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Filme do Dia: Wege zu Kraf und Schönheit - Ein Film über Modern Körperkultur (1925), Nicholas Kaufmann & Wilhelm Prager

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  W ege zu Kraf und Schönheit - Ein Film über Modern Körperkultur (Alemanha, 1925). Direção: Nicholas Kaufmann & Wilhelm Prager. Muito do ideário nazista já parece posto por esta produção que tem um modus operandi completamente aderente do documentário que do drama convencional, embora algumas fontes o situem na segunda rubrica, quando é atravessado por informações que apenas possuem alguma vinculação porque dada pelas cartelas, como a da remissão aos ginásios clássicos gregos em que era praticado, de fato, ginástica, ao contrário dos modernos, o que aponta para uma consciência da época contemporâenea como decadente, nervosa, porque evidentemente substituiu a cultura do corpo pelo saber (prédica não muito distinta de um filme produzido já ao ocaso Nazismo como Opfergang ). Então é a retórica que toma a condução da organização das imagens, mas que qualquer apresentação de um universo diegético e personagens inseridos nesse, em suas relações sociais. Há nessa ode ao físico e a...

Filme do Dia: Martírio (2016), Vincent Carelli, Tatiana Almeida & Ernesto de Carvalho

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  M artírio (Brasil, 2016). Direção: Vincent Carelli, Tatiana Almeida & Ernesto de Carvalho. Rot. Original: Tatiana Almeida & Vincent Carelli. Fotografia: Ernesto de Carvalho. Música: Fausto Campoli. Assiste-se com angústia digna dos mais elaborados thrillers a esse documentário relativamente simples, porém que traz um panorama catastrófico das politicas indigenistas brasileiras e, de forma mais ampla, do convívio com os indígenas em vários períodos históricos, mas sobretudo em tempos contemporâneos, que o documentário acompanha mais de perto. Os indígenas, no caso, não são todos indiscriminadamente, mas os guarani-kaiowá. E a angústia, evidentemente, torna-se mais acirrada ao se saber que não é resultante de alguma fabulação genial de algum roteirista e/ou realizador, mas fruto da nossa própria história de exclusão, marginalidade e não reconhecimento dos povos indígenas, transcendendo qualquer bandeira ou coloração ideológica – observa-se, por exemplo, imagens de arquiv...

Filme do Dia: A Costa dos Murmúrios (2004), Margarida Cardoso

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  A   Costa dos Murmúrios (Portugal, 2004). Direção: Margarida Cardoso. Rot. Adaptado: Cedric Basso & Margarida Cardoso, a partir do romance de Lídia Jorge. Fotogorafia: Lisa Hagstrand. Música: Bernardo Sassetti. Montagem: Pedro Filipe Marques. Dir. de arte: Augusto Mayer & Ana Vaz. Figurinos: Silvia Meireles. Com: Beatriz Batarda, Filipe Duarte, Monica Calle, Adriano Luz, Luís Sarmento, João Ricardo, Dinarte Branco, Sandra Faleiro, Bia Gomes. Eva (Batarda) se casa com Luis (Duarte), em plenos estertores da guerra colonial portuguesa em Moçambique. Ela não gosta de morar lá, mas aos poucos reage a ausência do marido, partido para o combate, em postura distinta da esposa, Helena (Calle) do superior dele, Jaime (Luz), que se resigna em ficar trancada em casa, após um episódio de infidelidade que foi sacrificado seu amante diante de si. Eva se envolve com o repórter-poeta Álvaro (Sarmento). Porém, os soldados retornam e os boatos chegam aos ouvidos de Luis. Talvez s...

Filme do Dia: Summer Blues (2002), Frank Mosvold

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  S ummer Blues (Noruega, 2002). Direção: Frank Mosvold. Fotografia: Brian Harding. Com: Kristoffer Berry Alberts, Tord Vandvik Haugen. Dois casais jovens de amigos vão passer um final de semana de verão em uma casa de praia. Quando Mads (Albert) briga com sua namorada, acaba descobrindo seu interesse pelo amigo Kristian, que se encontra dormindo. Passado o momento furtivo, os dois se despedem e partem com suas respectivas namoradas. Com uma relativamente extensa filmografia de curtas invariavelmente versando sobre temas gays,Mosvold quase que substitui os diálogos por uma praticamente ininterrupta trilha musical incidental demasiado insistente e de pouco efeito dramático específico. A definição da imagem é a pouco precisa dos tempos idos do digital. Como é muito comum quando se é cômodo para a narrativa, o amigo enconra Mads, mas não a namorada, para que consigam ter uma conversa reveladora sobre o que houve. Kristian tocou Mads, que apenas fingiu estar dormindo. Kristian conta ...

O Dicionário Biográfico de Cinema#268: Alec Baldwin

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  Alec Baldwin , n. Amityville, N. York, 1958 P or anos, os filmes americanos agiam como se Alec Baldwin fosse um protagonista apropriado. Para estes olhos, ele raramente foi convincente, ou mesmo confortável. Pense no nome - Alec Baldwin! Sequer soa americano. Deveria ser acompanhado por um robusto centroavante de futebol dos anos 1950. Mas os filmes insistiam que era romântico e aventureiro. C onsideremos seu Doc McCoy na pálida refilmagem de The Getaway  [ A Fuga ] (94, Roger Donaldson), menos nojenta que a versão de Peckinpah , que já era uma narrativa domesticada do romance de Jim Thompson. Baldwin é muito menos ressoante que Steve McQueen, não importando que sua esposa real, Kim Bassinger , faça uma explêndida vagabunda, muito melhor que seu miserável modelo, Ali McGraw. Baldwin nunca aparenta se encontrar enciumado, em perigo, ou cansado, qualidades que se intensificavam nos intensos olhos azuis de McQueen. (Na versão de McQueen, Baldwin seria elencado como o rapaz que...

Filme do Dia: Infiltrado na Klan (2018), Spike Lee

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  I nfiltrado na Klan ( Blackkklansman , EUA, 2018). Direção: Spike Lee . Rot. Adaptado: Spike Lee, David Rabinowitz, Kevin Willmott & Charlie Wachtel, a partir do livro de Ron Stallworth. Fotografia: Chayse Irvin. Música: Terence Blanchard. Montagem: Barry Alexander Brown. Dir. de arte: Curt Beech & Marci Mudd. Cenografia: Cathy T. Marshall. Figurinos: Marci Rodgers. Com: John David Washington, Adam Driver, Ken Garito, Michael Buscemi, Laura Harrier,  Alec Baldwin , Frederick Weller, Corey Hawkins, Jasper Pääkkönen, Paul Walter Hauser, Ashlie Atkinson, Topher Grace, Harry Belafonte. Ron Stallworth (Washington) é o primeiro policial negro a ser contratado na racista Colorado Springs dos idos dos anos 70. Eficiente em serviço, assume em pouco tempo a função de inteligência, porém terá que lidar com um caso delicado, infiltrar-se em meio a comunidade negra da cidade, que recepcionará o ex-Pantera Negra Kwame Ture (Hawkins). No evento, rola uma atração à primeira vista po...

Dicionário Histórico de Cinema Sul-Americano#112: Silvio Caiozzi

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  CAIOZZI, Silvio (1944-, Chile). Ainda que tenha dirigido somente seis longas, Silvio Caiozzi é reconhecido por não apenas ter dirigido alguns dos mais importantes filmes chilenos, mas também por ter sido capaz de realizar filmes durante os anos opressivos da ditadura de Pinochet, sem ser um apoiador político do regime. Caiozzi nasceu em Santiago, neto de imigrantes italianos. Atraiu-se pelo cinema muito jovem, e aos 13 anos seu pai lhe comprou uma câmera Super-8. Quando adolescente viajou a Chicago, para frequenaar o Columbia College, onde recebeu o título de graduado em comunicaçõeas em 1967. Ao retornar ao Chile envolveu-se com o renascimento cinematográfico chileno, trabalhando como assistente de direção em Lunes 1, Domingo 7  (1968), de Helvio Soto e como cinegrafista em Caliche Sangriento (1969) e Voto más Fusil (1970), assim como Nadie dijo Nada  (1971), de Raúl Ruiz e Ya ao Basta con Rezar (1972), de Aldo Francia . Trabalhou também notoriamente como cinegrafista...