Postagens

Filme do Dia: Cronicamente Inviável (2000), Sérgio Bianchi

Imagem
Cronicamente Inviável (Brasil, 2000). Direção:  Sérgio Bianchi . Rot. Original: Sergio Bianchi & Gustavo Steinberg. Fotografia: Marcelo Coutinho  & Antonio Penido. Música: Arrigo Barnabé. Montagem: Paulo Sacramento. Dir. de arte: Beatriz Bianco,  Jean-Louis Leblanc &  Pablo Vilar. Com: Zezeh Barbosa,   Daniel Dantas,  Betty Gofman,  Umberto Magnani, Cláudia Mello, Zezé Motta, Dira Paes,  Rodrigo Santiago, Dan Stulbach,  Cecil Thiré, Leonardo Vieira. Através de breves sketches o cineasta procura apresentar um painel pessimista do Brasil atual e as origens desse “aborto” que remontam aos 500 anos de presença europeia. O resultado é muita pretensão para pouca solidez de argumentos. Tal fato torna-se um grave falha para um filme que se importa menos em descrever, nos moldes da narrativa convencional, o grupo de amigos que se reúne em um restaurante chique paulista e suas relações cotidianas, que em utilizá-los para ilustrar as “grandes idéias” que o cineasta chegou.

Roberto Carlos - De tanto amor (1971)

Imagem

Filme do Dia: Andarilho (2006), Cao Guimarães

Andarilho (Brasil, 2006). Direção: Cao Guimarães. Fotografia: Alexandre Baxter & Cao Guimarães. Música: O’Grivo. Montagem: Cao Guimarães. Cansativo exercício de expressar uma poética singular através das belas imagens que acompanham alguns andarilhos pelas estradas do interior de Minas Gerais. Pode-se argumentar que se aproximaria mais de uma linha documental lírica, ao explorar esteticamente elementos do cotidiano, sejam as luzes dos veículos em meio à escuridão da noite ou certas imagens captadas a partir de seu reflexo em poças de água, dentre muitos outros momentos. Porém, tanto sua pretensão poética acaba se diluindo em grande parte em nada mais do que imagens de enquadramento e tonalidades deslumbrantes quanto tampouco o documentário se afasta do gênero observacional, jamais interagindo com os personagens aos quais acompanha – ao menos no campo da imagem, que é o que efetivamente importa em termos de resultado final - sendo que até mesmo as falas diretas para a câme

The Animals - The House of the Rising Sun (Excellent video and audio qua...

Miucha - Voce Vai Ver

Do Blog do Zanin 6: Filme pernambucano A História da Eternidade vence o Festival de Paulínia 2014

Imagem
Não teve para ninguém e o pernambucano A História da Eternidade foi o grande vencedor do Festival de Paulinia. Ganhou os troféus (Menina de Ouro) de melhor filme, diretor (Camilo Cavalcante), ator (Irandhir Santos) e atriz (dividido entre Marcelia Cartaxo, Zezita Matos e Debora Ingrid), além do prêmio da crítica. O segundo melhor colocado foi o carioca Casa Grande, de Fellipe Barbosa, com roteiro, ator coadjuvante (Marcelo Novais), atriz coadjuvante (Clarissa Pinheiro) e Prêmio Especial do Júri. O curta O Clube, de Allan Ribeiro, conseguiu uma rara proeza: levou a tríplice coroa, isto é, recebeu os prêmios de melhor filme do júri oficial, do público e da crítica. Premiação à parte, cabem algumas palavras sobre o festival. A boa qualidade dos longas-metragens foi a característica mais marcante desta 6ª edição do Festival de Paulínia. Dos nove selecionados para a mostra competitiva, pelo menos oito vão do bom ao ótimo. Apenas um destoa, o documentário local Neblina

Filme do Dia: Crônica da Cidade Amada (1964), Carlos Hugo Christensen

Imagem
Crônica da Cidade Amada (Brasil, 1964). Direção: Carlos Hugo Christensen. Rot. Adaptado: Millôr Fernandes, baseado em contos de Carlos Drummond de Andrade, Orígenes Lessa , Paulo Mendes Campos, Dinah Silveira de Queiroz, Paulo Rodrigues, Fernando Sabino. Fotografia: Özen Sermet. Música: Lyrio Panicalli. Montagem: Waldemar Noya. Com: Jotta Barroso, Milton Carneiro, Jaime Costa, Moacir Deriquém, Liana Duval, Procópio Ferreira, Jardel Filho, Fregolente, Eliezer Gomes, Oswaldo Louzada, Oscarito , Grande Otelo , Cecil Thiré, Zbigniew Ziembinski, Márcia de Windsor, Sílio Bocannera. Oito histórias ambientadas no Rio. Em Aparição , o surgimento de uma ninfeta na praia de Copacabana faz parar metade do bairro. Uma discussão sobre a aceitação de uma cédula em um bar é o tema de O Índio . Malentendido retrata a amizade entre um filho de grã-finos e seu amigo negro e pobre, vendedor de amendoim, porém dono de um futebol bem superior. Aventura Carioca é a odisséia de dois boêmios pela n

Desmond Dekker & The Aces - "Israelites" (Official Audio)

Baby Can I Hold You - Tracy Chapman

Carlos Gardel - Volver - Tango

Between them there grew up a close friendship, but it was at once understood that it was to remain fraternal; each had a requiem candle to burn before the altar of the dead. Quentin Bell, V. Woolf - A Biography , p. 13

Filme do Dia: Sua Última Façanha (1962), David Miller

Imagem
Sua Última Façanha ( Lonely are the Brave , EUA, 1962). Direção: David Miller. Rot. Adaptado: Dalton Trumbo, baseado no romance de Edward Abbey. Fotografia: Philip H. Lathrop. Música: Jerry Goldsmith. Montagem: Leon Barsha. Dir. de arte: Alexander Golitzen & Robert Emmet Smith. Cenografia: George Milo. Com: Kirk Douglas, Gena Rowlands, Walter Matthau, Robert Kane, Carroll O´Connor, William Schallert, George Kennedy, Karl Swenson       John “Jack” Burns (Douglas) é um errante inveterado que visita a mulher com quem teve um filho, Jerry (Rowlands), antes de se envolver numa briga que o levará a mesma prisão na qual se encontra o irmão de Jerry, Paul (Kane). Condenado a um ano de prisão, Jack foge na primeira noite, não conseguindo convencer Paul a ir consigo. Despede-se de Jerry e parte para as montanhas, mobilizando uma grande operação na sua captura, comandada pelo xerife Morey Johnson (Matthau). Conseguindo se desvencilhar de seus perseguidores, Jack e sua inseparável égua

Robert Drew, Cinema Verite Documentarian, Dies at 90

Imagem
Filmmaker Robert Drew, a pioneer of the modern documentary who in "Primary" and other movies mastered the intimate, spontaneous style known as cinema verite and schooled a generation of influential directors that included D.A. Pennebaker and Albert Maysles, has died at age 90. His son Thatcher Drew confirmed he died Wednesday at his home in Sharon, Connecticut. Starting in 1960 with "Primary," Mr. Drew produced and sometimes directed a series of television documentaries that took advantage of such innovations as light hand-held cameras that recorded sound and pictures. With filmmakers newly unburdened, nonfiction movies no longer had to be carefully staged and awkwardly narrated. Directors could work more like journalists, following their subjects for hours and days at a time and capturing revealing moments. Michael Moore, a filmmaker, said Wednesday that Mr. Drew, along with Mr. Pennebaker and Richard Leacock, "made it possible for real s