Postagens

Filme do Dia: Frances Ha (2012), Noah Baumbach

Imagem
F rances Ha (EUA, 2012). Direção: Noah Baumbach. Rot. Original: Noah Baumbach & Greta Gerwig. Fotografia: Sam Levy. Montagem: Jennifer Lame. Dir. de arte: Sam Lisenco. Cenografia: Hannah Rothfield. Com: Greta Gerwig, Mickey Summer, Michael Esper, Adam Driver, Michael Zegen, Charlotte d’Ambroise, Grace Gummer, Daiva Deupree. Frances (Gerwig), 27 anos, mora em Nova York e, ao contrário da maior parte das pessoas que conhece ou seus amigos, parece ainda bastante incerta sobre que rumo seguir na vida. Ela divide o apartamento com a amiga Sophie (Summer), de quem possui dependência emocional. Frances não consegue ir além de estudante na companhia de dança que se encontra engajada. Emocionalmente instável, rompe com o namorado ao decidir não morar com ele. E, a partir de um impulso ocasional, em meio a uma situação social de pessoas com mais posses, viaja para um final de semana em Paris. Na segunda tem uma entrevista com a diretora do ballet Colleen (d’Ambroise), que lhe oferece

Filme do Dia: Ladrões de Bicicleta (1948), Vittorio De Sica

Imagem
Ladrões de Bicicletas ( Ladri di Biciclette , Itália, 1948). Direção: Vittorio De Sica. Rot. Adaptado: Oreste Biancoli, Suso Cecchi  D´Amico, Vittorio De Sica, Adolfo Franci, Gherardo Gerardi, Gerardo Guerrieri & Cesare Zavattini, baseado no romance de Luigi Bartolini. Fotografia: Carlo Montuori. Música: Alessandro Cicognini. Montagem: Eraldo Da Roma. Dir. de arte: Antonio Traverso. Com: Lamberto Maggiorani, Enzo Staiola, Lianella Carell, Gino Saltamerenda, Vittorio Antonucci, Giulio Chiari, Elena Altieri, Carlo Jachino. Em plena crise econômica que atinge a Itália após a Segunda Guerra Mundial, o desempregado Antonio Ricci (Maggiorani), por sugestão da esposa Maria (Carell) vende o enxoval de casa para comprar a bicicleta que lhe servirá como instrumento de trabalho, colando cartazes de filmes nos muros da cidade. Porém, no primeiro dia de trabalho sua bicicleta é roubada. Com ajuda do filho pequeno Bruno (Staiola), ele inicia uma longa peregrinação atrás do ladrão. Vai até

Filme do Dia: Genuine (1920), Robert Wiene

Imagem
G enuine (Alemanha, 1920). Direção: Robert Wiene. Rot. Original: Carl Mayer. Fotografia: Willy Hameister. Dir. de arte: Bernard Klein, César Klein & Kurt Hermann Rosenberg. Figurinos: César Klein. Com: Fern Andra, Albert Bennefeld, Lewis Brody, John Gottowt, Ernest Gronau, Harald Paulsen, Hans Heinrich von Twardowski. Genuine (Andra) é um objeto de estranhos cultos sobre sua pessoa até se tornar mera escrava depois de uma guerra entre tribos rivais no Oriente. Ela se torna “escrava” particular de um velho e rico homem que a compra no mercado. Porém, sua natureza anteriormente pacífica se tornou indócil com os sofrimentos vividos no cativeiro. Ela consegue enfeitiçar o   jovem Florian (Twardowski), sobrinho do barbeiro de seu velho amo o e o induz a assassina-lo. Agora, dona de seu próprio nariz, Genuine conquista os encantos do aristocrata Percy (Paulsen). Delirante e febril, Florian chama a atenção de seu tio, que decide invadir o estranho castelo em que mora, acusando-a de

Filme do Dia: Ou Vai ou Racha (1956), Frank Tashlin

Imagem
O u Vai ou Racha ( Hollywood or Bust , EUA, 1956). Direção: Frank Tashlin. Rot. Original: Erna Lazarus. Fotografia: Daniel L. Fapp. Montagem: Howard A. Smith. Dir. de arte: Harry Burnstead & Hal Pereira. Cenografia: Fay Babcock & Sam Comer. Figurinos: Edith Head. Com: Jerry Lewis, Dean Martin , Pat Crowley, Max Rosenbloom, Anita Ekberg, Kathryn Card, Jack McElroy, Michael Ross. Malcolm Smith (Lewis), conhecido por sua sorte, ganha um conversível em um prêmio. O cantor Steve Wiley (Martin), que possui dívidas com jogatinas,   procura-lhe passar a perna, afirmando que mora próximo da atriz Anita Ekberg (Ekberg), em Hollywood, de quem Smith é fã alucinado. Eles partem para Hollywood. No caminho Terry Roberts (Crowley), de quem destroem o carro, une-se ao grupo. Eles atravessam vários estados americanos como Nova Jersey, Illinoios, Oklahoma, Texas e Novo México antes de ganharem dinheiro nos cassinos de Las Vegas, onde encontram em um hotel ninguém menos que Anita Ekberg. O a

Filme do Dia: Van Gogh - Vida e Obra de um Gênio (1990), Robert Altman

Imagem
V an Gogh - Vida e Obra de um Gênio ( Vincent & Theo , EUA, 1990). Direção: Robert Altman. Rot. Original:   Julian Mitchell. Fotografia: Jean Lépine. Música: Gabriel Yared. Montagem: Françoise Coispeau & Geraldine Peroni. Com: Tim Roth, Paul Rhys,   Adrian Brine, Anne Canovas,    Jean-Pierre Cassel, Bernadette Giraud,   Jean-François Perrier, Johanna ter Steege,   Vincent Vallie,   Wladimir Yordanoff.              Vincent Van Gogh (Roth) sofre ao sentir o desprezo que o mercado de arte tem para com sua obra. Muitas de suas frustrações se refletem na complexa relação que tem com o irmão Theodore (Rhys), que consegue montar sua própria galeria e, apesar de sifilítico, possui maior sorte com as mulheres, mas que não consegue impulsionar a venda de quadros do irmão, embora o sustente. Ao passar a viver com a prostituta Marie (Canovas), que eventualmente lhe servia de modelo, apenas sente crescer o estigma que a sociedade lhe dirige. Acolhido pelo Dr. Gachet (Cassel) após um

Filme do Dia: Os Óculos do Vovô (1913), Francisco Santos

Imagem
O s Óculos do Vovô (Brasil, 1913). Direção e Rot. Original: Francisco Santos. Fotografia: Francisco Xavier. Com: Graziela Diniz, Francisco Santos, Jorge Diniz, Jaime Cardoso, Oscar Araújo Costa. Garoto traquinas faz diversas peraltices, desde quebrar um objeto da sala e ser perseguido pela mãe (Graziela Diniz), sendo salvo pelo avô (Santos), até pintar os óculos desse enquanto dorme, acreditando ele se encontrar cego ao acordar e fazendo com que o filho (Jorge Diniz) chame um médico (Cardoso), que atesta ele nada ter na visão. Infelizmente sobreviveu pouco menos de um terço da metragem original desse que o filme de ficção brasileiro mais antigo a ter deixado vestígios. Trata-se de uma saborosa comédia, relativamente bem dirigida e encenada, tendo como mote, motivos cômicos mais associados, no caso da produção internacional, a um momento anterior, do “cinema de atrações”, dos quais diversas produções de Edison mais curtas (a exemplo de Grandma and the Bad Boys , de 1900) tinham

Filme do Dia: A Vida Durante a Guerra (2009), Todd Solondz

Imagem
A  Vida Durante a Guerra ( Life During Wartime , EUA, 2009). Direção e Rot. Original: Todd Solondz. Fotografia: Edward Lachman. Montagem: Kevin Messman. Dir. de arte: Roshelle Berliner & Matteo De Cosmo. Figurinos: Catherine George. Com: Allison Janney, Shirley Henderson, Ciarán Hinds, Michael Lerner, Dylan Riley Snyder, Charlotte Rampling , Michael K. Williams, Paul Reubens, Renée Taylor, Emma Hinz, Ally Sheedy, Chris Marquette, Rich Pecci. Trish (Janney) conta aos filhos que o marido, Bill (Hinds), preso por pedofilia, encontra-se morto, apaixonando-se por Harvey (Lerner). Sua irmã, Joy (Henderson), vive assoberbada pelos fantasmas de um ex-pretendente, Andy (Reubens), já morto e por seu atual marido, Allen (Williams), ser um maníaco sexual. Esse, desconsolado com a partida dela, mata-se. O filho mais jovem de Trish, Timmy (Snyder), descobre a verdade sobre o pai e entra em crise, enquanto seu irmão mais velho, Billy (Marquette) recebe uma visita do pai na universidade. C

Filme do Dia: Sangue Mineiro (1929), Humberto Mauro

Imagem
S angue Mineiro (Brasil, 1929). Direção e Rot. Original: Humberto Mauro. Fotografia: Edgar Brasil. Com: Carmen Santos , Nita Ney, Luiz Soroa, Maury Bueno, Máximo Serrano, Fantol, Rosendo Franco, Augusta Leal, Adhemar Gonzaga, Elie Sori.          Em noite de São João, Carmen (Santos), filha adotiva do empresário Juliano Sampaio (Fantol), tenta o suicídio após perceber que seu amor, Roberto (Soroa), encontra-se nos braços de sua irmã, Neusa (Ney). Ela é socorrida por dois rapazes, Cristóvão (Bueno) e Max (Serrano), que voltam de uma noitada de farras e é levada para a fazenda de Acaba Mundo, onde é acolhida como filha pela matriarca Martha (Leal). Carmen desperta o amor tanto no jovem intempestivo e fanfarrão Cristóvão, inconsequente moço da cidade, quanto no seu ajuizado primo Max. Após a descoberta pela família Sampaio de que Carmen se encontra em Acaba-Mundo, Neusa vai visitá-la e pede que ela retorne ao lar, afirmando que nada mais existe entre ela e Roberto. As investida

The Film Handbook#196: Vittorio De Sica

Imagem
Vittorio De Sica Nascimento: 07/07/1902, Sora, Itália Morte : 17/11/1974, Paris, França Carreira (como diretor) : 1940-1974 De muito louvados como marcos do Neorrealismo, os filmes de Vittorio De Sica revelam um nível de manipulação emocional que demonstra a impossibilidade de se conseguir uma definição única que abarcasse a todos do "movimento" italiano do pós-guerra. O  "realismo" dessas produções é controverso, seu tom poético, sua "fé" na gente comum frequentemente pessimista. Ídolo das matinês nos anos 20 e 30, De Sica foi, portanto, capaz de eventualmente produzir seus próprios filmes. Dirigindo seu primeiro longa em 1940, realizaria  com o roteirista Cesare Zavattini, alguns dos mais conhecidos filmes neorrealistas. Tema e estilo se estabeleceram em sua primeira colaboração; A Culpa dos Pais / I Bambini ci Guardano , uma história simples, a respeito do adultério de uma mulher e o posterior suicídio de seu marido, enfatizava personagens da

Filme do Dia: O Retrato de Jennie (1948), William Dieterle

Imagem
O Retrato de Jennie ( Portrait of Jennie ,EUA, 1948). Direção: William Dieterle. Rot. Adaptado: Paul Osborne, Peter Berneis & Leonard Bercovici, a partir do romance de Robert Nathan. Fotografia: Joseph H. August. Música: Dimitri Tiomkin. Montagem: William Gordon. Dir. de arte: J. McMillan Johnson. Cenografia: Claude E. Carpenter.  Figurinos: Lucinda Ballard. Com: Joseph Cotten, Jennifer Jones, Ethel Barrymore, Lilian Gish, Cecil Kellaway, David Wayne, Albert Sharp, Henry Hull. Nova York, 1934. Eben Adams (Cotton) é um artista idealista no inverno nova-iorquino sem dinheiro sequer para quitar seu aluguel. A situação muda de figura quando conhece a jovem Jeennie (Jones), que desenha o retrato e apresenta a Srta. Spinney (Barrymore), comerciante de arte, que percebe nos traços do desenhista algo ausente no que apresentara anterioremente a ela, demasiado destituído de vida e clichê. Ele volta a encontrar Jennie em várias ocasiões. Aos poucos Adams fica sabendo que Jennie é uma gar

Filme do Dia: Apertem os Cintos...O Piloto Sumiu (1980), Jim Abrahams, Jerry Zucker & David Zucker

Imagem
A pertem os Cintos…O Piloto Sumiu ( Airplane! , EUA, 1980). Direção: Jim Abrahams, Jerry Zucker & David Zucker. Rot. Adaptado: Jim Abrahams, David & Jerry Zucker, baseado no roteiro do filme Zero Hour! Fotografia: Joseph F. Biroc. Música: Elmer Bernstein. Montagem: Patrick Kennedy. Dir. de arte: Ward Preston. Cenografia: Anne D. McCuley.  Figurinos: Rosanna Norton. Com: Robert Hays, Julie Hagerty, Leslie Nielsen, Robert Stack, Peter Graves, Lorna Patterson, Kareen Abdul-Jabbar, Stephen Stucker. Num avião em risco, após ter seus pilotos infectados por um vírus numa das opções de refeição servida, o taxista Ted Striker (Hays), paranoico veterano de guerra, assume o controle do avião, contra sua vontade, e consegue fazer as pazes com a mulher, Elaine (Hagerty), que pretendia se separar dele, por acreditar somente viver de lembranças do passado. Contra as orientações do chefe de comando da operação que é montada para que o avião desça com segurança, Rex Kramer (Stack), Str

Filme do Dia: Vida de Família (1985), Jacques Doillon

Imagem
V ida de Família ( La Vie de Famillie , França, 1985). Direção: Jacques Doillon. Rot. Original: Jacques Doillon & Jean-François Goyet. Fotografia: Michel Carré. Montagem: Nicole Dedieu & Claude Ronzeau. Com: Sami Frey, Mara Goyet, Juliet Berto, Juliette Binoche, Aïna Walle, Catherine Gandois, Simon de La Brosse, Henriette Palazzi. Emmanuel (Frey), atualmente casado com Mara (Berto), fica com a responsabilidade de passar o domingo com sua filha, Elise (Goyet), de sua relação com Lili (Walle). O dia se prolonga quando além de visitar sua escola e roubar o dicionário da mesma, Emmanuel resolve buscar sua câmera de vídeo e fazer com que Elise seja sua diretora, sugerindo uma viagem para a Espanha. Os dois viajam, sendo a viagem repleta de tensões e também algumas demonstrações de afeto. Ainda que inicialmente o filme se detenha na conturbada relação que Emmanuel mantém com sua atual companheira e sua filha adolescente e também se faça presente amantes e flertes do mesmo

Filme do Dia: Dog Gone (1926), Bud Fisher & Charles R. Bowers

Imagem
D og Gone (EUA, 1926). Direção: Bud Fisher & Charles R. Bowers. Rot. Original: Bud Fisher, a partir de sua tira em quadrinhos. Mutt combina para que Jeff finja-se de cachorro para ganhar o prêmio em dinheiro em um concurso para cães. Mutt, com seu carisma, facilmente ganha, mas não consegue escapar do destino da matilha que corre desabaladamente até se deparar com uma carrocinha. O homem leva todos os cachorros para transformar em salsichas. Mutt resiste grandemente ao homem, mas Jeff escorrega na esteira da máquina e tem seu corpo fatiado como uma salsicha. Dez anos após o início da série, com maior quantidade de títulos da história da animação, temos um resultado menos dependente das tiras em quadrinhos, tanto em termos de elaboração narrativa, fazendo uso das tradicionais cartelas ao invés dos balões mais tipicamente herdeiros das tiras e mais próximo da animação, e da herança da comédia pastelão, que se tornará lugar-comum no universo animado,   na cena em que Mutt, que

Filme do Dia: Daddy's Double (1910), Lloyd Lonergan

Imagem
D addy’s Double (EUA, 1910). Rot. Original: Lloyd Lonergan. Fotografia: Blair Smith. Com: Frank Hall Crane, Fred Santley, Isabelle Daintry. Pai (Crane) excessivamente cuidadoso não quer ver sua jovem filha (Daintry) casada ainda tão moça e faz questão de afastar o assédio do seu jovem enamorado (Santley) várias vezes e, finalmente, ao enviá-la para um internato. O persistente jovem, no entanto, tenta fugir com a moça e é flagrado pela dona do internato. Ele então possui a idéia de se fazer passar pelo pai da moça e, caracterizado como tal, consegue convencer tanto o motorista do verdadeiro pai quanto a dona do internato e procura um juiz para se casar. O verdadeiro pai, desesperado, segue o seu carro, e quando adentra a casa do juiz, acaba se deparando com um sósia de si mesmo. Quando o jovem desfaz o mal-entendido, retirando o disfarce, o pai finalmente aprova a relação do casal. Não há registros sobre quem tenha dirigido esta trivial produção para o estúdio primo pobre da Bio

Filme do Dia: Children (1976), Terence Davies

Imagem
C hildren (Reino Unido, 1976). Direção e Rot. Orignal: Terence Davies. Fotografia: William Diver. Montagem: Sarah Ellis & Digby Rumsey. Com: Phillip Mawdsley, Valerie Lilley, Nick Stringer, Robin Hooper, Trevor Eve, Elizabeth Estensen, Harry Wright, Phillip Joseph. Criança que é vítima de maus tratos na escola, Tucker (Mawdsley) enfrenta uma situação também problemática em casa, com uma mãe nervosa (Lilley) e um pai (Stringer) enfermo que a espanca e acaba morrendo. Tucker, que se sente instintivamente atraído por homens e teve uma formação educacional e disciplinar bastante rígida, apela, quando maior, para encontros furtivos. A economia de gastos da produção se afina muito bem com o estilo distanciado, mas igualmente vigoroso, com que Davies traça sua narrativa autobiográfica. O que torna o filme mais pungente é justamente o modo distanciado com que toda a narrativa, sempre sob a perspectiva do garoto/jovem adulto, edifica-se. Com excelente senso de enquadramento, corte s

Filme do Dia: Eu Só Quero que Vocês Me Amem (1976), R.W. Fassbinder

Imagem
E u Só Quero que Vocês Me Amem ( Ich Will Dog Nur, Dass Ihr Mich Liebt , Alemanha, 1976). Direção: Rainer Werner Fassbinder . Rot. Adaptado: Rainer Werner Fassbinder, adaptado do livro Lebenslaenglich , de Klaus Antes & Christiane Erhardt. Fotografia: Michael Ballhaus. Música: Peer Raben. Montagem: Liesgret Schmitt-Klink. Dir. de arte: Kurt Raab. Com: Vitus Zeplichal, Elke Aberle, Alexander Allerson, Erni Mangold, Johanna Hofer, Katherina Buchhammer, Wolfgang Hess, Armin Meier, Erika Runge, Ulrich Radke. Diante de uma escritora (Runge), Peter (Zeplichal) relembra toda sua vida e os motivos que o levaram à prisão. Trabalhando incansavelmente na construção de uma casa para satisfazer o pai (Allerson) e a mãe (Mangold), Peter decide casar-se com Erika (Aberle), e mudar para Munique. Tendo que se esforçar tenazmente como mestre-de-obras para poder pagar o aluguel de um apartamento com o mínimo de luxo, Peter terá que multiplicar seus esforços após a chegada da esposa e o nascime

The Film Handbook#195: Dziga Vertov

Imagem
Dziga Vertov Nascimento: 02/01/1896, Byalistok, Polônia Morte : 12/02/1954, Moscou, URSS Carreira   (como diretor) : 1918-54 Apesar da maior parte de sua obra ser raramente exibida, pode-se afirmar que basta se assistir um único filme de Vertov (nascido Denis Arkadievitch Kaufman) para reconhecê-lo como um dos maiores inovadores do cinema. Um teórico inflamado e um militante proponente de novas e revolucionárias formas de realização, merece plenamente sua reputação enquanto documentarista pioneiro e também, talvez, um dos primeiros modernistas do cinema. Irmão de Boris e Mikhail Kaufman (ambos se tornariam cinegrafistas), Vertov cunhou seu pseudônimo (grosseiramente traduzido como pião giratório) pouco antes da Revolução de 1917, quando já fazia experimentações com a montagem sonora. Tragado pelo enorme fervor artístico que acompanhou a vitória bolchevique, em 1918 foi convidado por Lev Kulechov para trabalhar como roteirista, montador e supervisor dos Cinejornais Semanais , o

Filme do Dia: O Solar de Dragonwyck (1946), Joseph L. Mankiewicz

Imagem
O Solar de Dragonwyck ( Dragonwick , EUA, 1946). Direção: Joseph L.Mankiewicz . Rot. Adaptado: J.L. Mankiewicz, baseado no romance de Anya Seton. Fotografia: Arthur C. Miller. Música: Alfred Newman. Montagem: Dorothy Spencer. Dir. de arte: J. Russell Spencer & Lyle R. Wheeler. Cenografia: Paul S. Fox & Thomas Little.  Figurinos: René Hubert. Com: Gene Tierney, Vincent Price, Walter Huston, Glenn Langan, Anne Revere, Spring Byington, Connie Marshall, Harry Morgan, Vivienne Osborne. Na provinciana Connecticut de 1844, A jovem e ingênua Miranda Wells (Tierney) vê a chance de fugir da estreita visão de mundo de sua família de colonos pobres liderada pelo patriarca Ephraim (Huston) com o convite de um primo rico que mora “do outro lado do Hudson”, Nicholas Van Ryn (Price) para ser perceptora de sua filha, Katrine (Marshall). Van Ryn, que parece interessado em Miranda, vê a chance de vir a casar com ela quando sua mulher, Johanna (Osborne) falece misteriosamente. O casamento rap