Postagens

Filme do Dia: Bonitinha, mas Ordinária (1963), J.P. de Carvalho

Imagem
B onitinha, mas Ordinária (Brasil, 1963). Direção: J.P. de Carvalho. Rot. Adaptado: Jorge Dória, baseado na peça de Nélson Rodrigues. Fotografia: Amleto Daissé. Música: Carlos Lyra. Montagem: Rafael Justo Valverde. Cenografia: José Cajado Filho. Com: Jece Valadão, Odete Lara, Lia Rossi, Marlene Blanco, André Villon, Fregolente, Monah Delacy, Roberto Bataglin, Ida Gomes, Maria Gladys, Milton Carneiro. Edgar (Valadão), rapaz de origem humilde, é “contratado” pelo patrão inescrupuloso Werneck (Fregolente), através de seu intermediário, Peixoto (Villon), para casar sua filha Maria Cecília (Rossi), vítima de estupro coletivo. Porém, Edgar vacila, já que tanto está apaixonado pela vizinha professora, Ritinha (Lara), como teme se transformar em cópia do crápula desesperançado que é Peixoto, também genro de Werneck. A aparência de pureza de Ritinha é desmentida por sua declaração que bancava as irmãs e a mãe inválida se prostituindo, após ter sido violada pelo patrão. Ritinha entra em

Filme do Dia: Férias de Amor (1955), Joshua Logan

Imagem
F éri as de Amor ( Picnic , EUA, 1955). Direção: Joshua Logan. Rot. Adaptado: Daniel Taradash, a partir da peça de William Inge. Fotografia: James Wong Howe. Música: George Duning. Montagem: William A. Lyon & Charles Nelson. Dir. de arte: William Flannery & Jo Mielziner. Cenografia: Robert Priestley. Figurinos: Jean Louis. Com: William Holden, Kim Novak, Betty Field, Susan Strasberg, Cliff Robertson , Rosalind Russell, Arthur O’Connell, Verna Felton. Após muitos anos ausente da sua pequena cidade, Hal Carter (Holden) retorna e se   apaixona por Madge Owens (Novak), a mais bela garota da cidade e prometida para seu único amigo de juventude, Alan Benson (Robertson), cujo pai arranja um emprego para ele. A tensão se torna insuportável a partir de um piquenique, no qual Madge não apenas dança com Hal e deixa de lado a irmã menos atraente e jovem, Millie (Strasberg), como sai com ele em seu carro. Alan aciona a polícia, tendo como subterfúgio o fato de Hal ter saído em seu car

Filme do Dia: A Última Ceia (1976), Tomás Gutiérrez Aléa

Imagem
A  Última Ceia ( La Última Cena , Cuba, 1976). Direção: Tomás Gutiérrez Aléa. Rot. Adaptado: Tomás Gutiérrez Aléa & Constante Diego, baseado no romance de Moreno Fraginals. Fotografia: Mario García Joya. Música: Leo Brouwer. Montagem: Nelson Rodríguez. Dir. de arte: Carlos Arditi. Figurinos: Lidia Lavallet & Jesús Ruiz. Com: Nelson Villagra, Samuel Claxton, Luiz Alberto Garcia, Jose Antonio Rodriguez, Mario Balmaseda, Idelfonso Tamayo, Julio Hernandez. Em um engenho cubano no século XVIII, um senhor de engenho, apiedado da condição de seus escravos e influenciado pela moral cristã, decide oferecer um lauto banquete para doze deles na noite que antecede a sexta-feira santa, após uma cerimônia do lava-pés em que ele próprio, o Conde (Villagra) já fizera questão de beijar os pés dos escravos.   Durante o banquete, o Conde se embriaga e consegue atender a alguns apelos dos escravos, demonstrando certa resignação e auto-controle até mesmo quando o escravo mais rebelde entre

Filme do Dia: O Tambor (1979), Volker Schlöndorff

Imagem
O   Tambor ( Die Blechtrommel , Al. Ocidental/França/Polônia/Iuguslávia, 1979). Direção: Volker Schlöndorff. Rot. Adaptado: Jean-Claude Carriére, Volker Schlöndorff & Frank Seitz, a partir do romance de Günter Grass. Fotografia: Igor Luther. Música: Maurice Jarre. Montagem: Suzanne Baron. Dir. de arte: Piotr Dudzinsk, Zeljko Senecic & Nicos Perakis. Cenografia: Marijan Marcius, Edouard Pezzolli & Paul Weber. Figurinos: Inge Heer, Dagmar Niefind & Yoshio Yabara. Com: David Bennent, Mario Adorf, Angela Winkler, Katharina Thalbach, Daniel Olbrychski, Charles Aznavour, Tina Engel, Berta Drews, Roland Teubner, Mariella Oliveri. Dantzig. Oskar Matzerath (Bennent) é uma criança que decide, aos três anos, por sua livre decisão, parar de crescer após se jogar da escadaria da adega de sua família. Além de não mais crescer, Oskar consegue lançar um grito tão agudo que estilhaça vidros. Sua mãe, Agnes (Winkler), divide-se entre o marido comerciante e bonachão, Alfred (Adorf

Filme do Dia: Make Mine Freedom (1948), William Hanna & Joseph Barbera

Imagem
M ake Mine Freedon (EUA, 1948). Direção: William Hanna & Joseph Barbera. Essa peça de propaganda da Guerra Fria contrapõe sem a menor sutileza uma América com liberdade de expressão e livre iniciativa que culminou na nação mais economicamente avançada do mundo e os “ismos” que não chegam a ser citados pelo nome, mas no qual evidentemente se encontram o socialismo, comunismo e anarquismo. Tudo isso é apresentado através, basicamente, de um confronto em um parque onde o Dr. Utopia pretende vender suas loções “ismos” para um punhado de homens que representam tipos bem definidos como o empresário, o agricultor, etc. Porém, um homem que se encontrava deitado em um banco acaba pregando tudo o que há de magnífico no país e para completar pede que eles tomem a beberagem. Logo eles se virão esmagados enquanto indivíduos pelo enorme braço do estado que sufoca qualquer tipo de poder diferenciado como o sindicato, a posse individual de bens e o livre discurso. Ironicamente, a reação a es

Filme do Dia: Mary Poppins (1964), Robert Stevenson

Imagem
M ary Poppins (EUA, 1964). Direção: Robert Stevenson. Rot. Adaptado: Bill Walsh & Don DaGradi, a partir dos livros Mary Poppins , de P.L. Travers. Fotografia: Edward Colman. Música: Irwin Kostal. Montagem: Cotton Warburton. Dir. de arte: Carroll Clark & William H. Tunkte. Cenografia: Hal Gausman & Emile Kuri. Figurinos: Tony Walton. Com: Julie Andrews, Dick Van Dyke, David Tomlinson, Karen Dotrice, Matthew Garber, Glynis Johns, Hermione Baddeley, Reta Shaw, Elsa Lanchester, Reginald Owen, Jane Darwell, Ed Wynn. Na Inglaterra da virada do século, na   família Banks, mais uma babá pede as contas por conta das travessuras dos garotos Jane (Dotrice) e Michael (Garber). Seu pai, o pouco afetuoso e calculado banqueiro George (Tomlinson) culpa a mãe, a sufragista Winnifred (Johns) por não ter se disposto com afinco na escolha e promete ele mesmo cuidar do caso, pondo um anúncio no Times . Porém uma ventania dispersa todas as inumeráveis candidatas e leva a carta escrita pe

The Film Handbook#172: Ridley Scott

Imagem
Ridley Scott Nascimento: 30/11/1937, South Shields, Inglaterra Carreira  (como diretor): 1977- Ainda que os filmes que Ridley Scott escolheu realizar sugiram um diretor de considerável ambição, não é certo que se possa levá-lo muito a sério até que supere sua inabilidade para contar uma história com clareza ou criar personagens críveis e intensas. Demasiado preocupado com o visual das coisas, sua obra é frequentemente previsível, mesmo incoerente. Scott já havia se estabelecido como diretor de espalhafatosos comerciais quando realizou sua estreia em longa-metragem com Os Duelists / The Duelists , uma bombástica, ainda que visualmente suntuosa, adaptação de um conto de Joseph Conrad, sobre uma disputa obsessiva entre dois oficiais durante as Guerras Napoleônicas. Porém foi a sanguinolenta e nada prazerosa ficção-científica de horror Alien - O Oitavo Passageiro / Alien > 1  o primeiro a sugerir o seu potencial de bilheteria: infundindo o banal enredo no estilo  da Velha Casa S

Filme do Dia: Homofobia (2005), Genésio Marcondes Júnior

Imagem
H omofobia (Brasil, 2005). Direção e Rot. Original: Genésio Marcondes Júnior. Fotografia: Natássia Nicoletti. Montagem: Genésio Marcondes Júnior & Renata Machado. Dir. de arte: Edson Novais Jr. & Roberta Machado. Com: Angelo Cruz, Isma Ochner, Renata Silveira. Anderson, jovem agressivo e preconceituoso, agride verbalmente e quase dá um pontapé em um homossexual que cruza o caminho dele. Mais tarde, vai ao apartamento da namorada, Dani (Silveira). Ela tem que sair e ele que recebe o amigo de Dani que é ninguém menos que Marcelo, o homossexual que ele havia agredido. Conseguindo narrar o que quer sem nenhuma firula e indo direto ao assunto, esse curta é prejudicado, no entanto, por sintetizar o clichê de que todo homofóbico é homossexual enrustido, assim como pela própria situação de submissão e falta de dignidade do personagem gay, que faz sexo oral no seu agressor na primeira investida do mesmo. Ainda que a situação nada possua de inverossímil, a condição de submissão d

Filme do Dia: Assassinato no Expresso do Oriente (1974), Sidney Lumet

Imagem
  A ssassinato no Expresso do Oriente ( Murder on the Orient Express , Reino Unido, 1974). Direção: Sidney Lumet. Rot. Adaptado: Paul Dehn, a partir do romance de Agatha Christie. Fotografia: Geoffrey Unsworth. Música: Richard Rodney Benett. Montagem: Anne V. Coates. Dir. de arte: Tony Walton & Jack Stephens. Figurinos: Tony Walton. Com: Albert Finney, Lauren Baccall, Martin Balsam, Ingrid Bergman, Jacqueline Bisset, Michael York, Jean-Pierre Cassel, Sean Connery, John Gielgud, Wendy Hiller, Anthony Perkins, Vanessa Redgrave, Rachel Roberts, Richard Widmark. Dezembro de 1935. Hercule Poirot (Finney), famoso detetive belga, está retornando   à Inglaterra e consegue, graças a sua amizade com o diretor da companhia, Signor Bianchi (Balsam), uma vaga no célebre Expresso do Oriente. Pouco depois de instalado no trem, é procurado por um homem, Ratchett (Widmark), que se diz ameaçado de morte e oferece uma pequena fortuna para que ele cuide do caso. Poirot recusa. Pouco tempo depois

Filme do Dia: Ângelo, O Mulato (1950), Francesco De Robertis

Imagem
 ngelo, O Mulato (Il Mulatto , Itália, 1950). Direção e Rot. Original: Francesco De Robertis. Fotografia: Carlo Bellero. Música: Anniballe Bizzelli. Com: Renato Baldini, Angelo Maggio, Umberto Spadaro, H. Mohammed Hussein, Bianca Doria, Nino Milano, Giulia Melodini, Jole Fierro. Filho da mulher de Mattheo (Baldini), violentada por um soldado americano durante a guerra, Ângelo (Maggio) é repudiado por esse que pretende legalmente se desvincular do garoto. O juiz, no entanto, afirma que apenas a cor da pele não é o suficiente para que ele comprove não ser o pai.   Sua mulher morreu durante o parto e o pai na guerra. Inicialmente insensível à criança, Mattheo, após seu parceiro Don Gennaro (Spadaro), encanta-se aos poucos com o garoto, que auxilia na coleta de gorjetas para a dupla. Quando adoece, Mattheo se desespera e reza por sua recuperação. Quando retorna a casa, para sua felicidade, o garoto se encontra bem. Porém, no dia do aniversário de Ângelo   chega um tio seu, irmão

Filme do Dia: O Samurai do Entardecer (2002), Yoji Yamada

Imagem
O   Samurai do Entardecer ( Tasogare Seibei , Japão, 2002). Direção: Yoji Yamada. Rot. Adaptado: Yoji Yamada & Yoshitaka Asama, baseado nos romances Tasogare Seibei , Chikkon Shiatsu e Iwaibito Sukebachi . Fotografia: Matsuo Naganuma. Música: Yousui Inoue & Isao Tomita. Montagem: Iwao Ishii. Dir. de arte:  Mitsuo Degawe & Yoshinobu Nishioka. Figurinos: Kazuko Kurosawa. Com: Hiroyuki Sanada, Rie Miyazawa, Nenji Kobayashi, Ren Osugi, Mitsuru Fukikoshi, Miki Ito, Erina Hashiguchi, Reiko Kusamura, Min Tanaka. No século XIX, o desprestigiado samurai que recebe apenas 50 kokus, Seibei Iguchi (Sanada) tem que lidar com uma esposa doente, uma mãe senil (Kusamura) e duas filhas pequenas. A esposa morre de tuberculose. Com a morte da esposa, Iguchi passa cada vez a ficar mais descuidado com a aparência física, ganhando o apelido de Samurai do Entardecer. Humilde e sem maiores ambições, rejeita tantos postos mais vantajosos quanto propostas de casamento arranjado, sonhando ap

Filme do Dia: Panorama of Galveston Power House (1900), Albert E. Smith

Imagem
P anorama of Galveston Power House (EUA, 1900). Fotografia: Albert E. Smith. Esse panorama, gênero que habitualmente se dedicava a reveler algumas maravilhas do mundo contemporâneo como indústrias ou exposições universais, aqui se dedica a retratar os destroços que restaram da companhia elétrica da referida cidade após um incêndio de grandes proporções. Essa característica descritiva associada às grandes catástrofes que a “panorâmica” poderia proporcionar, de modo inigualável, seria grandemente explorada meia dúzia de anos após no terremoto de San Francisco ( San Francisco: Aftermath of an Earthquake ). Edison Manufacturing Co. 46 segundos.

Filme do Dia: Eros (2004), Michelangelo Antonioni, Steven Soderbergh & Wong Kar-wai

Imagem
E ros (EUA/Itália/Hong Kong/China/França/Luxemburgo/Reino Unido, 2004). Direção: Michelangelo Antonioni, Steven Soderbergh, Wong Kar-wai. Rot.Adaptado: Michelangelo Antonioni & Tonino Guerra baseado em conto É Perigoso Quando Tudo se Encaixa , de Antonioni (episódio É Perigoso Quando Tudo se Encaixa ); Rot. Original: Steven Soderbergh (episódio Equilíbrio ); Wong Kar-wai (episódio A Mão ). Fotografia: Marco Pentecorvo ( É Perigoso Quando Tudo se Encaixa ), Steven Soderbergh ( Equilíbrio ) & Christopher Doyle (episódio É Perigoso Quando Tudo se Encaixa ). Música: Enrica Antonioni & Vinicio Milani ( É Perigoso Quando Tudo se Encaixa ), Chico O´Farril ( Equilíbrio ) & Peer Raben ( A Mão ). Montagem: Claudio Di Mauro( É Perigoso Quando Tudo se Encaixa ), Steven Soderbergh ( Equilíbrio ), William Chang ( A Mão ). Dir. de arte: Stefano Luci ( É Perigoso Quando Tudo se Encaixa ), Phillip Messina ( Equilíbrio ) & William Chang ( A Mão ). Cenografia: Kristen Toscano Me

Filme do Dia: As Armas (1969), Astolfo Araújo

Imagem
A s Armas (Brasil, 1969). Direção e Rot. Original: Astolfo Araújo, sob argumento de Rubem Biáfora. Fotografia: Waldemar Lima. Música: Zimbo Trio. Montagem: Sylvio Renoldi. Cenografia: Enrique Ribó. Com: Mário Benvenutti, Irene Stefânia, Pedro Stepanenko, Francisco Cúrcio, Cavagnole Neto, Estanislau Graviluk, José Eduardo Amaro, Joana Fomm.          César (Benvenutti), motorista de um homem rico que faz parte de uma organização esquerdista que sonha com a contra-revolução em plena ditadura militar, cansa-se de se arriscar para cumprir as missões pedidas por seu patrão. Recebendo um salário que acredita indigno para o nível de risco que sofre, descobre que a organização planeja gastar alguns milhões para libertar companheiros aprisionados e decide matar o seu patrão. Passa então a viver um relacionamento amoroso com a carente filha (Stefânia) dele, transferindo-se com ela para a fazenda. Ele descobre onde se encontra o dinheiro e quando decide fugir com o mesmo é morto por um dos

The Film Handbook#171: Ingmar Bergman

Imagem
Ingmar Bergman Nascimento : 14/07/1918, Uppsala, Suécia Morte : 30/07/2007, Farö, Gotlands Iän, Suécia Carreira : 1945-1982 O status de Ernst Ingmar Bergman como mestre do cinema deriva menos de seus filmes individuais que da totalidade de um estilo distintivo e preocupações constantes. Poucos diretores conseguiram repetidamente dar voz a tal visão profundamente pessoal do sofrimento e solidão humanas. Filho de um pastor luterano, Bergman se tornou primeiro reconhecido enquanto diretor de teatro, meio no qual nunca cessou de trabalhar. Após escrever o impressionantemente cruel Tortura do Desejo / Hets  de Alf Sjöberg, em 1945 realizaria sua própria estreia em longa-metragem com Crise / Kris . Seus primeiros filmes foram investigações taciturnas e quase realistas das relações entre homens e mulheres, frequentemente prejudicadas por um contraste demasiado simplista de juventude inocente e corrupção adulta. Não obstante, pela época que realizou Monika e o Desejo / Sommaren med Mo

Filme do Dia: Ou Tudo ou Nada (1997), Peter Cattaneo

Imagem
O u Tudo ou Nada ( The Full Monty , Reino Unido, 1997) Direção: Peter Cattaneo. Rot.Original: Peter Cattaneo. Fotografia: John de Borman. Música: Anne Dudley. Montagem: David Freeman & Nicholas Moore. Com: Robert Carlyle, Tom Wilkinson, Mark Add, Paul Barber, Steve Huison.          Pai trintão desempregado que mora na zona industrial de Sheffield observa embasbacado mulheres que vão se divertir em clube de strip-tease masculino. Após frustradas tentativas de emprego, decide com um grupo de amigos também desempregados montar uma diferente companhia de strip, em que os homens (outros cinco metalúrgicos) que participam nada tem de diferente no físico do homem comum. Tudo isso para voltar a ter a liberdade de visitar o filho, que a mãe não mais pretende deixar vê-lo, já vivendo com outro homem. A primeira tentativa, para uma platéia de apenas três mulheres (entre elas, uma sobrinha de um deles) é um fracasso com a chegada da polícia e posterior encaminhamento à delegacia. Mas,

Filme do Dia: Hotel Del Monte (1897), James H. White

Imagem
H otel del Monte (EUA, 1897). Direção: James H. White. Fotografia: W. Bleckyrden. Um cortejo de carruagens atravessa a todo galope e com os integrantes dos veículos acenando incisivamente para a câmera. O carro mais agitado e com maior número de pessoas é justamente o primeiro, que inclui até uma fanfarra. No catálogo da companhia, que faz menção de se tratar de um célebre recanto turístico situado em Monterey na Califórnia diz ficar patente a exuberância do ambiente que circunda o hotel, mas de fato o que se vê é não mais que uma porção do hotel e algumas árvores ao fundo.   Edison Manufacturing Co. 24 segundos.

Filme do Dia: O Castelo Invencível (1951), Phil Karlson

Imagem
O  Castelo Invencível ( Lorna Doone , EUA, 1951). Direção: Phil Karlson. Rot.Adaptado: George Bruce, Jessy Lasky Jr. & Richard Schayer, baseado no romance de Richard D. Blackmore. Fotografia: Charles Van Enger. Música: George Duning. Montagem: Al Clark. Dir. de arte: Harold M. MacArthur. Cenografia: James Crowe. Figurinos: Jean Louis. Com: Barbara Hale, Richard Greene, Carl Benton Reid, William Bishop, Ron Randell, Sean McClory, Onslow Stevens, Lester Matthews, Orley Lindgren. Na segunda metade século XVII, John Ridd (Lindgren) vê o pai fazendeiro ser assassinado pelo cruel clã dos Lorne, que explora todos os granjeiros da região, por conta do movimento de oposição que ele liderava. Quando adulto Ridd (Greene) continua a missão do pai e, juntamente, com outros sete granjeiros, decide atacar o castelo dos Lorne. Sabendo da ação, os Lorne, comandados pelo cruel Carver (Bishop) aprisionam os pais de todos os envolvidos e mata o primeiro deles. Ridd, apaixonado por Lorna Doone

Filme do Dia: Glen and Randa (1971), Jim McBride

Imagem
G len and Randa (EUA, 1971). Direção: Jim McBride. Rot. Original: Jim McBride, Lorenzo Mans & Rudy Wurlitzer. Fotografia: Alan Raymond. Montagem: Jack Baran & Mike Levine. Dir. de arte: Gary Weist. Com: Steve Curry, Shelley Plimpton, Woody Chambliss, Garry Godrow. Glen (Curry) e Randa (Plimpton) são dois adolescentes em um mundo devastado por uma hecatombe atômica. Juntos, partem em busca da cidade prometida de Metropolis, produto das histórias em quadrinhos que são a principal fonte de informação e cultura para Glen. Em sua odisséia eles encontram um grupo de sobreviventes e se tornam próximos de um mágico itinerante (Goodrow), aninhando-se na morada improvisada do pescador Sidney (Chambliss), onde Randa tem seu bebê. Sidney põe fogo na cabana com Randa dentro e Glen parte para Metropolis com o filho e uma cabra. Sem pressa para narrar sua história, um dos elementos que mais chama a atenção nesse filme de Mcbride, são seus longos planos, como se o momento enquadrad

Filme do Dia: The Sunbeam (1912), D.W. Griffith

Imagem
T he Sunbeam (EUA, 1912). Direção: D.W. Griffith. Rot. Original: George Hennessy. Fotografia: G.W.Bitzer. Com: Ynez Seabury, Kate Bruce, Claire McDowell, Dell Henderson, Charles Hill Mailes, John T. Dillon, Mabel Taliaferro, Christy Cabanne. Sunbeam é uma garota que vive em um cortiço com sua mãe. Essa morre e ela pensa que a mãe apenas dorme. Sem ter ninguém com quem brincar, Sunbeam busca a rígida solteirona (McDowell) do andar de baixo. Quando sai de seu quarto vai parar no quarto em frente, do solteirão (Henderson), com quem a vizinha vive às turras. Achando que a criança pegou uma presilha para cabelo, a solteirona a interroga. Outras crianças do cortiço pregam uma cartaz com os dizeres “febre escarlatina” e chamam alguns policiais que impedem a saída dos três do apartamento do solteirão. Tendo que se conformar com a nova situação, a solteirona tenta fazer alguma comida, enquanto os policiais descobrem se tratar de uma peraltice das crianças. Quando o casal vai devolver a cr