Postagens

Filme do Dia: Em Hollywood (1938), Tex Avery

Imagem
E m Hollywood ( Daffy Duck in Hollywood , EUA, 1938). Direção: Tex Avery. Rot. Original: Dave Monahan. Música: Carl W. Stalling. Montagem: Treg Brown. Num momento eminentemente de transição entre dois estilos distintos, esta animação demonstra que o talento habitual de Avery aqui se encontra ainda mais prejudicado do que o caso de Chuck Jones em semelhante situação (seu Patolino e o Dinossauro , realizado ano seguinte é bem mais interessante e próximo do estilo que se definirá com a série Looney Tunes ). Aqui se parodia, como em muitas animações do período, o universo de Holllywood, através do processo de filmagem e de seu diretor-vedete que é   rebaixado após uma montagem maluca efetivada por seu astro,   Patoliino evidentemente, a partir de material do acervo do estúdio (há uma longa cena que faz uso de imagens de filmes de ação ao vivo, recurso que também seria utilizado posteriormente com maior virtuosidade e efeito cômico por Avery). Hollywood Steps Out (1941), também de Ave

Filme do Dia: Inauguration de l´Exposition Universelle (1900), Louis Lumière

Imagem
I nauguration de l´Exposition Universelle (França, 1900). Direção: Louis Lumière. Produzindo já com bem menos fôlego que nos primeiros anos, Lumière traz essa desconcertante imagem de duas “calçadas rolantes” às margens do Sena provocando uma ilusão de ótica de que é a câmera que se encontra em movimento que somente se desfaz numa observação mais acurada. Lumière. 43 segundos.

Filme do Dia: Just Rambling Along (1918), Hal Roach

Imagem
J ust Rambling Along (EUA, 1918). Direção: Hal Roach. Fotografia: Robert Doran. Montagem: Thomas J. Criser. Com: Stan Laurel, Clarine Seymour, Noah Young, James Parrot, Bud Jamison. Rapaz (Laurel), tenta de todas as formas ficar próximo da garota (Seymour) que atraiu um grupo de homens a um restaurante, não se escusando em roubar a moeda de um garoto para poder pagar a refeição e lá provar todos os tipos de comida, alegando que não gosta. Quando a farsa é desmascarada ele não apenas não consegue ficar com a garota, como ainda tem que enfrentar de um lado os trabalhadores do restaurante e de outro o policial e o garoto roubado. No ano seguinte a sua estréia no cinema, Laurel estréia esse curta, ainda longe da associação que faria com Oliver Hardy, que ficaria conhecida no Brasil como O Gordo e O Magro , em 1925. Roach, produtor de cerca de 1.200 filmes, também dirigiu longas estrelados por Harold Lloyd, assim como os posteriores filmes da dupla O Gordo e O Magro. Este filme é um

Filme do Dia: O Amor nos Tempos do Cólera (2007), Mike Newell

Imagem
O  Amor nos Tempos do Cólera ( Love in the Time of Cholera , EUA, 2007). Direção: Mike Newell . Rot. Adaptado: Ronald Harwood, baseado no livro homônimo de Gabriel García Márquez. Fotografia: Affonso Beato. Música: Antonio Pinto. Montagem: Mick Audsley. Dir. de arte: Wolf Kroeger, John King, Paul Kirby & Roberto Bonelli. Cenografia: Elli Griff. Figurinos: Marit Allen. Com: Benjamin Bratt, Giovanna Mezzogiorno, Javier Bardem, Gina Bernard Forbes, John Leguizamo, Fernanda Montenegro , Catalina Sandino Moreno, Marcela Mar, Unax Ugalde Na passagem do século XIX para o XX, o jovem funcionário dos telégrafos Florentino Ariza (Ugalde) se apaixona pela filha do rude, possessivo e interesseiro Lorenzo Daza (Leguizamo), Fermina (Mezzogiorno). A paixão entre ambos faz com que Lorenzo arranje um casamento de conveniência de Fermina com o médico Juvenal (Bratt). Florentino, no entanto, nunca esquece seu amor de juventude. Ao reecontrá-la e ser rechaçado por ela entra em depressão. Sua

Filme do Dia: Europa 51' (1952), Roberto Rossellini

Imagem
E uropa 51’ (Itália, 1952). Direção: Roberto Rossellini. Rot. Original: Roberto Rossellini, Sandro De Feo, Mario Pannunzio, Ivo Perilli & Brunello Rondi. Fotografia: Aldo Tonti. Música: Renzo Rossellini. Montagem: Jolanda Benvenutti. Dir. de arte: Virgilio Marchi. Cenografia: Ferdinando Ruffo. Figurinos: Fernanda Gattinoni. Com: Ingrid Bergman, Alexander Knox, Ettore Giannini, Teresa Pellati, Giulietta Masina, Marcella Rovena, Tino Perna, Sandro Franchina. Irene Girard (Bergman), elegante esposa de um influente diplomata, George (Knox), ocupada com os preparativos de uma recepção em sua casa, pouca atenção dá ao filho pequeno Michelle (Franchina), que quer sua companhia. Quando jantam, sabe que o menino sofreu uma quedra e quebrou um fêmur. O pior para Irene é descobrir que se tratou de um ato consciente. Ela fica a seu lado durante boa parte da noite e quando se retira sabe através da enfermeira da trágica e repentina morte do garoto. Cada vez mais distante de seu meio socia

Filme do Dia: Delírio de Amor (1971), Ken Russell

Imagem
D elírio de Am or ( The Music Lovers , Reino Unido, 1971). Direção: Ken Russell. Rot. Adaptado: Melvyn Bragg, a partir do livro Beloved Friends de Catherine Drinker Bowen & Barbara von Meck. Fotografia: Douglas Slocombe. Música: André Previn. Montagem: Michael Bradshell. Dir. de arte: Natasha Kroll & Michael Knight. Figurinos: Shirley Russell. Com: Richard Chamberlain, Glenda Jackson, Max Adrian, Christopher Gabble, Kenneth Colley, Izabella Telezinska, Maureen Pryor, Sabina Maydelle. Piotr Tchaikovsky (Chamberlain) é considerado um compositor brilhante no círculo cultural da São Petersburgo, porém sua vida (homo)ssexual desregrada prejudica sua fama, sendo suas composições consideradas demasiado afeminadas por seu mentor, Nicholas Rubinstein (Adrian). Então casado com Sasha (Maydelle), ele a abandonará pela insaciável Nina Milyukova (Jackson). Atormentado pelos fantasmas da mãe e do amigo homossexual Anton (Colley), que pretende evitar a todo custo para manter as apar

Filme do Dia: The Mystery of the Leaping Fish (1916), John Emerson

Imagem
T he Mystery of the Leaping Fish (EUA, 1916). Direção: Christy Cabanne & John Emerson. Rot. Original: Tod Browning & Anita Loos. Fotografia: John W. Leezer. Com: Douglas Fairbanks, Bessie Love, Allan Sears, Tom Wilson, Alma Rubens, B.F. Zeidman, William Lowery, George Hall. Aloprado detetive viciado em cocaína, Coke Ennyday (Fairbanks) passa a investigar o contrabando camuflado de ópio e a chantagem que um janota (Sears) empreende contra uma garota (Love) por quem se encontra apaixonado. A compreensão precisa de sua rebuscada trama, inapropriada para sua diminuta duração não ofusca o que talvez seja o maior mérito dessa produção, qual seja, a de ser uma precoce sátira ao gênero do filme de espionagem e as séries similares que ainda engatinhavam e estavam lançando suas primeiras obras significativas contemporaneamente, como é o caso de Louis Feuillade. Do nome do detetive e do imenso depósito com letras garrafais indicando se tratar de cocaína (evidente menção ao uso feit

Filme do Dia: Um Homem Sério (2009), Joel & Ethan Coen

Imagem
U m Homem Sério ( A Serious Man , EUA/Reino Unido/França, 2009). Direção e Rot. Original: Joel & Ethan Coen. Fotografia: Roger Deakins. Música: Carter Burwell. Montagem: Ethan & Joel Coen. Dir. de arte: Jess Gonchor & Deborah Jensen. Cenografia: Nancy Haigh. Figurinos: Mary Zophres. Com: Michael Stuhlbarg, Richard Kind, Fred Melamed, Sari Lennick, Aaron Wolf, Jessica McManus, Peter Breitmayer, Brent Braunchsweig. Por volta da passagem dos anos 60 para 70, no meio-oeste americano o professor judeu Larry Gopnik (Stuhlbarg) vê o que acreditava ser uma vida estável   ser destruída em pouco tempo. Sua mulher Judith (Lennick), com quem se encontrava casado há 15 anos, quer se separar dele para se unir a um amigo do casal, Sy (Melamed), viúvo da mulher a 3 anos. Seu irmão, Arthur (Kind) sofre repressão policial por crimes proibidos como jogar e praticar sodomia. Um aluno, pretende suborná-lo para que o aprove na escola.   Seu filho, Danny (Wolf), às vésperas de comemorar s

Filme do Dia: Rio de Janeiro (1948), Humberto Mauro

Imagem
R io de Janeiro (Brasil, 1948). Direção: Humberto Mauro. Curioso sobretudo por registrar boa parte da paisagem da então capital brasileira, com muitos de seus marcos hoje não mais existentes (como é o caso do Palácio Monroe), o filme de Mauro parte de uma diversidade de prédios e monumentos para somente posteriormente se aproximar das praias. Ou seja, evita-se a comparação imediata com belezas naturais paradisíacas, elencando sobretudo fatos associados à “civilização” (transportes, ensino, cultura, esportes). Com narração over bastante característica de seu período, o filme curiosamente abre mão de apresentar uma vista do Corcovado ou do Pão de Açúcar, dois dos mais reconhecidos cartões-postais da cidade, assim como tampouco flagra o Maracanã em construção. Nessa dimensão monumental, a figura humana torna-se de extrema coadjuvância, retratada como massa transeunte ou fazendo uso dos serviços de transportes da cidade. Destaque para o momento no qual o hino de louvor ao Rio, Cidad

The Film Handbook#174: Michael Mann

Imagem
Michael Mann Nascimento: 09/02/1943, Chicago, Illinois, EUA Carreira  (como diretor): 1979- Apesar da produção de filmes de Michael Mann ser pequena em comparação ao seu trabalho na televisão (enquanto roteirista, diretor e produtor), tão forte tem sido sua influência em estilos recentes em ambas as mídias que, possibilitou que sua carreira no cinema escapasse aos prolemas de marketing que a arruinaram por tanto tempo e o reconhecimento futuro de sua importância parece assegurado. Enquanto estudava cinema em Londres, Mann adquiriu experiência dirigindo comerciais e documentários para a televisão, retornando então a América para realizar seu próprio nome, escrevendo para séries como Starksy & Hutch  e Os Novos Centuriões / Police Story . Após seu trabalho não creditado no roteiro de Liberdade Condicional / Straight Time  de Ulu Grosbard, dirigiria seu primeiro longa-metragem, Maratona Final / The Jericho Mile ; realizado para a televisão, mas lançado nos cinemas fora dos Est

Filme do Dia: Neighbours (1952), Norman McLaren

Imagem
N eighbours (Canadá, 1952). Direção, Rot. Original e Música: Norman McLaren. Fotografia: Wolf Koenig. Com: Grant Munro, Jean Paul Ladouceur. Dois vizinhos se tratam cordialmente até descobrirem uma flor que nasce em meio as suas propriedades. Após um período de encantamento de ambos com as sensações boas que trazem a flor, uma luta incessante se inicia para demarcar a posse com relação a mesma, que só acaba após o extermínio de suas famílias e a morte de ambos. Fazendo uso da técnica da pixilação, McLaren chama atenção igualmente pela economia de meios e abrangência de sua mensagem. Pode-se questionar se em tal abrangência não se incluiria igualmente uma pretensão demasiada, ao tentar evocar todos os conflitos humanos a partir de uma briga de vizinhos por uma singela flor. Um dos “atores” em cena é ninguém menos que Munro, reconhecido animador do estúdio. Ganhou o Oscar, porém curiosamente na categoria documentário e não animação. A forte cena na qual os homens eliminam as es

Filme do Dia: A Esposa de Seisaku (1965), Yasuzô Masumura

Imagem
A  Esposa de Seisaku ( Seisaku no Tsuma , Japão, 1965). Direção: Yasuzô Masumura. Rot. Adaptado: Kaneto Shindô, a partir do romance de Genjiro Yoshida. Fotografia: Tomohiro Akino. Música: Tadashi Yamauchi. Montagem: Tatsuji Nakashizu. Dir. de arte: Tomoo Shimogawara. Com: Ayako Wakao, Takahiro Tamura, Nobuo Chiba, Yuzo Hayakawa, Yuka Konno, Mikio Narita, Taji Tonoyama. Idos do século XX. Okane (Wakao), proveniente de família miserável, serve como mulher para um homem mais velho. Com a morte do velho e de seu pai, ela e sua mãe  retornam para a vila onde nasceram, onde a falta de contato de Okane com o resto do povoado faz com que desperte uma animosidade do povo contra ela. A chegada de um herói de guerra, Seisaku (Tamura), desperta o interesse do povoado. Okane continua indiferente, como indiferente continuará para as badaladas que Seisaku pratica ao amanhecer, hábito que é visto pelos moradores como benéfico com relação a uma juventude preguiçosa. Com a morte da mãe de Okane,

Filme do Dia: Vidas Amargas (1955), Elia Kazan

Imagem
V idas Amargas ( East of Eden ,  EUA, 1955). Direção: Elia Kazan. Rot. Adaptado: Paul Osborn, a partir do romance de John Steinbeck. Fotografia: Ted D. McCord. Música: Leonard Rosenman. Montagem: Owen Marks. Dir. de arte: James Basevi & Malcolm C. Bert. Cenografia: George James Hopkins & William Wallace. Figurinos: Anna Hill Johnstone. Com: James Dean, Julie Harris, Raymond Massey, Burl Ives , Richard Davalos, Jo Van Fleet, Harold Gordon, Albert Dekker, Lois Smith. O instável Cal (Dean) sempre foi considerado a ovelha negra da família Trask, cujo religioso pai, Adam   (Massey), devotado única e exclusivamente ao trabalho como fazendeiro em um rancho desde o que se supõe ter sido a morte de sua mulher, observa no fllho dileto Aron   (Davalos) a continuidade de sua empreitada. Aron se encontra noivo de Abra (Harris). Porém Cal descobre através de um errante que sua mãe se encontra bem viva, e é dona do bordel mais bem frequentado de toda a região, indo conhece-la. Kate (V

Filem do Dia: The Song of Ceylon (1934), Basil Wright

Imagem
T he Song of Ceylon (Reino Uni do, 1934). Direção, Fotografia e Montagem: Basil Wright. Rot. Adaptado: Robert Knox, a partir de trechos de An Historical Relation of Ceylon . Música: Walter Leigh. Essa visão exótica do Ceilão (atual Sri Lanka) bem poderia ser tributária das aventuras de Flaherty , porém mesmo na proximidade maior com esse, que é a sua atração por culturas de fortes traços não ocidentalizados, há um modo bastante distinto de apresentar o paraíso natural de coexistência pacífica, sem as adversidades naturais que são o principal obstáculo em Flaherty . Aqui a palavra, mesmo a narrada, para não falar da nativa, que é utilizada apenas como elemento sonoro para ritmar as imagens possui menor impacto do que a montagem e a música, que tendem a ressaltar o quão permeada pelo lúdico é a cultura seja no trabalho, nos cultos religiosos ou na própria arte, representada pela dança. Tampouco se forja um personagem que crie uma identidade maior com o que é apresentado, tal como n

Filme do Dia: Play Mate (2010), Yulia Postavskaya

Imagem
P lay Mate (Rússia, 2010). Direção e Rot. Original: Yulia Postavskaya. Música: Pavel Karmanov. Garoto se afeiçoa de um urso de pelúcia, que se torna seu amigo inseparável, sem os revezes que as brincadeiras com outras crianças poderiam provocar. Aos pouco ele vai crescendo e sua relação com seu companheiro, sempre vivo quando se encontram a sós, torna-se envergonhada pela possibilidade do olhar de um terceiro. Quando crescido, assim como o urso, sente dificuldades de se alimentar ou assistir tv, pois o urso também passa a demonstrar suas vontades. Quando ele leva uma garota pela primeira vez em casa, é hora de trancar seu brinquedo em uma mala embaixo da cama. Quando sua criança descobre   a mala, afeiçoa-se imediatamente do urso. Incursão talvez em nada grandemente original, mas bem efetivada, da transição para o universo adulto e a necessidade de abdicar, por vezes de forma algo imperativa, das fantasias recorrentes da infância. Ainda que não faça uso praticamente de diálogos

Filme do Dia: Angústia (1946), John Brahm

Imagem
A ngústia ( The Locket , EUA, 1946). Direção: John Brahm. Rot. Original: Sheridan Gibney & Norma Barzman. Fotografia: Nicholas Musuraca. Música: Roy Webb. Montagem: J.R. Whittredge. Cenografia: Harley Miller & Darrell Silvera. Com: Laraine Day, Brian Aherne, Robert Mitchum, Gene Raymond, Sharyn Moffett, Ricardo Cortez, Henry Stephenson, Katherine Emmery, Fay Helm, David Thursby. No dia de seu casamento com Nancy (Day), John Willis (Raymond) recebe a inesperada visita de um homem que não conhece, Dr. Blair (Aherne), que lhe conta que sua mulher possui distúrbios de personalidade. Blair conta que após casar com Nancy recebeu a visita do pintor Norman Clyde (Mitchum). Clyde lhe conta que Nancy o havia contado do trauma que vivenciara na infância (Moffett), quando roubou o colar que lhe havia sido dado por sua melhor amiga, filha da dona da rica residência na qual sua mãe trabalhava como governanta. Os bons contatos que Nancy possui faz com que ela apresente Clyde para o ca

Filme do Dia: Hans Staden (1999), Luís Alberto Pereira

Imagem
H ans Staden (Brasil/Portugal, 1999). Direção e   Rot. Original:  Luís Alberto Pereira. Fotografia: Uli Burtin.  Música: Marlui Miranda & Lelo Nazário. Dir. de arte: Chico de Andrade. Cenografia: Zeca Nolf & Clíssia Moraes. Figurinos: Cleyde Fayad. Com: Carlos Evelyn, Darci Figueiredo, Stênio Garcia, Mário Jacques, Sérgio Mamberti, Cláudia Liz, Ariana Messias,  Adelino Neves, Beto Simas.         Staden (Evelyn) sofre um naufrágio com a nau portuguesa que embarcara e torna-se líder da fortificação portuguesa, em Bertioga, no ano de 1547. Em 1554, preocupado com um escravo desaparecido, entra em contato com a tribo indígena dos tupinambás, tornando-se prisioneiro, acusado de ser português. Os portugueses são mal vistos pela nação indígena que, no entanto, mantém boas relações com os franceses. Staden é prometido para ser a refeição para a próxima lua cheia. Porém, para sua sorte, uma epidemia dizima a família do chefe da aldeia, Nhaepepô oaçu (Simas) e Staden afirma que t

Filme do Dia: O Estudante de Praga (1913), de Hanns Heinz Ewers & Stellan Rye

Imagem
O   Estudante de Praga ( Der Student von Prag , Alemanha, 1913). Direção: Hanns Heinz Ewers & Stellan Rye. Rot. Adaptado: Hanns Heinz Ewers, baseado no conto William Wilson , de Edgar Alan Poe e no poema de Alfred de Musset. Fotografia: Guido Seeber. Música: Josef Weiss. Dir. de arte e Figurinos: Robert A.Dietrich & Klaus Richter. Com: Paul Wegener, John Gottowot, Grete Berger, Lyda Salmonova, Lothar Körner, Fritz Weidemann, Alexander Moissi. O estudante Balduin (Wegener) é conhecido por ser o mais notável esgrimista de sua escola. No entanto, encontra-se desgraçado por não ter ninguém que ame. A situação se transforma quando ele salva a Condessa Margit (Berger), por quem se apaixona perdidamente e é correspondido. A Condessa é prometida ao seu primo, o Barão Waldis-Schwarzenberg (Weidemann) e Balduin, como simples estudante, acredita que não poderá disputa-la. Scapinelli, um velho conhecido por sua amizade com os jovens, faz-lhe uma proposta irrecusável de lhe doar cem

Filme do Dia: Alma em Suplício (1945), Michael Curtiz

Imagem
A lma em Suplício ( Mildred Pierce , EUA, 1945). Direção: Michael Curtiz. Rot. Adaptado: Randall MacDougall, a partir do romance de James M.Cain. Fotografia: Ernest Haller. Música: Max Steiner. Montagem: David Weisbart. Dir. de arte: Anton Grot & Bertram Tuttle. Cenografia: George James Hopkins. Figurinos: Milo Anderson. Com: Joan Crawford, Ann Blyth, Jack Carson, Zachary Scott, Eve Arden, Bruce Bennett, Lee Patrick, Jo Ann Marlowe, Butterfly McQueen, John Compton. Mildred Peirce   (Crawford), pacata dona de casa, reinventa-se após a partida do marido, Bert (Bennett), tornando-se uma bem sucedida dona de lanchonetes após o modesto início como garçonete. Sua filha mais nova Kay (Marlowe), morre de pneumonia súbita. A mais velha, Veda (Blyth) e agora única, demonstra seu desprezo para com a atividade da mãe. No plano afetivo, Mildred foge dos galanteios do amigo Wally (Carson) e se interessa pelo rico e elegante Monte Beragon (Scott), por quem a filha também se sente atraída.

Filme do Dia: O Espírito de 45 (2013), Ken Loach

Imagem
O  Espírito de 45’ ( The Sprit of 45’ , Reino Unido, 2013). Direção e Rot. Original: Ken Loach . Fotografia: Stephen Standen. Música: George Fenton. Montagem: Jonatham Harris. A partir de uma estrutura bastante simples e sem rebuscamentos estéticos desnecessários e contrários ao propósito do filme, Loach se mune de generosas imagens de arquivo e depoimentos de simpatizantes do partido trabalhista já em idade extremamente avançada, que vivenciaram o cotidiano da época e, em menor monta – numa opção feliz de fazer uso das palavras desses de forma mais comedida– de especialistas acadêmicos para traçar um vigoroso painel político e social do período e sua potencial projeção para o momento em que foi produzido. Observa-se, não sem algum grau de surpresa, as condições de extrema miserabilidade das classes populares ganhando contorno e voz apropriada com um   senhor, Sam Watts, que afirma logo ao início “ter nascido a 87 anos atrás nos cortiços de Liverpool”. Ele relembra dormirem ci