Postagens

Filme do Dia: Milk (2008), Gus Van Sant

Imagem
M ilk (EUA, 2008). Direção: Gus Van Sant. Rot. Original: Dustin Lance Black. Fotografia: Harris Savides. Música: Danny Elfman. Montagem: Elliot Grahan. Dir. de arte: Bill Groom & Charles Beal. Cenografia: Barbara Munch. Figurinos: Danny Glicker. Com: Sean Penn, Emile Hirsch, Josh Brolin, Diego Luna, James Franco, Alison Phil, Victor Garber, Denis O`Hare. Harvey Milk (Penn) se muda com o amante Cleve Jones (Hirsch) de Nova York para Castro Street, em San Francisco, onde, a partir de uma loja de material fotográfico, passa a criar um grupo de militância gay que se expande e ganha dimensão política. Ainda que se candidate várias vezes a um cargo público municipal, Milk é sucessivamente derrotado por candidatos de direita. A insistência em sua carreira política faz com que Cleve abandone Milk. Esse se interessa pelo não politizado Jack Lira (Luna). A mudança na legislação municipal beneficia Milk que finalmente se torna eleito. O engajamento político e sua ausência do lar fazem

Filme do Dia: Kurz und Schmerzlos (1998), Fatih Akin

Imagem
K urz und Schmerzlos (Alemanha, 1998). Direção e Rot. Original: Fatih Akin. Fotografia: Frank Barbian. Música: Ulrich Kodjo Wendt. Montagem: Andrew Bird. Dir. de arte: Guido Amin Fahim. Figurinos: Helen Achtermann. Com: Mehmet Kurtulus, Aleksandar Jovanovic, Adam Bousdoukos, Regula Grauwiller, Idil Üner, Ralph Herforthm, Marc Hosemann, Cem Akin. Em Hamburgo, o trio de amigos Bobby (Jovanovic), Costa (Bousdoukos) e Gabriel (Kurtulus), volta a encontrar-se, depois que o último sai da prisão, na festa de casamento de seu irmão (Akin). Disposto a viver honestamente, Gabriel passa a trabalhar como motorista de táxi, sempre sofrendo o assédio de Bobby para voltar ao mundo do crime. O grego Costa sofre quando Ceyda (Üner), irmã de Gabriel, finda namoro. Bobby casado com a bela Alice (Grauwiller), torna-se agente do mafioso Muhamer (Herforth). Alice reprova seu novo “patrão” e envolve-se com Gabriel, enquanto Bobby, desesperado após ter fracassado na missão ordenada por Muhamer, é mo

Filme do Dia: A Dupla Vida de Véronique (1991), Krzystof Kieslowski

Imagem
A  Dupla Vida de Véronique ( La Double Vie de Véronique , França/Polônia/Noruega, 1991). Direção: Krzysztof Kieslowski. Rot. Original: Krzysztof Kieslowski & Krzysztof Piesewicz. Fotografia: Slawomir Idziak. Música: Zbigniew Preisner. Montagem: Jacques Witta. Dir. de arte: Patrice Mercier. Figurinos: Laurence Brignon, Claudia Fellous & Elzbieta Radke. Com: Irène Jacob, Halina Gryglaszewska, Kalina Jedrusik, Aleksander Bardini, Wladyslaw Kowalski, Jerzy Gudejko, Janusz Sterninski, Philippe Volter, Sandrine Dumas. Véronique (Jacob) é uma garota francesa que sempre possuiu a sensação de estar vivendo uma outra vida em outro local. Em uma turnê pela Europa, ela é vista em Cracóvia por seu duplo, Weronika (Jacob), no dia em que essa consegue um papel para o que será sua primeira apresentação como cantora de um coral, e que acabará falecendo. O tema do duplo ganha aqui uma dimensão que   senão se afasta de todo da  mórbida com que foi habitualmente retratado no cinema ( O

Filme do Dia: Finye (1982), Souleymane Cissé

Imagem
F inye (Mali/França, 1982). Direção e Rot. Original: Souleymane Cissé. Fotografia: Étienne Carton de Grammond. Montagem: Andrée Daventure. Com: Fousseyni Sissoko, Goundo Guissé, Balla Moussa Keita, Ismaila Sar, Omou Diarra, Ismaila Cissé, Massitan Ballo, Diounconda Cone. Batrou (Guissé) é a insatisfeita filha do coronel   Sangaré (Keita), que comanda com mão de ferro a região e, dentro de casa, suas três esposas. Ele não consegue, no entanto, deter o envolvimento de sua filha com Bah (Sissoko), rapaz de má reputação por usar drogas e não ter passado no vestibular e com o movimento que pretende depô-lo do poder local. Quando uma tentativa de organização de greve na universidade é desbaratada, Bah é preso com outros ativistas e Batrou se entrega voluntariamente. Ele é enviado para um campo de trabalhos forçados. Seu avô (Sarr) enfrenta o poder local personificado em Sangaré, clamando pela soltura de seu neto e único herdeiro. Cissé mistura ativismo com misticismo. Ainda que o p

Filme do Dia: É de Chuá (1958), Victor Lima

Imagem
É de Chuá (Brasil, 1958). Direção: Victor Lima. Rot. Original: Haroldo Barbosa, Victor Lima, Sérgio Porto, Renato Restier e J.B. Tanko. Fotografia: Mario Pagés. Música: Haroldo Eiras. Montagem: Rafael Justo Valverde. Dir. de arte: Alexandre Horvat. Com: Grande Otelo , Ankito, Renata Fronzi, Renato Restier, Bill Farr, Costinha, Zezé Macedo, Carlos Costa, Duarte de Moraes, Pedro Dias.          O vigarista Juca Moleza (Restier) se aproveita da sede de fama e riqueza da popular Maria Xangai (Fronzi) para planejar um golpe na soçaite. Ele aluga uma mansão e alguns dos melhores artistas do momento são contratados para divertir a sociedade. O auge da festa é um desfile de jóias, mas a dupla de pobretões Laurindo (Othelo) e Peteleco (Ankito), roubam a cena, quando o último engole uma jóia preciosa. Os detetives Astrogildo (Costa) e seu parceiro (Costinha) investigam os passos de Juca, enquanto um médico (Dias) é chamado para recuperar a jóia do estômago de Peteleco. Todos se interessam

Filme do Dia: A Serpente (1925), Buntarô Futagara

Imagem
A  Serpente ( Orochi , Japão, 1925). Direção: Buntarô Futagara. Rot. Original: Rokohei Susukita.  Fotografia: Seizo Ishino. Com: Tsumasaburô Bandô, Misao Seki, Utako Tamaki, Kensaku Haruji, Momotarô Yamamura, Kotonosuke Nakamura, Shigeyo Arashi, Kichimatsu Nakamura, Shizuko Mori, Zen’ichirô Yasuda. Numa reunião de samurais Heisaburo Kuritomi (Bandô) é injustamente acusado de ter sido quem iniciou as provocações que geraram briga e confusão no grupo e não Namioka, o verdadeiro provocador, sendo advertido pelo Mestre que uma confusão mais e ele será banido. Até mesmo Namie (Tamaki) pensa ter sido ele o pivô da situação, sendo suspenso por um mês. Quando Heisaburo escuta três samurais conversando sobre boatos a respeito de Namie os ataca em plena luz do dia. Kuritomi é banido. Melancólico, acredita que Namie é a única que ainda confia nele, e para ele é o suficiente. Porém, quando chega em sua residência, ela o rejeita e ele tenta se explicar. Ela se agita. O Mestre flagra a confu

Filme do Dia: Azúcar Amarga (1996), Leon Ichaso

Imagem
A zúcar Amarga (Cuba/Rep. Dominicana, 1996). Direção: Leon Ichaso. Rot. Original: Leon Ichaso & Orestes Matacena, baseado em argumento de Leon Ichaso & Pelayo García. Figurinos: Claudio Chea. Música: José Ferro Jr. & Manuel Tejada. Montagem: Yvette Piñeyro & David Tedeschi.  Dir. de arte: Liliana Soto & Manuel Mendez. Cenografia: Victor Dume. Figurinos: Jaime Gonzales. Com: René Lavan, Mayte Vilán, Miguel Gutiérrez, Larry Villanueva, Luis Celeiro, Teresa Maria Rojas, Orestes Matacena, Caridad Ravelo. Gustavo (Lavan) é um estudante-modelo que foi premiado com uma bolsa de estudos em Praga. Ao mesmo tempo descobre que sua família se encontra cada vez mais desagregada. O pai (Gutiérrez), psiquiatra, movido por razões econômicas, decide ser pianista em um hotel para turistas estrangeiros. O irmão, Bobby (Villanueva), que tinha uma banda de rock, é preso e torturado e se pica propositalmente com uma seringa contaminada pelo vírus da AIDS. Apaixonado por Yolanda (

Filme do Dia: O Beco dos Milagres (1995), Jorge Fons

Imagem
O  Beco dos Milagres ( El Callejón de los Milagros , México, 1995). Direção: Jorge Fons. Rot. Adaptado: Vicente Leñero, baseado no romance de Naguib Mahfouz. Fotografia: Carlos Marcovich. Música: Lucía Álvarez. Montagem: Carlos Savage. Dir. de arte: Carlos Guttiérez. Figurinos: Jaime Ortiz. Com: Ernesto Gómez Cruz, Maria Rojo, Salma Hayek, Bruno Bichir, Delia Casanova, Margarita Sanz, Cláudio Obregón, Juan Manuel Bernal, Abel Woolrich, Luiz Felipe Tovar, Esteban Soberanes, Daniel Giménez Cacho.      Rutilio (Cruz), mas conhecido como Don Ru é um dono de café na Cidade do México no Beco dos Milagres, onde se entrelaçam todas as relações sociais dos moradores locais. Embora casado e pai de um filho adulto, Chava (Bernal), Rutilio não esconde sua preferência por homens mais jovens, como Jimy (Soberanes), o que provoca a fúria de sua família, por conta dos rumores e brincadeiras que são vítimas. Dona Cata (Rojo) prediz o futuro de mulheres solitárias como a proprietária de quase to

Filme do Dia: O Rei da Maquiagem (1904), Georges Méliès

Imagem
O  Rei da Maquiagem (Le Roi du Maquillage, França, 1904). Direção: George Méliès. É cativante a simplicidade desse pequeno filme de Méliès, que apresenta um homem com um quadro negro. A partir do momento que ele desenha no quadro um novo visual para si próprio, logo sua cabeleira, bigode e barba se transformam. Esse filme demonstra sobretudo o talento do cineasta no uso da maquiagem, característica geralmente secundária na maioria de seus filmes. Também pode ser considerado dentro do estilo de filmes que priorizam o ilusionismo sobre qualquer outro elemento narrativ o, como O Taumaturgo Chinês , tal e qual os números do famoso mágico Houdini, de quem Méliès foi assistente. Georges Méliès/Star Film para Star Film. 2 minutos e 45 segundos. 

The Film Handbook#169: Bill Forsyth

Imagem
Bill Forsyth Nascimento: 29/07/1946, Glasgow, Escócia Carreira (como realizador): 1979- A despeito de seu naturalismo de baixo orçamento, a qualidade mais surpreendente dos filmes de Bill Forsyth é sua habilidade em investir em comédia leve, ambientada em um mundo moderno cotidiano reconhecível, com divertidas e sutis intimações a um elemento mágico quase sobrenatural. Tendo já dirigido documentários e filmes industriais, em 1972 Forsyth passou a trabalhar com o Teatro da Juventude de Glasgow, uma experiência que culminou finalmente na sua estreia com o longa-metragem de baixo orçamento Descendo pelo Ralo / That Sinking Feeling , no qual jovens incompetentes e desempregados de Glasgow concebem um engenhoso plano de roubar um monte de acessórios para banheiro. De uma vez só juvenil, moderno e excêntrico quando divertidamente parodia/plagia cenas de O Último Golpe / Thunderbolt and Lightfoot  de Cimino , revela tanto a simpatia do diretor-roteirista por sonhadores quanto sua hab

Filme do Dia: Bleak Night (2010), Yoon Sung-hyun

Imagem
B leak Night ( Passokkoon , Coréia do Sul, 2010 ). Direção e Rot.Original: Yung Soon-hyun. Fotografia: Byun Bong-sun. Com: Lee Je-hoon, Park Jung-min, Seo Jun-young, Jo Sung-ha. Pai (Sung-ha) atormentado pela perda recente do filho que se suicidou, Hee-jun (Jung-min), procura encontrar com os colegas de escola que conviveu pouco antes de morrer. Ele encontra Ki-tae (Je-hoon), que se mudou de escola algumas semanas antes do incidente e Dong-yoon (Jun-young), que não compareceu aos funerais.   Juntos, quando ainda próximos, viajam para a China com algumas garotas. Porém, logo as tensões se tornarão cada vez mais visíveis, sobretudo entre o caráter dominador e inseguro de Ki-tae e a aparente submissão de Hee-Jun, que porém possui uma determinação bem maior e que após sofrer abusos seguidos daquele, passa a estudar em outra escola. Esse, que é o filme de estréia do realizador, apresenta uma abordagem revigorante do universo masculino juvenil, ao justamente fazer uso bastante diss

Filme do Dia: La Paloma (1930), Dave Fleischer

Imagem
L a Paloma (EUA, 1930). Direção: Dave Fleischer. Sendo uma das primeiras, senão a primeira, série sonora da indústria cinematográfica, Screen Songs e sua estratégia de enfatizar determinada canção com sua letra – no caso aqui a célebre canção-título de origem mexicana – acabaria por se tornar antiquada quando do surgimento de sua concorrente de influência avassaladora, a Silly Simphonies , sendo praticamente pouco lembrada e não tida em grande conta, o que não deixa de ser algo injusto tendo em vista senão este episódio alguns outros (como I’m Afraid to Come Home in the Dark ). Como naquele, ainda que de forma menos insistente, o personagem é observado através da própria moldura da tela de cinema e no seu maior momento de criatividade, as notas musicais de seu protagonista seresteiro se transforma numa escala/escada que permite que sua dama desça do balcão, numa evocação hispânica de Romeu e Julieta . No final,o herói é simplesmente devorado por um peixe que é devorado, por sua

Filme do Dia: 32 Curtas Sobre Glenn Gould (1993), François Girard

Imagem
32 Curtas Sobre Glenn Gould ( 32 Short Films About Glenn Gould ,  Canadá/Portugal/Holanda/Finlândia, 1993) Direção: François Girard. Rot.Original: F.Girard, Don Mckellar & Nick Mckinney. Montagem: Gaetan Huot. Com: Colm Feore, Katya Ladan, Devon Anderson. Cenas da vida do excêntrico pianista canadense Glenn Gould. Entrevistas, seu isolamento e o abandono das apresentações ao vivo em 1964, algumas de suas composições, sua mania por todo tipos de anfetaminas, sua solidão, seus telefonemas intermináveis, sua superstição, seu autismo, depoimentos de pessoas que lhe foram próximas, seu perfeccionismo, sua morte por apoplexia em 1982. Com grande habilidade e originalidade, Girard desfila 32 histórias curtas que dizem respeito ao universo de Gould, mesclando momentos de realismo dramático, cenas documentais e abstracionismo puro associado à música, conseguindo grande efeito estético. Em um dos melhores momentos, é observado, através de animação, o efeito da mais de uma dúzia de

Filme do Dia: All Puzzled (1925), Otto Mesmer

Imagem
A ll Puzzled (EUA, 1925). Direção: Otto Mesmer Talvez o que persista de mais saboroso nessa animação   de evidente mensagem anti-soviética protagonizado pelo Gato Félix seja a liberdade e imaginação transcendendo as barreiras do realismo mais estrito que comandará a animação a partir do som. Aqui, um faminto Félix escuta do seu dono (trata-se de uma das poucas animações que faz uso de balões com diálogos) que somente receberá sua refeição após ele resolver uma palavra cruzada. A palavra cruzada diz respeito a Rússia. Félix consegue ser chutado até a Rússia e lá passa a ser vítima de perseguições, pois tido como espião. Quando retorna a única coisa que consegue afirmar sobre o país é que é problemático, conseguindo involuntariamente resolver a última charada de seu dono. Pat Sullivan Cartoons. 3 minutos e 17 segundos.

Filme do Dia: Plataforma (2000), Jia Zhang-ke

Imagem
P lataforma ( Zhantai , China/Japão/Hong Kong/França, 2000). Direção e Rot. Original: Jia Zhang-Ke. Fotografia: Nelson Yu-Lik-wai. Música: Yoshihiro Hanno. Montagem: Jing Lei Kong. Dir. de arte: Shiu Queng. Figurinos: Qi Lei & Zhao Xiafei. Com: Wang Hong-wei, Zhao Tao, Liang Dong Jing, Yang Yi Tian, Wang Bo. Após a morte de Mao Tse-Tung, na província de Fenyang, China,   jovens que fazem parte do Grupo de Cultura dos Camponeses, busca desesperadamente sorver um pouco da cultura pop que vem do estrangeiro, enquanto aos poucos, devido aos imperativos financeiros, privatiza-se e se transforma na banda pop alternativa All Star Rock and Breakdance Band . Cui Mingliang (wei) se inicia num mundo de liberdade, inclusive sexual, antes desconhecida. Porém, retorna para a provinciana Fenyang, mesmo temendo ser engolfado pela mesmice de seus muros, representado pela garota que era seu sonho de alguns anos antes. Esse soberbo filme conjuga sua extrema contenção emocional com uma da

Filme do Dia: Isaura (2001), Alex Sernambi

Imagem
I saura (Brasil, 2001). Direção e Rot. Original: Alex Sernambi. Fotografia: Luís Abramo. Música: Celau Moreira & Henrique Ribeiro. Montagem: Alex Sernambi & Ana Luz. Dir. de arte: Fiapo Barth. Com: Eliane Steinmetz, Lelo Almeida, Patsy Cecato. Isaura (Steinmetz) trabalha como operadora do sistema de telefonia que desperta as pessoas. Apaixona-se pela voz de um dos usuários do serviço, Renê (Almeida). Ele, sempre galante ao telefone, passa a ser sua obsessão, porém todas suas esperanças se desfazem quando ela descobre que ele dorme com as mulheres mais diversas. Seu amor se transforma em ódio. Porém, nem mesmo após se vingar definitavemente do objeto de seu amor, Isaura deixa de ser obsessiva. Seu próximo interesse é um motorista de ônibus. Esse curta mescla um interessante retrato psicológico da baixa classe média a partir de uma mente atribulada por sintomas psicóticos, com bastante humor mas sem deixar de demonstrar interesse por sua protagonista. O resultado final é

Filme do Dia: Retrato de Teresa (1979), Pastor Vega

Imagem
R etrato de Teresa (Cuba, 1979). Direção: Pastor Veg a. Rot. Original: Pastor Vega & Ambrosio Forneto. Fotografia: Lívio Delgado. Música: Carlos Farinas. Montagem: Mirita Lores. Com: Daisy Granados, Adolfo Llauradó, Idalia Anreus, Miguel   Benavides, Samuel Claxton, Elsa Gay, German Pinelli, Raúl Pomares. Oprimida pelo trabalho estafante, por conduzir um grupo artístico na tecelagem em que trabalha e ainda ter que dar conta de três filhos e das reclamações do marido que acredita dar pouca atenção à família, Teresa (Granados) começa a entrar em conflito direto com Rámon (Llauradó), seu marido. Ela tenta uma reconciliação ao pedir licença do trabalho e ficar próxima dele e dos filhos, mas logo a situação cotidiana volta as mesmas reclamações de sempre. Separados, Rámon se desespera quando percebe que não possui mais qualquer relevância para a amante rica que o usa da mesma maneira que ele a ela. Tenta ensaiar um retorno com Teresa, porém sua ênfase em sequer imaginar a possi

Filme do Dia: Até o Céu Leva Mais ou Menos15 Minutos (2013), Camila Battistetti

Imagem
A té o Céu Leva Mais ou Menos 15 minutos (Brasil, 2013). Direção: Camila Battistetti. Para além do aparato profissional de captação e a edição de corte abrupto que seleciona os trechos mais intensos, esse curta muito bem humoradamente tira proveito das oscilações de humor de três crianças no trajeto entre uma festa infantil e a casa no banco traseiro do carro. As disputas, choramingas, ciúmes e confusões que surgem com a maior espontaneidade possível, esquecidas que estão do aparato que as registra, somente arrefecem quando o sono chega. Também pode ser lido a contrapelo como um vívido lembrete de que o potencial para a discórdia no gênero humano já data praticamente do berço. 14 minutos.

Filme do Dia: A Forma da Água (2017), Guillermo del Toro

Imagem
A  Forma da Água ( The Shape of Water , EUA, 2017). Direção: Guillermo del Toro. Rot. Original: Guillermo del Toro & Vanessa Taylor, a partir do argumento de del Toro. Fotografia: Dan Laustsen. Música: Alexandre Desplat. Montagem: Sidney Wolinsky. Dir. de arte: Paul D. Austerberry & Nigel Churcher. Cenografia: Jeffrey A. Melvin & Shane Vieau. Figurinos: Luis Sequeira. Com: Sally Hawkins, Michael Shannon, Richard Jenkins, Octavia Spencer, Michael Stuhlbarg, Doug Jones, David Hewlett, Nick Searcy, Martin Roach. Em um laboratório de alta segurança do governo americano, em 1962, a faxineira muda Elisa Esposito começa a desenvolver uma interação com o homem anfíbio (Jones), que foi capturado na América do Sul pelo bruto Richard Strickland (Shannon), que quer se ver o quanto antes livre do “monstro” e sair do local com sua família. Elisa tem como melhor amigo o ilustrador decadente e gay Giles (Jenkins) e, no trabalho, é próxima de Zelda (Spencer). Os planos para fazerem

Filme do Dia: O Corvo (1963), Roger Corman

Imagem
O  Corvo ( The Raven , 1963). Direção: Roger Corman. Rot. Adaptado: Richard Matheson, a partir do poema de Edgar Allan Poe. Fotografia: Floyd Crosby. Música: Les Baxter. Montagem: Ronald Sinclair. Dir. de arte: Daniel Haller. Cenografia: Harry Reif. Figurinos: Marjorie Corso. Com: Vincent Price, Peter Lorre, Boris Karloff, Hazel Court, Olive Sturgess, Jack Nicholson , Connie Wallace, Willia m Baskin. Um mago, transformado em corvo, vai em busca de um colega, Erasmus Craven (Price), que inseguro diante da grande maestria do pai morto, havia abandonado a magia. Diante do desafio, volta à ativa e volta a transformar Adolphus (Lorre) em humano. Adolphus afirma que virou corvo através da magia do perverso Dr. Scarabus (Karloff) e que a esposa de Erasmus, dada como morta, Lenore (Court), vive no castelo de Scarabus. O grupo vai até o castelo e passa por várias provações, que finda com um duelo entre Scarabus e Erasmus. Em meio ao ciclo de adaptações de Poe dirigido por Corman , ess