Postagens

Filme do Dia: Jango (1984), Sílvio Tendler

Imagem
Jango (Brasil, 1984). Direção: Sílvio Tendler. Rot. Original: Maurício Dias & Sílivo Tendler. Fotografia: Lúcio Kodato. Música: Wagner Tiso & Milton Nascimento. Montagem: Francisco Sérgio Moreira. Documentário que segue a trajetória de João Goulart desde o período em que foi Ministro do Trabalho na gestão de Vargas (1954) até sua morte por problemas cardíacos, exilado no Uruguai (1976). Evidentemente, detém-se sobretudo sobre o intenso momento político suscitado pela renúncia de Jânio Quadros, a tensa posse do então vice Goulart, em 1961, o acirramento ideológico crescente entre esquerdas e direita, Francisco Julião, o então presidente da União Nacional dos Estudantes, o jornalista Marcos Sá Correia e outros militares e civis envolvidos na trama política do período. Há uma evidente opção por efetivar um filme de pretensões quase didáticas no modo com que expõe os eventos, e o que filme consegue efetivar com bastante força, assim como o de traçar um retrato bastante s

Filme do Dia: Família Rodante (2004), Pablo Trapero

Imagem
F amilia Rodante (Argentina/França/Itália/Espanha/Brasil, 2004). Direção e Rot. Original: Pablo Trapero. Fotografia: Guillermo Nieto. Música: Hugo Diaz, Léon Gieco & Juaujo Soza. Montagem: Ezequiel Borovinsky & Nicolas Golbart. Figurinos: Marisa Urruti. Com: Liliana Capurro, Graciana Chironi, Ruth Dobel, Federico Esquerro, Bernarndo Forteza, Laura Glave, Leila Gómez, Nicolás Lopez. Emilia (Chironi) é uma matriarca octagenária  que no dia de seu aniversário, recebe um convite para ser madrinha de casamento em sua cidade natal. Toda a família participa de uma viagem de centenas de quilômetros em um trailer improvisado para visitar uma irmã sua, cuja família celebrará o casamento de uma sobrinha, em Missiones. Durante a viagem ocorre um pouco de tudo: de falhas mecânicas ao enamoramento dos primos adolescentes, da cena de ciúmes entre o marido, apelidado de Gordo, que flagra sua mulher sendo vítima de assédio do cunhado e a filha que se junta de última hora a trupe, após

Filme do Dia: The Forgotten Village (1941), Herbert Kline & Alexander Hammid

Imagem
The Forgotten Village (EUA, 1941). Direção: Herbert Kline & Alexander Hammid. Rot. Original: John Steinbeck, a partir de um argumento seu. Fotografia: Alexander Hammid. Música: Hans Eisler. Documentário encenado que desde as cartelas iniciais adverte para o fato de todos os que se encontram presentes no mesmo não são atores profissionais, algo desnecessário afirmar, soando a afirmação mais como uma aproximação do documental. Narrado do início ao final (pelo ator Burguess Meredith), o filme tropeça com a excessiva dependência do áudio de seu narrador, que inclusive se estende sem cerimônia na simulação dos diálogos de seus personagens, efeito nada incomum na época, mas demasiado paternalista. Embora o fato do filme ser encenado sugira sua filiação a gêneros ficcionais que utilizaram atores não profissionais como é o caso de filmes do Neo-Realismo italiano, em que não profissionais executavam ações que lhe eram próximas no cotidiano (tal como em A Terra Treme ), existe aqui u

Filme do Dia: Turksib (1929), Victor A. Turin

Imagem
Turksib (URSS, 1929). Direção: Victor A. Turin. Rot. Original: Yakov Aron & Victor Shklovski. Fotografia: B oris Frantsisson & Yevgeni Slavinski. Esse documentário, mesmo que possua pontos tangenciais em comum com Nanook, o Esquimó (1922),  como o flagrante do contato de povos “primitivos” com maravilhas tecnológicas, aqui ainda mais enfatizado do que no filme de Flaherty, e o gosto pela encenação e reconstituição,  na verdade segue uma estratégia diametralmente oposta. Enquanto o filme do realizador canadense busca criar estratégias próximas das ficcionais e um senso de identificação com seu protagonista, o objetivo aqui é apresentar um obstáculo, apresentar uma estratégia para driblar esse obstáculo, edificá-lo e pô-lo em prática. O obstáculo é a inexistência de transportes que favoreçam o comércio entre o Turquistão e a Sibéria. A estratégia é o planejamento para a construção de uma ferrovia e posteriormente como será edificada. Por fim, a sua utilização. E é justa
 As maiores expressões de verdade raramente encontram um consenso público porque encarar a verdade significa mudar radicalmente a própria vida e poucos estão disponíveis para tal mudança. John H.Dorr

Filme do Dia: Mulher de Verdade (1954), Alberto Cavalcanti

Imagem
Mulher de Verdade (Brasil, 1954). Direção: Alberto Cavalcanti. Rot. Original: Oswald Molles & Miroel Silveira. Fotografia: Edgar Brasil. Música: Cláudio Santoro. Montagem: José Cañizares. Dir. de arte: Francisco Balduíno. Com: Inesita Barroso, Cole Santana, José Sanz, Raquel Martins, Adoniran Barbosa, Carla Nell. Valdo Wanderley. Bamba (Santana), conhecido malandro, é ferido em confronto com a polícia enquanto fazia serenata em um bairro residencial. Tratado pela cuidadosa enfermeira Amélia (Barroso), transforma-se em rapaz trabalhador, entrando para o Corpo de Bombeiros e se casando com Amélia. Amélia, porém, cai na armadilha do diretor do hospital, que afirma que um paciente o rico Lauro  encontra-se  moribundo e pretende se casar com ela como último desejo. Casada novamente, ela se divide entre dois maridos, afirmando que está trabalhando no hospital. Seu difícil equilíbrio desmorona de vez quando em um incêndio, em seu luxuoso apartamento em Copacabana, é salva pelo pr

Filme do Dia: Um Punhado de Bravos (1945), Raoul Walsh

Imagem
Um Punhado de Bravos ( Objective, Burma! , EUA, 1945). Direção: Raoul Walsh. Rot. Adaptado: Ranald MacDougall, baseado no livro de Alvah Bessie. Fotografia: James Wong Howe. Música: Franz Waxman. Montagem: George Amy. Dir. de arte: Ted Smith. Cenografia: Jack McConaghy. Com: Errol Flynn, James Brown, William Prince, George Tobias, Henry Hull, Warner Anderson, John Alvin, Mark Stevens. Grupo de paraquedistas liderado pelo Capitão Nelson (Flynn) é enviado as florestas da Birmânia sob o controle do exército japonês em missão secreta, cujo objetivo é ignorado deles próprios. Apesar de conseguirem atingir um dos objetivos com relativa facilidade, a destruição de um radar numa base de operações, o grupo é indicado a prosseguir na inóspita floresta, tendo que enfrentar inúmeras adversidades, como as doenças provocadas pelas condições adversas, as ciladas preparadas pelos inimigos e a perda de contato com o grupo de apoio, após a destruição do rádio que os mantinha conectados, provoca

Filme do Dia: A Batalha do Chile - A Luta de um Povo Sem Armas: A Insurreição da Burguesia (1975), Patricio Guzmán

Imagem
A Batalha do Chile : A Luta de um Povo sem Armas. Primeira Parte: A Insurreição da Burguesia ( La Batalla de Chile: La Lucha de un Povo sin Armas – Primera Parte: La Insurrecion de la Burguesia , França/Cuba/Venezuela, 1975). Direção: Patricio Guzmán. Rot. Original: Jose Bartolome, Pedro Chaskel, Federico Elton, Julio García Espinosa & Patricio Guzmán. Fotografia: Jorge Müller Silva. Nessa primeira parte de seu tríptico sobre o golpe militar que alçou ao poder Pinochet e os conflitos internos no país, o filme traz um farto material filmado,em sua maior parte, pela própria equipe do documentário durante os eventos que antecedem o golpe militar. A eleição, frustrada por parte da direita que já se considerava vitoriosa. O progressivo fechamento em voto contra as leis a serem decretadas pela esquerda pelo congresso. A morte de um trabalhador quando uma passeata atravessava a sede da Democracia Cristã, que provocou um enterro de uma enorme multidão. A crescente polarização id

The Film Handbook#61: Jean-Luc Godard

Imagem
Jean-Luc Godard Nascimento : 03/12/1930, Paris, França Carreira  (como realizador): 1954- Menos sobre a vida em si própria do que sobre como ela é representada pelo cinema, a obra de Jean-Luc Godard é genuinamente modernista. Repleto de alusões, citações e digressões, sua mescla de ficção e documentário é o equivalente do ensaio crítico mais que do romance; porém, enquanto repetidamente questiona a tradicional forma fílmica e sua relação com a política, Godard frequentemente desliza para uma premeditada obscuridade e pretensões imaturas. Ainda assim, sua mescla de pessoal e político, e sua busca por novos sentidos através de novas e complexas contraposições de som e imagem lhe asseguraram que sua produção variada e prolífica tenha influenciado profundamente o cinema pós-anos 50. Como cinéfilo obsessivo, o jovem Godard escreveu críticas para o Cahiers du Cinéma ao lado de  Truffaut , Rohmer et al. Enquanto trabalhava como montador, publicitário e jornalista realizou cinco curt

Filme do Dia: Contra Todos (2004), Roberto Moreira

Imagem
Contra Todos (Brasil, 2004). Direção e Rot. Original: Roberto Moreira. Fotografia: Adrian Cooper. Música: Lívio Trachtenberg. Montagem: Mirella Martinelli. Dir. de arte e Figurinos: Marjorie Gueller & Joana Porto. Com: Leona Cavalli, Sílvia Lourenço, Ailton Graça, Giulio Lopes, Martha Meola, Dionísio Neto, Gustavo Machado, Paula Pretta, Ismael de Araújo. Na periferia de São Paulo, Teodoro (Lopes) é casado com Cláudia (Cavalli), e pai de Soninha (Lourenço). Enquanto Teodoro passa a se interessar pela evangélica Terezinha (Meola), sua mulher possui um caso com o amigo da filha, Júlio (Araújo). Sem que a família saiba, o religioso Teodoro também é membro de um esquadrão de justiceiros, com a cumplicidade do amigo Waldomiro (Graça). Quando Júlio aparece morto e castrado, Cláudia abandona a família certa de que se tratara de uma ação do marido. Soninha passa a ter um caso com Waldomiro. Teodoro ganha um dinheiro do pai de Júlio para justiçar a sua morte e mata seu melhor amigo.

Filme do Dia: Serenata Tropical (1940), Irving Cummings

Imagem
Serenata Tropical ( Down Argentine Way , EUA, 1940). Direção: Irving Cummins. Rot. Original: Darrell Ware & Karl Tunberg, a partir do argumento de Rian James & Ralph Spence. Fotografia: Ray Rennahan & Leon Shamroy. Música: Cyril J. Mockridge. Montagem: Barbara McLean. Dir. de arte: Richard Day & Joseph C. Wright. Cenografia: Thomas Little. Figurinos: Travis Banton.  Com: Don Ameche, Betty Grable, Carmen Miranda , Charlotte Greenwood, J. Carrol Naish, Henry Stephenson, Kay Aldridge, Leonid Kinskey. Ricardo Quintana (Ameche) é um dândi argentino que se encanta pela norte-americana Glenda Crawford (Grable) em Nova York. Ela se encanta igualmente por um dos cavalos de Quintana, que ele, por birra do pai (Stephenson), vende para outra mulher. Glenda viaja com a tia Binnie (Greenwood) à Argentina e lá reencontra Quintana, não hesitando mais sobre de quem será seu coração.  Sua tia, por sua vez, diverte-se com Tito Acuna (Kinskey). O filme de estreia de Miranda no cine
Os homens, ao redor, no sol escaldante, triunfal, dão início diante de meus olhos, ao espetáculo do rebuliço infinito, que irá me acompanhar de agora em diante, por toda a costa da Apúlia. Qualquer outro rebuliço, que eu conheça, é nada perto desse. São ágeis, de ancas pequenas, olhos grandes, nariz comprido: uma hélice gira dentro deles, a hélice do sexo, da curiosidade, da vontade de existir. Pier Paolo Pasolini,  La longue route de sable, p. 119.

Filme do Dia: Dr. Jekyll And Mr. Hyde (1912), Lucius Henderson

Imagem
Dr. Jekyll and Mr. Hyde (EUA, 1912). Direção: Lucius Anderson. Rot. Adaptado: baseado na peça de Thomas Russell Sullivan e no livro de Robert Louis Steenson. Com: James Cruze, Florence La Badie, Marie Eline, Jane Gail, Marguerite Snow, Harry Benham. Médico respeitado, Jekyll (Cruze) se tranforma no abominável monstro Hyde (Cruze), após consumir ele próprio uma droga que criou.  Hyde assassina o pai de sua futura noiva (La Badie) e se torna uma ameaça para a vizinhança. No dia do assassinato é seguido por um policial que o vê se refugiar na mansão de Jekyll. Quando ele adentra a mansão não consegue encontrar pista do criminoso, pois ele já voltou a se encontrar sobre a nobre face do dr. Jekyll. Sem mais conseguir controlar suas alterações, Jekyll foge da esposa quando sente que vai se transformar mais uma vez e é encontrado morto no seu próprio laboratório sobre a face de Hyde. Ainda que essa seja talvez a mais conhecida adaptação do célebre romance de Stevenson (e igualmente e

Filme do Dia: Dick Croker Leaving Tammany Hall (1900)

Imagem
Dick Croker Leaving Tammany Hall (EUA, 1900). Fotografia William ‘Daddy’ Paley. Esse “flagrante” de um célebre político nova-iorquino da época em companhia de outras lideranças políticas não é auxiliado pelo catálogo na descrição de exatamente quem se trata a personalidade referida tal como em Secretary Long and Captain Sigsbee . Pela insistência maior de sua presença no campo visual, apostar-se-ia se tratar de um dos dois homens que se posicionam praticamente diante da câmera nessa encenação do cotidiano ainda tão comum nos meios televisivos contemporâneos – que ganha um aliado a mais em termos de espontaneidade na figura da garotinha que se volta duas vezes para a câmera – um deles realizando uma rápida gesticulação para a câmera. Ou seria o homem que surge mais sóbrio e discreto e por bem menos tempo logo após e cumprimenta alguém que se encontra fora do quadro levantando o chapéu. O fato do reconhecimento público em meio ao breve percurso que o último efetiva diante da câmera

Filme do Dia: A História do Cinema: Uma Odisseia (2011), Mark Cousins

Imagem
* A História do Cinema: Uma Odisséia ( The Story of Film: An Odissey , Reino Unido, 2011). Direção e Rot. Original: Mark Cousins. Montagem: Timo Langer. Episódio 1: Introdução/O Mundo Descobre uma Nova Forma de Arte/Emoções se Tornam História. O Surgimento do cinema em meio aos avanços impressionantes do final do século XIX e idos do século XX. Os diversos locais e aparatos que surgiram quase ao mesmo tempo. Edison e Lumiére. O filme fantástico com Méliès. O surgimento do primeiro close cinematográfico com o realizador britânico G.A. Smith. A câmera em movimento através dos phantom rides .  Do uso de uma montagem que acompanha as ações de perspectivas diversas, tal como na remontagem que Porter fez de seu próprio filme ( Life of An American Fireman ). A luz nórdica e seus dois grandes mestres: Benjamin Christensen e Victor Sjöström . O surgimento de Hollywood e da estrela de cinema (Florence Lawrence, primeira de muitos a pavimentar a paradoxal imbricação entre fama, glamour e