Postagens

Filme do Dia: Deus Branco (1928), W.S.Van Dyke

Imagem
Deus Branco ( White Shadows in the South Seas , EUA, 1928). Direção: W.S. Van Dyke. Rot. Adaptado: Ray Cunningham,  Ray Doyle & John Colton a partir do romance Frederick O’Brien. Fotografia: Clyde De Vinna, George Gordon Nogle & Bob Roberts. Música: William Axt. Montagem: Ben Lewis. Com: Monte Blue, Raquel Torres, Robert Anderson, Renee Bush, Dorothy King, Napua. O Dr. Matthew Lloyd (Blue) vive insatisfeito com as condições de exploração dos nativos polinésios pelos homens brancos, que fazem uso de todas as artimanhas para conseguir perólas, a custa de muitas vidas, sob o comando do inescrupuloso Sebastian (Anderson). Lloyd cai numa armadilha organizada por Sebastian e se vê abandonado em um navio cheio de vítimas da peste bubônica. Uma tempestade irrompe e Matthew acorda em terra, observando uma cabana relativamente próxima. Quando se aproxima do local observa todo um grupo de nativos que não tiveram qualquer contato com a civilização branca.  A mulher que o descobre e

The Film Handbook#71: Barry Levinson

Imagem
Barry Levinson Nascimento : 06/04/1942, Baltimore, Maryland, EUA Carreira (como diretor) : 1982- Mesmo que Barry Levinson ainda tenha que cumprir com o saldo promissor de sua estreia, ele é um dos mais intrigantes realizadores norte-americanos do cinema mainstream a surgirem nos últimos anos. Ao contrário de muitos da geração pós-Spielberg, parece mais feliz com as palavras que com os efeitos especiais, e é mais adepto na realização de filmes para adultos que adolescentes. Levinson chamou a atenção primeiramente como roteirista de comédias para o cinema e a televisão - seus roteiros incluíram A Última Loucura de Mel Brooks / Silent Movie  e Alta Ansiedade / High Anxiety  de Mel Brooks e Justiça para Todos / ...and Justice for All , co-escrito com Valerie Curtin - então dirigindo o tremendo sucesso Quando os Jovens se Tornam Adultos / Diner> 1. Baseado parcialmente em sua própria juventude e ambientado em Baltimore, em 1959, o filme reconta a experiência de um grupo dos ent

Filme do Dia: O Mistério Picasso (1956), Henri-Georges Clouzot

Imagem
O Mistério Picasso (Le Mystére Picasso, França, 1956). Direção: Henri-Georges Clouzot. Rot. Original: Clouzot & Pablo Picasso. Fotografia: Claude Renoir. Música: Georges Auric. Montagem: Henri Colpi. Ao contrário das habituais cinebiografias ficcionais (uma das mais famosas, Sede de Viver , sobre Van Gogh, tendo sido produzida no mesmo ano) ou dos filmes documentais, sobretudo curtas-metragens que se detém sobre as obras de arte acabadas de grandes artistas, o filme de Clouzot se propõe a mostrar o artista em atividade. Nesse sentido, compõe as seqüências iniciais do filme com gravuras realizadas em tempo real ou próximo do real e, posteriormente, através do recurso da montagem procura ilustrar o que Picasso descrevera como sua técnica de justaposição de cores e desenhos. O sentido de utilizar uma colagem das alterações efetivadas no quadro se faz a partir da própria reclamação de Picasso de que as obras desenhadas em tempo real são bastante superficiais. Pode-se perceber n

Filme do Dia: A Mulher na Lua (1929), Fritz Lang

Imagem
A Mulher na Lua ( Frau im Mond , Alemanha, 1929). Direção: Fritz Lang. Rot. Adaptado: Thea Von Harbou, baseado em conto dela própria. Fotografia: Curt Courant, Oskar Fischinger, Konstantin Irmen-Tschet & Otto Kanturek. Dir. de arte: Joseph Danilowitz, Emil Hasler, Otto Hunte, Karl Vollbrecht. Com: Klaus Pohl, Willy Fritsch, Gustav von Wangenheim, Gerda Maurus, Gustl Gstettenbaur, Fritz Rasp. Wolf Helius (Fritsch) se encontra disposto a empreender uma viagem à Lua a partir das informações do desacreditado cientista excêntrico Georg Manfeldt (Pohl), vivendo na miséria desde que foi escorraçado pela classe científica que não levou à sério suas teorias. Porém, os planos de Manfeldt são furtados das mãos de Helius pelo ambicioso Walt Turner (Rasp), que faz questão de integrar a missão. Juntam-se a eles o melhor amigo de Helius, o engenheiro Hans Windegger (Wangenheim) e sua destemida noiva Gerda Friede Velten (Maurus). A bordo igualmente vai, clandestino, o garoto Gustav (Gstet

Filme do Dia: The Visitor (2002), Dan Castle

Imagem
The Visitor (Austrália, 2002). Direção e Rot. Original: Dan Castle. Fotografia: Richard Michalak. Música: Glen Muirhead. Montagem: Bridget Lyon & Scott Patterson. Dir. de arte e Figurinos: Dorothy Sapinska. Com: Barry Otto, Nick Carpenter, Damian de Montemas. Michael (Otto), escritor homosexual de meia-idade, não consegue lidar com o fato de seu antigo amante, Chris, encontrar-se em estado terminal, recusando atender suas ligações. Seu trabalho é interrompido por um grupo de jovens surfistas que se encontram em sua vizinhança. Michael sente-se extremamente atraído por um deles (Carpenter) e o observa na praia, até que ele some em meio a uma de suas manobras. Michael o redescobre já na areia. Ele retorna a sua casa e para sua completa surpresa, encontra o jovem semi-despido em sua casa. Ambos entabulam uma conversa e após se afastar um momento ele vai reencontrar o garoto em sua cama, porém morto. Esse pretensioso curta que faz várias analogias a Morte em Veneza (1971), de V

Filme do Dia: Everything Will Be Ok (2006), Don Hertzfeld

Imagem
Everything Will Be Ok (EUA, 2006). Direção, Rot. Original, Música e Fotografia: Don Hertzfeld. Montagem: Brian Hamblin. Hertzfeld conseguiu construir um nicho à parte no universo da animação, o que não é pouco, com seu estilo peculiar, construído a partir de traços muito básicos – pouco mais que garranchos – e o uso de máscaras múltiplas sobre a tela, fazendo com que duas ou três ações sejam acompanhadas ao mesmo tempo. E todas elas se encontram vinculadas à figura de Bill, de quem temos conhecimento não apenas pelas ações, mas pela narração, efetuada pelo próprio Hertzfeld. Ocasionalmente a tela fica completamente escura e apenas ouvimos a narração. A música – aqui fragmentos de Bizet e Smetana, além da trilha incidental composta igualmente por Hertzfeld – e elementos evocativos do cinema experimental de um Brakhage, assim como stills e imagens de ação ao vivo  vem se somar aos ingredientes utilizados, sem que se fique com a sensação de saturamento, dado o tempo relativamente lon

Filme do Dia: More (1969), Barbet Schroeder

Imagem
More ( More , Al. Ocidental, 1969). Direção: Barbet Schroeder. Rot. Original: Paul Gégauff & Barbet Schroeder, a partir de argumento do último. Fotografia: Nestor Almendros. Música: Pink Floyd. Montagem: Denise de Casabianca & Rita Roland. Dir. de arte: Nestor Almendros & Fran Lewis. Com: Klaus Grünberg, Mimsy Farmer, Heinz Engelmann, Michel Chanderli, Henry Wolf, Louise Wink, Georges Montant. Stefan Brückner (Grünberg) é um matemático alemão que resolve ganhar o mundo, tendo o vago pretexto de ir ao Marrocos. Ele conhece Charlie (Chanderli), que vive de pequenas trapaças e, numa festa, Estelle Miller (Farmer), a quem Charlie havia advertido de se manter distante. Stefan consegue uma quantia razoável de dinheiro, de um roubo que pratica com Charlie. Estelle afirma que está partindo para Ibiza, e que ele a procure por lá, perguntando por Ernesto Wolf (Engelmann). Stefan vai morar com Estelle, numa ilha deserta, fugindo de Wolf, de quem Estelle furtou 200 doses de he

Mason Daring & Jeanie Stahl - Nevertheless

Imagem
Linda canção e cantada pela mesma dupla que a gravou para o belo e honesto "Lianna" de John Sayles.

Filme do Dia: Um Só Pecado (1964), François Truffaut

Imagem
Um Só Pecado ( La Peau Douce , França/Portugal, 1964). Direção: François Truffaut. Rot. Original: François Truffaut & Jean-Louis Richard. Fotografia: Raoul Coutard. Música: Georges Delerue . Montagem: Claudine Bouché. Figurinos: Renée Rouzot. Com: Jean Desailly, Françoise Dorléac, Nelly Benedetti, Daniel Ceccaldi, Laurence Badie, Sabine Haudepin, Philippe Dumat, Dominique Lacarrière. Pierre Lachenay (Desailly), renomado intelectual francês apaixona-se pela aeromoça que conhece em uma viagem a Lisboa, Nicole (Dorléac). Casado a 12 anos com Franca (Benedetti), viaja para um seminário em Rouen com a amante, procurando mantê-la incógnita no pequeno hotel, longe da badalação que a comunidade de notáveis  local lhe preparou. Porém, o constante assédio de um intelectual local, Clément (Ceccaldi), faz com que Pierre ignore Nicole, magoando-a. Buscando contornar a situação, Pierre aluga um bangalô afastado da cidade, porém quando se sente na obrigação de avisar a esposa, é descoberto

08 Um Girassol da Cor de Seu Cabelo

Imagem

Filme do Dia: The Love of Zero (1927), Robert Florey

Imagem
T he Love of Zero (EUA, 1927). Direção: Robert Florey. Rot. Original: Slavko Vorkapich, sob argument de Florey. Fotografia: Gregg Toland & Slavko Vorkapich. Dir. de arte: William Cameron Menzies. Com: Joseph Marievski, Tamara Shavrova, Anielka Elter, Cap. Marco Elter, Arthur Hurni. Num domingo, um saxafonista, Zero (Marievski) se apaixona por Beatrix (Shavrova). Em pouco tempo eles se tornam um casal inseparável, até que Beatrix recebe uma carta do Grão Vizir, exigindo seu retorno imediato ao Afeganistão. Para sofrimento de ambos, o casal se separa. Zero ainda tenta o amor de outra mulher (Elter), que escarnece dele. Chega a notícia da morte de Beatrix. Realizado aparentemente ainda com menos recursos que seu The Life and Death of 9413, a Hollywood Extra , Florey , com o auxílio de talentosos colaboradores, demonstra um grande talento para expressar sua fábula, visivelmente inspirada no estilo expressionista de O Gabinete do Dr.Caligari (1919). Suas janelas retorcidas, ins

KILARIÔ DI MELO

Imagem

The Film Handbook#70: Cecil B.DeMille

Imagem
Cecil B.DeMille Nascimento: 12/08/1881, Asfield, Massachussets, Califórnia Morte: 21/01/1959, Hollywood, Califórnia, EUA Carreira (como diretor): 1913-1966 Nos filmes de entretenimentos espetaculares de Cecil Blount DeMille, a história é secundária. É como se, através de sua carreira, os eventos factuais, clássicos ou mesmo os que dizem respeito a Deus fossem repetidamente recrutados meramente para emprestar uma falsa respeitabilidade para apresentar sexo, violência e comportamento libertino em geral nas telas. DeMille seguiu seus parentes (seu pai foi um ministro episcopal) rumo ao teatro, onde ele logo encontrou Jesse Lasky. Em 1913, com Samuel Goldfish (posteriormente Goldwyn), viajou para Hollywood, um então obscuro vilarejo californiano, para filmar o primeiro longa de De Mille, Amor de Índio / The Squaw Man . Um western sobre um lorde inglês que se casa com uma índia, seu sucesso ajudou a por Hollywood no mapa do cinema, enquanto em 1918 a companhia de Lasky se tornava a

Filme do Dia: Dr. Fantástico (1964), Stanley Kubrick

Imagem
Dr. Fantástico ( Dr.Strangelove or How I Learned to Stop Worrying and Loving the Bomb , Reino Unido/EUA, 1964). Direção: Stanley Kubrick. Rot. Adaptado: Stanley Kubrick, Terry Southern & Peter George, basedo no romance Red Alert , de George.  Fotografia: Gilbert Taylor. Música: Laurie Johnson. Montagem: Anthony Harvey. Dir. de arte: Ken Adam & Peter Murton. Figurinos: Bridget Sellers. Com: Peter Sellers, George C. Scott, Sterling Hayden, Keenan Wynn, Slim Pickens, Peter Bull, James Earl Jones, Tracy Reed. O paranoico brigadeiro Jack Ripper (Hayden) envia uma missão secreta para atacar com ogivas nuclears a União Soviética sem o conhecimento do presidente americano (Sellers). Uma crise político-diplomática se instaura. Enquanto Ripper atira contra soldados americanos e não consegue ser tranqüilizado por seu ajudante, o Capitão Mandrake (Sellers), uma reunião de emergência se dá entre a cúpula do exército e o presidente, com a presença do General Buck Turgidson (Scott), o

Filme do Dia: Inverno de Sangue em Veneza (1973), Nicolas Roeg

Imagem
I nverno de Sangue em Veneza ( Don´t Look Now , Reino Unido/Itália, 1973). Direção: Nicolas Roeg. Rot. Adaptado: Chris Byrant & Allan Scott, baseado no conto de Daphne du Maurier. Fotografia: Anthony B. Richmond. Música: Pino Donaggio. Montagem: Graeme Clifford. Dir. de arte: Giovanni Soccol. Cenografia: Francesco Chianese. Figurinos: Marit Allen & Andrea Galler. Com: Julie Christie, Donald Sutherland, Hilary Mason, Clelia Matania, Massimo Serato, Renato Scarpa, Giorgio Trestini, Leopoldo Trieste.            John Baxter (Sutherland) viaja com a esposa Laura (Christie) à Veneza, para comandar a reforma de uma igreja a pedido do bispo Barbarrigo (Serato). Logo, no entanto, uma série de fatos estranhos começam a se suceder, como misteriosos assassinatos e a amizade de Laura com duas irmãs de meia-idade Heather (Mason) e Wendy (Matania), que ela acredita possuírem poderes mediúnicos. John, assustado com o efeito sobre a esposa, que já se encontrava em vias de superar o tra

Filme do Dia: O Homem Não é um Pássaro (1965), Dusan Makavejev

Imagem
O Homem Não é um Pássaro ( Covek nije Tica , Iuguslávia, 1965). Direção e Rot. Original: Dusan Makavejev . Fotografia: Aleksandar Petkovic. Música: Petar Bergamo. Montagem: Ljubica Nesic. Dir. de arte: Dragoljub Ivkov & Milenko Jeremic. Com: Milena Dravic, Janez Vhrovec, Eva Ras, Stole Arandjelovic, Boris Dvornik, Dusan Antonijevic, Mirjana Blascovic, Mirko Todorovic. O engenheiro de obras Jan Rudinski (Arandjelovic) chega para trabalhar num enorme canteiro de obras de uma gigantesca indústria de minério, passando a morar no pobre e sujo bairro, sendo inquilino da família da bela e jovem Rajka (Dravic), uma cabeleireira, com quem se envolve afetivamente. Quando Jan recebe o auge de seu reconhecimento profissional, sendo premiado diante de todos os operários, Rajka se entrega aos apelos do jovem motorista de caminhão (Dvornki), que freqüenta o seu salão. Esse belo e algo disperso filme anterior a celebridade internacional de Makavejev parece conter boa dose da crítica so

Filme do Dia: Capture of Boer Battery (EUA, 1900)

Imagem
Capture of Boer Battery (EUA, 1900). Essa reconstituição de uma batalha da Guerra dos Boers bem poderia passar com um pouco de boa vontade por atualidade aos olhos contemporâneos, ao menos até determinado trecho, quando a proximidade da invasão dos Boers, devidamente uniformizados segundo a tradição, frente ao exército inimigo, torna-se por demais próxima para ter sido filmada tão candidamente pelo cinegrafista em seu imobilismo (já devidamente morto ou ferido?). Aliás, essa relação de distanciamento quase completo do exército rival diante da câmera e sua gradual aproximação, ou ainda a mesma estratégia para as tropas rivais já devidamente capturadas e o exército dos Boers são prática quase obrigatória nessa produção sobre a referida guerra. Há uma variação praticamente quase idêntica desse filme chamada Capture of Boer Battery by British , sendo que nessa última o produtor de ambas, James H. White foi seriamente ferido por uma descarga acidental de um canhão, fato que acontecia

Dedução, Vladimir Maiakóvski

Não acabarão nunca com o amor nem as rusgas, nem a distância. Está provado, pensado, verificado. Aqui levanto solene minha estrofe de mil dedos e faço o juramento: Amo firme, fiel e verdadeiramente

FALA - SECOS E MOLHADOS

Imagem

Filme do Dia: Manji (1964), Yasuzo Masumura

Imagem
Manji (Japão, 1964). Direção: Yasuzô Masumura. Rot. Adaptado: Kaneto Shindô, a partir do romance. Fotografia: Setsuo Kobayashi. Música: Tadashi Yamauchi. Montagem: Tatsuji Nakashizu. Dir. de arte: Tomoo Shimogawara. Com: Kyôko Kishida, Ayako Wakao, Yûsuke Kawazu, Eiji Funakoshi, Ken Mitsuda, Reiko Hibiki, Fumiko Murata, Kyoko Nagumo. Sonoko (Kishida), aborrecida com seu cotidiano conjugal, apaixona-se perdidamente por Mitsuko (Wakao), sensual moça que conhece na escola de arte que frequenta. As duas passam a viver uma relação que o marido de Sonoko, Kotaro (Funakoshi) se torna consciente. Sonoko descobre que Mitsuko é noiva do mau caráter e chantagista Watanuki (Kawasu). Após tempos desaparecida, Mitsuko volta a procurar Sonoko alegando se encontrar grávida de Watanuki. As duas forjam uma tentativa de suicídio com soníferos que resulta, após a chegada de Kotaro, na relação entre esse e Mitsuko, que provoca ciúmes doentios de Sonoko. Watanuki revela o triângulo amoroso para a i

Filme do Dia: Asura (2012), Kei'ichi Sato

Imagem
Asura ( Ashura , Japão, 2012). Direção: Kei’ichi Sato. Rot. Adaptado: Ikuko Takahashi, baseado no mangá de Geroge Akiyama. Música: Yorihiro Ike, Yoshihiro Ike, Norihito Sumitomo & Susumu Ueda. Dir. de arte: Hirotsugu Kakoi & Hiroshi Kato. Abandonado em uma situação de penúria e fome em Kyoto, uma criança se transforma em um ser selvagem, que faz tudo para sobreviver, inclusive comer carne humana. A criança encontra um monge budista que lhe passa alguns ensinamentos. Asura vem a ser praticamente “adotado” pela jovem e bela Wakasa. Ele foge de um grupo de moradores, após matar o filho de um de seus líderes. Porém, quando Wakasa se encontra com seu namorado, desaparecendo temporariamente de Asura, esse fica deprimido e ao encontrar o casal, ataca ferozmente o homem. Irritada, Wakasa o expulsa, chamando-o de monstro. Asura tem um segundo encontro com o monge, que arranca sua própria mão e oferece a Asura, que se encontra desacreditado de si mesmo. Com a situação de penúria

MILTON NASCIMENTO - CANOA, CANOA

Imagem

Filme do Dia: Eu Sou a Lenda (2007), Francis Lawrence

Imagem
Eu Sou a Lenda ( I Am Legend , EUA, 2007). Direção: Francis Lawrence. Rot. Adaptado: Mark Protosevich &  Akiva Goldsman, baseado no romance homônimo de Richard Matheson e no roteiro para A Última Esperança da Terra , de John William Corrington & Joyce Hooper Corrington. Fotografia: Andrew Lesnie. Música: John Newton Howard. Montagem: Wayne Wahrman. Dir. de arte: Naomi Shohan, Howard Cummings, William Ladd Skinner & Patricia Woodbridge. Figurinos: George DeTitta Jr. Figurinos: Michael Kaplan. Com: Will Smith, Alice Braga, Charlie Tahan, Salli Richardson, Willow Smith, Darrell Foster, April Grace, Dash Mihok. Há três anos Robert Neville (Will Smith) é um cientista que acredita ser o único sobrevivente humano após uma hecatombe mundial provocada pela disseminação de um vírus mortal. Morando em Nova York com a cadela Sam, ele tem que enfrentar os zumbis que sofreram mutações após o desastre. Neville se recorda dos tempos em que possuía uma família, a esposa Zoe (Richardson

The Film Handbook#69: Kenji Mizoguchi

Imagem
Kenji Mizoguchi Nascimento : 16/05/1898, Tóquio, Japão Morte : 24/08/1956, Quioto, Japão Carreira:  (como diretor): 1923-56 Apesar de somente uma fração da produção total de Kenji Mizoguchi ter sobrevivido (com quase dois terços de seus 80 a 90 filmes - incluindo praticamente todos os 55 realizados antes de 1936 hoje perdidos) torna-se claro com as cerca de dúzia de filmes observados comercialmente no Ocidente que ele foi um diretor maior, notavelmente não somente por sua simpatia radical sobre a posição social das mulheres no Japão, mas igualmente por seu estilo visual singularmente gracioso. Mizoguchi se aproximou do cinema após estudar a pintura ocidental e ilustrar anúncios de jornais. Após um ano como assistente de Osamu Wakayama iniciou sua prolífica carreira como diretor com A Resurreição do Amor / Yorû Yami no Sasayaki . A maior parte de seus filmes iniciais foram melodramas, filmes de ação e adaptações de sucessos literários ou teatrais e não foi antes de 1936 que co

Filme do Dia: Imputato, Alzatevi! (1939), Mario Mattoli

Imagem
Imputato, Alzatevi! (Itália, 1939). Direção: Mario Mattoli. Rot. Original: Mario Mattoli & Vittorio Metz, a partir do argumento de Anacleto Francini. Fotografia: Arturo Gallea. Música: Vittorio Mascheroni & Luigi Spaggiari. Montagem: Fernando Tropea. Dir. de arte: Piero Filippone. Cenografia: Mario Rappini. Com: Erminio Macario, Leila Guarni, Ernesto Almirante, Greta Gonda, Enzo Biliotti, Carlo Rizzo, Armando Migliari, Lola Braccini. Cipriano Duval (Macario) é um médico que leva sua vida rotineira, fingindo receber cartas de admiradoras e criando animais dos mais diversos em casa, não sendo levado a sério pelos colegas de trabalho. A situação muda de figura quando ele vem a ser equivocadamente tido como assassino de uma mulher. Com a repercussão do julgamento, Cipriano se torna uma celebridade do mundo do espetáculo. Pouco importa que muitos dos elementos dessa comédia desapareçam de todo ao longo de suas reviravoltas, como é o caso da mania de criar animais cultivad