Postagens

Filme do Dia: Minha Pobre Mãe Querida (1948), Homero Manzi & Ralph Pappier

Imagem
Minha Pobre Mãe Querida ( Pobre, Mi Madre Querida , Argentina, 1948). Direção: Homero Manzi & Ralph Pappier. Rot. Original: Pascual Conturzi & Homero Manzi.  Fotografia: Bob Roberts. Música: Alejandro Guttiérrez del Barrio. Montagem: José Gallego & Nicolás Proserpio. Dir. de arte: Carlos Ferraroti & Ralph Pappier. Com: Hugo del Carril, Emma Gramatica, Aida Luz, Graciela Lecube, Horacio Priani, Maria Esther Buschiazzo, Leticia Scury, Pablo Cumo. De uma velha (Grammatica) que vaga pelas ruas com cachorros a segui-la se observa a motivação para ter ficado em tal estado. Mãe dedicada e cuidadosa do charmoso cantor de tangos, Ramón (Carril), que abandona o emprego e a namorada (Lecube) por uma mulher leviana que encontra ao acaso (Luz), e que lhe desperta a paixão. Embora exista toda uma temática de amour fou com final trágico, chama mais atenção aos olhos de hoje a cuidadosa criação atmosférica de um ambiente de época ( belle époque ) empreendida com relativo esm

Filme do Dia: Magical Mystery Tour (1967), The Beatles

Imagem
M agical Mystery Tour ( Reino Unido, 1967). Direção: The Beatles. Rot. Original: The Beatles, a partir de uma ideia de Paul McCartney. Fotografia: Daniel Lacambre. Música: The Beatles. Com: George Harrison, John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr, Jessie Robins, Mal Evans, Ivor Cutler, Victor Spinetti, Maggie Wright, Jan Carson, Nat Jackley, George Claydon, Derek Royle. Esse filme produzido para a tv inglesa apenas confirma que as incursões de bandas de rock pelo universo cinematográfico, das mais pretensiosas – como Tommy (1973) de Russell à Pink Floyd – The Wall (1982) de Parker – às mais simplórias são inevitavelmente decepcionantes quando não se restringem ao conteúdo musical. Tentando descrever o universo mágico que envolve uma turnê de ônibus pelo campo o filme derrapa num certo histerismo infantil e num humor inglês impenetrável que lembra, em certos momentos, Como Ganhei a Guerra (1966), que Lennon atuou isoladamente. Ainda assim, em seus melhores momentos, como no

Filme do Dia: Branco Sai, Preto Fica (2014), Adirley Queirós

Imagem
B ranco Sai, Preto Fica (Brasil, 2014). Direção e Rot. Original: Adirley Queirós. Fotografia: Leonardo Feliciano. Música: Marquim do Troá. Montagem: Guille Martins. Documentário sobre dois jovens negros da periferia de Brasília, vítimas da brutalidade policial em bailes e que lhes deixaram sequelas pelo restante de suas vidas. Um deles usa uma prótese mecânica, o outro anda com cadeira de rodas. Um terceiro, em meio ao espaço sideral, busca encontrar informações para que os homens possam entrar com ações contra o Estado. Fazendo uso de bastante criatividade no seu uso anárquico de alguns cacoetes associados à ficção científica para retrabalhá-los dentro de uma ótica tributária do anarquismo do Cinema Marginal , ainda que mais frontalmente impondo seu lugar de fala e seu direcionamento crítico para com uma sociedade estupidamente seletiva na exploração de seus talentos. Recusando-se a cair no discurso do vitimizado, o documentário apresenta Marquim do Tropa, em sua residência, c

Filme do Dia: Restrepo (2010), Tim Hetherington & Sebastian Junger

Imagem
R estrepo (EUA, 2010). Direção e Fotografia: Tim Hetherington & Sebastian Junger. Montagem: Michael Levine. Grupo da Segunda Companhia do 503 Regimento norte-americano sofre as vicissitudes da Guerra do Afeganistão, vivenciando a dura realidade de se encontrarem no cenário mais sanguinolento do conflito. Consegue levar adiante a árdua temporada, sobretudo através de um culto ao talvez mais carismático soldado do grupo, Restrepo, morto em combate. Talvez o que exista de mais intrigante neste filme, que é o modo pouco ortodoxo que passeia entre códigos da ficção e do documentário, acaba por se transformar justamente no que menos exista de interessante. Ou seja,   ao compartilhar das estratégias de qualquer reality show televisivo tenda a banalizar sentimentos e situações vivenciadas na guerra e aparentemente reconstituídas pelos próprios homens que a vivenciaram de fato. Tanto os depoimentos dos soldados diretamente para a câmera quanto a aparente reconstituição dos evento

Filme do Dia: A Estrada da Vida (1954), Federico Fellini

Imagem
A  Estrada da Vida ( La Strada , Itália, 1954). Direção: Federico Fellini . Rot. Original: Federico Fellini, Ennio Flaiano & Tullio Pinelli. Fotografia: Otello Martelli. Música: Nino Rota. Montagem: Lina Caterini & Leo Cattozzo. Dir. de arte: Mario Ravasco & Brunello Rondi. Figurinos: Margherita Marinari. Com: Anthony Quinn, Giulietta Masina, Richard Basehart, Aldo Silvani, Marcella Rovere, Livia Venturini.       Zampanó (Quinn), após a perda da mulher Rosa, sua ajudante em números circenses, volta até a casa da família de Rosa, onde sua mãe (Rovere) lhe entrega a irmã de Rosa, Gelsomina (Masina), por um punhado de dinheiro. Inicialmente aturdida com a grosseria de Zampanó, Gelsomina finda por se enternecer pelo companheiro. Tocando tambor e trompete, ela o acompanha por locais diversos como um circo. No circo, devido a sua ignorância e limitações, Zamponó é ridicularizado por outro artista circense, Matto (Basehart). Após persegui-lo em uma de suas provocações, Zam

Filme do Dia: O Lobisomem de Londres (1935), Stuart Walker

Imagem
O  Lobisomem de Londres ( Werewolf of London , EUA, 1935). Direção: Stuart Walker. Rot. Adaptado: John Colton & Edmund Pearson, a partir do conto de Robert Harris. Fotografia: Charles J. Stumar. Música: Karl Hajos. Montagem: Russell F. Schoengarth & Milton Carruth. Dir. de arte: Albert S. D’Agostino. Com: Henry Hull, Warner Oland, Valerie Hobson, Lester Matthews, Lawrence Grant, Spring Byington, Clark Williams, J.M. Kerrigan. Dr. Glendon (Hull) é um cientista em missão botânica no Tibete que se vê subitamente atacado por um animal bizarro. Ele retorna a Londres, onde se transforma em lobisomem e aterroriza a cidade durante as noites de lua cheia. Glendon recebe o alerta do misterioso Dr. Yogami (Oland), de que apenas uma rara flor asiática pode servir como antidoto temporário contra a mutação e que, caso ele não se precava, irá matar o seu próprio objeto de amor, no seu caso a esposa Lisa (Hobson). Estranhando o crescente isolamento social do marido, Lisa se torna cada

Filme do Dia: Pai e Filho (2003), Aleksandr Sokurov

Imagem
P ai e Filho ( Otetes i Syn , Rússia/Alemanha/Itália/Holanda, 2003). Direção: Aleksandr Sukorov. Rot. Original: Sergei Potepalov. Fotografia: Aleksandr Burov. Dir. de arte: Natalya Kochergina. Com: Andrei Shchetinin, Aleksei Nejmyshev, Aleksandr Razbash, Fyodor Lavrov, Marina Zasukhina, João Gonçalves. Jovem militar Aleksei (Nejmyshev) percebe sua relação com sua namorada (Zasukhina), que possui outro amante mais velho, terminar, ao mesmo tempo que se sente “crucificado” pelo amor do pai (Shchetinin) e ciceroneia outro jovem, Fyodor (Lavrov), filho de um ex-companheiro de exército do pai desaparecido. O enredo em si mesmo tem dimensão modesta perante o potencial evocativo de traduzir uma atmosfera que é um verdadeiro “estado da alma” do protagonista. Embora possua uma visível influência literária, o filme de Sokurov irá construir essa perspicácia para com uma subjetividade ao mesmo tempo densa e a qual se tem pouco acesso através de imagens de uma beleza que em muito transcen

Filme do Dia: O Homem dos Olhos Frios (1957), Anthony Mann

Imagem
O  Homem dos Olhos Frios ( The Tin Star , EUA, 1957). Direção: Anthony Mann. Rot. Original: Joel Kane, Dudley Nichols & Barbara & Barney Slater. Fotografia: Loyal Griggs. Música: Elmer Bernstein. Montagem: Alma Macrorie. Dir. de arte: Jay McMillan Johnson & Hal Pereira. Cenografia: Sam Comer & Frank R. McKelvy. Figurinos: Edith Head. Com: Henry Fonda , Anthony Perkins, Betsy Palmer, Michel Ray, Neville Brand, John McIntire, Mary Webster, Peter Baldwin, Richard Shannon, Lee Van Cleef. O inexperiente xerife Ben Owens (Perkins) tem que lidar com a pressão do indisciplinado e arruaceiro Bart Bogardus (Brand), que almeja conquistar a sua estrela. Owens consegue apoio e como se portar nas situações do forasteiro Morgan Hickman (Fonda), figura do qual a sociedade local torce o nariz, por se tratar de um caçador de recompensas, à exceção da mãe solteira Nona (Palmer) e seu filho Kip (Ray). As tensões se tornam incontornáveis quando o médico da cidade, querido por todos,

Filme do Dia: A Gentlemen's Duel (2006), Sean McNally & Francisco Ruiz Velasco

Imagem
A   Gentlemen’s Duel (EUA, 2006). Direção: Sean McNally & Francisco Ruiz Velasco. Rot. Original: Sean McNally, Francisco Ruiz Velasco, Jeff Fowler, Tim Miller. Música: Rob Cairns. Quando não se tem talento ou criatividade o suficiente para se criar um universo visual ou narrativo próprio ou pelo menos instigante, apela-se para os efeitos, como é o caso dessa desinteressante animação, seja por seu grosseiro uso da tecnologia digital, ou por suas pequenas gags de efeito. Trata-se de um combate entre um cavalheiro inglês e um francês pela mão de uma dama, ambientado em um versão menor de Versalhes, provavelmente no final do século XVIII. Os dois partem para o duelo a partir de autômatos gigantes e haja clichês pretensamente engraçados, da poodle Fifi do francês aos seios mal contidos no espartilho da dama, assim como sua tola solução final. Blur Studio. 7 minutos e 45 segundos.

Filme do Dia: Special Delivery (1978), Eunice Macauley & John Weldon

Imagem
S pecial Delivery (Canadá, 1978). Direção e Rot. Original: Eunice Macauley & John Weldon. Música: Karl Du Plessis. Marido deixa neve acumulada na entrada de sua casa e quando retorna percebe que o carteiro havia morrido ao escorregar na mesma. Desesperado, ele leva-o para dentro de casa e fica pensando nas opções de como se desfazer do corpo. Sua mulher havia saído para trabalhar.   Ao retornar, ela encontra o cadáver desnudo em sua poltrona. Ela não percebe que ele se encontra morto, mas antes que está embriagado e o leva para sua casa, somente lá percebendo que se trata de um cadáver. Curta de animação premiado com o Oscar da categoria, apresentando ao menos duas licenças poéticas em sua narrativa bastante enfática – ela é contada não apenas através das imagens mas de uma voz over que acompanha as mesmas do início ao final. A primeira delas diz respeito ao marido não ter notificado à polícia logo quando viu o cadáver, porém a segunda é de longe menos plausível, já que é

The Film Handbook#170: Miklós Jancsó

Imagem
Miklós Jancsó Nascimento: 27/09/1921, Vác, Hungria Morte: 31/01/2014, Budapeste, Hungria Carreira (como realizador): 1954-2012 Um dos mais distintos estilistas a ganhar aclamação internacional nos anos 60, Miklós Jancsó pode ser visto tanto como um diretor altamente pessoal quanto como um artista cujas raízes residem firmemente na história, geografia e cultura de seu país. Ao reinterpretar o passado da Hungria, ele desenvolveu uma forma de cinema que é correlata, poética e politicamente, à sua concepção de luta de classes revolucionária. A carreira inicial de Jancsó foi ocupada realizando documentários sobre temas etnográficos. Em 1958 realizaria sua estreia em longa-metragem, The Bells Have Gone to Rome / A Harangok Rómába Mentek , mas foi somente com Cantata / Oldás és Kötés  e Meu Caminho / Ígi Jöttem  - fatias de realismo social com personagens convencionais - que desenvolveria seu próprio estilo. Baseado em eventos históricos de meados do século XIX, Os Sem Esperança / Sz

Filme do Dia: Vento do Leste (1970), Grupo Dziga Vertov

Imagem
V ento do Leste ( Le Vent d´Est , França/Itália/Alemanha, 1970). Direção: Grupo Dziga Vertov. Rot. Original: Sergio Bazzini, Daniel Cohn-Bendit & Jean-Luc Godard. Fotografia: Mario Vulpiani. Montagem: Jean-Luc Godard & Jean-Pierre Gorin. Figurinos: Lina Nerli Taviani. Com: Gian Maria Volonté, Anne Wiazemsky, Paolo Pozzesi, Cristiana Túlio-Altan, Allen Midgett, Daniel Cohn-Bendit, Götz George, Federico Boido, Marco Ferreri, Gláuber Rocha . Como o pródigo realizador de uma forma ensaística única de fazer cinema, Godard é o principal articulador do Grupo Dziga Vertov, de vida breve, no qual a proposta era se afastar do conceito burguês de autoria em troca de uma mais coletiva de realização cinematográfica. Godard faz uma radiografia do cinema e uma associação intrínseca com os modelos políticos que o geraram – sintetizado nas polaridades Nixon-Paramount x Brejnev-Mosfilm. Uma terceira via – representada pela breve e célebre aparição de Glauber Rocha numa encruzilhad

Filme do Dia: Juventude, Divino Tesouro (1951), Ingmar Bergman

Imagem
J uventude, Divino Tesouro ( Sommarlek , Suécia , 1951). Direção:   Ingmar Bergman. Rot.Original: Ingmar Bergman & Herbert Grevenius. Fotografia: Gunnar Fischer. Música: Eskil Eckert-Lundin, Erik Nordgren & Bengt Wallerström. Montagem: Oscar Rosender. Com: Maj-Britt Nilsson,  Birger Malmsten,  Alf Kjellin,   Annalisa Ericson, Georg Funkquist , Stig Olin, Mimi Pollak, Henrik's aunt,  Renée Björling, Gunnar Olsson.                     Marie (Nilsson), bailarina que se encontra nos últimos preparativos para a estréia de uma apresentação do Lago dos Cisnes , recebe o diário de Henrik (Malmsten), com quem vivera um intenso e breve romance há muitos anos. Emocionalmente perturbada, ela inicia uma jornada ao passado, relembrando muitos momentos como quando voltando em uma balsa de um ensaio no balé   fora abordada por Henrik, que afirmara ser ela a mulher mais bela que já vira. Como o ensaio é adiado devido a um curto-circuito elétrico, Marie ignora os queixumes banais d

Filme do Dia: Mouchette, A Virgem Possuída (1967), Robert Bresson

Imagem
M ouchette, A Virgem Possuída ( Mouchette , França, 1967). Direção:  Robert Bresson. Rot. Adaptado: Robert Bresson, baseado no romance Nouvelle histoire de Mouchette, de   Georges Bernanos. Fotografia: Ghislain Cloquet. Música: Claudio Monteverdi & Jean Wiener. Montagem: Raymond Lamy. Dir. de arte: Pierre Guffroy. Com: Nadine Nortier, Jean Vimenet,   Maria Cardinal,  Paul Hébert, Jean-Claude Guilbert, Suzanne Huguenin,  Marie Susini.                Mouchette (Nortier), filha de uma família pobre que vive na província, passa seus dias entre a escola, onde não consegue se sociabilizar com as outras meninas nem conseguir a aprovação da professora de canto por ser desafinada, a família, formada por um pai negligente (Hébert) e uma mãe inválida (Cardinal) e o trabalho em uma venda – em que deixa praticamente todo o dinheiro com o pai. Passando uma noite na floresta, ela testemunha o conflito entre o guarda florestal Mathieu (Vimenet) e o caçador Arsene (Guilbert), cuja verdadei

Filme do Dia: O Jantar (1998), Ettore Scola

Imagem
O  Jantar ( La Cena , Itália, 1998). Direção: Ettore Scola. Rot. Original: Ettore Scola, Furio Scarpelli, Silvia Scola & Giacomo Scarpelli, baseado no argumento de Scola. Fotografia: Franco Di Giacomo. Música: Armando Trovajolli. Montagem: Raimondo Crociani. Dir. de arte: Luciano Ricceri. Com: Fanny Ardant, Vittorio Gasman, Giancarlo Giannini, Stefania Sandrelli, Antonio Catania, Stefano Antonucci, Daniella Poggi, Corraldo Olmi.          Uma noite no restaurante comandado por Flora (Ardant) que atrai os mais diversos tipos: um sujeito tímido que faz amizade com um mágico; um velho maestro, Pezullo (Gassman); um professor (Giannini) que descobre que sua aluna e amante pretende remeter uma carta quilométrica contando tudo a sua esposa e exigindo exclusividade; uma mulher que realiza um encontro de seus quatro amantes; uma mãe, Isabella (Sandrelli), que fica arrasada ao saber que a filha pretende tornar-se freira; a sobrinha de Flora que comemora aniversário e seu grupo de ami

Filme do Dia: O Demônio da Argélia (1937), Julien Duvivier

Imagem
O  Demônio da Argélia ( Pépé le Moko , França, 1937). Direção: Julien Duvivier. Rot. Adaptado: Henri La Barthe, Julien Duviver & Jacques Constant, a partir do romance de La Barthe. Fotografia:  Marc Fossard & Jules Kruger. Música: Vincent Scotto & Mohamed Ygerbuchen. Montagem: Marguerite Beaugé. Dir. de arte: Jacques Krauss. Com: Jean Gabin, Line Noro,  Mireille Balin, Lucas Gridoux , Gabriel Gabrio, Saturnin Fabre, Gilbert Gil, Marcel Dalio, Charles Granval. O charmoso gangster Pépé le Moko (Gabin), conhecido por conquistar inúmeras mulheres, vive na zona mais perigosa de Algiers, Casbah, sentindo-se seguro lá. A polícia, no entanto, tendo como principal contato o Inspetor Slimane (Gridoux), amigo próximo de Pépé, pretende o quanto antes pegá-lo em flagrante. Pépé vive com Inès (Noro). Slimane, no entanto, lhe apresenta a ricaça Gaby Gould (Balin), mantida por um homem rico, e a atração entre ambos é instantânea. A polícia utiliza Pierrot (Gil), a quem Pépé

Filme do Dia: 1 Berlin-Harlem (1974), Lothar Lambert & Wolfram Zobus

Imagem
1 Berlin-Harlem (Al. Ocidental, 1974). Direção e Rot. Original: Lothar Lambert & Wolfram Zobus. Fotografia: Reza Dabui, Lothar Lambert & Skip Norman. Montagem: Helga Schnurre. Com: Conrad Jennings, Claudja Barry, Brigitte Mira, Hansi Jochmann, Günther Kaufmann, Y Sa Lo, Beate Kopp, Peter Chatel. Negro (Jennings) norte-americano do Harlem morando na Alemanha, sofre intensa discriminação em vários momentos:  é observado apenas como objeto sexual de sua amante alemã branca (Jochmann), desconsiderado grosseiramente por sua família e, quando mandado embora por ela, torna-se fetiche de gays e mulheres, sendo posteriormente acusado de estupro de uma garota branca que conhecera em um transporte, perdendo seu quarto na moradia de uma velha senhora alemã (Mira), passando a não demonstrar o menor interesse mais por nada, incluindo o convite para participar de um filme a cargo do cineasta Rainer Werner Fassbnder e sua estrela Ingrid Caven ou o emprego que possuía como programador.

Filme do Dia: Histórias Sexuais (2004), Wootidanai Intarakaset

Imagem
H istórias Sexuais ( Hub Ho Him , Tailândia, 2004). Direção: Wootidanai Intarakaset. Duas histórias paralelas – a de um paciente com AIDS e sua enfermeira, e de um adolescente apaixonado por uma garota que é prostituta – são entremeadas com o discurso de um homem que descreve a sexualidade humana nos seus aspectos mais orgânicos. O resultado final, ao qual não falta grandes doses de humor negro e escatologia, tampouco abole a dimensão lírica. Entre os elementos humorísticos canções dos Beatles são utilizadas para expressarem as reações do adolescente ( All You Need is Love quando vê pela primeira vez a garota, Help quando a tenta salvá-la da queda que levou ao deslizar em seu esperma) ou ainda com efeito diverso, lírico, pelo próprio narrador ao final ( In My Life ). 17 minutos.

Filme do Dia: O Retorno à Razão (1923), Man Ray

Imagem
O  Retorno à Razão ( Le Retour à la Raison , França, 1923). Direção: Man Ray. Com: Kiki de Montparnasse. Considerado o filme dadaísta por excelência – ainda que, ao menos numa visão mais superficial, Entr´acte (1924), de Clair talvez acumule mais traços comuns com a estética dadaísta. Aqui, Ray mescla imagens de ação ao vivo com abstrações, algumas delas francamente antecipadoras das técnicas de um cineasta como Stan Brakhage nos anos 1960, mesmo que o método de conseguir as mesmas seja aparentemente bem distinto – através da inclusão de objetos sobre trechos de filmes e imprimir suas sombras nos mesmos. Imagens de um carrosel em um parque de diversões se mesclam com abstrações, finalizando com um torno nu de Kiki de Montparnasse, presença habitual em muitos dos filmes vanguardistas do período, balançando-se e provocando um efeito de iluminação sobre seus seios. Esse pequeno filme surrealista de    se aproxima menos de outras experiências mais célebres do surrealismo no cinema ta

Filme do Dia: Commando Duck (1944), Jack King

Imagem
C ommando Duck (EUA, 1942). Direção: Jack King. Rot.Original: Jack Hannah. Música: Oliver Wallace. Animação de propaganda de guerra em que um acovardado Donald salta de para-quedas numa aréa sob domínio nipônico e acaba, involuntariamente, em suas trapalhadas, por conseguir destruir toda uma base militar japonesa. Animação relativamente bem cuidada, porém longe de possuir o mesmo senso de histrionismo de alguns de suas congêneres contemporâneas produzidas pela Warner.   Walt Disney Prod. para RKO Radio Pictures. 6 minutos e 48 segundos.