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Filme do Dia: Gomorra (2008), Matteo Garrone

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G omorra (Itália, 2008). Direção: Matteo Garrone. Rot. adaptado: Maurizio Braucci, Ugo Chiti, Gianni Di Gregorio, Matteo Garrone, Massimo Gaudioso & Roberto Saviano, baseado em livro do último. Fotografia: Marco Onorato. Montagem: Marco Spoletini. Dir. de arte: Paolo Bonfini. Figurinos: Alessandra Cardini. Com: Salvatore Abruzzese, Simone Sacchettino, Salvatore Ruocco, Vincenzo Fabricino, Vincenzo Altamura, Italo Renda, Gianfelice Imparato, Maria Nazionale, Carmine Paternoster, Toni Servillo, Marco Macor, Ciro Petrone. Totó (Abruzzese) é um garoto que faz entregas e mora em um conjunto residencial gigantesco e pobre de Nápoles, no qual gangues rivais se digladiam entre si pelo comando do tráfico de drogas. Pasquale (Cantalupo), é um estilista que trabalha para uma firma que explora a mão de obra das trabalhadoras e cai em desgraça ao aceitar se tornar colaborador secreto de uma confecção chinesa. Roberto (Paternoster), recém-formado, é indicado pelo pai para trabalhar nos neg

Filme do Dia: Uma Primavera (2011), Gabriela Amaral

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U ma Primavera (Brasil, 2011). Direção e Rot. Original: Gabriela Amaral. Fotografia: Matheus Rocha. Música: Rafael Cavalcanti. Montagem: Marco Dutra. Dir. de arte e Figurinos: Luana Demange. Com: Lúcia Romano, Natália Paz Parnes, Eduardo Gomes, Mauro Schames,  Caio Barros, Lucca Almeida. No aniversário de 13 anos de Lara (Parnes) sua mãe a leva para um piquenique no parque. Porém, quando acorda de uma soneca, fica desesperada ao não mais encontrar a filha, apenas o seu celular. Após andar e indagar de outro frequentador do parque (Schames) e de um homem (Gomes) que lá trabalha alugando bicicletas se não a haviam visto ela entra em descontrole emocional, percebendo pouco após que a filha se encontra com um namorado em um local mais reservado. Segunda curta da realizadora que faz uso de um processo de gradual empatia com a personagem da mãe, transformando tudo que a cerca em certa ambiguidade, do qual potencialmente todos podem ser suspeitos, notadamente o homem que se encontra p

Filme do Dia: Carmen (1915), Cecil B. DeMille

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C armen (EUA, 1915). Direção: Cecil B. D eMille. Rot. Adaptado: William C. DeMille, baseado no romance de Prosper Mérimée. Fotografia: Alvin Wyckoff. Montagem: Anne Bauchens & Cecil B. DeMille. Dir. de arte: Wilfred Buckland. Com: Geraldine Farrar, Wallace Reid, Pedro de Córdoba, Horace B. Carpenter, William Elmer, Jeanie Macpherson, Anita King, Milton Brown. Carmen (Farrar) é uma cigana que decide se oferecer a causa dos ciganos, fingindo-se apaixonar pelo chefe da segurança, o oficial   Don José (Reid), enquanto é, na realidade, amante do toureiro Escamillo (Córdoba). Completamente apaixonado, Don José assassina seu braço direito, Morales (Elmer), que sempre apelava para razão e tem que fugir para o acampamento cigano. No acampamento ele reencontra Carmen, que não se junta a ele, nem mesmo com todas as suas ameaças. Carmen se torna companheira de Escamillo, agora um toureiro celebrado. No dia de mais uma de suas vitórias, José, agora vivendo como cigano, vai cobrar sua dí

Filme do Dia: Mother Goose Goes Hollywood (1938), Wilfred Jackson

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M other Goose Goes Hollywood (EUA, 1938). Direção: Wilfred Jackson. Rot. Original: Dick Rickard. Música: Edward H. Plumb. Se a auto-referencialidade dos estúdios ao star-system erigido por eles próprios vivia seus dias de glória, algo nada incomum igualmente ao universo da animação, o diferencial desse curta integrante da série Silly Symphony se dá por não fazer uso de nenhum personagem que se dirige a Hollywood como o título poderia pressupor. De fato, aqui se parte das páginas da Mamãe Ganso, com os astros compondo elementos ilustrados para suas rimas. Da referência inicial da Mamãe Ganso rugindo como o leão da Metro à imagem final de Katharine Hepburn, sempre grave em sua dramaticidade independente do ambiente ou situação (que pode ser inclusive de comédia pastelão, como quando a torta que é endereçada pelo Gordo ao Magro acaba por lhe atingir o rosto), ou de se encontrar dentro da garganta de um dos personagens ao final. Observa-se a presença de, dentre outros, os Irmãos M

Artur Brauner (1918-2019)

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Artur Brauner (na foto com Romy Schneider), judeu polonês que tentou emigrar, sem sucesso, para os Estados Unidos, à época da Segunda Guerra Mundial, a partir de 1946 se fixaria na Alemanha Ocidental, tornando-se um dos mais profícuos e bem sucedidos produtores do país, produzindo mais de 300 títulos para o cinema e TV. Dentre eles, a segunda versão de " Senhoritas de Uniforme ", com Schneider e  " Os Mil Olhos do Dr. Mabuse " (1960), de Fritz Lang . Dentre as recorrências em sua filmografia, há uma tentativa de ressuscitar o personagem de Mabuse que vai além do próprio filme assinado por Lang e continua por três outras produções dos anos 60, assim como uma versão cômica de "Os Mil Olhos" que seria sua última produção, em 2018 e produções vinculadas ao holocausto, algumas delas de grande reconhecimento internacional como O Jardim dos Finzi Contini (1970), de Vittorio De Sica e "Filhos da Guerra" (1990), de Agnieszka Holland . O seu longevo in

Filme do Dia: Man from the Restaurant (1927), Yakov Protazanov

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M an from the Restaurant ( Chelovek iz Restorana , URSS, 1927). Direção: Yakov Protazanov. Rot. Adaptado: Yakov Protazanov & Oleg Leonidov. Fotografia: Anatoli Golovnya & Konstantin Vents. Dir. de arte: Sergei Kozlovski. Com: Michael Chekhov, Vera Malinovskaya,  Mikahil Klimov, Mikahil Narokov, Stepan Kuznetsov, K. Alekseyeva,  Ivan Koval-Samborski. Primeira Guerra Mundial. Skorohodov (Chekhov), é o maître   de um restaurante de luxo, frequentado pela elite política e militar russa. Ele aguenta todas as pressões e eventuais humilhações que o subserviente emprego oferece em nome de sua família. Porém, seu filho é morto em combate. Sua mulher (Alekseyeva), deprimida ao extremo com o ocorrido, também falece não muito depois, sobrando-lhe a bela e talentosa violinista Natasha (Malinovskaya) que, quando passa a se apresentar com uma orquestra, provoca furor entre os homens que frequentam o ambiente e sobretudo ao dono do restaurante (Klimov), que tenta todas as possibilidades

The Film Handbook#209: Bill Douglas

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Bill Douglas nascimento: 17/04/1937, Edimburgo, Escócia morte: 18/06/1991, Barnstaple, Devon, Inglaterra carreira (como diretor) : 1972-1986 Embora, paradoxalmente, o realismo britânico que focava na classe trabalhadora tenha sido tradicionalmente reserva de liberais de classe média, de formação universitária, os filmes de Bill Douglas conquistaram raro poder e honestidade, formulando sobre suas próprias experiências de privação. Após estudar cinema, Douglas iniciou uma ambiciosa trilogia. baseada em situações e relacionamentos de sua vida pregressa: My Childhood , My Ain Folk e My Way Home > 1  não fazem nenhuma concessão ao melodrama ou sentimentalismo, ao seguir a árdua odisseia de um garoto de oito anos praticamente indesejado que vive com sua avó em uma pobre vila mineira escocesa, através de inesperados encontros, quando adolescente, com o seu até então desconhecido pai e o serviço nacional para o Exército no Oriente Médio. A pobreza que limita sua solitária vida é ec

Filme do Dia: Ali-Baba Bound (1940), Robert Clampett

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Ali-Baba Bound (EUA, 1940). Direção: Robert Clampett. Rot. Original: Melvin Millar. Música: Carl W. Stalling. Gaguinho foi o ultimo legionário remanescente em meio ao Saara e sofre o ataque de Ali-Baba e seus homens-bombas. Com a ajuda da mãe de seu camelo, ele consegue se livrar dos árabes. Mesmo que a troça tampouco deixe de atingir os próprios ocidentais – eles abandonaram o forte para uma convenção em Boston, por exemplo – naturalmente a caricatura mais grosseira sobra para os árabes, Ali-Babá latindo como um cão raivoso. Em apenas um momento essa animação consegue ir além do trivial, com uma piada digna dos melhores desenhos de Tex Avery – a mãe camelo antes de salvar o filho retorna e vai até um posto de gasolina onde é abastecida. O fato de isso acontecer em meio a um desenho sem maiores surpresas, ao menos dentro dos padrões  do gênero apenas salienta ainda mais o seu tom de absurdo, ao contrário de seu uso excessivo por Avery. Leon Schlesinger Studios para Warner B

Filme do Dia: As Travessuras do Cupido (1908), J. Searle Dawley

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A s Travessuras do Cupido ( Cupid’s Pranks , EUA, 1908). Direção: J. Searle Dawley. Fotografia: Edwin S. Porter. Com: Violett Hill, Marie Murray, Mr. Barry, Phineas Nairs, Laura Sawyer. Cupido (Hill) sonolento é posto para trabalhar. Sobrevoando a cidade, irá pousar sobre um baile, intercedendo por uma mulher (Murray) que pretende se aproximar, até então sem sucesso, de um homem que lá se encontra. O Cupido rapidamente efetua sua tarefa, porém a situação demonstra ser complexa e, no final das contas, além de seu alcance. No emblemático ano em que Griffith estreia como diretor e o cinema se volta de forma mais acentuada rumo à narratividade, tem-se esse exemplo que mescla narração e uma fantasia mais livre e próxima do cinema de atrações, como as trucagens que fazem uso de visíveis sobreposições que ilustram o vôo do anjo pela cidade. Também se deve notar outra mudança significativa rumo à “integração narrativa” em termos de produção. Porter, que outrora poderia ser considerado

Filme do Dia: Shown by Request (1947), Colin Dean

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S hown by Request (Reino Unido, 1947). Direção: Colin Dean. Curta documental que apresenta boa parte da logística que envolve a projeção, circulação e manutenção dos próprios filmes produzidos pelo COI – Central Office of Information, órgão que substituiu o Ministério da Informação britânico no pós-guerra. Aqui se lida somente com os filmes já devidamente finalizados, ao contrário de O Homem coma Câmera de Vertov e boa parte da dinâmica se encontra associada a planta do prédio em que funciona a “biblioteca” de preservação dos filmes, em que cada cópia nova (a média para cada produção é de vinte) é indexada, discriminada quando emprestada e avaliada suas condições quando de seu retorno, observando-se em detalhe o que determinados projetores podem provocar na mesma tanto na película quanto na imagem projetada (riscos) e sua avaliação de possibilidade de recuperação ou dano tão efetivo que se torna imperativo se desfazer da cópia em questão. Também se observa as vans que levam o a

Filme do Dia: Cleópatra (2006), Júlio Bressane

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C leópatra (Brasil, 2006). Direção e Rot. Original: Júlio Bressane. Fotografia: Walter Carvalho. Montagem: Rodrigo Lima. Dir. de arte: Moa Batsow & Francesca Ballestra  Di Mottola. Com: Alessandra Negrini, Miguel Falabella, Bruno Garcia, Nildo Parente, Taumaturgo Ferreira, Lúcio Mauro, Josi Antello, Heitor Martinez Mello. Cleópatra (Negrini) chega a corte de Júlio César (Falabella) com a fama de ser uma devoradora de livros e buscando forjar uma identidade egípcia avessa à decadência romana, débil cópia da cultura grega segundo o próprio Júlio César. Uma paixão intensa entre ela e Júlio César finda com o assassinato do primeiro. Cleópatra se apaixona então pelo guerreiro Marco Antônio (Garcia), porém ele a abandona. Decadente e politicamente enfraquecida, Cleópatra se suicida. Parece sintomático o fato de Bressane escolher como tema o mesmo de uma das mais extravagantes e desastrosas incursões no terreno dos épicos efetivadas por Hollywood, dirigida por Mankiewicz em 1963.

Filme do Dia: O Beijo da Despedida (1957), Stanley Donen

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O   Beijo da Despedida ( Kiss Them for Me , EUA, 1957). Direção: Stanley Donen. Rot. Adaptado: Julius J. Epstein baseado na peça homônima de Luther Davis e no romance Shore Leave de Frederic Wakeman. Fotografia: Milton R. Krasner. Música: Lionel Newman. Montagem: Robert L. Simpson. Dir. de arte: Maurice Ransford & Lyle R. Wheeler. Cenografia: Stuart A. Reiss & Walter M. Scott. Figurinos: Charles Le Maire. Com: Cary Grant , Jayne Mansfield, Leif Erickson, Suzy Parker, Ray Walston, Larry Blyden, Nathaniel Frey, Werner Klemperer. 1944. Pilotos condecorados por bravura na Segunda Guerra ganham 4 dias de folga em San Francisco. O Comandante Crewston (Grant), enquanto arranja para que os enormes aposentos do hotel permaneçam sempre festivos, acaba se apaixonando pela noiva de Eddie Turnbill (Erickson), magnata que pretende se lançar à carreira política e utilizar os heróis de Guerra em sua plataforma. A noiva de Turnbill, Gwinneth (Parker) retribui a atenção de Crewston. Ain

Filme do Dia: Dias de Glória (2006), Rachid Bouchareb

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D ias de Glória ( Indigènes , França/Argélia/Marrocos/Bélgica, 2006). Direção: Rachid Bouchareb. Rot. Original: Rachid Bouchareb & Olivier Lorelle. Fotografia: Patrick Blossier. Música: Armand Amar & Cheb Khaled. Montagem: Yannick Kergoat. Dir. de arte: Dominique Douret. Cenografia: Pierre Chevalier. Com: Jamel Debbouze, Samy Naceri, Bernard Blancan, Roschdy Zem, Sami Bouajila, Mathieu Simonet, Assaad Bouab, Benoît Giros. Um grupo de homens do norte africano se alista voluntariamente às forças francesas durante a Segunda Guerra Mundial. Dentre eles se encontra o ingênuo argelino Saïd (Debbouze). Eles são destratados pelo rude sargento Roger Martinez (Blancan) que, no entanto, a partir do momento em que percebe a desenvoltura e ousadia com que lidam com as situações de tensão, assim como as baixas sofridas, começa a valoriza-los diante de seus superiores. Um dos mais revoltados com as condições diferenciadas com que são tratados os africanos em relação aos franceses é o ma

Filme do Dia: O Espelho (1997), Jafar Panahi

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O   Espelho ( Ayneh , Irã, 1997). Direção: Jafar Panahi. Rot. Original: Jafar Panahi. Fotografia: Farzad Jadat. Montagem: Jafar Panahi. Com:  Mina Mohammad Khani,   Kazem Mojdehi, Aida Mohammadkhani, Naser Omuni, M. Shirzad, T. Samadpour. A garota Mina (Khani) espera impacientemente para que sua mãe venha buscá-la na escola. Como essa não aparece ela utiliza-se de diversos meios para encontra-la e, posteriormente, retornar a casa, buscando ajuda de vários adultos, como uma servente da escola e um amigo desta, que lhe deixa na parada de ônibus. No ônibus percebe sua mãe na rua, e pede para descer. No entanto, o motorista para mais adiante, e ela acaba perde novamente a mãe de vista. Volta a pegar o mesmo ônibus e percebe, no final da linha, que se equivocara. O motorista disse que ela pegara no sentido contrário. Quando volta a fazer o caminho, recebe instruções para não olhar para a câmera e decide não mais participar da filmagem. Todos da equipe técnica procuram entender o motiv

Filme do Dia: Wild Oranges (1924), King Vidor

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Wild Oranges (EUA, 1924). Direção: King Vidor.  Rot. Adaptado: King Vidor & Tom Miranda (entretítulos). Fotografia: John W. Boyle. Cenografia: Cedric Gibbons. Figurinos: Sophie Wackner.  Com: Frank Mayo, Virginia Valli, Ford Sterling, Nigel De Brullier, Charles A. Post. John Woolfolk (Mayo) passa a viajar a esmo após a morte acidental da noiva em um acidente no qual ele dirigia a carruagem. Em uma de suas aventuras com o ajudante do barco Paul (Sterling) ele vai parar em uma remota região na costa da Geórgia, na qual conhece e se apaixona por Mollie (Valli), uma garota que também procura uma chance de sair de um lugar tão ermo, em que vive somente com o avô (Brullier) e um ajudante atoleimado, Iscah (Post), que ela descobrirá posteriormente se encontrar apaixonado por ela e querendo dar cabo de John. John abandona o local, procurando não voltar a se envolver emocionalmente com outra mulher. Porém, muda de idéia e retorna ao mesmo local, para a surpresa que Mollie, que se enc

Filme do Dia: Um Gosto de Mel (1961), Tony Richardson

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U m Gosto de Mel ( A Taste of Honey , Reino Unido, 1961). Direção: Tony Richardson. Rot. Adaptado: Shelagh Delaney & Tony Richardson, baseado em peça de Delaney. Fotografia: Walter Lassaly. Música: John Addison. Montagem: Antony Gibbs. Dir. de arte: Ralph W. Brinton. Figurinos: Sophie Devine, Barbara Gillett & Sophie Harris. Com: Rita Tushingam, Dora Bryan, Murray Melvin, Paul Danquah, Margo Cunningham. Jo (Tushingam) é uma jovem vivenciando os percalços de sua iniciação na vida adulta, com uma mãe displicente, Helen (Brian), dificuldades financeiras e problemas de adaptação na escola. Sua válvula de escape passa a ser o jovem marinheiro negro Jimmy (Danquah), atencioso e romântico. Porém, a situação piora quando a mãe resolve unir-se a um de seus amantes ocasionais, Peter (Stephens) e Jimmy parte sem deixar notícias, enquanto Jo se descobre grávida. Ela passa a dividir uma nova casa com um cliente da loja de sapatos em que trabalha, Geoffrey (Melvin), homossexual e dispo

Filme do Dia: Corazón de Niño (1963), Julio Bracho

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C orazón de Niño (México, 1963). Direção: Julio Bracho. Rot. Adaptado: Julio Bracho & José Maria Fernández de Unsáin, a partir da peça de Edmondo de Medicis. Fotografia: Agostín Martínez Solares. Montagem: Jorge Bustos. Dir. de arte: Roberto Silva & Carlos Echeverria. Cenografia: Carlos Grandjean. Com:  Ignacio López Tarso, Eduardo Fuentes, Adán R. Solís, Arturo Álvarez Limón, René Azcoitia, Javier Gómez, Jesús Brook, Roberto Rojo de la Vega. Em um vilarejo rural, Taxco, o novo professor ginasial Almeyda (Tarso), que substituirá o professor recém-falecido, que foi seu mestre um dia, depara-se com a dura realidade de crianças pobres. Existe o garoto que se levanta a noite para pintar os trabalhos de artesenato do pai sem ele saber. O que é atropelado por um caminhão ao tentar socorrer o amigo. O que viaja para a Cidade do México em busca da mãe, e a encontra em recuperação num hospital para queimados. O que perdeu a mãe e somente possui o avô como referência familiar. O de

Filme do Dia: Cópia Fiel (2010), Abbas Kiarostami

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C ópia Fiel ( Copia Conforme , França/Itália/Bélgica, 2010). Direção e Rot. Original: Abbas Kiarostami. Fotografia: Lucca Bigazzi. Montagem: Bahman Kiarostami. Dir. de arte: Giancarlo Basili & Ludovica Ferrario. Cenografia: Francesco Spina. Figurinos: Marzia Nardone. Com: Juliette Binoche, William Shimmel, Jean-Claude Carrière, Agathe Natanson, Gianna Giachetti, Adrian Moore, Angelo Barbagallo, Andrea Laurenzi. Na Toscana, para promover seu ultimo livro, o escritor James Miller (Shimmel) acaba sendo levado a um passeio por uma mãe solteira, Elle (Binoche), contrariada pelo fato de criar sozinha o seu filho adolescente (Moore). O que parecia ser um simples passeio de cortesia ou, no máximo, de flerte, transforma-se numa infinita lavagem de roupa entre um casal casado há 15 anos que vivencia uma forte crise em sua relação. Aproximando-se como nunca da “tradição moderna” do cinema europeu dos anos 1960 – e, evidentemente, do filme que a antecipou, Viagem à Roma (1953), de Ros

Filme do Dia: Bye Bye Brasil (1979), Cacá Diegues

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B ye Bye Brasil (Brasil, 1979). Direção: Cacá Diegues. Rot. Original: Cacá Diegues & Leopoldo Serran. Fotografia: Lauro Escorel. Música: Chico Buarque de Hollanda, Dominguinhos & Roberto Menescal. Montagem: Anísio Medeiros & Mair Tavares. Dir. de arte e Figurinos: Anísio Medeiros. Com: José Wilker, Betty Faria, Fábio Jr., Zaira Zambelli, Príncipe Nabor, Jofre Soares, Marcus Vinícius, José Maria Lima, Rinaldo Gines, Carlos Kroeber.         A Caravana Rolidei atravessa as cidades do Nordeste, apresentando espetáculos circenses, sendo liderada pelo canastrão Lorde Cigano (Wilker) e contando ainda com sua mulher, Salomé (Faria), que faz números de dança e também de cama para alguns “figurões” dos municípios e com um homem que explora sua força muscular, Gent (Vinícius). Um roceiro sem maiores expectativas de vida Ciço (Júnior), incorpora-se à caravana, juntamente com sua esposa grávida, Dasdô (Zambelli). Ciço sente-se atraído de imediato por Salomé, com quem chega a man