Filme do Dia: Pineapple Calamari (2014), Kasia Nalewajka




Pineapple Calamari (França, 2014). Direção: Kasia Nalewajka. Rot. Original: Manuela Lupini, Kasia Nalewajka & Daniel Negret. Fotografia: Stewart MacGregor. Montagem: Manuela Lupini. Dir. de arte: Paul Savulescu, Sanne Houwing & Steve Nanson. Figurinos: Natalie Jayne Hall.

Duas irmãs vivem uma rotina divertida, tocando piano juntas, andando a cavalo, assistindo corridas de cavalo, colhendo ovos da galinha,  cozinhando rãs e bebendo até que, certo dia, uma delas cai do cavalo e morre. Sentindo-se culpado ao observar a tristeza crescente da remanescente, o cavalo passa a incorporar os papéis da garota morta. Porém, ao se deparar com as imagens de corrida de cavalos, seu instinto fala mais forte e lágrimas lhe vem aos olhos. Compadecida, sua dona o liberta da função humana, embora alguém vá substituí-lo.

Bem humorado e dotado de excelente timing e senso de manipulação das situações. É hilário, e ao mesmo tempo tocante, o momento em que o cavalo passa a assumir a função da companheira falecida, a partir de sua intervenção no piano. Embora não seja necessariamente original, consegue ser mais interessante e menos cínico que outras experiências de animação de técnica semelhante, tais como  Calipso is Like So (2003)e tampouco cai na fórmula fácil de curtas como Cães ou Gatos? (2003) e a animação de Nick Park. 10 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar