Postagens

08 Um Girassol da Cor de Seu Cabelo

Imagem

Filme do Dia: The Love of Zero (1927), Robert Florey

Imagem
T he Love of Zero (EUA, 1927). Direção: Robert Florey. Rot. Original: Slavko Vorkapich, sob argument de Florey. Fotografia: Gregg Toland & Slavko Vorkapich. Dir. de arte: William Cameron Menzies. Com: Joseph Marievski, Tamara Shavrova, Anielka Elter, Cap. Marco Elter, Arthur Hurni. Num domingo, um saxafonista, Zero (Marievski) se apaixona por Beatrix (Shavrova). Em pouco tempo eles se tornam um casal inseparável, até que Beatrix recebe uma carta do Grão Vizir, exigindo seu retorno imediato ao Afeganistão. Para sofrimento de ambos, o casal se separa. Zero ainda tenta o amor de outra mulher (Elter), que escarnece dele. Chega a notícia da morte de Beatrix. Realizado aparentemente ainda com menos recursos que seu The Life and Death of 9413, a Hollywood Extra , Florey , com o auxílio de talentosos colaboradores, demonstra um grande talento para expressar sua fábula, visivelmente inspirada no estilo expressionista de O Gabinete do Dr.Caligari (1919). Suas janelas retorcidas, ins

KILARIÔ DI MELO

Imagem

The Film Handbook#70: Cecil B.DeMille

Imagem
Cecil B.DeMille Nascimento: 12/08/1881, Asfield, Massachussets, Califórnia Morte: 21/01/1959, Hollywood, Califórnia, EUA Carreira (como diretor): 1913-1966 Nos filmes de entretenimentos espetaculares de Cecil Blount DeMille, a história é secundária. É como se, através de sua carreira, os eventos factuais, clássicos ou mesmo os que dizem respeito a Deus fossem repetidamente recrutados meramente para emprestar uma falsa respeitabilidade para apresentar sexo, violência e comportamento libertino em geral nas telas. DeMille seguiu seus parentes (seu pai foi um ministro episcopal) rumo ao teatro, onde ele logo encontrou Jesse Lasky. Em 1913, com Samuel Goldfish (posteriormente Goldwyn), viajou para Hollywood, um então obscuro vilarejo californiano, para filmar o primeiro longa de De Mille, Amor de Índio / The Squaw Man . Um western sobre um lorde inglês que se casa com uma índia, seu sucesso ajudou a por Hollywood no mapa do cinema, enquanto em 1918 a companhia de Lasky se tornava a

Filme do Dia: Dr. Fantástico (1964), Stanley Kubrick

Imagem
Dr. Fantástico ( Dr.Strangelove or How I Learned to Stop Worrying and Loving the Bomb , Reino Unido/EUA, 1964). Direção: Stanley Kubrick. Rot. Adaptado: Stanley Kubrick, Terry Southern & Peter George, basedo no romance Red Alert , de George.  Fotografia: Gilbert Taylor. Música: Laurie Johnson. Montagem: Anthony Harvey. Dir. de arte: Ken Adam & Peter Murton. Figurinos: Bridget Sellers. Com: Peter Sellers, George C. Scott, Sterling Hayden, Keenan Wynn, Slim Pickens, Peter Bull, James Earl Jones, Tracy Reed. O paranoico brigadeiro Jack Ripper (Hayden) envia uma missão secreta para atacar com ogivas nuclears a União Soviética sem o conhecimento do presidente americano (Sellers). Uma crise político-diplomática se instaura. Enquanto Ripper atira contra soldados americanos e não consegue ser tranqüilizado por seu ajudante, o Capitão Mandrake (Sellers), uma reunião de emergência se dá entre a cúpula do exército e o presidente, com a presença do General Buck Turgidson (Scott), o

Filme do Dia: Inverno de Sangue em Veneza (1973), Nicolas Roeg

Imagem
I nverno de Sangue em Veneza ( Don´t Look Now , Reino Unido/Itália, 1973). Direção: Nicolas Roeg. Rot. Adaptado: Chris Byrant & Allan Scott, baseado no conto de Daphne du Maurier. Fotografia: Anthony B. Richmond. Música: Pino Donaggio. Montagem: Graeme Clifford. Dir. de arte: Giovanni Soccol. Cenografia: Francesco Chianese. Figurinos: Marit Allen & Andrea Galler. Com: Julie Christie, Donald Sutherland, Hilary Mason, Clelia Matania, Massimo Serato, Renato Scarpa, Giorgio Trestini, Leopoldo Trieste.            John Baxter (Sutherland) viaja com a esposa Laura (Christie) à Veneza, para comandar a reforma de uma igreja a pedido do bispo Barbarrigo (Serato). Logo, no entanto, uma série de fatos estranhos começam a se suceder, como misteriosos assassinatos e a amizade de Laura com duas irmãs de meia-idade Heather (Mason) e Wendy (Matania), que ela acredita possuírem poderes mediúnicos. John, assustado com o efeito sobre a esposa, que já se encontrava em vias de superar o tra

Filme do Dia: O Homem Não é um Pássaro (1965), Dusan Makavejev

Imagem
O Homem Não é um Pássaro ( Covek nije Tica , Iuguslávia, 1965). Direção e Rot. Original: Dusan Makavejev . Fotografia: Aleksandar Petkovic. Música: Petar Bergamo. Montagem: Ljubica Nesic. Dir. de arte: Dragoljub Ivkov & Milenko Jeremic. Com: Milena Dravic, Janez Vhrovec, Eva Ras, Stole Arandjelovic, Boris Dvornik, Dusan Antonijevic, Mirjana Blascovic, Mirko Todorovic. O engenheiro de obras Jan Rudinski (Arandjelovic) chega para trabalhar num enorme canteiro de obras de uma gigantesca indústria de minério, passando a morar no pobre e sujo bairro, sendo inquilino da família da bela e jovem Rajka (Dravic), uma cabeleireira, com quem se envolve afetivamente. Quando Jan recebe o auge de seu reconhecimento profissional, sendo premiado diante de todos os operários, Rajka se entrega aos apelos do jovem motorista de caminhão (Dvornki), que freqüenta o seu salão. Esse belo e algo disperso filme anterior a celebridade internacional de Makavejev parece conter boa dose da crítica so

Filme do Dia: Capture of Boer Battery (EUA, 1900)

Imagem
Capture of Boer Battery (EUA, 1900). Essa reconstituição de uma batalha da Guerra dos Boers bem poderia passar com um pouco de boa vontade por atualidade aos olhos contemporâneos, ao menos até determinado trecho, quando a proximidade da invasão dos Boers, devidamente uniformizados segundo a tradição, frente ao exército inimigo, torna-se por demais próxima para ter sido filmada tão candidamente pelo cinegrafista em seu imobilismo (já devidamente morto ou ferido?). Aliás, essa relação de distanciamento quase completo do exército rival diante da câmera e sua gradual aproximação, ou ainda a mesma estratégia para as tropas rivais já devidamente capturadas e o exército dos Boers são prática quase obrigatória nessa produção sobre a referida guerra. Há uma variação praticamente quase idêntica desse filme chamada Capture of Boer Battery by British , sendo que nessa última o produtor de ambas, James H. White foi seriamente ferido por uma descarga acidental de um canhão, fato que acontecia

Dedução, Vladimir Maiakóvski

Não acabarão nunca com o amor nem as rusgas, nem a distância. Está provado, pensado, verificado. Aqui levanto solene minha estrofe de mil dedos e faço o juramento: Amo firme, fiel e verdadeiramente

FALA - SECOS E MOLHADOS

Imagem

Filme do Dia: Manji (1964), Yasuzo Masumura

Imagem
Manji (Japão, 1964). Direção: Yasuzô Masumura. Rot. Adaptado: Kaneto Shindô, a partir do romance. Fotografia: Setsuo Kobayashi. Música: Tadashi Yamauchi. Montagem: Tatsuji Nakashizu. Dir. de arte: Tomoo Shimogawara. Com: Kyôko Kishida, Ayako Wakao, Yûsuke Kawazu, Eiji Funakoshi, Ken Mitsuda, Reiko Hibiki, Fumiko Murata, Kyoko Nagumo. Sonoko (Kishida), aborrecida com seu cotidiano conjugal, apaixona-se perdidamente por Mitsuko (Wakao), sensual moça que conhece na escola de arte que frequenta. As duas passam a viver uma relação que o marido de Sonoko, Kotaro (Funakoshi) se torna consciente. Sonoko descobre que Mitsuko é noiva do mau caráter e chantagista Watanuki (Kawasu). Após tempos desaparecida, Mitsuko volta a procurar Sonoko alegando se encontrar grávida de Watanuki. As duas forjam uma tentativa de suicídio com soníferos que resulta, após a chegada de Kotaro, na relação entre esse e Mitsuko, que provoca ciúmes doentios de Sonoko. Watanuki revela o triângulo amoroso para a i

Filme do Dia: Asura (2012), Kei'ichi Sato

Imagem
Asura ( Ashura , Japão, 2012). Direção: Kei’ichi Sato. Rot. Adaptado: Ikuko Takahashi, baseado no mangá de Geroge Akiyama. Música: Yorihiro Ike, Yoshihiro Ike, Norihito Sumitomo & Susumu Ueda. Dir. de arte: Hirotsugu Kakoi & Hiroshi Kato. Abandonado em uma situação de penúria e fome em Kyoto, uma criança se transforma em um ser selvagem, que faz tudo para sobreviver, inclusive comer carne humana. A criança encontra um monge budista que lhe passa alguns ensinamentos. Asura vem a ser praticamente “adotado” pela jovem e bela Wakasa. Ele foge de um grupo de moradores, após matar o filho de um de seus líderes. Porém, quando Wakasa se encontra com seu namorado, desaparecendo temporariamente de Asura, esse fica deprimido e ao encontrar o casal, ataca ferozmente o homem. Irritada, Wakasa o expulsa, chamando-o de monstro. Asura tem um segundo encontro com o monge, que arranca sua própria mão e oferece a Asura, que se encontra desacreditado de si mesmo. Com a situação de penúria

MILTON NASCIMENTO - CANOA, CANOA

Imagem

Filme do Dia: Eu Sou a Lenda (2007), Francis Lawrence

Imagem
Eu Sou a Lenda ( I Am Legend , EUA, 2007). Direção: Francis Lawrence. Rot. Adaptado: Mark Protosevich &  Akiva Goldsman, baseado no romance homônimo de Richard Matheson e no roteiro para A Última Esperança da Terra , de John William Corrington & Joyce Hooper Corrington. Fotografia: Andrew Lesnie. Música: John Newton Howard. Montagem: Wayne Wahrman. Dir. de arte: Naomi Shohan, Howard Cummings, William Ladd Skinner & Patricia Woodbridge. Figurinos: George DeTitta Jr. Figurinos: Michael Kaplan. Com: Will Smith, Alice Braga, Charlie Tahan, Salli Richardson, Willow Smith, Darrell Foster, April Grace, Dash Mihok. Há três anos Robert Neville (Will Smith) é um cientista que acredita ser o único sobrevivente humano após uma hecatombe mundial provocada pela disseminação de um vírus mortal. Morando em Nova York com a cadela Sam, ele tem que enfrentar os zumbis que sofreram mutações após o desastre. Neville se recorda dos tempos em que possuía uma família, a esposa Zoe (Richardson

The Film Handbook#69: Kenji Mizoguchi

Imagem
Kenji Mizoguchi Nascimento : 16/05/1898, Tóquio, Japão Morte : 24/08/1956, Quioto, Japão Carreira:  (como diretor): 1923-56 Apesar de somente uma fração da produção total de Kenji Mizoguchi ter sobrevivido (com quase dois terços de seus 80 a 90 filmes - incluindo praticamente todos os 55 realizados antes de 1936 hoje perdidos) torna-se claro com as cerca de dúzia de filmes observados comercialmente no Ocidente que ele foi um diretor maior, notavelmente não somente por sua simpatia radical sobre a posição social das mulheres no Japão, mas igualmente por seu estilo visual singularmente gracioso. Mizoguchi se aproximou do cinema após estudar a pintura ocidental e ilustrar anúncios de jornais. Após um ano como assistente de Osamu Wakayama iniciou sua prolífica carreira como diretor com A Resurreição do Amor / Yorû Yami no Sasayaki . A maior parte de seus filmes iniciais foram melodramas, filmes de ação e adaptações de sucessos literários ou teatrais e não foi antes de 1936 que co

Filme do Dia: Imputato, Alzatevi! (1939), Mario Mattoli

Imagem
Imputato, Alzatevi! (Itália, 1939). Direção: Mario Mattoli. Rot. Original: Mario Mattoli & Vittorio Metz, a partir do argumento de Anacleto Francini. Fotografia: Arturo Gallea. Música: Vittorio Mascheroni & Luigi Spaggiari. Montagem: Fernando Tropea. Dir. de arte: Piero Filippone. Cenografia: Mario Rappini. Com: Erminio Macario, Leila Guarni, Ernesto Almirante, Greta Gonda, Enzo Biliotti, Carlo Rizzo, Armando Migliari, Lola Braccini. Cipriano Duval (Macario) é um médico que leva sua vida rotineira, fingindo receber cartas de admiradoras e criando animais dos mais diversos em casa, não sendo levado a sério pelos colegas de trabalho. A situação muda de figura quando ele vem a ser equivocadamente tido como assassino de uma mulher. Com a repercussão do julgamento, Cipriano se torna uma celebridade do mundo do espetáculo. Pouco importa que muitos dos elementos dessa comédia desapareçam de todo ao longo de suas reviravoltas, como é o caso da mania de criar animais cultivad

Filme do Dia: O Cachorro (2004), Carlos Sorin

Imagem
O Cachorro ( Bombon , el Perro , Argentina/Espanha, 2004). Direção: Carlos Sorin. Rot. Original: Santiago Calori, Salvador Roselli & Carlos Sorin. Fotografia: Hugo Colace. Música: Nicolas Sorin. Montagem: Mohamed Rajid. Dir. de arte: Margarita Jusid. Figurinos: Ruth Fischerman. Com: Juan Villegas, Walter Donado, Gregorio, Micol Estévez, Kita Ca, Pascual Condito, Claudina Fazzini, Carlos Rossi, Mariela Díaz. Juan “Coco” Villegas (Villegas), mecânico desempregado, vive numa situação precária com a filha (Díaz), marido e neto na Patagônia. Terno e afetuoso, não consegue se fazer impor nos bicos que consegue para faturar algum dinheiro. Certo dia, no entanto, ao ajudar uma jovem com problemas em seu automóvel e rebocá-lo até ao sítio em que mora com sua mãe (Ka), a velha senhora presenteia-o com Bonbon (Gregorio), um dog argentino filho de um famoso campeão que era de seu falecido marido. O cachorro chama a atenção do gerente de um banco (Rossi) que indica que Villegas deve ir

Filme do Dia: Os Fuzis (1964), de Ruy Guerra

Imagem
Os Fuzis (Brasil, 1964). Direção: Ruy Guerra. Rot. Original: Ruy Guerra, Pierre Pelegri & Miguel Torres. Fotografia: Ricardo Aronovich. Música: Moacir Santos. Montagem: Raimundo Higino. Dir. de arte: Calazans Neto. Com: Átila Iório, Nélson Xavier, Hugo Carvana, Joel Barcellos, Maria Gladys, Paulo César Pereio, Antônio Pitanga, Cecil Thiré. Um grupo de soldados se desloca para uma pequena vila no interior da Bahia que sofre com os revezes da seca. O objetivo principal é de proteger o armazém de uma invasão da multidão de famintos. Em meio a uma situação de tensão, um dos homens, Pedro (Pereio) atira em um morador local quando mirou na cabra que ele perseguia. Um caminhoneiro cínico, Gaúcho (Iório), tenta incitar a massa faminta a se rebelar contra a situação. Quando observa a passividade com que um homem encara a morte do filho, desespera-se e rouba o fuzil de um dos soldados, Mário (Xavier), enfrenta a milícia, e é morto. Esse notável filme de Guerra, certamente o melhor d

Filme do Dia: Elizabeth: A Era de Ouro (2008), Shekhar Kapur

Imagem
Elizabeth: A Era de Ouro ( Elizabeth: The Golden Age , Inglaterra/França/Alemanha, 2008). Direção: Shekhar Kapur. Rot. Original: William Nicholson & Michael Hirst. Fotografia: Remi Adefarasin. Música: Craig Armstrong & A.R. Rahman. Montagem: Jill Bilcock. Dir. de arte: Guy Dias , David Allday & Frank Walsh. Cenografia: Richard Roberts. Figurinos: Alexandra Byrne. Com: Cate Blanchett, Clive Owen, Geoffrey Rush, Susan Lynch, Samantha Morton, Jordi Mollá, Eddie Redmayne, Adam Godley. A já Madura Elizabeth I (Blanchett) terá que se debater com problemas de foro íntimo, sua crescente solidão e ausência da figura masculina desde o amor de juventude, algo que se torna mais evidente quando surge Walter Raleigh (Owen), pirata que andara negociando pelas terras da América. E também com questões de política externa e interna. Tendo sofrido um atentado contra sua vida, Elizabeth também se depara com as forças do espanhol Felipe II da Espanha (Mollá) e com o assassinato de Mary

Filme do Dia: O Velho (1997), Toni Venturi

Imagem
O Velho (Brasil, 1997). Direção: Toni Venturi. Rot. Original: Di Moretti. Fotografia: Cleumo Segond. Música: Marcelo Goldman. Montagem: Cristina Amaral.                Através da inserção do jardim e o cultivo de rosas – bastante apreciado, aliás, pelo biografado – esse documentário unifica os cinco períodos em descreve a longa participação pública de Luís Carlos Prestes no cenário político nacional, além de alguns momentos da sua intimidade. A Inocência: anos de infância e o aprendizado militar que, junto com a educação da mãe são, provavelmente, as maiores influências para a sua rígida disciplina; a Revolta do Forte de Copacabana; a revolta contra Arthur Bernardes em São Paulo, em 1924; a Coluna Prestes; o exílio na Bolívia em 1927; contato com o marxismo; a Revolução de 30; o manifesto de Maio e o rompimento com Vargas. A Coragem: o exílio na URSS, em 1931; a relação com Olga; a ANL e as revoltas de Natal e Recife; a repressão desencadeada pós-revolta que culminou na morte