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A função da crítica não é carregar em uma bandeja de prata a verdade que nunca existiu, mas prolongar tanto quanto o possível na inteligência e na sensibilidade daqueles que leram o choque original da obra de arte. André Bazin

Filme do Dia: Berkeley in the Sixties (1990), Mark Kitchell

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Berkeley in the Sixties (EUA, 1990). Direção: Mark Kitchell. Rot. Original: Mark Kitchell, Susan Griffin & Stephen Most. Fotografia: Stephen Lighthill. Montagem: Veronica Selver. Documentário que ilustra em retrospecto que avança temporalmente a crescente radicalização política que surge num dos bastiões da influente e rica elite norte-americana ao longo dos anos 1960, a Universidade de Berkeley. Suas principais fontes são a narração over , depoimentos de militantes do período que tiveram um papel atuante e uma farta metragem de filmes de arquivo. A narrativa se inicia em 1960, quando irrompem manifestações para o direito de se expressar livremente na universidade, após intervenção policial e avança até o final da década quando se acompanha conexões mais amplas com a contra-cultura e os Panteras Negras, assim como os distúrbios da convenção democrata de Chicago de 1968 e, no caso específico de Berkeley, a construção e posterior interdição do Parque do Povo. Talvez o que mais s
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Suas palavras bem poderiam ser as minhas... I only have one topic to comment on concerning the Oscar show this year and that's the exclusion of actress  Lizabeth Scott  from the  In Memoriam  segment. I am sympathetic to the Academy's dilemma of deciding who of the almost 200 important craftspeople to honour in a short tribute that can only realistically handle less than a quarter of those lost to us. Lizabeth Scott was, however, a leading lady, a true star whose on and off screen persona was full of class, conviction and style, besides being one of the dwindling few representatives left from that bygone era many of us still fantasize about. Regardless of what anyone thought of the films she starred  in , she should have at least been included because of who she starred  with , namely Bogart, Lancaster, Douglas, Heston, Mitchum, Dick Powell, Alan Ladd, Elvis Presley and Michael Caine, et al. Louis Jourdan who died a few weeks later was mentioned so we know it wasn't a

Documentary Filmmaker Albert Maysles Dies at 88

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Albert Maysles , who collaborated along with his late brother  David  in a documentary career that included the troubling 1970 concert film  Gimme Shelter , has died. He was 88. The director and cinematographer, an Oscar nominee, died Thursday at his home in Manhattan of natural causes,  Stacey Farrar , marketing director at the Maysles Center in New York, confirmed to  The Hollywood Reporter . He had been battling cancer.  Gimme Shelter  — which chronicled the 1969 Rolling Stones tour that culminated in the Altamont Free Concert, at which a fan brandishing a gun was stabbed to death by a Hells Angels security man — stood as a stark and more enduring counterpoint to the documentary  Woodstock , a depiction of the glorified 1969 free concert whose own dark side was left out in its preconceived, celebratory style. Their most well-known film,  Grey Gardens  (1975), was a profile of  Jacqueline Onassis ' eccentric cousins — mother and daughter  Big Edie  and  Little Edie B

Yoko Ono Plastic Ono Band - 7th Foor

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Filme do Dia: Além da Linha Vermelha (1998), Terrence Malick

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Além da Linha Vermelha ( The Thin Red Line , EUA, 1998). Direção: Terrence Malick. Rot. Adaptado: Terrence Malick, baseado no romance de  James Jones. Fotografia: John Toll. Música: Hans Zimmer. Montagem: Leslie Jones,     Saar Klein &  Billy Weber. Com: Jim Caviezel, Sean Penn,  Adrien Brody,  Ben Chaplin,   George Clooney, John Cusack,   Woody Harrelson, Elias Koteas,   Jared Leto,   Nick Nolte ,  John C. Reilly,  John Savage,  John Travolta,  Polyn Leona,  Penelope Allen,   Sam Rockwell.             O soldado James Witt (Caviezel), vive paradisiacamente em uma ilha melanésia, após ter desertado pela terceira vez do Exército Americano, na II Guerra Mundial. Junto com ele se encontra um amigo (Brody). Ambos voltam a ser incorporados pelo Exército, sendo enviados, sob as ordens do Sargento Welsh (Penn), para uma patrulha que efetuará uma missão difícil. Confrontado com Welsh, Witt afirma que só sentia identificação com a Patrulha Charlie, para onde fora designado da primeira

The Film Handbook#13: Walt Disney

Walt Disney Nascimento: 05/12/1901/Chicago, EUA Morte : 15/12/1966, Los Angeles, EUA Carreira (como diretor): 1920-66 Embora seja verdade que poucos dos filmes descritos como "Um filme de Walt Disney" sejam, de fato, animados ou dirigidos pelo próprio Walt, tais como sua visão criativa e seu controle sobre os artistas que trabalharam para ele que sua definição de autoria poderia se estender até mesmo para os produtos da Disney lançados após sua morte. Mesmo nunca tendo sido um grande artista, sua perspicácia para os negócios e compreensão do gosto do público tornam-o um grande contribuidor ao entretenimento e folclore populares. O jovem Walter Elias Disney deliciava-se em desenhar animais e após trabalhar como ilustrador comercial, entrou no mundo do cinema com as séries Alice in Cartoonland  e Oswald the Lucky Rabbit . Porém foram as Silly Simphonies e Mickey Mouse que o puseram no caminho da fama e da fortuna: um inovador técnico, ele fez os primeiros desenhos animad

Van Morrison - Gloria! *WITH LYRICS*

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Filme do Dia: O Anjo Azul (1930), Josef Von Sternberg

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O Anjo Azul ( Der Blaue Engel , Alemanha, 1930). Direção: J osef von Sternberg . Rot Adaptado: Carl Zuckmayer, Karl Vollmöller, Heinrich Mann & Robert Liebmann, baseado no romance Professor Unrat , de Mann. Fotografia: Günter Rittau. Montagem:  Walter Klee & Sam Winston. Dir. de arte: Otto Hunte & Emil Hassler. Com: Emil Jannings, Marlene Dietrich, Kurt Gerron, Rosa Valetti, Hans Albers, Reinhold Bernt, Eduard von Winterstein, Hans Roth, Rolf Müller, Roland Varno, Carl Balhaus.                O respeitável professor ginasial Immanuel Rath (Jannings), perde todo o seu status  social ao apaixonar-se pela cantora de cabaré Lola-Lola (Dietrich). Destituído de seu cargo de professor, passa a acompanhar a trupe de Lola. Inicialmente ainda consegue se divertir, mas logo sofre constantes humilhações por parte de Lola, que não se escusa em ficar com outros homens. O auge de seu martírio, no entanto é quando retornam a sua cidade, sendo que a sociedade vai em peso assistir a apr
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Filme do Dia: A Dama Fantasma (1944), Robert Siodmak

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A Dama Fantasma ( The Phanton Lady , EUA, 1944). Direção: Robert Siodmak . Rot. Adaptado:  Bernard C. Schoenfeld, baseado no romance de Cornell Woolrich. Fotografia: Elwood Bredell. Música: Hans J. Salter. Montagem: Arthur Hilton. Dir. de arte: Robert Clatworthy & John B. Goodman. Cenografia: Russell  A. Gausman & L.R. Smith. Figurinos: Kenneth Hopkins & Vera West. Com: Franchot Tone, Ella Raines, Alan Curtis, Aurora Miranda, Thomas Gomez, Fay Helm, Elisha Cook Jr, Fay Helm.            Ao passar a noite com uma mulher que prefere não se identificar, Jack Marlow (Tone), fica sem álibi para comprovar que não foi o culpado pelo assassinato da esposa. Tanto o taxista (Novello), quanto o atendente do bar (Tombes) ou ainda a corista (Miranda) e o baterista (Cook Jr.) do musical que fora assistir apenas recordam-se dele. Enquanto Marlow é preso, sua secretária Carol Richman, a quem ele prefere chamar Kansas (Raines) inicia uma investigação por sua conta, e contando posterio

Afrânio Vital em Compasso de Espera

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Afrânio Vital em Compasso de Espera Afrânio Vital da Silva é dos homens mais inteligentes que eu conheço. Não bastasse sua cultura e conhecimento técnico de cinema, é também um grande crítico de arte, capaz de revirar uma obra do avesso sob diversas leituras.   No Brasil é pecado “falarmos bem” do outro. A não ser, claro, em situações de politicagem servil e interesse mútuo. Logo, alguns leitores devem estar se perguntando por que a afirmação contundente de que Afrânio é tão relevante. Explico: o  Estranho Encontro  sempre existiu para desvendar aspectos ocultos e mal explicados do cinema brasileiro. E, aos 66 anos, o diretor e intelectual negro continua vivendo à sombra do mundo que o desconhece.  Afrânio não dá aulas, não filma há 30 anos, não escreve livros, não passa seu conhecimento a ninguém. A não ser que o procurem em seu apartamento em plena Rua do Riachuelo, no coração da Lapa carioca. Então rejuvenesce, os olhos brilham. Acende um cigarro