Postagens

Filme do Dia: No Turbilhão da Metrópole (1931), King Vidor

Imagem
N o Turbilhão da Metrópole ( Street Scene , EUA, 1931). Direção: King Vidor. Rot. Adaptado: Elmer Rice, a partir de sua própria peça.   Fotografia: George Barnes. Música: Alfred Newman. Montagem: Hugh Bennett.   Cenografia: Richard Day.   Com: Sylvia Sidney, William Collier Jr., Estelle Taylor, Beulah Bondi, David Landau, Matt McHugh, Russell Hopton, Greta Gransted, Walter Miller. Em um apartamento popular de Nova York, onde moram pessoas de diversas origens, Rose   Maurrant (Sidney), cortejada pelo sensível Sam Kaplan (Collier Jr.) observa a relação problemática entre os pais chegar à tragédia. Sua mãe, Anna (Taylor), desconsiderada pelo negligente e seco marido, Frank (Landau), possui uma relação extraconjugal com Steve (Hopton) conhecida por toda a vizinhança. O pai de Rose viaja dizendo, como habitual, que não tem data para voltar. Quando a mãe se encontra no apartamento com o amante, ele retorna inesperadamente e atira em ambos, refugiando-se no próprio prédio. Ainda ch

Filme do Dia: Kama Sutra (1996), Mira Nair

Imagem
K ama Sutra ( Kama Sutra: A Tale of Love , EUA/Índia/Reino Unido/Alemanha/Japão, 1996) Direção: Mira Nair. Rot.Original: Mira Nair&Helena Kriel. Fotografia: Declan Quinn. Música: Richard Dasno. Montagem: Kristina Doden. Com: Khalid Tiabji, Ramon Tikanan, Indira Varma, Rekha. Século XVI. Maya (Tiabji), jovem hindu, provoca um grande fascínio no príncipe que procura uma esposa. A esposa que lhe é indicada é grande amiga de Maya, Tara. Na véspera da noite de núpcias, Maya vai até o quarto do príncipe e faz amor com este. O irmão de Tara, apaixonado por Maya, observa tudo e conta para sua mãe. Maya é expulsa e passa a viver como pária até ser acolhida por um jovem escultor que observa quando se banha no Ganges. Maya passa a viver com uma mulher, ex-cortesã, que ensina a prática do kama sutra a futuras cortesãs. O escultor afirma que Maya é fonte de inspiração de seus trabalhos em pedra. Os dois passam a se relacionar. Encanta Maya a sensibilidade do jovem, ausente em todos

The Film Handbook#143: Michael Curtiz

Imagem
Michael Curtiz Nascimento: 24/12/1888, Budapeste, Hungria Morte : 11/04/1962, Los Angeles, Califórnia, EUA Carreira (como realizador): 1912-62 E mbora seja impossível descobrir qualquer continuidade temática na prolífica carreira de Michael Kertész, para ficar com seu nome húngaro, a perícia e versatilidade assegurou sua duradoura reputação como fornecedor de elegante escapismo. O alto nível de Curtiz na nascente indústria de cinema húngara (ele é frequentemente creditado como diretor do primeiro longa húngaro) foi seguida por seu trabalho na Escandinávia, França, Alemanha e Áustria. Por volta de 1926, foi convidado aos Estados Unidos pela Warner Brothers, o estúdio ao qual permaneceria contratado até 1953. De seus primeiros filmes, o parcialmente falado A Arca de Noé / Noah's Ark é o mais conhecido, em grande parte por conta de sua encenação das enchentes ter posto em risco centenas de vidas de extras. Consolidando seu sucesso com  fantasias expressionistas - O Monstro

Filme do Dia: Partido Alto (1982), Leon Hirszman

Imagem
P artido Alto (Brasil, 1982). Direção e Rot. Original: Leon Hirszman. Fotografia: Lúcio Kodato. Nesse documentário em curta-metragem Hirszman procura captar, através de planos-seqüência a dimensão de comunhão e improviso que faz parte das reuniões de samba de partido alto, improviso que o filme pretende copiar em sua própria forma, com a câmera as vezes rodopiando à procura de quem subitamente passou a cantar, mas sem perder, como o samba, uma dimensão de beleza, aqui presente nos constantes contrastes de luz, seja do final da tarde ou da iluminação artificial, já à noite, nos dois ambientes distintos filmados. A única exceção em sua montagem, com planos mais breves e abruptos acontece num momento de refeição. Essa dimensão da congregação e do momento termina por se sobrepor a uma tentativa de também apresentar alguns dados didáticos sobre o gênero, na fala do primeiro sambista ou suave voz over de Paulinho da Viola. 22 minutos.

Filme do Dia: Mandacaru Vermelho (1961), Nelson Pereira dos Santos

Imagem
M andacaru Vermelho (Brasil, 1961). Direção e Rot. Original: Nelson Pereira dos Santos . Fotografia: Hélio Silva. Música: Remo Usai. Montagem: Nello Melli. Cenografia: João Duarte. Com: Mozart Cintra, Jurema Penna, Nelson Pereira dos Santos,   Ivan de Souza, Luiz Paulino dos Santos, Sonia Pereira, João Duarte, Enéas Muniz. Jovem (Pereira), sobrinha da proprietária de fazenda (Penna), foge com o pretendente (Santos), trabalhador na mesma propriedade. Quando a sua tia, que faz às vezes de coronel, sabe do fato, parte com a família e capangas atrás de vingar a sobrinha. Tendo apenas o irmão como aliado,    entra em conflito com o próprio, enquanto o bando da tia se aproxima. O casal  busca refúgio numa região pedregosa onde ocorrera há tempos um célebre massacre e onde um ermitão místico remanescente do massacre celebra a união do casal e assassina a velha tia. O irmão e os outros membros do bando da tia igualmente morrem. É difícil crer que essa constrangedora produção tenha

Filme do Dia: A Bit of Blue Ribbon (1913), Rollin S. Sturgeon

Imagem
A Bit of Blue Ribbon (EUA, 1913). Direção: Rollin S.Sturgeon. Rot. Original: Hanson Durham. Com: Mary Charleson, Charles Bennett, Anne Schaefer, Bob Burns, Eagle Eye, Edward Elkas. Kitty (Charleson) teve o pai (Bennett) atacado por um ladrão de cavalos mexicano (Eye) e o namorado, Steve (Burns), injustamente acusado de ser o agressor, já que o próprio mexicano chamou testemunhas do que teria sido o ataque. Para complicar o pai de Kitty se encontra amnésico até o momento em que observa um cavalo pela janela que o faz rememorar tudo. Kitty corre desesperadamente para salvar o namorado, que já se encontra em vias de ser enforcado. Quando se encontra próximo do local, encontra resistência do mexicano que foge no cavalo dela. Ela traz uma fita azul de seu chapéu que é uma prova de que ele foi o autor do crime. O grupo vai em seu encalço e o mata. Mary e Steve vão com o grupo e o corpo do mexicano até a casa de seus pais. Ao contrário da maior parte dos planos que iniciam uma na

Filme do Dia: Resgate do Amor (2004), Kelly Makin

Imagem
R esgate do Amor ( I Do( But I Don’t) , Canadá, 2004).  Direção: Kelly Makin. Rot. Adaptado: Eric C. Carmelo & Nicole Snyder, a partir do romance de Cara Lockwood. Fotografia: Serge Ladouceur. Música: Danny Lux. Montagem: Micky Blythe. Dir. de arte: Collin Niemi & Stavros Evangelou. Cenografia: Annika Krausz & Terry Lalos. Figurinos: Nicoletta Massone. Com: Denise Richards, Dean Cain, Karen Cliche, Olivia Palenstein, Mimi Kuziki, Yannnick Bisson, Barry Julien, David Lipper, Jessica Walter, Tim Rozom. Após o casamento fracassado com Brad (Lipper), flagrado em adultério com sua manicure, Lauren (Richards) apenas deseja no momento empreender avanços na sua carreira como auxiliar de produção de casamentos. No momento sua patroa, a perua Gennifer (Walter), encontra-se ansiosa com o casamento mais importante que seu negócio já teve que enfrentar, o da socialite Darla (Cliche). Quando da produção de outro casamento, no qual o noivo ao tentar descer a torre da igreja num rap

Filme do Dia: The Times of Harvey Milk (1984), Rob Epstein

Imagem
T he Times of Harvey Milk (EUA, 1984). Direção e Rot. Original: Rob Epstein. Fotografia: Frances Reid. Mark Isham. Montagem: Rob Epstein & Deborah Hoffman. Dir. de arte: Michael McNail. Documentário que narra a ascensão política do ativista gay Harvey Milk nos anos 1970, em San Francisco. Proveniente de Nova York e após tentar várias carreiras, Milk, que montara uma loja de fotografia em Castro Street, concorre duas vezes ao cargo de superintendente (o equivalente brasileiro ao vereador) e apenas consegue na terceira tentativa, quando as regras políticas são transformadas. Após ser empossado, ganha grande projeção no cenário político local, porém sua trajetória meteórica seria interrompida pelo súbito assassinato dele e do prefeito Moscone por um outro superintendente, Dan White, veterano do Vietnã que havia integrado as forças policiais, renunciado e tentara retornar ao cargo, mas tivera seu pedido de retorno rejeitado pelo prefeito. O documentário faz

The Film Handbook#142: Michael Cimino

Imagem
Michael Cimino Nascimento : 05/02/1939, Nova York, Nova York, EUA Morte : 02/07/2016, Los Angeles, Califórnia, EUA Carreira (como realizador): 1974-2007 D esde a muito discutida controvérsia de Portal do Paraíso / Heaven's Gate , tem sido difícil avaliar os filmes de Michael Cimino com alguma objetividade. Certamente, ele é um talento ambiciso e problemático que permanece nas margens do cinema hollywoodiano comercial. Graduado em Yale, passou a estudar balé e interpretação, sua entrada na indústria do cinema sendo através de documentários institucionais e comerciais de TV. Em 1971 mudou-se para Hollywood, onde chamou atenção ao co-roteirizar o thriller de ficção Corrida Silenciosa / Silent Running  e (com Milius ) a sequencia ao Perseguidor Implacável / Dirty Harry , de Eastwood , Magnum 44 / Magnum Force . Bastante impressionado, Eastwood convidou-o para escrever e dirigir O Último Golpe / Thunderbolt and Lightfoot > 1 . Esse filme barato mas emocionante de roubo na en

Filme do Dia: Bacalhau (1975), Adriano Stuart

Imagem
B acalhau (Brasil, 1975). Direção e Rot. Original: Adriano Stuart. Fotografia: J. Marreco. Música: Beto Strada. Montagem: Roberto Leme. Dir. de arte: Luís Victor Rosa. Com: Hélio Souto, Dionísio Azevedo, Maurício do Valle, Adriano Stuart, Marlene França, Helena Ramos, Fábio Rocha, David Neto, Canarinho, Matilde Mastrangi. Um peixe assassino começa a fazer vítimas no litoral paulista. Breda (Souto), o delegado e Petrônio (Azevedo), o prefeito possuem visões distintas. Enquanto o delegado pretende avisar a população, o prefeito, temeroso do impacto no turismo local, mantém-se terminantemente contra. Um oceanógrafo português é convidado para descobrir sobre o que se trata e ele descobre se tratar de um bacalhau da Guiné. Inicia-se então a caçada ao animal. Essa anêmica pornochanchada, evidente sátira do então mais que recente Tubarão (1975), de Spielberg , procura extrair humor da própria precariedade, tal como as chanchadas já o haviam feito duas décadas antes. É fato que pouca

Filme do Dia: Il Treno Crociato (1943), Carlo Campogalliani

Imagem
I l Treno Crociato (Itália, 1943). Direção: Carlo Campogalliani. Rot. Original: Alessandro De Stefani, Gian Bistolfi, Carlo Campogalliani & Alberto Salvi, sob argumento de Antenore Frezza. Fotografia: Leonida Barboni. Música: Constantino Ferri. Montagem: Eraldo Da Roma. Dir. de arte: Amleto Bonetti & Paolo Cimino. Com: Rossano Brazzi, María Mercader, Cesare Fantoni, Carlo Romano, Ada Dondini, Beatrice Mancini, Vittorio Duse, Renato Chiantoni, Paolo Stoppa. Num comboio ferroviário militar, o tenente Alberto Lauri (Brazzi), acamado, relembra seu amor por Clara (Mercader), funcionária dos Correios, com quem teve um filho numa relação aberta, para o horror de sua possessiva mãe (Dondini). Seu fiel atendente (Romano), que burla todas as exigências e protocolos para ficar ao lado de Alberto, faz com que sua mãe, esposa e filho venham visitá-lo após uma transfusão de sangue bem sucedida que lhe salvou a vida. Este talvez seja dentre o ciclo de filmes de guerra italianos pr

Filme do Dia: Bravura Indômita (2010), Joel Coen & Ethan Coen

Imagem
B ravura Indômita ( True Grit , EUA, 2010). Direção: Joel & Ethan Coen. Rot. Adaptado: Joel & Ethan Coen, baseado no romance de Charles Portis. Fotografia: Roger Deakins. Música: Carter Burwell. Montagem: Ethan Coen & Joel Coen. Dir. de arte: Stefan Dechant & Christina Ann Wilson. Cenografia: Nancy Haigh. Figurinos: Mary Zophres. Com: Jeff Bridges, Hailee Steinfeld, Matt Damon, Josh Brolin, Barry Pepper, Dakin Matthews, Jarlath Conroy, Paul Rae, Elizabeth Marvel. A jovem e destemida Mattie Ross (Steinfeld), de 14 anos, após perder o pai, traiçoeiramente assassinado pelo covarde Tom Chaney (Brolin), contrata o veterano e decadente pistoleiro Rooster Cogburn (Bridges) para vingar sua morte. Por sua vez, o soldado texano LaBoeuf (Damon), possui como mesmo objetivo encontrar Chaney por conta dele ter assassinado um senador texano. Eles se dirigem ao território indígena, onde acreditam que se encontra o foragido Chaney. Uma ação desavisada de LaBoeuf provoca a morte

Filme do Dia: The Simple Things (1953), Charles A. Nichols

Imagem
T he Simple Things (EUA, 1953). Direção: Charles A. Nichols. Rot. Original: Bill Berg. Música: Paul J. Smith. Mickey sai para a pescaria com Pluto. A dupla se depara com uma ostra que faz às vezes de dentadura de Pluto e com um albatroz que insiste em se apoderar dos peixes que Mickey utiliza como isca.   Este que foi o último curta produzido com o personagem para o cinema em trinta anos (até O Natal do Mickey , de 1983) demonstra que apesar dos traços da animação do estúdio e da caracterização do próprio personagem, agora portador de roupas e atitudes mais “realistas”, não terem ficado incólumes ao avanço do tempo, distanciando-se da direção de arte magistralmente conseguida dos anos 30, seus enredos ainda são bastante triviais e dependentes de uma canção que, de certa forma, acaba servindo como eixo para s ua narrativa. Walt Disney Prod. para RKO Radio Pictures. 7 minutos e 2 segundos.

Filme do Dia: Dio, Come Ti Amo! (1966), Miguel Iglesias

Imagem
D io, Come Ti Amo! (Itália/Espanha, 1966). Direção: Miguel Iglesias. Rot. Original: Giovanni Grimaldi & Eliana De Sabata, a partir do argumento de Ennio De Concini. Fotografia: Cecilio Paniagua. Montagem: Franco Fraticelli. Dir. de arte: Bruno Cesari & Andrés Vallvé. Com: Gigliola Cinquetti, Mark Damon, Micaela Pignatelli, Antonio Mayans, Nino Taranto, Raimondo Vianello, Carlo Croccolo. Gigliola (Cinquetti) se torna a melhor amiga de uma garota espanhola que concorre com ela, Angela (Pignatelli) em um concurso internacional de salto ornamental na Itália. Angela a convida para visitar a Espanha, onde Gigliola se enamora do noivo da melhor amiga, Luis (Damon). A rica e nobre família de Angela acredita que Gigliola é, na verdade, uma princesa. Quando retorna a Itália, Gigliola se encontra triste e encontra apoio no pai (Taranto). Porém, logo fica sabendo que a amiga virá visitá-la. A família de Gigliola arma a farsa de fazer de conta que ela vive no castelo do patrão de

Filme do Dia: O Fatalista (2005), João Botelho

Imagem
O  Fatalista (Portugal/França, 2005). Direção: João Botelho. Rot. Adaptado: João Botelho, a partir do romance Jacques Le Fataliste , de Denis Diderot. Fotografia: Edmundo Díaz. Música: Lhasa. Montagem: Renata Sancho. Dir. de arte: Catarina Amaro. Com: Rogério Samora, André Gomes, Rita Blanco, Suzana Borges, Patrícia Guerreiro, José Wallenstein, João Baptista, Maria Emília Correia, Teresa Madruga, Miguel Monteiro. Um motorista, Tiago (Samora) e seu patrão (Gomes) viajam por Portugal. O patrão se interessa em ouvir as histórias de amor vividas por seu chofer. As mesmas são interrompidas episodicamente seja por um acidente de automóvel, seja pela hospedagem num bordel, seja numa estalagem, no qual a proprietária (Borges), encarrega-se de contar sua própria história. Na narrativa da dona da estalagem, a Sra. D (Blanco) arma uma trama para que seu amante, o Marquês (Wallenstein) apaixone-se pela prostituta Bárbara (Guerreiro), que ela transformara em virginal dama da alta sociedade.
O veículo leva a galope, numa alameda zebrada de sombra e luz, as beldades reclinadas como numa barca, indolentes, escutando vagamente os galanteios que lhe chegam aos ouvidos e abandonando-se preguiçosamente à brisa do passeio. Baudelaire, Sobre a Modernidade , p. 56

Filme do Dia: Krazy Kat, Bugologist (1916), George Herriman

Imagem
K razy Kat, Bugologist (EUA, 1916). Direção: George Herriman. Uma das primeirs séries animadas do cinema   -   Dreamy Dud a precede - Krazy Kat e seu fiel amigo, o rato Ignatz, vão até um local onde o gato possa expressar todo o seu conhecimento sobre os besouros. Ele guarda um em sua cartola, mas o perde. Pegadas enormes prenunciam a presença de um elefante, algo que é tarefa fácil para Ignatz. O paquiderme foge desesperado ao perceber o rato. Nesse antecessor de Félix, a sua força e fraqueza ao mesmo tempo, a depender da perspectiva de quem o observa, reside na ausência de malícia que caracterizará a personalidade de Félix, bem mais complexa. O personagem será “ressuscitado” no final da década de 1920, na esteira de seu companheiro mais célebre, assim como numa série para a TV, em 1963. Herriman, no entanto, o criador do mesmo em tiras de jornais, não será mais seu desenhista. International Film Services. 3 minutos e 41 segundos.

Filme do Dia: Plata Quemada (2000), Marcelo Piñeyro

Imagem
P lata Quemada (Argentina/França/Espanha/Uruguai, 2000). Direção: Marcelo Piñeyro. Rot. adaptado: Marcelo Piñeyro & Marcelo Figueras, baseado no romance homônimo de Ricardo Piglia. Fotografia: Alfredo F. Mayo. Música: Osvaldo Montes. Montagem: Juan Carlos Macías. Dir. de arte: Belén Bernuy, Margarita Gómez   Noemí Nemirovsky, Jorge Ferrari & Juan Mario Roust. Cenografia: Ugo Guzzo. Com: Eduardo Noriega, Leonardo Sbaraglia, Pablo Echarri, Leticia Brédice, Ricardo Bartis, Dolores Fonzi, Carlos Roffé, Héctor Alterio. Em uma de suas incursões aos banheiros públicos atrás de sexo, Nene (Sbaraglia) conhece Angel (Noriega), que torna-se seu amante. Juntos, conhecidos como Gêmeos, passam a ser uma dupla inseparável, embora Angel, em pouco tempo, rejeite qualquer contato físico com Nene. Após um assalto e a morte de dois policiais argentinos, em 1965, escondem-se no Uruguai, juntamente com o chefe do grupo Fontana (Bartis) e um terceiro jovem, com quem sempre andam juntos, E

Filme do Dia: O Segredo das Águas (2014), Naomi Kawase

Imagem
O  Segredo das Águas ( Futatsume no Mado , Japão, 2014). Direção e Rot. Original: Naomi Kawase. Fotografia: Yutaka Yamazaki. Música: Hashiken. Montagem: Tina Baz & Naomi Kawase. Dir. de arte: Kenji Inoue. Com: Nijirô Murakami, Jun Yoshinaga, Miyuki Matsuda, Makiko Watanabe, Jun Murakami, Hideo Sakaki, Sadae Sakae, Tetta Sugimoto. Kaito (Murakami) é um adolescente de 16 anos que descobre um cadáver desnudo na praia. Ele possui uma relação afetiva com a também adolescente, Kyoko (Yoshinaga), cuja mãe (Matsuda), uma xamã, encontra-se em estado terminal. Kaito, que mora numa ilha distante, vai até Tóquio visitar o pai e indaga dele o motivo de separação da sua mãe. A mãe de Kyoko falece e Kyoko procura iniciar uma relação que inclui sexo com Kaito, mas esse a rejeita, indo tomar satisfação da mãe pela constante presença de amantes. Kyoko o segue. Ela é testemunha da maneira agressiva que ele trata a mãe, que desaparece de casa. Kaito se desespera e volta a encontrar a mãe em seu

The Film Handbook#141: Blake Edwards

Imagem
Blake Edwards Nascimento: 22/07/1922, Tulsa, Oklahoma, EUA Morte : 15/12/2010, Santa Monica, Califórnia, EUA Carreira (como diretor): 1955- 1995 A pesar de um duradouro talento para uma comédia pastelão imaginativamente controlada, tem-se  a impressão de William Blake McEdwards ter, em anos recentes, perdido sua habilidade de contar uma boa história ou criar personagens genuinamente simpáticos. Mesmo que sua produção ainda seja prolífica, o habilidoso e polido estilismo de seus filmes não consegue esconder uma escassez de invenção.  Ator veterano, Edwards escreveu diversos roteiros para Richard Quine antes de se voltar à direção com uma série de comédias e musicais. Seu primeiro filme digno de nota, Hienas do Pano Verde / Mr. Cory , uma engenhosa sátira sobre um jovem escroque irrompendo na sociedade, seguido por Anáguas à Bordo / Operation Petticoat , uma cínica comédia sobre vigaristas ambientadas a bordo de um submarino durante a Segunda Guerra. Com excelentes int

Filme do Dia: Jules e Jim - Uma Mulher para Dois (1962), François Truffaut

Imagem
J ules e Jim - Uma Mulher para Dois ( Jules et Jim , França, 1962) Direção: François Truffaut. Rot.Adaptado: F.Truffaut&Jean Gruault, baseado no romance de Henri-Pierre Roché. Fotografia: Raoul Coutard. Música: Georges Delerue . Montagem: Claudine Bouche. Com: Jeanne Moreau, Oskar Werner, Henri Serre, Marie Dubois, Sabine Haudepin, Vanna Urbino.             Dois amigos, Jules (Werner) e Jim (Serre) vivem uma amizade incomum, em que partilham praticamente tudo, menos as mulheres. Jim faz grande sucesso entre elas, Jules pelo contrário. Certo dia, no entanto, Jules apresenta a Jim a enigmática Catherine (Moreau), e passam a viver uma amizade à três. Ambos se apaixonam por Catherine. Ela vai morar com Jules. Jim e Jules partem para à   I Guerra Mundial e lutam em campos opostos. Quando retorna da guerra, Jim é convidado por Catherine a voltar a morar com eles e sua pequena filha em um vilarejo da província. A cidade os tem por três loucos e Catherine inventa um jogo em que a c