Filme do Dia: Birth of Jazz (1932), Manny Gould & Ben Harrison



Birth of Jazz (EUA, 1932). Direção: Manny Gould & Ben Harrison. Rot. Adaptado: a partir das tiras de George Herriman. Música: Joe DeNat.
Krazy Kat é jogado bebê por uma chaminé e já nasce tocando e encantando a todos com seu jazz. Atravessa o mundo de avião trazendo alegria e paz para todos que ouvem seu som, de camponeses a policiais franceses passando por tribos africanas e chegando a Nova York, onde faz a Estatua da Liberdade perder sua pose etérea e dançar e Kat recebe as chaves da cidade.

Até chegar ao surgimento de Krazy Kat a animação já havia despendido quase um terço de sua duração. Como é comum na animação do perído, p&b, traços bem simples e movimentação ainda algo precária e a ausência de uma situação de conflito ou uma trama mais fechada surgem como secundárias diante de música e movimento. Krazy Kat, menos anárquico e com traços bem distintos de sua fase muda, surge derramando literalmente notas musicais por onde passa. Screen Gems para Columbia Pictures. 6 minutos e 2 segundos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar