Postagens

Paul McCartney - Covent Garden gig and HMV Signing

ELIS REGINA - ÚLTIMA ENTREVISTA SEM CORTES - JOGO DA VERDADE

Como nos tornamos mais pobres...quando se vê Elis falando e se observa o que os artistas falam hoje na TV...enfim, era não só ela, mas a cultura de uma época, que tava começando a ser o que era hoje...

Noel Rosa - Vejo Amanhecer (Ismael Silva)

Orquídea Cattleya e Três Beija-Flores Brasileiros, Martin Johnson Heade, 1871

Imagem
Head oferece aos seus observadores um vislumbre íntimo no exótico retiro que é o jardim secreto da natureza. Líquens cobrem galhos mortos; musgos pendem das árvores; e uma névoa cinza-azulada encobre a floresta distante. Uma opulenta orquídea rosa com caules de coloração esverdeada e vagens domina o primeiro plano. À direita, empoleirado próximo ao seu ninho em um galho, encontra-se um Sappho Comet, verde do papo amarelo e reluzente cauda vermlha e duas ametistas brasileiras verde-rosas. Inspirado pelos escritos de Charles Darwin, o artista estudou estes temas in loco  durante as diversas expedições à América do Sul. A flora e fauna precisamente descritas tornam-se vivas em seu habitat natural, não meras espécies para análise científica. Desafiando categorias estritas tanto da natureza morta quanto da paisagem, a obra de Head reflete uma infalível atenção ao detalhe e seu deleite com as infinitas alegrias da natureza. Texto: National Gallery of Art. Nova York: Thames & Hudson

Filme do Dia: Amarga Esperança (1948), Nicholas Ray

Imagem
Amarga Esperança ( They Live by Night , EUA, 1948). Direção: Nicholas Ray . Rot. Adaptado: Charles Schnee & Nicholas Ray, baseado no romance Thieves Like Us , de Edward Anderson. Fotografia: George E. Diskant. Música: Leigh Harline. Montagem: Sherman Todd. Dir. de arte: Albert S.D’Agostino & Alfred Herman. Cenografia: Darell Silvera & Maurice Yates.  Com: Cathy O`Donnel, Farley Granger, Howard Da Silva, Jay C. Flippen, Helen Craigh, Will Wright, William Phipps. Três prisioneiros foragidos buscam apoio junto ao velho Mobley (Wright). Eles roubam um banco, conseguindo uma quantia razoável de dinheiro. Com esse dinheiro, o mais jovem deles, Bowie (Granger), enamorado da filha de Mobley, Keechie (O’Donnel), foge com ela. Eles se casam e quando ainda se encontram em lua-de-mel são procurados por Chickamaw, que quer que Bowie participe de outra ação com ele. Este recusa, porém quando volta ao motel onde se estabelece provisoriamente, é reconhecido e parte com Keechie. Comp

Uva de caminhão - Carmen Miranda

Trio Los Panchos - Sabor a Mi

Belle and Sebastian - I Don't Love Anyone

To Dennis
Não é assim. Porque há algo mais, comum a todos, um furor. O destacamento do Esperto: ladrõezinhos, policiais, militares, contrabandistas, vagabundos. Gente que se acomoda nas chagas da sociedade e se arranja no meio das desfigurações, e que nada tem para defender, e nada para mudar. Ou então gente com alguma deficiência física, ou com fixações, ou fanáticos. Uma ideia revolucionária neles não pode nascer, atados como estão à roda que os mói . (Ítalo Calvino, A Trilha dos Ninhos de Aranha , p. 140, grifo meu)

SABIÁ LÁ NA GAIOLA - PAULA SANTORO

Clássico das canções de ninar...Mamãe costumava cantar para mim...

Filme do Dia: O Abismo Prateado (2011), Karim Ainouz

O Abismo Prateado (Brasil, 2011). Direção: Karim Ainouz. Rot. Original: Beatriz Bracher. Fotografia: Mauro Pinheiro Jr. Música: Rica Amabis. Montagem: Isabela Monteiro de Castro. Dir. de arte: Marcos Pedroso. Com: Alessandra Negrini, Otto Jr., Thiago Martins, Gabi Pereira, Camila Amado, Milton Gonçalves, Sérgio Guizé, Carla Ribas. Abandonada pelo marido, Djalma (Otto Jr.), Violeta (Negrini) fica emocionalmente desequilibrada, é atropelada quando anda de bicicleta e, ainda assim, decide abandonar o filho com uma irmã e parte para o aeroporto, mas não consegue mais vôos para Porto Alegre. Desorientada, Violeta vai para um motel e lá escuta uma mensagem do marido, que pensa em fazer uma viagem para a Patagônia, que se sentia sufocado na relação e que ela não o procure. Violeta vai para uma boate e vaga a esmo pela noite encontrando uma menina (Pereira) e, a partir dela, aproximando-se também de seu pai, Nassir (Martins), pintor de paredes que, desfeito a suspeita em relação as intençõe
In the final analysis, we loved the American cinema because the films all resembled each other. François Truffaut (citado por David Bordwell, Classical Hollywood Cinema )

Tilda Swinton on Why She Doesn't Consider Herself an Actor

Imagem
In  Wes Anderson ’s latest fairy tale, “ The Grand Budapest Hotel ,” the 53-year-old Scottish actress is virtually unrecognizable under droopy skin and wrinkles as octogenarian Madame D. In the just-released drama “Only Lovers Left Alive,” directed by Jim Jarmusch, she portrays Eve, a chic-looking (if 3,000-year-old) vampire. And in June, she’ll be seen Stateside in Bong Joon-ho’s futuristic “Snowpiercer” as a terrifying political leader whose inspiration draws from equal parts Kim Jong-un and Marilyn Manson. Her versatility as an artist makes her impossible to classify. Along with a prolific screen career highlighted by an Oscar win in 2008 for her portrayal of an unraveling lawyer in “Michael Clayton,” Swinton also performs spoken-word pieces, has founded a  film festival  (Scotland’s Ballerina Ballroom Cinema of Dreams in 2008), and inspired a collection from Chanel. Her best-known work might be “The Maybe,” a  live performance -art piece in which she sleeps inside a glass bo

''Cais'', por Elis Regina

Recordação, Sofrimento e Saudade, Roberto DaMatta

David Brooks é o colunista cultural do New York Times. Neste último dia 8, ele escreveu uma profunda e corajosa crônica intitulada What Suffering Does? ("os desdobramentos do sofrimento" numa tradução livre e, por isso mesmo, precisa). Eu sou fascinado pelo modo direto usado pelos americanos para falar de assuntos complexos como a felicidade, o amor e o sofrimento. Ao contrário da pose brasileira em que o sujeito pensa que escrever complicado é sinônimo de competência, David Brooks inicia sua meditação invocando a dimensão fundamentalmente otimista da vida americana: a maximização da felicidade individual como uma busca possível e alcançável. Felicidade, aliás, que faz parte do credo constitucional americano, distinguindo a modernidade estadunidense de todas as outras pelo seu otimismo e busca de conforto amparado pela tecnologia, como percebeu Tocqueville. Ter a coragem de discutir o sofrimento levou-me ao que os antropólogos chamam de "American way of life".
O homem carrega dentro de si seus medos-crianças a vida toda. (Ítalo Calvino, A Trilha dos Ninhos de Aranha , p. 142)

Filme do Dia: Blue Jasmine (2013), Woody Allen

Blue Jasmine (EUA, 2013). Direção e Rot. Original: Woody Allen. Fotografia: Javier Aguirresarobe. Montagem: Alisa Lepselter. Dir. de arte: Santo Loquasto, Michael E. Goldman & Doug Huszti. Cenografia: Kris Boxell & Regina Graves. Figurinos: Suzy Benzinger. Com: Cate Blanchett, Sally Hawkins, Alec Baldwin, Bobby Cannavale, Andrew Dice Clay, Peter Sarsgaard, Louis C.K., Michael Stuhlbarg, Alden Ehrenreich, Daniel Jenks. A socialite Jasmine (Blanchett), depois do fracasso do relacionamento em Nova York com um novo-rico que acabou se matando ou sendo morto na prisão por fraudes fiscais, Hal (Baldwin), decide morar com a irmã pobretona, Ginger (Hawkins), em San Francisco, que só namora homens populares como Chili (Cannavale). Nunca mais teve notícias ou buscou o filho Danny (Ehrenreich), que abandonou a casa revoltado após saber do escândalo envolvendo o pai. Nervosa e sem saber que rumo tomar na vida, Jasmine vai trabalhar como recepcionista de um dentista, Dr. Flicker (Stuhlbar

Billie Holiday - Gloomy Sunday

The Band - The Night They Drove Old Dixie Down

Martin Freeman interview: 'I had no interest in Fargo just being a TV version of the film'

Imagem
Martin Freeman is best known for his parts in  The Office ,  Sherlock  and  The Hobbit . He stars with Billy  Bob Thornton  in C4's 10-part series  Fargo , based on the Coen  brothers ' film of the same name. You didn't watch  Fargo  after being cast. Have you ever seen it? Yes. I am a fan of the Coen brothers. I'm not a fanatic. I'm a big admirer. They create unique worlds and there is a real atmosphere to their films. Not everyone can get that. That's a massive part of their appeal: you can recognise them. Like all the great directors or artists, you know it when you see it. Although the  TV show  is different, was there an intention to bring a Coen brothers' sensibility into it? I think there  was. Noah Hawley, who wrote all 10 episodes, was definitely trying to tap into that and I think he did that successfully enough for them to give him their blessing. I don't know the Coen brothers but people I know who do say that's not eas