Postagens

My David Bowie, Alive Forever, Suzanne Moore

Imagem
M y David Bowie is not dead. Nor ever can be. What he gave to me is forever mine because he formed me. I have absolute clarity about that, I need no  lamentations from politicians  or TV presenters with their dim memories of his “hits”. I need no ranking of whether he was up there with Dylan or Lennon because I just know that is a dumb question. I simply know. He was my lodestar: in the years when I was trying to become myself, he showed me the endless possibilities. He extended out into the new spaces, metaphorically and physically. That man could move. Those possibilities never end though of course he knew they would. He has gone “just like that bluebird” as he soars and sings on his latest single  Lazarus . Well he knew things we didn’t, as he had all his life. He departs with  Blackstar  which I found terrifying without knowing why. What can I do now but listen and weep? Live  David Bowie: legendary rock star dead aged 69 – latest updates Follow the reaction and tribute

Filme do Dia: Sublime Obsessão (1935), John M. Stahl

Imagem
Sublime Obsessão ( Magnificent Obsession , EUA, 1935). Direção: John M. Sthal. Rot. Adaptado: Sarah Y. Mason, Victor Heerman & George O’Neil, baseado no romance de Lloyd C. Douglas. Fotografia: John J. Mescall. Música: Franz Waxman. Montagem: Milton Carruth. Dir. de arte: Charles D.Hall. figurinos: Vera West. Com: Robert Taylor, Irene Dunne, Charles Butterworth, Betty Furness, Sara Haden, Ralph Morgan, Henry Armetta, Gilbert Emery.        Robert Merrick (Taylor) é um playboy aparentemente incorrigível. Após sofrer um acidente, utiliza um respiradouro que o ilustre Dr. Hudson também precisara, na mesma hora. Hudson morre e Merrick é internado no hospital pertencente ao falecido, onde é tratado com desprezo. Em uma de suas bebedeiras, após sair do hospital, conhece Randolph (Morgan), amigo pessoal de Hudson, que lhe ensina sua filosofia de vida: fazer o bem secretamente. Ao tentar ajudar a viúva de Hudson, Helen (Dunne), por quem encontra-se apaixonado, esta sofre um acidente

Comentário sobre A Aula de Balé, de Edgar Degas

Imagem
Agora analisemos A Aula de Balé , uma tela que Edgar Degas acabou de pintar em 1874, o mesmo ano em que se realizou (o que se tornaria conhecido como) a Primeira Exposição Impressionista. Ela mostra um estúdio de dança cheio de bailarinas prestando escassa atenção a seu idoso professor de balé , que está de pé, apoiado no comprido bastão que usa para marcar o tempo batendo no assoalho. As jovens dançarinas estão de pé, encostadas e se alongando na parede do estúdio. Todas vestem tutus brancos, com faixas de cores variadas amarradas em laços nas cinturas. Um cãozinho olha com atenção para os tornozelos da bailarina de pé no primeiro plano à esquerda da pintura: ela dá as costas para o espectador e usa um grande prendedor de cabelo vermelho. À esquerda, na borda da composição, está a dançarina mais desatenta, que coça as costas, de olhos fechados e queixo erguido em momentâneo alívio. Para aqueles de vocês que, como eu, trabalharam nos bastidores de um teatro e observaram dançarinos

Filme do Dia: Leste-Oeste, o Amor no Exílio (1999), Régis Wargnier

Imagem
Leste-Oeste, o Amor no Exílio ( Est-Ouest ,França/Rússia/Bulgária/Espanha/Ucrânia,1999).Direção: Régis Wargnier. Rot. Original: Rustam Ibragimbekov, Sergei Bodrov, Louis Gardel & Régis Wargnier. Fotografia: Laurent Dailland. Música: Patrick Doyle. Montagem: Hervé Schneid. Dir. de arte: Aleksei Levchenko, Vitali Kholoutchouk & Vladimir Svetozarov. Cenografia: Rossitsa Bakeva, Svetlana Filakhtova, Garabed Garabedian, Yvetta Kotcheva, Mikhail Leutchenko, Jean-Philippe Reverdot & Tzvetana Yankova. Figurinos: Pierre-Yves Gayraud. Com: Sandrine Bonnaire, Oleg Menshikov, Catherine Deneauve , Sergei Bodrov Jr., Ruben Tapiero, Erwan Baynaud, Grigori Manukov. A francesa Marie (Bonnaire) e seu marido russo, Alexei (Menshikov), fazem parte de uma leva de um navio que transporta expatriados russos de volta à terra natal, após o anúncio de perdão publicizado por Stálin. Trata-se de uma armadilha e eles a percebem logo quando o navio atraca no cai, com todos os outros passageiros

Filme do Dia: O Caldeirão de Santa Cruz do Deserto (1986), Rosemberg Cariry

Imagem
O Caldeirão de Santa Cruz do Deserto (Brasil, 1986). Direção: Rosemberg Cariry. Rot. Original: Rosemberg Cariry & Firmino Holanda. Fotografia: Ronaldo Nunes.  A história do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto é evocada através tanto de técnicas comuns ao gênero documental – fotos fixas, imagens antigas e depoimentos filmados pela produção de sobreviventes e estudiosos do assunto -  como de recursos provenientes da cultura local, que procuram dar conta do escasso material iconográfico –bumba-meu-boi, cordel, violeiro, encenação teatral ao ar livre e pequenas figuras de barro que ajudam a representar momentos da narrativa. Mesmo que alguns recursos tenham sido mais bem utilizados que outros – as figuras de barro, por exemplo, conseguem provocar uma metáfora interessante, consciente ou não, com a própria fragilidade da figura humana, enquanto a representação teatral no centro da cidade é perfeitamente dispensável, o resultado, semi-amadorístico, em nada compromete a compreensã
Imagem
Antônio Pompêo 1953-2016

The Film Handbook#57: Alexander Mackendrick

Imagem
Alexander Mackendrick Nascimento : 08/09/1912, Boston, Massachusetts Morte : 22/12/1993, Los Angeles, Califórnia Carreira  (como diretor): 1949-1967 Como Robert Hamer , Alexander Mackendrick foi um dos melhores e menos típicos diretores dos estúdios Ealing. Talvez mais conhecido pelas quatro comédias que realizou lá ele, no entanto, criou filmes de raro negrume, marcados por uma pessimista - embora engenhosa - visão da crueldade humana, corruptibilidade e auto-obsessão. Nascido durante uma visita de seus pais aos Estados Unidos, Mackendrick cresceu na Escócia e estudou na Glasgow School of Art. Seu primeiro emprego no cinema foi como animador de publicidades; durante a guerra, trabalhando em documentários e filmes de propaganda, ele foi contratado pela Ealing como roteirista. Após dois anos estrearia como diretor com Alegrias a Granel / Whisky Galore!,  aparentemente, uma caracteristicamente extravagante fantasia cômica: ilhéus escoceses se unem numa batalha contra o autorita

Filme do Dia: A Mosca (1986), David Cronenberg

Imagem
A Mosca ( The Fly , EUA, 1986). Direção: David Cronenberg. Rot. Adaptado: Charles Edward Pogue & David Cronenberg, a partir do conto de George Langelaan. Fotografia: Mark Irwin. Música: Howard Shore. Montagem: Ronald Sanders. Dir. de arte: Carol Spier & Rolf Harvey. Cenografia: Elinor Rose Galbraith. Figurinos: Denise Cronenberg. Com: Jeff Godblum, Geena Davis, John Getz, Joy Boushel, Leslie Carlson, George Chuvalo, Michael Copeman, David Cronenberg. Numa festa, Seth Brundle (Godblum) convida a jornalista Veronica Quaife (Davis), a conhecer uma maravilha que elaborou em seu apartamento. Somente após certo tempo é que Veronica se dá conta de que se trata de um teletransportador, capaz de transferir matéria sólida de um terminal para outro. Veronica, mesmo contra a vontade de Seth, comenta as experiências com o seu editor e ex-namorado, Stathis (Getz), que não acredita na história. Seth faz um acordo com Veronica para que ela não divulgue com mais ninguém até a concl

Filme do Dia: Laços de Sangue (1951), Ida Lupino

Imagem
Laços de Sangue ( Hard, Fast and Beautiful , EUA, 1951). Direção: Ida Lupino . Rot Adaptado: Martha Wilkerson, baseado no romance de John R. Tunis. Fotografia: Archie Stout. Música: Roy Webb. Montagem: George C. Schrader & William H. Ziegler. Dir. de arte: Albert S. D´Agostino & Jack Okey. Cenografia: Harley Miller & Darrell Silvera. Com: Sally Forrest, Claire Trevor, Carleton G. Young, Robert Clarke, Kenneth Patterson, Marcella Cisney, Joseph Kearns, William Hudson, George Fisher. Quando a jovem Florence Farley (Forrest) demonstra ser um potencial talento para o tênis sua mãe, Millie (Trevor) e o ex-campeão Fletcher (Young) percebem que podem agenciar a carreira dela e gozar dos lucros provenientes da mesma. Aos poucos Florence se torna distante do noivo Gordon (Clarke) e do pai Will (Patterson), os únicos que realmente se preocupavam com ela. Quando descobre que se tornara um joguete da mãe, Florence passa a tratá-la de modo cínico e distanciado, decidindo abandona

Filme do Dia: Coal Black and de Sebben Dwarfs (1943), Robert Clampett

Coal Black and de Sebben Dwarfs (EUA, 1943). Direção: Robert Clampett. Rot. Adaptado: Warren Foster, baseado na história dos Irmãos Grimm. Música: Eddie Beale, Milt Franklyn & Carl W. Stalling. Montagem: Treg Brown. Essa pérola do anti-politicamente correto demonstra que o  preconceito contra os negros e a sexualidade enquanto temas explícitos não eram restritos somente ao mais renomado Tex Avery. Aqui, Clampett conta em ritmo tão alucinadamente frenético quanto os das várias versões de Chapeuzinho Vermelho exploradas por Avery, e notadamente influenciado por este, uma versão “negra” da história da Branca de Neves completamente ritmada pelo swing da música negra. Da velha negra na cadeira de balanço até as voluptuosas ancas da protagonistas passando por anões que sopram como saxofones vivos, entre inúmeros outros detalhes menores, nada é gratuito nessa sátira que se tornou banida da exibição pública desde 1957. Curiosamente sobra preconceito até contra os japoneses, então no au

Filme do Dia: Mulher Infiel (1969), Claude Chabrol

Imagem
Mulher Infiel ( La  Femme infidèle , França/Itália, 1969). Direção e Rot. Original: Claude Chabrol. Fotografia: Jean Rabier. Música: Pierre Jansen. Montagem: Jacques Gaillard. Com: Stéphane Audran, Michel Bouquet, Stéphane Di Napoli, Maurice Ronet, Louise Chevalier, Donatella Turri.            Desconfiado que a mulher, Helene (Audran), o trai, Charles (Bouquet) contrata um homem para vigiá-la. Mãe dedicada de Michel (Di Napoli), Helene não se furta a sair da residência em Versalhes para Paris duas ou três vezes por semana. Charles descobre que o amante é Victor Pegala (Ronet). Um dia o visita, afirmando ser um marido liberal e a mulher uma ninfômana, e assassina Pegala. Põe o corpo da vítima em seu carro e o joga em um lago. As investigações policiais se aprofundam e Charles é preso.      Com uma narrativa extremamente sucinta e objetiva, Chabrol mais uma vez explora o crime no universo banal da classe média. Porém, no final das contas, parece menos interessado no próprio c

Filme do Dia: O Amor é Estranho (2014), Ira Sachs

Imagem
O Amor é Estranho ( Love is Strange , EUA, 2014). Direção: Ira Sachs. Rot. Original: Ira Sachs & Mauricio Zacharias. Fotografia: Christos Voudouris. Montagem: Affonso Gonçalves & Michael Taylor. Dir. de arte: Amy Williams & Steve Grise. Cenografia: Kendall Anderson. Figurinos: Arjhun Basin. Com:  John Lithgow, Alfred Molina, Tatyana Zbirovskaya, Olya Zueva, Jason Stuart, Darren E. Burrows, Marisa Tomei, Charlie Tahan, Eric Tabach. Ben Hull (Lithgow) e George Garea (Molina) se casam após 20 anos de relacionamento em comum, inclusive boa parte dele vivendo juntos. Porém, o casamento resulta na demissão de George da escola católica que era o sustentáculo da vida do casal. Enquanto Ben vai viver com um sobrinho Elliott (Burrows) e sua esposa Kate (Tomei) e o filho do casal Joey (Tahan), George é acolhido por um casal de policiais gays. Em ambos os casos a situação é tensa. Ben provoca ou testemunha situações do tipo com a família do sobrinho. George se sente incomodado pel

Filme do Dia: Eduardo II (1991), Derek Jarman

Imagem
Eduardo II ( Edward II , Reino Unido, 1991). Direção: Derek Jarman. Rot. Adaptado: Ken Butler,  Steve Clark-Hall, Derek Jarman, Stephen McBride & Antony Root, baseado na peça de Christopher Marlowe. Fotografia: Ian Wilson. Música: Simon Fisher-Turner. Montagem: George Akers. Dir. de arte: Christopher Hobbs & Ricky Eyres. Figurinos: Sandy Powell . Com: Steven Waddington, Andrew Tiernan, Tilda Swinton, Nigel Terry, John Lynch, Jerome Flynn, Kevin Collins, Dudley Sutton, Jody Graber.           O Rei Eduardo II (Waddington) torna-se rival da corte ao possuir como amante e influência determinante no seu reinado Gaveston (Tiernan), deixando de lado a Rainha Isabella (Swinton). Ao entrar em aberto conflito com o Bispo de Winchester (Sutton), que prende e humilha, torna-se pressionado pelos nobres, liderados pelo chefe da milícia Mortimer (Terry), a afastar Gaveston da corte. Eduardo inicialmente resiste, mas quando tem que escolher entre o trono e o amante, escolhe o trono. E

Filme do Dia: Europa (1991), Lars Von Trier

Imagem
Europa ( Europa , Súecia/França/Noruega/Alemanha/Suiça, 1991). Direção: Lars von Trier. Rot. Original: Lars von Trier  & Niels Vørsel. Fotografia: Henning Bendtsen,  Edward Klosinski & Jean-Paul Meurisse. Música: Joachim Holbek. Montagem: Hervé Schneid. Dir. de arte: Henning Bahs. Figurinos: Manon Rasmussen. Com: Jean-Marc Barr, Barbara Sukowa, Udo Kier, Ernst-Hugo Järegård, Erik Mørk, Henning Jensen, Eddie Constantine, Max von Sidow (narração).          Leopold Kessler (Barr) é um americano que parte prá Europa imediatamente após o término da Segunda Guerra Mundial, para tentar trabalhar na firma ferroviária Zentropa, onde o tio (Järegård) é empregado. Ele passa a ser comissário do vagão-dormitório. Na sua primeira viagem conhece Katharina Hartmann (Sukowa), filha do proprietário da ferrovia, que pede que ele faça a cama. Ela ri de sua desconcertante inexperiência e, ao mesmo tempo, o atrai com seu charme. Intimado a jantar na casa dos Hartmann, ele vai em companhia do

The Film Handbook#56: Joe Dante

Imagem
Joe Dante Nascimento : 28/11/1946, Morristown, Nova Jersey, Carreira : 1976- Ainda que sua carreira tenha recentemente se interconectado com a de Steven Spielberg , os filmes de Joe Dante são marcados menos pelo sentimentalismo que por um anárquico humor negro e maciça cinefilia, típica da escola de filmes-B de Corman de onde originalmente emergiu. Um fã afiado de desenhos animados e ficções-científicas, Dante passou de montador de trailers para a New World de Corman para dirigir (com Alan Arkush) Hollywood Boulevard . Auto-consciente paródia   trash  de baixo orçamento dos métodos de produção da New World, suas intermináveis piadas internas deram pistas da obra posterior de Dante. Também realizado por Corman, sua estreia solo, Piranha , com monstros comedores de humanos por militares realizando práticas destrutivas em um acampamento de verão, apresentava um despretensioso roteiro de John Sayles  parodiando Tubarão / Jaws . Grito de Horror / The Howling  (também escrito por S

Filme do Dia: Gênio Indomável (1997), Gus Van Sant

Imagem
Gênio Indomável ( Good Will Hunting , EUA, 1997) Direção: Gus Van Sant. Rot.Original: Ben Affleck&Matt Damon. Fotografia: Jean-Yves Escoffier. Música: Danny Elfman. Montagem: Pietro Scalia. Com: Matt Damon, Robin Williams, Stellan Skarsgaard, Ben Affleck, Minnie Driver, Casey Affleck, Cole Hauser.     Will Hunting (Damon), faxineiro de uma universidade de Boston, que vive em Southie, bairro pobre da cidade, no meio de seu serviço resolve anonimamente uma complexa equação que o professor Gerard Lambeau (Skarsgaard) havia lançado como desafio para os alunos tentarem resolver até o final do semestre. Enquanto participa das comemorações de vinte e cinco anos sua formatura, Lambeau é surpreendido por seus alunos, que querem saber quem conseguiu resolver a equação. Todos ficam sem saber, até Lambeau surpreender Hunting resolvendo um segundo desafio que ele propôs aos alunos. Hunting foge e abandona o emprego. Em uma das saídas com seu melhor amigo Chuckie (Ben Affleck), vai a um p