora, sua pós-sincronização e os comentários algo atravessados de sua voz over em relação à imagem – como o que comenta que em 1909 houve a maior safra de exportação de café – já prenunciam a habitual leitura irônica de Raulyno em relação à tradição documentária, sua iconoclastia explode de fato próximo da sua metade, quando apresenta um homem se requebrando de modo caricatamente voluptuoso em trajes sumários ao som do grande sucesso de então Amante Latino na voz de Sidney Magall. Tal cena parece antes pular de uma produção do Cinema Marginal. Ao mesmo tempo fica patente sua iconoclastia com o que se esperaria sobre um documentário com o título que possui. Sua proximidade com o Cinema Marginal também se dá pela investigação de rostos similar aquele, como na cena em que sem qualquer sonorização se observa uma jovem a se

Filme do Dia: The Autobiography of a Jeep (1943), Irving Lerner & Joseph Krumgold

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T he Autobiograph of a Jeep (EUA, 1943). Direção: Irving Lerner & Joseph Krumgold. Rot. Original: Joseph Krumgold. Fotografia: Roger Barlow. Música: Gene Fowler Jr. Nesse documentário curto esboça-se uma “autobiografia” do jipe, carro projetado para funções eminentemente militares, dado a sua capacidade de desenvoltura – ressaltada aqui – e pouco conforto. De sua idealização e projeto até celebridades se deslocando nele do mundo do entretenimento (as duplas Abbot & Costello e   o Gordo & o Magro ) ao do poder (Roosevelt e até a Rainha Elizabeth) se acompanha uma narração em “primeira pessoa”. Parte integrante da série Projections of America , que apresenta episódios com estilos bastante distintos (basta comparar esse com The Valley of the Tennessee ), aqui calcado em boa parte em imagens de arquivo. Destaque para o ritmo alucinante de sua montagem. USWI/United Films. 9 minutos e 34 segundos.

Filme do Dia: Beau Ties (1945), Seymour Kneitel

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B eau Ties (EUA, 1945). Direção: Seymour Kneitel. Rot. Original: Carl Meyer & Joe Stultz. Música: Winston Sharples. Dir. de arte: Shane Miller. Bolinha manda à Luluzinha recado de que se encontra de cama adoentado. Essa vai levar comidas para ele e no caminho o encontra com outra garota. Ele está com os olhos vendados e só percebe quando Lulu o derruba com um estilingue, que a outra fugira. Eles vão fazer um piquenique no bosque, mas lá chegando, após a queda de uma árvore, Bolinha tem pesadelos com a submissa vida de casados. Por mais misógina que surja essa previsivelmente onírica visão sobre o casamento, o curta lida com a problemática de gêneros como poucos na animação comercial norte-americana do período e como não se tornaria comum na tentativa de retomada mal sucedida da série nos idos da década de 60, trazendo ainda – como era comum então – uma saborosa referência cinematográfica, no caso aqui a célebre cena da mesa a separar o casal em Cidadão Kane , aqui evocada d

Filme do Dia: A Embriaguez do Sucesso (1957), Alexander Mackendrick

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A   Embriaguez do Sucesso ( The Sweet Smell of Success , EUA, 1957). Direção: Alexander Mackendrick. Rot. Adaptado: Clifford Odets & Ernest Lehman, a partir do conto de Lehman. Fotografia: James Wong Howe. Música: Elmer Bernstein. Montagem: Edward Carrere. Cenografia: Edward G. Boyle. Figurinos: Mary Grant. Com: Tony Curtis, Burt Lancaster, Susan Harrison, Martin Milner, Jeff Donnell, Sam Levene, Joe Frisco, Barbara Nichols. O prestigioso e inescrupuloso colunista social J.J.Hunsecker (Lancaster) busca a ajuda de seu ainda mais inescrupuloso cupincha, Sidney Falco (Curtis), para afastar o músico de jazz, Dallas (Milner), da irmã de J.J., a emocionalmente vulnerável Susan (Harrison). Esse planta uma calúnia a respeito de Dallas fazer uso de maconha e ser comunista, a partir de um colunista rival de J.J., para não levantar suspeitas por parte da irmã. Não satisfeito com o estrago à imagem de Dallas, Falco ainda simula a posse da droga por parte do músico, deixando-a em seu casa

Filme do Dia: Esboços de Frank Gehry (2005), Sydney Pollack

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E sboços de Frank Gehry ( Sketches of Frank Gehri ,EUA/Alemanha, 2005). Direção: Sydney Pollack. Fotografia: Marcus Birsel, Ultan Guilfoyle, Sydney Pollack, Claudio Rocha & George Tiffin. Música: Claes Nystrom & Jonas Sorman. Montagem: Karen Schmeer. Documentário no qual Pollack, amigo pessoal de Gehri, escuta o próprio arquiteto a respeito de seu método de trabalho, sua vida pregressa à fama e o acompanha em meio a alguns projetos, entre os quais o mais célebre é o Museu Guggenheim de Bilbao. As outras intervenções, inclusive do terapeuta particular de Gehri, assim como do todo-poderoso do Império Disney, Michael Eisner, e de celebridades como Bob Geldof, Dennis Hopper e Julian Schnabel pouco acrescentam. Longe de criativo em termos formais – logo ao início Pollack afirma que nada conhecia a respeito do cinema documental – o filme acaba sendo uma apologia a Gehri, que convidou o realizador para dirigir esse projeto, ainda que Pollack também insira comentários de crític

Filme do Dia: Sappho (1921), Dimitri Buchowetzki

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S appho (Alemanha, 1921). Direção: Dimitri Buchowetzki. Rot. Adaptado: Dimitri Buchowetzki, a partir do romance de Alexandre Dumas, pai. Fotografia: Arpad Viragh. Dir. de arte: Robert Neppach. Com: Pola Negri , Johannes Riemann, Alfred Abel, Albert Steinrück, Helga Molander, Otto Treptow, Elsa Wagner, Elinor Gynt. Richard de la Croix (Riemann) é chamado após seu irmão, Georg (Abel), ter entrado em um asilo de loucos, depois de ter se relacionado com a lasciva Sappho (Negri). Espantado com o estado do irmão, que nem sequer o reconhece, Richard busca conhecer Sappho. Sappho se apaixona por ele, abandonando o rico amante Bertink. Esse, tempos depois, arruína a relação de Sappho com Richard, ao contar como ela levara o irmão dele à loucura. Quando fica sabendo que Richard se encontra em vias de se casar, Sappho tenta retornar a Bertink, que a rejeita. Ela busca, então, um romance com Teddy (Treptow), que fora quem a apresentara a Richard. No mesmo momento, Richard foge de seu casamen

The Film Handbook#199: John Cassavetes

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John Cassavetes Nascimento: 09/12/1929, Nova York, NY, EUA Morte : 03/02/1989, Los Angeles, Califórnia, EUA Carreira  (como diretor): 1958-1986 Os notáveis, algumas vezes enfurecidos, frequentemente brilhantes filmes de John Cassavetes ocupam uma posição única no cinema americano. De baixo orçamento, parcialmente improvisados, inspirados pelos documentários cinema verité e próximos do cinema underground, atingiram, apesar disso, frequentemente  um público amplo e profundamente apreciador. Após estudar teatro, o jovem Cassavetes rapidamente se destacou como um ator de rara crueza e intensidade, frequentemente aparecendo em filmes sobre uma juventude insatisfeita e rebelde tais como Rua do Crime / Crime in the Streets  e Um Homem Tem Três Metros de Altura / Edge of the City . Comandando uma oficina de atores, trabalhou para transformar seu experimento de improvisação em seu filme de estréia. O resultado, Shadows > 1 , levou três anos para ser completado e foi parcialmente fin