Postagens

Filme do Dia: When Magoo Flew (1954), Pete Burness

Imagem
W hen Magoo Flew (EUA, 1954). Direção: Pete Burness. Rot. Original: Tedd Pierce & Barbara Avedon. Música: Hoyt Curtin. Magoo pretende ir ao cinema e acaba indo ao aeroporto, embarcando em um avião como se fosse sala de cinema e conseguindo involuntariamente incriminar um larápio que pretendia fugir da lei. Acima da média dos curtas produzidos para a série, essa animação tem, no entanto, como um de seus pontos fortes menos a qualidade dos desenhos propriamente que alguns poucos diálogos (provavelmente pensados por Pierce, habitual colaborador da Warner) como o do agente da lei que busca um homem, ao que a aeromoça replica que também busca um, num tipo de humor mais próximo do universo da comédia adulta contemporânea que propriamente da animação. Oscar da categoria. UPA para Columbia Pictures. 6  minutos e 33 segundos.

Doris Day (1922-2019)

Imagem
Estou correndo então infelizmente não terei tempo de prestar a justa homenagem a essa atriz-cantora encantadora dos anos 50 e idos de 60 que apesar de associada hoje em dia sobretudo com as comédias românticas algo tolas que protagonizou ao lado de Rock Hudson, algumas delas de fato divertidas, vai ficar na minha memória sobretudo vinculada a sua estupenda interpretação em " Ama-me ou Esquece-me " (1955), de Charles Vidor, que Scorsese macaquearia em seu fraco New York, New York . Uma das últimas remanescentes do firmamento hollywoodiano clássico que se apaga. Curiosamente não conhecia praticamente nada com ela, há não ser o atípico thriller " A Teia de Renda Negra " e o filme que fez com Hitchcock até o ano passado, onde numa espécie de intensivo, assisti uns 5 filmes com ela.

Filme do Dia: Boarding School Girls At Coney Island (1905)

Imagem
B oarding School Girls (EUA, 1905). Fotografia: Edwin S. Porter. Um grupo de colegiais visita Coney Island. De início se assiste o ritual de entrada no carro e o aspecto humorístico ainda fica parcialmente preservado na quantidade de garotas que o carro suporta, sendo que todas decidem abrir seus guarda-sóis. Depois a descida, sem auxílio de escada como na subida e momentos em atrações diferentes do parque, que era uma das fontes bastante comuns de locações para filmes tanto de aspecto documental ( Coney Island at Night , do mesmo ano) quanto ficcional como esse e o mais famoso Rube and Mandy at Coney Island (1906). Observar que por volta do miolo do filme, os planos que se seguem parecem tão autônomos em relação ao que vinha sido apresentado no plano anterior que parece sugerir uma reunião de pequenos filmes registrados em momentos distintos, o que mesmo aparentemente não sendo o caso aqui, servia potencialmente como estratégia para a exibição de versões distintas a partir de m

Filme do Dia: Os Mansos (1976), Pedro Carlos Rovai, Braz Chediak & Aurélio Teixeira

Imagem
O s Mansos (Brasil, 1976). Direção: Pedro Carlos Rovai (A B...de Ouro), Braz Chediak (“O Homem dos Quatro Chifres”) & Aurélio Teixeira (“O Homem, a Mulher e o Etc. numa Noite de Loucuras”). Rot. Original: André José Adler & Lauro César Muniz (“A B...de Ouro”), Braz Chediak & Aurélio Teixeira (“O Homem dos Quatro Chifres”) ((“O Homem, a Mulher e o Etc. numa Noite de Loucuras”). Fotografia: Hélio Silva. Música: Dom Salvador & Marco Versiani. Montagem: Raimundo Higino. Com: Sandra Bréa, Mario Benvenutti, José Lewgoy, Zezé Macedo, Paulo Coelho, Felipe Carone, Ary Fontoura, Sandra Silva, Eloísa Mafalda, Mário Petráglia, Aurélio Teixeira, Pepita Rodrigues, Izabel Sílvia, Braz Chediak, Almir Look,  Karina. A B...de Ouro. Jovem (Bréa) é assediada por homem (Benvenutti), obcecado por traseiros femininos, que promete pagar uma fortuna se ela deixar ele passar a mão em seu traseiro. O marido dela (Lewgoy), que se interessa somente por negócios e muito pouco por ela, fica cre

The Film Handbook#204: Raoul Walsh

Imagem
Raoul Walsh Nascimento : 11/03/1887, Nova York, Nova York, EUA Morte : 31/12/1980, Hollywood, Califórnia, EUA Carreira  (como diretor): 1912-64 Prolífico e habilidoso, Raoul Walsh nunca aspirou a profundidade artística, contentando-se com as simples virtudes de um filme de aventuras de ritmo agitado. No entanto, tal foi  sua facilidade em contar histórias e sentido para locações dramáticas que, tendo em mãos um roteiro forte e um elenco sólido, sua obra era não menos que firme. Walsh vivenciou seus primeiros anos viajando e trabalhando em uma ampla diversidade de empregos, finalmente entrando no universo dos filmes como ator da Biograph. Lá seria assistente e apareceria em uma série de filmes (incluindo O Nascimento de uma Nação ), para Griffith , que o despachou para o México para filmar cenas de Pancho Villa, posteriormente utilizadas na estreia de Walsh como diretor, The Life of General Villa . Somente nos anos 20, no entanto, ele de fato se estabeleceria como um grande dir

Filme do Dia: Do Destino Ninguém Foge (1955), Edward Dmytryk

Imagem
Do Destino Ninguém Foge ( The Left Hand of God , EUA, 1955).  Direção: Edward Dmytryk. Rot. Adaptado: Alfred Hayes, baseado no romance homônimo de  William E. Barrett. Fotografia: Franz Planer. Música: Victor Young. Montagem: Dorothy Spencer. Dir. de arte: Maurice Ransford & Lyle R. Wheeler.  Cenografia: Walter M. Scott &  Frank Wade. Figurinos: Travilla. Com: Humphrey Bogart, Gene Tierney, Lee J. Cobb, Agnes Moorehead , E.G. Marshall, Carl Benton Reid, Victor Sen Yung, Robert Burton.      Jim Carmody (Bogart), cai com seu avião numa floresta chinesa em 1949. Tornado prisioneiro por parte de um chefe local, o General Yang (Cobb), passa a ser um dos líderes do grupo de Yang. Revolta-se,  no entanto, com o brutal e desnecessário atentado contra o padre O’Shea (Cutting), e entra em atrito com Yang,  abandonando seu domínio. Travestido de padre O’Shea, passa a viver em uma missão católica, em uma vila próxima que passa por grande necessidade tanto espiritual quanto material.

Filme do Dia: As Viagens de Gulliver (1939), Dave Fleischer

Imagem
A s Viagens de Gulliver ( Gulliver’s Travels , EUA, 1939). Direção: Dave Fleischer. Rot. Adaptado: Dan Gordon, Cal Howard, Tedd Pierce, Izzy Sparber & Edmond Seward, a partir do romance de Jonathan Swift. Fotografia: Charles Schettler. Música: Victor Young. Um homem procura refúgio de seu navio que afundou em uma ilha. É noite. Um jovem caminha distraidamente pela costa descobre esse enorme gigante deitado sobre a areia e corre desesperado para tentar avisar a todos do reino de Lilliput, porém não o consegue rapidamente, pois todos os corações e mentes se encontram voltados para o casamento da filha do rei de Liliput com o filho do reino rival, Blefiscu que, indignado pela decisão da canção de seu reino não ser a escolhida, decide entrar em guerra contra Lilliput. Quando finalmente o jovem é ouvido, todos os esforços dos lilliputianos se voltam para encontrar o gigante e posteriormente aprisioná-lo e carregá-lo até as imediações do palácio real. Quando o gigante Gulliver acor

Filme do Dia: A Raposa Má (2017), Patrick Imbert & Benjamin Renner

Imagem
A   Raposa Má ( Le Grand Méchant Renard , França/Bélgica, 2017). Direção: Patrick Imbert & Benjamin Renner. Rot. Adaptado: Benjamin Renner & Jean Regnaud, a partir das histórias em quadrinhos Le Grand Méchant Renard e Um Bébé à Livrer , de Renner. Música: Robert Marcel Lepage. Montagem: Benjamin Massoubre. Talvez o maior trunfo desse longa de animação seja, de um modo geral, conseguir o difícil equilíbrio entre se apresentar como inteligente ao universo adulto, ao mesmo tempo que cativante para as crianças de tenra idade, público ao qual parece ser prioritariamente dirigido. Talvez soe menos feliz o batido recurso da apresentação teatral para cada um dos três episódios de que é composto, à guisa de unir narrativas distintas no universo dos quadrinhos do qual se originou. No primeiro conto, uma bebê precisa ser entregue em casa, pois foi encontrada na floresta e temporariamente adotada por três animais, um coelho, um porco   e um pato. No segundo, a raposa pretensamente

Filme do Dia: Foney Fables (1942), Friz Freleng

Imagem
F oney Fables (EUA, 1942). Direção: Friz Freleng. Rot. Original: Michael Maltese. Música: Carl W. Stalling. Montagem: Treg Brown. Uma paródia concentrada de diversas fábulas, boa parte delas com a habitual ironia que se contrapõe ao tom infinitamente mais adocicado que Disney as visualizaria, sendo que em vários casos já o havia visualizado ( João e o Pé de Feijão ) e outras viria a fazê-lo ( A Bela Adormecida ). Como em outras produções do gênero, as páginas do livro demarcam a passagem de um trecho – bastante reduzido – de um conto, assim como, ao mesmo tempo, e de forma mais clássica e menos anárquica, evidenciam o caráter de fabulação do próprio desenho-animado. E, como seria ainda mais enfatizado por Avery, boa parte do humor ou pretensão ao mesmo advém da mescla entre os elementos mágicos e desistoricizados dos contos de fadas e situações típicas do mundo moderno, como o gênio que se recusa a sair da lâmpada por se encontrar de greve. Não faltam referências ao esforço d

Filme do Dia: The Miraculous Bell (1949), Valentina Brumberg & Zinaida Brumberg

Imagem
T he Miraculous Bell ( Chudesnyy Kolokolchik , União Soviética, 1949). Direção: Valentina Brumberg & Zinaida Brumberg. Rot. Adaptado: Nikolai Erdman & Maro Yerzinkyan, a partir dos poemas de Inna Filimonova. Fotografia: Nikolai Voinov. Música: Viktor Oranski. Dir. de arte: Syuzanna   Byalkovskaya & Anatoliy Sazonov. Masha é uma pequena garota explorada por sua preguiçosa madrasta e a filha dessa, Lusha. Após uma situação de briga com ambas, seu velho pai vai deixa-la na floresta. Ela passa a habitar a cabana de um urso, fazendo amizade com um ratinho. Quando o urso chega e observa o quanto ela havia arrumado a casa, dá-lhe uma chance de sobreviver. Ele a comerá se conseguir, vendado, encontra-la com o sininho. O ratinho a ajuda escapar das garras do urso, que se torna seu defensor. O pai vai busca-la após um tempo e encontra uma quantidade enorme de algodão, um novo vestido e três cavalos e uma carruagem, que foram um presente do urso para Masha. Enciumada, sua madras

Filme do Dia: Burden of Dreams (1982), Les Blank

Imagem
B urden of Dreams (EUA, 1982). Direção e Fotografia: Les Blank. Montagem: Maureen Gosling. Blank acomapanha o acidentado processo de filmagem de Fitzcarraldo , de Werner Herzog , entre 1979 e 1982. O abandono de Jason Robards e Mick Jagger no meio da produção, dos financiadores, a interação complexa com outras culturas, indígenas, dificuldades operacionais e conflitos com grupos que representam comunidades indígenas que disseminam fofocas sobre o real objetivo da equipe de produção e, como golpe de misericórdia, a tentativa de fazer o barco subir a montanha, metáfora que Herzog acha imprescindível para seu filme. Para buscá-la ele não declina em por a risco dezenas de nativos que trabalham para ele no filme, assim como sua própria segurança pessoal, de parte do elenco e da equipe técnica. Talvez as imagens mais impressionantes de todo o filme sejam as filmadas no barco praticamente a deriva se chocando contra a margem do rio de mais forte corredeira. O filme todo busca seguir

Filme do Dia: Hollywoodismo (1998), Simcha Jacobovici & Stuart Samuels

Imagem
H ollywoodismo ( Hollywoodism: Jews, Movies, and the American Dream , Canadá, 1998). Direção: Simcha  Jacobovici & Stuart Samuels. Rot. Adaptado:  Neal Gabler & Simcha Jacobovici, baseado no livro An Empire of Their Own: How the Jews Invented  Hollywood. Primorosa reconstituição da influência dos judeus no surgimento de um dos   mais avassaladores símbolos da culturas de massa de nossos tempos: Hollywood. Expulsos pelos pogroms das nações do Leste Europeu, como a União Soviética, estes judeus seguiram três rumos: permaneceram em seus países, afiliando-se em partidos como o comunista e representando uma fonte de resistência aos regimes no poder; partiram para Israel ou seguiram para uma terra que se acreditava ainda mais promissora: os EUA. A maioria desenganou-se rapidamente, quando passou a viver em condições de miserabilidade das grandes cidades. Um grupo de comerciantes se interessou pela então emergente indústria cinematográfica. Considerados com   certo desprezo p

The Film Handbook#203: Robert Wise

Imagem
Robert Wise Nascimento : 10/09/1914, Winchester, Indiana, EUA Morte : 14/09/2005, Los Angeles, Califórnia, EUA Carreira (como diretor): 1944-2000 Mesmo nunca tendo encontrado um estilo cinematográfico pessoal ou revelado um gosto por qualquer gênero ou tema em especial, Robert Wise realizou uma série de filmes que podem ser descritos enquanto entretenimento acima da média. Ele foi, na verdade, um sólido e consciente artesão e um fluente contador de histórias, afortunadamente livre de grandes pretensões. Wise iniciou sua carreira no cinema em 1933, enquanto assistente de montagem na RKO. No início dos anos 40 já havia  realizado a montagem de produções ambiciosas tais como O Corcunda de Notre-Dame / The Hunchback of Nôtre Dame , e O Homem Que Vendeu a Alma / The Devil and Daniel Webster , de Dieterle , e Cidadão Kane / Citizen Kane  e Soberba / The Magnificent Ambersons , de Welles  (o último remontado na ausência do diretor). Porém foi quando estava trabalhando para Val Lewton

Filme do Dia: Cada um Vive Como Quer (1970), Bob Rafelson

Imagem
C ada um Vive Como Quer ( Five Easy Pieces , EUA, 1970). Direção: Bob Rafelson. Rot. Original: Carole Eastman, baseado no argument de Eastman & Bob Rafelson. Fotogafia: László Kovács. Montagem: Christopher Holmes & Gerald Shepard. Dir. De arte:Toby Carr Rafelson & Walter Starkey. Figurinos: Bucky Rous. Com: Jack Nicholson , Karen Black, Billy Green Bush, Fannie Flag, Sally Struthers, Richard Stahl, Lois Smith, Helena Kallianiiotes, Toni Basil, Susan Anspach, Ralph Waite, Irene Dailey, William Challee, John P. Ryan. Robert Dupea (Nicholson) é a ovelha negra de uma aristocrática família de músicos, vivendo de bicos e sendo um inverterado mulherengo, apesar de manter uma relação relativamente recorrente com a tonta Rayette (Black). Um reencontro casual com sua irmã Tita (Smith) em Los Angeles faz com que Robert se interesse em voltar a visitar a família e rever o pai semi-inválido (Challee). A tensa relação com o irmão mais velho, Carl (Waite) faz com que o contato amoro

Filme do Dia: 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), Stanley Kubrick

Imagem
2 001: Uma Odisséia no Espaço ( 2001: A Space Odissey , EUA/Reino Unido, 1968). Direção: Stanley Kubrick . Rot.Adaptado: Stanley Kubrick & Arthur C.Clarke,baseado no conto The Sentinel, de Clarke. Fotografia: John Alcott & Geoffrey Unsworth . Música: György Ligeti. Montagem: Ray Lovejoy. Com: Keir Dullea, Gary Lockwood, Frank Poole, William Sylvester, Leonard Rossiter, Margaret Tyzack, Douglas Rain.            A Alvorada do Homem. Macacos com traços hominídeos convivem em uma vasta planície. Dormem, brigam, caçam, são caçados, adoram um monolito negro. Após assassinato coletivo de um membro do grupo seu osso voa para o alto e agora se acompanha a trajetória da nave onde o dr. Heywood Floyd (Sylvester), que comandará a próxima expedição para a Lua, encontra-se. Interrogado por um grupo de cientistas russos liderados pelo dr. Smyslov (Rossiter), sobre os estranhos fatos que são relatados a respeito da última expedição, dr.Floyd afirma que não se encontra liberado para forne

Filme do Dia: Piaf (2007), Olivier Dahan

Imagem
P iaf ( La Môme , França/Reino Unido/Rep. Tcheca, 2007). Direção: Olivier Dahan. Rot. Original: Olivier Dahan & Isabelle Sobelman. Fotografia: Tetsuo Nagata. Música: Christopher Gunning. Montagem: Richard Marizy. Dir. de arte: Olivier Raoux, Beata  Brendtnerová, Mick Lanaro, Laura Lepelley & Stanislas Reydellet. Cenografia: Stéphane Cressend, Petra Kobedova & Cecile Vatelot. Figurinos: Marit Allen. Com: Marion Cotillard, Sylvie Testud, Pascal Greggory, Emmanuele Seigner, Jean-Paul Rouve, Gerard Depardieu, Clotilde Courau, Jean-Pierre Martins, Manon Chevallier. A trágica vida de Edith Piaf. Abandonada pelos pais, cresce nos pardieiros e prostíbulos, sendo “adotada” por Titine (Seigner). É descoberta, quando canta nas ruas, pelo empresário Louis Leplée (Depardieu), que logo é assassinado por pessoas próximas a ela. Sua carreira só consegue destaque quando ela (Cotillard) passa a se associar ao exigente Louis Barrier (Gregory). No auge de sua carreira vai morar em Nova Y

Filme do Dia: Culpa (2018), Gustav Möller

Imagem
C ulpa ( Den Skyldge , Dinamarca, 2018). Direção: Gustav Möller. Rot. Original: Gustav Möller & Emil Nygaard Albertsen. Fotografia: Jasper Spanning. Música: Carl Coleman & Caspar Hessalager. Montagem: Carla Luffe Heintzelman. Dir. de arte: Gustav Pontoppidan. Com: Jakob Cedergren, Jessica Dinnage, Omar Shargawi, Johan Olsen, Katinka Evers-Jahnsen. Asger Holm (Cedergren), policial recém-transferido para o setor de atendimento de emergência, após ter praticado um crime em sua conduta na rua, envolve-se muito além de suas atribuições, com uma chamada de uma mulher chamada Iben (voz de Dinnage), que afirma ter sido sequestrada pelo ex-marido Michael (Olsen) e que teve o filho bebê cortado em pedaços, enquanto a filha, Mathilde (Evers-Jahnsen) permanece sozinha em casa. Asger mobiliza vários artifícios para conseguir chegar ao ex-casal e no meio de uma conversa com Iben, descobre que as coisas não são como havia imaginado. O drama aqui ocorre, porque o protagonista sai de su