Postagens

Filme do Dia: Alraune (1928), Henrik Galeen

Imagem
A lraune (Alemanha, 1928). Direção: Henrik Galeen. Rot. Adaptado: Henrik Galeen, a partir do romance de Hanns Heinz Elwers. Fotografia: Franz Planer. Música: Willy Schmidt-Gentner. Dir. de arte: Max Heilbronner & Walter Reimann. Com: Brigitte Helm, Paul Wegener, Iván Petrovich, Wolfgang Zilzer, Louis Ralph, Hans Trautner, John Loder, Mia Pankau. Alraune (Helm) foi uma criação do cientista Jakob ten Brinken (Wegener) a partir da inseminação artificial em uma prostituta do sêmen de um enforcado. Ela é posta em um convento, de onde foge com a ajude de um pretendente. Tempos depois é encontrada por ten Brinken em um circo, onde desperta a paixão de vários que lá trabalham. Ten Brinken a leva consigo e ela o considera como pai. Ela desperta a paixão de um Visconde (Loder), que pede sua mão a ten Brinken, que a nega. Disposta a fugir com o Visconde, Alraune descobre o diário de ten Brinken na hora da partida e, revoltada, prefere não partir com o Visconde e vingar-se de Brinken.

Filme do Dia: Lennon Legend: The Very Best of John Lennon (2003), Simon Hilton, John Lennon, Yoko Ono, Joe Pytka & Bruce Westcott

Imagem
L ennon Legend: The Very Best of Jo hn Lennon (EUA, 2003). Direção: Simon Hilton, John Lennon, Yoko Ono, Joe Pytka & Bruce Westcott. Cansativa compilação que foi lançada juntamente com uma versão em áudio, no qual praticamente se remonta imagens de clipes a partir do vasto material iconográfico com o cantor, acrescentando alguns clipes especialmente produzidos para essa coletânea e efeitos tecnológicos que podem distorcer a imagem (sugerindo uma viagem nas drogas em Cold Turkey ou tornando literalmente viva a imagem de um punhado de fotos de infância de Lennon) ou ainda se aproximando, ainda que de modo mais modesto, dos efeitos de ponta efetivados para a série The Beatles Anthology . Poucos clipes tiveram a sua configuração original completa ou ao menos parcialmente preservada como Woman , Instant Karma ou Stand By Me , alguns tiveram soluções visuais não menos que canhestras como Mother . Perpassa, no entanto, de forma regular, todo o vídeo não apenas o seu tom apologéti

Filme do Dia: O Romance de Aniceto (1967), Leonardo Favio

Imagem
O   Romance de Aniceto ( El Romance del Aniceto y la Francisca ,Argentina, 1967). Direção: Leonardo Favio.  Rot. Adaptado Leonardo Favio & Carlos Flores, a partir do conto El Cenizo , de Jorge Zuhair Jury. Fotografia: Juan José Stagnaro. Música: Los Wawanco. Montagem: Armando Blanco & Antonio Ripoll. Dir. de arte: Leonardo Favio. Cenografia: Alberto Gamino. Com: Federico Luppi , Elsa Daniel, María Vaner, Edgardo Suárez, Cacho Mendoza, Eduardo Vargas, Ernesto Cutrera, Walter Sanchez. Francisca (Daniel), recém-chegada a Mendoza, é acolhida por Aniceto (Luppi), passando a vivenciar uma relação amorosa. Aniceto se sente amado pela doce Francisca, empregada doméstica numa residência burguesa. Ele não possui um emprego, ganhando ocasionalmente dinheiro em rinhas de galo, com seu Compadre. Em pouco tempo, no entanto, Aniceto se enamora de uma garota com perfil oposto a Francisca, Lucía (Vaner). Francisca sofre, sabendo que ele mantém outra relação. Ele expulsa Francisca de cas

Filme do Dia: Herding Horses Across a River (1904), A.C. Abadie

Imagem
H erding Horses Across a River (EUA, 1904). Fotografia: A.C. Abadie Filme de plano único que descreve a travessia de vaqueiros tolhendo um grupo de cavalos atravessando um rio. A câmera, posicionada estrategicamente na outra margem, faz várias correções sutis de movimento para abarcar na imagem a totalidade da ação. Vai nessa linha o fato da câmera flagrar até o último vaqueiro subir com o cavalo à margem, algo igualmente comum nos filmes de perseguição, no qual todos os personagens de um grupo tinham que atravessar o quadro para se passar para o plano seguinte (como, por exemplo, é o caso de La Course des Sargents de Ville , de três anos após). Tais movimentos de câmera, dissociados do clássico estilo “panorama”, só agora estavam começando a ser empregados, inclusive em narrativas ficcionais (como pode ser percebido, por exemplo, em O Grande Roubo do Trem ). Edison Manufacturing Co. 1 minuto e 4 segundos.

Filme do Dia: O Pequeno Grande Homem (1970), Arthur Penn

Imagem
O  Pequeno Grande Homem ( Little Big Man , EUA, 1970). Direção: Arthur Penn. Rot. Adaptado: Calder Willinghan, baseado em romance de Thomas Berger. Fotografia: Harry Stradling Jr. Música: John Paul Hammond. Montagem: Dede Allen. Dir. de arte: Dean Tavoularis. Dir. de arte: Angelo P. Grahan. Cenografia: George R. Nelson. Figurinos: Dorothy Jeankins. Com: Dustin Hoffman, Faye Dunaway, Chief Dan George, Martin Balsam, Richard Mulligan, Jeff Corey, Aimée Eccles, Kelly Jean Peters, Ray Dimas, Thayer David, Carole Androsky. Jack Crabb (Dimas) quando criança presencia o massacre da família, mas é poupado, assim como a irmã Caroline (Androsky), e se torna o neto predileto de um líder da nação indígena que o acolhe, Old Lodge Skins (George). Com um massacre sendo perpetrado pelos brancos, Crabb se rende, apresentando sua tez branca. Passa então a fazer parte da família do pastor Pendrake (David), despertando a volúpia de sua esposa, Louise (Dunaway). É expulso pelo pastor ao ser flagrado

Filme do Dia: Appétit d'Oiseau (1964), Peter Foldes

Imagem
A ppétit d’Oiseau (França, 1964). Direção, Rot. Original e Fotografia: Peter Foldes. Música: Edgardo Cantón & Geneviève Martin. Se no plano pictórico o curta é relativamente bem sucedido, sobretudo em sua metade inicial, fazendo uso de diversos estratagemas visuais distintos para representar o mesmo objeto, e vários objetos distintos para fazer o mesmo com o desejo de um homem por uma mulher, com as cores (em um robusto uso do processo Eastmancolor) e referências fálicas e ginecéicas, voluntárias ou não, abundantes, no plano de sua simbologia não parece ser tão bem resolvido assim. Talvez por conta de uma ausência de postura mais evidente sobre o significado de sua alegoria. Observamos um homem literalmente caçar uma mulher por boa parte da animação, mesmo que sob a forma de um leão em boa parte dessa caçada. Quando se aproxima dessa, agora transformada em pássaro, por diversas vezes tenta esmaga-la, e essa se tornando sucessivamente rediviva como uma fênix. Se por si só tal

The Film Handbook#189: Robert Siodmak

Imagem
Robert Siodmak Nascimento: 08/08/1900. Menphis, Tennessee, EUA Morte : 10/03/1973, Locarno, Suíça Carreira (como diretor ): 1929-1969 A reputação de Robert Siodmak reside em uma série de thrillers  realizados durante um período breve nos anos 40. Apesar de sua obra na Europa tanto antes quanto depois desse período ser hoje raramente vista, ele permanece uma importante, ainda que subestimada, figura no desenvolvimento e exploração do estilo hoje conhecido como cinema noir . Nascido de pais alemães-judeus, Siodmak se mudou para a Alemanha quando tinha um ano. Após trabalhar no ramo econômico e teatral, passou ao mundo do cinema como roteirista de cartelas e editor. Sua estreia na direção, Gente no Domingo / Meschen am Sonntag  foi uma charmosa comédia romântica quase destituída de enredo, notável por sua análise realista e em locações dos berlineses se divertindo ao final de semana, e pelos colaboradores de Siodmk, que incluíram Edgar G. Ulmer, Wilder , Zinnemann  e o irmão do

Filme do Dia: A Day at the Zoo (1939), Tex Avery

Imagem
A   Day at the Zoo (EUA, 1939). Direção: Tex Avery. Rot. Original: Melvin Millar. Música: Carl W. Stalling. Montagem: Treg Brown. A verve ultra-irônica de Avery se detém sobre o universo do zoológico. Como era habitual nas animações do período do estúdio, não existem personagens fixos e aqui tampouco propriamente uma narrativa no sentido mais convencional, antes sketches frouxos, nos quais a o único arremedo de costura é proporcionado pelas gags . Avery e seu roteirista investem em clichês conhecidos, como o de não alimentar ou perturbar animais (no último caso, através de da recorrência a imagem de um homem que se divide entre troçar do leão e se sentir arrependido quando flagrado pelo narrador, acabando no estômago do mesmo), mas tampouco deixa de pensar a inversão de papéis, literalmente negociada por um macaco, que convence um funcionário do zôo a enjaular o homem, nitidamente parecido com ele, que o observava. Leon Schelsinger Studios para Warner Bros. Pictures. 7 minutos e

Filme do Dia: Paradjanov: A Requiem (1994), Ron Holloway

Imagem
P aradjanov: A Requiem (Alemanha/EUA, 1994). Direção: Ron Holloway. Fotografia: Thomas Schwan. Documentário   que talvez tenha como único atrativo a presença e os depoimentos de Paradjanov (as filmagens são de 1988, dois anos antes de seu falecimento), realizador armênio que foi um dos nomes mais significativos do então cinema soviético. Paradjanov , de modo bastante modesto, é visto se declarando realizado quando comparado a Pasolini , relembrando os tempos da escola de cinema, em que fora aluno de Dovjenko (e acusado, injustamente, de copiar seu estilo) ou ainda se emocionando em um festival de cinema ao dedicar seu último filme, Ashik Kerib , à memória de Tarkovski . Boa parte de sua fala também se detém sobre os cinco anos em que foi preso. O filme apresenta uns poucos momento de narração off , cenas dos longas e de alguns projetos menos conhecidos do realizador (curtas e projetos interrompidos por problemas com os órgãos reguladores soviéticos), imagens registradas duran

Filme do Dia: Claro (1975), Gláuber Rocha

Imagem
C laro ( Claro , Itália/Brasil, 1975). Direção: Gláuber Rocha . Rot. Original: Gláuber Rocha. Fotografia: Mario Gianni. Montagem: Cristina Altan. Com: Juliet Berto, Mackay, Luís Maria Olmedo, Tony Scott, Gláuber Rocha. Nesse filme, que exala sinceridade, poesia e reflexão por todos os poros, Rocha remete à decadência da cultura européia - assim como faz breves parágrafos para comentar a impotência americana diante do fracasso que representou a derrota no Vietnã - e, contrapõe, ainda que timidamente, a essa realidade, a utopia nas ruas, sob a forma de uma passeata comunista em Roma, com os manifestantes cantando a Internacional. Também se aproxima de uma família em que dois irmãos planejam o parricídio, ao mesmo tempo que se banqueteiam com a própria mãe, metaforizando a decadência européia já anteriormente discursada por Berto frente aos monumentos romanos. Desde a primeira seqüência, em que Berto, que representa uma espécie de consciência crítica dessa mal-estar do mundo antig

Filme do Dia: Los Hermanos del Hierro (1961), Ismael Rodríguez

Imagem
L os Hermanos del Hierro (México, 1961). Direção: Ismael Rodríguez. Rot. Adaptado: Ismael Rodríguez, a partir do conto de Ricardo Garibay. Fotografia: Rosalio Solano. Música: Raúl Lavista. Montagem: Rafael Ceballos. Dir. de arte: Jorge Fernández. Cenografia: Carlos Grandjean. Com: Antonio Aguilar, Julio Alemán, Patricia Conde, Columba Domínguez, Emilio Fernández, Eduardo Noriega, Ignacio Lopez Tarso, David Silva, David Reynoso. Quando crianças, Reynaldo e Martín testemunharam a morte por assassinato do pai adotivo, Reynaldo del Hierro (Noriega) por Don Velasco (Fernández). Quando crescidos, o irmão mais velho, Reynaldo (Aguilar) busca vingar a morte do pai, enquanto Martin (Alemán), traumatizado pela mesma, apenas pretende se unir a jovem e bela Jacinta (Conde). A viúva (Domínguez), desde a morte do marido, sofre dos nervos. Os dois irmãos acabam se apaixonando pela jovem, mas Reynaldo mata um homem e foge com a mesma, contra a vontade do irmão dela, Manuel (Reynoso). Acossados

Filme do Dia: The Case of the Three Million (1926), Yakov Protazanov

Imagem
T he Case of the Three Million ( Protsess o Tryokh Millionakh , União Soviética, 1926). Direção: Yakov Protazanov. Rot. Adaptado: Yakov Protazonov, a partir do romance de Umberto Notari.  Fotografia: Piotr Yermolov. Direção de arte: Isaak Rabinovich. Com: Igor Ilinsky, Anatoli Ktorov, Danill Vvedenskiy, Mikhail Klimov, Olga Zhizneva, Nikolai Prozorovski, Vladimir Fogel. Tapioca (Ilinsky) é um vagabundo que vive de pequenos furtos. Cascarelia (Ktorov), um larápio que circula nos meios grã-finos, sempre afanando joias e outros pertences. Ornano (Klimov) é um banqueiro. Preparando-se para mais um de seus golpes financeiros, Ornano vende sua mansão por três milhões de rublos e vai guarda-los em sua casa de campo em reforma. Sua mulher, Noris (Zhizneva) alerta o amante Guido (Prozorovski) sobre o dinheiro, mas a mensagem vai cair nas mãos de Cascarelia, que adentra a casa. Mal sabe ele que Tapioca, observando de seu binóculo, também tem planos de assalta-la. Os dois se encontram na

Nicolas Roeg 1928-2018

Imagem

Filme do Dia: Bezerra de Menezes - O Diário de um Espírito (2008), Gláuber Filho & Joe Pimentel

Imagem
B ezerra de Menezes – O Diário de um Espírito (Brasil, 2008). Direção: Gláuber Filho & Joe Pimentel. Rot. Original: Andréa Bardawill, Gláuber Filho & Luciano Klein . Fotografia: Joe Pimentel. Com: Carlos Vereza, Magno Carvalho, Lucas Ribeiro, Mirelle Freitas, Lúcio Mauro, Ana Rosa, Rodger Rogério, Juliana Carvalho, Cláudio Raposo, B. de Paiva. Filho de um poderoso fazendeiro (Raposo), Adolfo Bezerra de Menezes desde criança (Ribeiro) recebe uma educação esmerada, indo estudar medicina no Rio quando jovem (Carvalho), vindo a se transformar em médico e político influente da República (Vereza) e, ao mesmo tempo, provocando polêmicas por sua adesão ao espiritismo, que faz com que seja rejeitado por parte da família. O fato de se tratar de um filme bastante distinto do panorama cinematográfico nacional contemporâneo, tanto pelo tema como sua opção dramatúrgica poderia ser um elemento positivo se tivesse sido construído de modo mais consciente e com propósito mais claro. Po

Bernardo Bertolucci (1941-2018)

Imagem

Filme do Dia: Prisioneiro das Montanhas (1996), Sergei Bodrov

Imagem
P risioneiro das Montanhas ( Kavkazsky Plennik , Russia, 1996) Direção: Sergei Bodrov. Rot.Original: Arif Aliev, Sergei Bodrov e Boris Giller. Fotografia: Pavel Lebeshev. Música: Leonid Desyatnikov. Montagem: Alan Baril, Olga Grinshpun & Vera Kruglova.Com: Oleg Menshikov, Sergei Bodrov Jr, Susanna Mekhralieva, Djemal Sikharulidze, Alexander Bureyev, Valentina Fedotova, Alexei Zharkov. Jovem Vania (Bodrov jr.) se prepara para servir o exército. Juntamente com outros colegas que se encontram em um tanque, sofre uma emboscada, em que os únicos sobreviventes são ele e Sacha (Menshikov). Tornado prisioneiros pelo patriarca caucasiano Abdul-Murat (Sikharulidze), passam a viver acorrentados um ao outro na fazenda deste. Inicialmente avesso a tentativa de aproximação de Vania, Sacha, mais velho e experiente,   escarnece de sua fragilidade. Ambos são alimentados pela adolescente Dina (Mekharlieva). O convívio forçado durante dez dias faz não só com que Vania e Sacha se tornem sólido

Filme do Dia: A Cave Man Wooing (1912), Otis Turner

Imagem
A   Cave Man Wooing (EUA, 1912). Direção: Otis Turner. Rot. Original: B.M.Connors. Com: King Baggot, Violet Horner, William Robert Daly, William E.Shay, Jane Fearnley. George, amante romântico e sensível, de postura delicada, acredita que não tem chances diante de outro pretendente mais convencional que encontra na sala da casa da amada. Ele tem uma ideia, a partir de um jornal, de exercitar-se em uma academia de boxe. Após três meses George torna-se um exímio boxeador, derrubando o instrutor e outro atleta seguidamente e assustando os outros. Ele utiliza sua força agora para humilhar seu oponente e sequestrar sua amada. Eles encontram um policial pelo caminho, mas George quebra o cassetete do policial facilmente e esse corre com medo. Quando o pai dela e o rival de George encontram o policial os três vão até a casa deste. Lá, após pouca resistência   ela   se deixa ser beijada por George e os expulsa todos. Talvez a melhor imagem desse filme com pretensões cômicas seja que

The Film Handbook#178: Jean Renoir

Imagem
Jean Renoir Nascimento: 15/09/1894, Paris, França Morte : 12/02/1979, Beverly Hills, Califórnia, EUA Carreira  (como diretor): 1925-1970 Ainda que somente pela rica variedade de sua obra, Jean Renoir permaneceria um dos maiores realizadores de todos os tempos. Sua grandeza, no entanto, reside em sua vontade de experimentar, em sua incansável mescla entre realismo e artifício, e em sua profunda visão não sentimental que todos, bons ou maus, possuem suas razões. Nos filmes de Renoir, forma e conteúdo se combinam para criar um retrato coerente, mas multifacetado, do caos, absurdo e transitoriedade da vida humana. Filho do pintor impressionista Auguste Renoir, Jean abandonou a cerâmica pelo cinema em 1924, quando produziu um filme a ser estrelado por sua esposa Catherine Hessling, uma ex-modelo de seu pai e atriz de diversos de seus próprios filmes mudos. No mesmo ano que realizou sua estreia na direção com A Filha da Água / Le Fille de l'Eau ,  sua fotografia lírica das marge

Filme do Dia: Ama-me ou Esquece-me (1955), Charles Vidor

Imagem
A ma-me ou Esquece-me ( Love Me or Leave Me , EUA, 1955). Direção: Charles Vidor.  Rot. Original: Daniel Fuchs & Isabel Lennart, a partir do argumento de Fuchs. Fotografia: Arthur E. Arling. Montagem: Ralph E. Winters. Dir. de arte: Cedric Gibbons & Uri McCleary. Cenografia: Jack D. Moore & Edwin B. Willis. Figurinos: Helen Rose. Com: Doris Day, James Cagney, Cameron Mitchell, Robert Keith, Tom Tully, Harry Bellaver, Richard Leeds, Peter Gaines, Charles Stroud, Audrey Young. Anos 1920. Ruth Etting (Day), de uma corista anônima, é impulsionada em sua carreira pelo grosseiro gangster Martin Snyder (Cagney), interessado em fazê-la sua mulher. Ruth é constantemente advertida pelo pianista Johnny Alderman (Mitchell), dos riscos de seu envolvimento com ele. Porém ela não apenas segue adiante com ele como empresário, como se casa com o próprio. Embora a fama esteja ascendente, e inclusive tenha recebido um convite para atuar em Hollywood, Etting vive uma vida pessoal mi

Filme do Dia: O Jovem Frankenstein (1975), Mel Brooks

Imagem
O  Jovem Frankenstein ( Young Frankenstein , EUA, 1974). Direção: Mel Brooks. Rot. Adaptado: Gene Wilder & Mel Brooks, baseado no romance Frankenstein, de Mary Shelley. Fotografia: Gerald Hirschfeld. Música: John Morris. Montagem: John C. Howard. Dir. de arte: Dale Hennesy. Cenografia: Robert De Vestel. Figurinos: Dorothy Jeakins. Com: Gene Wilder, Peter Boyle, Marty Feldman, Madeline Kahn, Cloris Leachman, Teri Garr, Kenneth Mars, Gene Hackman.       Neto do barão Frankenstein, Dr. Frederick (Wilder),   sempre procura desvincular sua prática científica das tentativas de reanimação dos mortos que tornara célebre seu avô, Victor. Após ganhar livro que Victor levará ao túmulo, Frederick parte para o castelo na Transilvânia e, extasiado, descobre o laboratório em que as experiências do avô foram realizadas, assim como o livro com indicações suas. Com ajuda do serviçal do castelo, Igor (Feldman) e de Inga (Garr), sua assistente, consegue reanimar a Criatura (Boyle). Porém, pelo